terça-feira, 24 de outubro de 2017

Ministério Público fiscaliza emissão de documentos para vítimas de incêndio no Assentamento 8 de Março

Ministério Público fiscaliza emissão de documentos para vítimas de incêndio no Assentamento 8 de Março

Pessoas de pé em formato de roda conversando umas com as outras

Profissionais do Instituto de Identificação do Piauí iniciaram, nesta segunda-feira (23), o levantamento de dados das famílias atingidas pelo incêndio ocorrido no Assentamento 8 de Março, zona Sul de Teresina. Articulada pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), em parceria com a Secretaria de Governo, a ação objetiva facilitar a retirada de documentos de identificação civil das vítimas.

“Percebemos que, após o incêndio, uma das coisas que mais preocupa os moradores é não terem acesso aos seus direitos por falta dos documentos. Por isso estamos mobilizando diversos órgãos para dar agilidade ao processo de retirada de documentos. Mas ainda é necessário a realização de um cadastro único que revele as especificidades de cada cidadão que foi atingido por essa tragédia, tudo isso paralelo à identificação das necessidades emergenciais”, destaca a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação e Cidadania (Caodec), Flávia Gomes.

Valéria Santos, representante do Instituto de Identificação do Piauí, explica como acontece a ação. “Para que possamos emitir o Registro Civil, temos que ter algum dado e como muitos perderam todos os seus documentos, nós estamos fazendo um levantamento de informações para que, em seguida, possamos fazer uma busca nos arquivos físico e on-line do Instituto. Após essa etapa, iremos retornar ao assentamento para tirar fotografias, colher digitais e assinaturas dos moradores para assim emitir as identidades dessas pessoas”, diz Valéria.

Pessoas de pé em forma de fila

Quatro pessoas de pé conversando. Uma das pessoas segura um documento no qual passa as páginas ao mesmo tempo que dialogar com as demais pessoas

Mulher sentada preenchendo documentos de pessoas que estão numa fila de pé


Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

fonte http://www.mppi.mp.br