sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Caso Fernanda: Robert Rios confirma chegada de peritos nesta segunda


Caso Fernanda: Robert Rios confirma chegada de peritos nesta segunda

Laudos produzidos devem ser entregues à Polícia Civil e aos promotores.

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Robert Rios Magalhães, confirmou ao Cidadeverde.com que os peritos que trabalham na autópsia psicológica da estudante Fernanda Lages chegam a Teresina na próxima segunda-feira (17).


Os laudos produzidos devem ser entregues à Polícia Civil e aos promotores que acompanham o caso, Ubiraci Rocha e Eliardo Cabral. O prazo para a finalização do estudo era a primeira semana do mês passado.

A equipe que trabalhou no perfil psicológico de Fernanda é formada por três peritos e pela psicanalista Maria da Conceição Krause, que comandou as atividades. Ao todo, mais de 30 pessoas foram ouvidas pelo grupo entre outubro e novembro do ano passado.

Fotos: Yala Sena
Primeira reconstituição do caso

Fernanda Lages, 19 anos, foi encontrada morta na obra do Ministério Público Federal em junho de 2011. A primeira hipótese levantada foi de que a universitária havia sido espancada e jogada da cobertura do prédio. Entretanto, a investigação das polícias civil e federal chegou à conclusão de que a estudante se jogou. 

Reconstituição feita pelos peritos

A família de Fernanda e os promotores do caso discordam das provas apresentadas pela polícia. Com o relatório da autópsia em mãos, os promotores deverão decidir sobre a necessidade de novas diligências. 

O Cidadeverde.com entrou em contato com o pai de Fernanda Lages, Paulo Lages, que informou não ter sido comunicado sobre a chegada dos peritos. "Esperamos ansiosamente pelo resultado e iremos nos pronunciar assim que o laudo for apresentado", acrescentou Paulo.

fonte cidadeverde.com

Teresina: clínica oferta tratamento a dependentes químicos 24 horas


Teresina: clínica oferta tratamento a dependentes químicos 24 horas

O combate aos entorpecentes acaba de ganhar mais um aliado na capital do Piauí. O Projeto Vila Vida disponibiliza oferta de tratamento de dependentes químicos 24 horas por dia em plena zona urbana de Teresina.

“Não basta a família querer que o paciente se trate. O indivíduo tem que buscar a melhora. Por isso, estamos com opções de tratamento intensivo, em regime de internato. Temos várias atividades”, explica o conselheiro para Tratamento de Dependência, Frederico Burlamaqui.

Os trabalhos são iniciados diariamente às 7h e são concluídos às 22h. O tratamento dura em média 4 meses, mas pode ser extenso dependendo da demanda de cada paciente. No espaço, localizado na região da Socopo são realizada atividades lúdicas, reflexões e terapias de saúde.

“Fazemos um trabalho particular, mas estamos firmando parceria com plano de saúde. Dependência química é uma doença catalogada pela Organização Mundial de Saúde. Com tratamento é possível levar a vida sem drogas”, disse o membro do projeto.
Na sede, trata-se qualquer tipo de dependência química: quer de entorpecentes ou de substancias medicamentosas. O trabalho conta com equipe multidisciplinar que avalia 24 horas o desempenho dos pacientes. 

“É um dia de cada vez. Cada recaída dos nossos pacientes é um fracasso e se faz necessário um novo começo. Eles estão sobre continua avaliação terapêutica com objetivo de conquistar evolução”, explica Frederico Burlamaqui. 

Atualmente, 10 pacientes estão em tratamento no Vila Vida. O telefone de contato do projeto é (86) 3237-3293.
fonte cidadeverde.com

Educandário Santa Maria Goretti faz evento para difundir cultura alemã


Educandário Santa Maria Goretti faz evento para difundir cultura alemã

O Educandário Santa Maria Goretti está realizando esta semana uma gincana cultural com os alunos que estudam alemão na escola. Trata-se de mais uma atividade fruto da parceria da escola com o Instituto Goethe, o órgão do Governo Alemão que tem por finalidade difundir a língua e a cultura alemã no Brasil, através de convênios com institucionais de ensino de todo o país.

Fotos: Evelin Santos


A gincana também faz parte das atividades do Ano da Alemanha no Brasil, comemorado em todo o país de maio do ano passado a maio deste ano, e está sendo realizada aproveitando a passagem pelo Piauí do projeto Kultur Tur – Alemanha sobre Rodas, que exibe filmes, peças teatrais e promove oficinas de arte através de um caminhão instalado na praça Pedro II, centro de Teresina.

A gincana está sendo realizada desde o dia 12, envolvendo os alunos em uma viagem por 16 estações representando cidades alemãs, distribuídas dentro do colégio. A atividade permite aos participantes o contato direto com a língua, a história, literatura, geografia e conhecimentos gerais da Alemnaha. “É uma brincadeira que estimula a curiosidade dos estudantes e facilita o aprendizado. Uma forma lúdica e divertida de aprender o alemão e a cultura alemã”, explica Lucia Alt, representante do Instituto Goethe no Brasil.



Cerca de 140 alunos da escola participaram da gincana e de uma oficina de pintura em alemão promovida pelos integrantes do projeto Kultur Tour. São jovens do 5º ao 8º ano que cursam alemão através da parceria entre a escola e o Instituto Goethe. A oficina de pintura foi ministrada pelo artista plástico Julio Rölle e acompanhada pelo curador e produtor Holger Beier. Foi realizada hoje (14) durante toda a manhã, com os alunos que já estão em um nível mais adiantado da língua alemã.

Com 43 anos de atividades e considerada uma das escolas-modelo do Piauí, o Educandário Santa Maria Goretti é a única escola do Estado conveniada com o Instituto Goethe – são 22 em todo o país e duas no Nordeste. A parceria tem por finalidade difundir a língua e a cultura alemã no Brasil, através do estudo do alemão e de atividades culturais e artísticas, como forma de criar vínculos férteis e duradouros entre a Alemanha e as escolas conveniadas, e possibilitar a cooperação cultural e a formação continuada para estudantes e professores.



A diretora da escola, professora Tércia Leal, disse que a parceria com o Instituto Goethe possibilita ainda aos estudantes participar de intercâmbio com instituições alemãs, para temporadas de estudos na Alemanha. “É um trabalho que abre horizontes profissionais e pessoais para os nossos alunos, e amplia as possibilidades futuras para todos eles”, destaca ela. Ela considerou fantástica toda a programação realizada pelos professores, artistas, produtores e coordenadores do projeto Kultur Tour. “A pintura feita pelos alunos vai ficar na nossa escola como marco desta grande parceria”, afirmou.



TOUR CULTURAL – O projeto Kultur Tour – Alemanha sobre Rodas está em Teresina desde o dia 12, através de um caminhão de 19 metros de comprimento instalado na praça Pedro II, onde fica até o domingo, dia 16. O caminhão está percorrendo 17 cidades brasileiras que têm escolas conveniadas com o Instituto Goethe. A ideia é difundir a cultura e os valores alemãs através da literatura, do cinema, da música e das artes em geral.

 O caminhão é equipado com equipamentos para exibição de filmes e peças teatrais, além de instrumentos para a realização de oficinas. “O projeto permite levar a cultura moderna e contemporânea da Alemanha para as cidades, e colocar isso à disposição dos estudantes de escolas públicas e privadas, e da população em geral”, diz Holger Beyer, coordenador do projeto. Entre os filmes exibidos está Branca de Neve, um dos maiores clássicos da literatura infantil, escrito pelos Irmãos Grimm. 














fonte cidadeverde.com

Farmacêutico é executado com dois tiros dentro de drogaria

Farmacêutico é executado com dois tiros dentro de drogaria

ZONA SUL: o crime foi em farmácia da vítima que havia sido roubada há 3 meses. Polícia apura motivação do crime.

O farmacêutico Gilson Barbosa Lopes, 48 anos, foi morto por volta das 14h30 desta sexta-feira (14) dentro de seu estabelecimento comercial localizado às margens da BR-316. A vítima foi morta com dois tiros de arma de fogo. 

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

De acordo com o capitão do 6º Batalhão de Polícia Militar, Fábio Soares, as testemunhas afirmam que dois homens chegaram ao local em uma motocicleta, um deles desceu do veículo e prontamente efetuou os disparos.


A polícia ainda não afirma com precisão as motivações do crime. Duas hipóteses são levantadas: latrocínio ou execução. “Mas tem todas as características de ser execução já que a dupla não levou nada”, disse o militar.


O estabelecimento comercial tem o nome de Droga Gil e está localizada bem em frente ao posto desabilitado da Secretaria Estadual da Fazenda, ainda no perímetro urbano da rodovia federal que liga a capital do Estado ao Sul do Piauí.


Os policiais isolaram a área e o Instituto Médico Legal (IML) está sendo aguardado para iniciar os trabalhos de remoção do corpo. A perícia criminal já teve início. A vítima estava atrás do balcão quando foi abordada. O corpo ainda está caindo no chão.


A esposa e a mãe de Gilson Barbosa Lopes estão no local bastante abaladas e chorando muito.

A ação
A dona de restaurante, Antonia Ferreira da Silva, conhecida popularmente como Mocinha, revelou que a farmácia havia sido assaltada há 3 meses e que na oportunidade foram levados joias e computadores. 


"Estava dentro do restaurante quando ouviu dois tiros e logo em seguida uma pessoa gritando que o Gilson estava morto. Não ouvi briga nem discussão, só os disparos. O Gilson era um cara legal e era pai de 2 filho", lembra a vizinha de estabelecimento da vítima que também se queixou de falta de segurança.


As investigações são comandadas no local pela delegada Georgiane Karine Cardoso, da Homicídios. 


Vítima e medo da violência
O amigo da família Francinaldo Andrade Costa revelou que Gilson tinha uma farmácia anteriormente no bairro Parque Piauí, mas que ele havia mudado o negócio para a BR-316 como consequência de vários assaltos já sofridos. 


"Tem cerca de oito anos que ele se mudou. Ele era um homem que vivia pro trabalho. Era sempre do trabalho para casa e da casa para o trabalho. No último assalto que ele sofreu levaram ainda cerca de R$ 3 mil em dinheiro", conta.

Fato que chamou atenção da polícia é que o carro da vítima segue intacto em frente a farmácia. O carro é um modelo S10, cor preta.

fonte cidadeverde.com