segunda-feira, 18 de julho de 2022

Ciclista morre em grave colisão envolvendo caminhão em Capitão de Campos (PI)




Um homem ainda não identificado, morreu no início da manhã desta segunda-feira (18) durante grave colisão envolvendo um caminhão na cidade de Capitão de Campos (PI).

Segundo informações repassadas pela Polícia Rodoviária Federal - PRF, a vítima conduzia uma bicicleta quando foi surpreendida por um caminhão que colidiu na traseira da bicicleta ocasionando o tombamento e queda do ocupante do ciclista que veio a óbito no local.

A equipe está no local aguardando o comparecimento da Perícia, mas as preliminares apontam que foi imprudência do motorista do caminhão. Já o corpo foi  reconhecido por familiares, porém estão sem os documentos pessoais da vítima.

O condutor do caminhão de apenas 22 anos, fugiu do acidente e só foi abordado no momento que passava pelo posto da PRF, em Campo Maior (PI).

fonte www.campomaioremfoco.com.br

Fundação Wall Ferraz realiza encerramento do curso de primeiros socorros

 A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz (FWF) realizou na manhã desta segunda-feira (18) o encerramento do curso de Primeiros Socorros e um workshop de orientação profissional, ministrado no centro de capacitação do bairro Satélite.

No curso, os alunos aprenderam técnicas utilizadas em situações de emergência com as quais o objetivo é manter a estabilidade da vítima, preservando seus sinais vitais. Eles são fundamentais e devem ser realizados de forma ágil e assertiva enquanto a equipe de socorristas se desloca ao local, como também procedimentos iniciais de atendimento a vítimas de qualquer natureza com o objetivo de minimizar, estancar, imobilizar ou reverter sinistros relacionados à saúde e integridade física dessas pessoas e também o uso correto dos equipamentos.

“Me sinto feliz em ver novos profissionais capacitados para o mercado de trabalho, porque essa é a determinação do Prefeito Doutor Pessoa. Os cursos de primeiros socorros oferecidos pela FWF capacitam pessoas sobre como proceder para socorrer vítimas nos acidentes mais comuns, visando a preservação da vida e a integridade do socorrido até a chegada de serviço especializado”, destacou o superintendente executivo da FWF, Pedro Ferreira.

“O curso de primeiros socorros foi uma grande oportunidade para ampliar minhas possibilidades para atuar na área da saúde. Já sou técnica de enfermagem e vi os impactos que esse curso trouxe para meu meio de trabalho, me sinto mais qualificada, porque agora eu sei como abordar uma pessoa que está em situação de emergência, atendimentos pré hospitalares e como salvar vidas”, afirmou Amanda Graciely, concludente do curso.

Todos os cursos ofertados pela FWF têm o objetivo levar qualificação profissional gratuita para toda a população de Teresina. Os alunos recebem material didático básico gratuito e acompanhamento de instrutores durante todo o curso com aulas práticas e teóricas.

Projeto Lazer nos Bairros diverte a criançada no final de semana

 A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), realizou no último sábado (16), no Parque Lagoas do Norte mais uma ação do projeto lazer nos bairros, que proporcionou uma tarde de muito lazer, cultura, brincadeiras, diversão e atividades para a população. O evento contou com diversas atrações e ações como música, palhaços, dança, pintura, trenzinho, corte de cabelo, pintura de unhas e muito mais.

“A palavra para descrever esse momento é gratidão. Estou muito feliz em poder contribuir com o lazer dessas crianças e em poder ver a felicidade em seus rostos. O nosso prefeito, Dr. Pessoa, sempre teve um carinho e atenção com o público infantil e nós estamos felizes em poder dar a atenção que eles merecem”, disse o secretário municipal de esporte e lazer, Renato Berger.

Maria Raquel, moradora da região, levou a fiha para brincar, aproveitou o momento e elogiou a ação da prefeitura.

“Trouxe minha filha para brincar e aproveitei para curtir um pouco. Aqui tem espaço para todos os públicos e idades, e a nossa comunidade precisa disso, dessas iniciativas. As crianças adoram e os pais também, espero que aconteça outros eventos como esse”, ressaltou.

 

“Por 2 cm eu não morri”, diz jovem esfaqueada pelo ex no bairro Promorar

 Seu ex-namorado identificado como José Duarte foi preso acusado de cometer o crime. O casal tem uma filha de 1 ano que presenciou todo o fato.

A jovem identificada como Sara Laís de Sousa Matos, de 22 anos, que foi esfaqueada no pescoço na última quarta-feira, 13 de julho, dentro da própria residência no bairro Promorar, na zona Sul de Teresina, prestou depoimento na manhã desta segunda-feira (18) na Delegacia Especializada em Feminicídio, na sede do DHPP, em Teresina. 

Seu ex-namorado identificado como José Duarte foi preso acusado de cometer o crime. O casal tem uma filha de 1 ano que presenciou todo o fato. Em entrevista ao repórter Matheus Oliveira, da Rede Meio Norte, a jovem, que trabalha como social media, relatou como tudo aconteceu. 

“Nossa filha estava presente, viu tudo, ela não chorou, mas ficou observando. Eu acho que no momento a pessoa não pensa nos detalhes, tão tal que teve momentos que ele caiu em si e se perguntou: ‘Minha filha, o que vai acontecer com a minha filha? quem que vai cuidar da minha filha? Porque a intenção era me matar e se matar”, declarou.

SEM DISCUSSÃO

Segundo a jovem, não houve discussão nos momentos que antecederam o crime. “Não houve briga em nenhum momento, na verdade a gente nunca brigou de levantar a voz, não foi nesse momento que a gente ia brigar de se bater, de se arranhar, de se empurrar, de chutar. Ele entrou na minha casa com uma terceira chave, eu tinha conhecimento de duas chaves que inclusive atualmente estão comigo, mas uma terceira chave para abrir a minha porta eu não tinha conhecimento”, informou ela que acrescentou que a faca usada no crime pertencia a ele: “A faca pertencia a ele, era do cabo preto e a minha faca tem o cabo branco, significa que ele já entrou armado”, pontuou.

Jovem prestou depoimento hoje na Delegacia Especializada em Feminicídio - Foto: Matheus OliveiraJovem prestou depoimento hoje na Delegacia Especializada em Feminicídio - Foto: Matheus Oliveira

Não sei explicar o que passou na cabeça dele, só ele vai saber. Ele nunca levantou a voz, nem pra me chamar de feia, ele me dava tudo que eu queria, era muito amoroso, muito paciente com tudo. Depois que a gente terminou foi tranquilo, a gente ia para o shopping com a nossa filha, de compartilhar momentos, dele levar almoço para mim, de me ajudar com quantia em dinheiro porque eu estava precisando”, afirmou. 

ACUSADO LEVOU A JOVEM PARA A UPA

De acordo com Sara, o próprio José Duarte foi quem a levou para a UPA depois de esfaqueá-la. “Foi ele que me levou para a UPA, foi mais de uma hora a gente negociando, eu falando para ele que se ele me levasse para a UPA ainda na madrugada ia passar menos despercebido, porque no final das contas eu queria o bem dele, mas ele queria me levar só de manhã. Eu já estava agonizando, derramando muito sangue. Depois de um tempo eu convenci ele de me levar naquele momento, disse que a nossa filha ia ficar de manhã mais desamparada ainda do que se fosse a noite ele levando ela para a casa da vó dela”, disse. 

“Já estou seguindo em frente, inclusive quando eu sai do carro, quando ele me deixou na UPA eu disse: ‘você está perdoado’. Eu acho que ele não estava com o discernimento de não ter acabado, é ter acabado e pegar as coisas saudáveis e seguir, eu segui pegando as coisas saudáveis, ressignifiquei e segui. Ele talvez tenha pegado as piores coisas e levou para o outro lado, porque o que ele me perguntava é o que poderia ter mudado, o que podia ter feito, o que eu não fiz”, contou. 

MOTIVO DO TÉRMINO

Ainda em entrevista, Sara Lais informou o motivo do término do casal que ficou durante 9 anos juntos e estavam separados há dois meses. “Não tinha mais amor, eram dois amigos dentro de casa, inclusive no dia que a gente se separou foi a frase que a gente usou: ‘a gente é amigo né?’ ai no dia seguinte ele pegou as coisas dele, eu estava no trabalho, quando eu cheguei do trabalho ele já tinha levado as coisas dele e tinha saído de casa”. 

"NÃO DESEJO QUE FIQUE PRESO"

Sobre o que deseja para o seu ex-companheiro, a jovem relatou: “Eu não sei como ele está, mas a família dele já compartilhou comigo que está difícil, eu não sei se ele está no momento de pegar o que ele já viveu e seguir de forma positiva, ou se ele vai cair na negatividade e vai se destruir de vez, porque tudo que ele tinha ele destruiu, ele era maravilhoso tinha emprego, família, amigos, ia para a igreja, era uma vida perfeita, mas eu espero que ele aprenda, tenha um acompanhamento psicológico porque eu tenho certeza que a principal coisa que levou ele a fazer  o que ele fez foi não estar muito certo do juízo. Em nenhum momento eu desejo o mal que ele fique preso para sempre, que ele sofra na cadeia, inclusive eu me preocupo muito com isso”, declarou. 

“Eu estou muito bem de saúde inclusive, estou super positiva, só lembro da oportunidade de sobreviver, porque como a médica disse foi por 2cm que eu não morri”, finalizou.

fonte www.meionorte.com

Força Tarefa já apreendeu R$ 12 milhões de facções no Piauí, afirma secretário

 Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

A Força Tarefa de Segurança Pública no Piauí (FTSP-PHB) trabalha para combater a expansão de facções criminosas na região. Como forma de cessar esses grupos criminosos, a Força Tarefa tem atacado diretamente as fortunas de líderes faccionados. Em seis meses de atuação, mais de R$ 12 milhões já foram apreendidos.

O secretário de Segurança Pública do Piauí, coronel Rubens Pereira, conversou com o portal e afirmou que a Força Tarefa tem controlado a situação das facções no Piauí e que monitora constantemente os passos delas. Além disso, de acordo com o coronel, não é possível o Piauí enfrentar sozinho essa realidade e pôr fim a elas no estado. 

“Temos feito várias operações de combate ao crime organizado. Estamos fazendo prisões regionais. São pessoas que estão lucrando em relação a esse mercado ilegal e é para elas que nós dirigimos as nossas investigações. Eles têm fortunas que precisam ser atacadas. Só no litoral, mais de R$ 12 milhões foram apreendidos dessas facções”, pontuou o coronel Rubens Pereira. 

A FTSP-PHB, instituída conforme modelo proposto pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI/MJSP), é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penal. 

Atuação da Força Tarefa 

A Força Tarefa de Segurança Pública do Piauí iniciou em novembro de 2021, após recorde de homicídios na cidade de Parnaíba. A primeira operação foi realizada no dia 16 de dezembro, quando faccionados foram presos em Cocal. 

Segundo o balanço, a Força Integrada realizou 37 prisões no litoral nesse período. Elas foram resultado de 53 buscas que culminaram na apreensão de 13 veículos,  30 armas de fogo, 366 munições,  além de drogas e valores em espécie. 

Denúncias 

Denúncias sobre atuação de facções criminosas, foragidos da Justiça, tráfico de drogas e outros crimes podem ser encaminhadas, de forma anônima, ao endereço eletrônico: bit.ly/denunciapcphb.

fonte cidadeverde.com

Grave colisão entre motos deixa dois homens feridos na Zona Sudeste de THE

 Por volta das 8h15 desta segunda-feira (18/07), uma colisão entre duas motocicletas terminou com dois homens feridos na avenida principal do bairro Dirceu Arcoverde, altura do Paraíba, Zona Sudeste de Teresina.

Segundo os agentes da Guarda Civil Municipal, que atenderam a ocorrência, um motoqueiro seguia em alta velocidade e colidiu com outro. Os dois caíram e tiveram ferimentos. Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados e encaminharam as vítimas ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

O fluxo do trânsito contou com auxílio dos GCMs enquanto os corpos aguardavam atendimento. Não houve vítimas fatais.

fonte 180graus.com

THE: criminoso é condenado a 21 anos de prisão por sequestro e roubo de R$ 33 mil

 Um homem identificado como Manuel, foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado pelos crimes de tráfico de entorpecentes e roubo majorado. As sentenças foram proferidas pela 7° e 4° Vara Criminal de Teresina.

Da noite foi preso pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), coordenado pelo delegado Tales Gomes, em 27 julho de 2021. No dia 13 daquele ano, ele e outros comparsas, sendo um identificado como “Makabro”, sequestraram um frentista com uso de arma de fogo, levaram-no a um cativeiro e em seguida roubaram pouco mais de R$ 33 mil do posto de combustível Cacique, situado na avenida Duque de Caxias, bairro Primavera, onde o funcionário trabalhava.

Após cerca de quatro horas de cativeiro, o frentista foi abandonado pelos criminosos na saída de Teresina, imediações do Parque de Exposições. O preso foi quem dirigiu o veículo utilizado para levar a vítima ao cativeiro, um Prisma preto. Em sua residência, à época, foi encontrada droga e balança de precisão, elementos que caracterizam o crime de tráfico.

“Um ano após nossas diligências e investigações ele foi condenado, é uma pessoa perigosa, com reiterados crimes e faccionado”, comentou o delegado Tales, em entrevista à equipe RP50 de Jornalismo.

Manuel está preso desde então na Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, antiga Casa de Custódia, Zona Sul de Teresina.

fonte 180graus.com

Jovem de 26 anos é achado morto ao lado da motocicleta em cidade do Piauí

 Um jovem identificado como Pedro Wesley de Sousa, de 26 anos, morreu em grave acidente de motocicleta na PI-142, entre os municípios de Marcolândia e Caldeirão Grande do Piauí. As informações são do Cidades na Net.

A vítima conduzia uma motocicleta Honda CG, quando perdeu controle, caiu e morreu no local do acidente. A suspeita é que ele estava sob efeito de bebida alcóolica.

Pedro saiu de casa ainda por volta das 23h do sábado (16/07), mas seu óbito foi confirmado somente na manhã deste domingo (17/07).

“Fomos informados ontem, às 06h30, e fomos até o local, constatando que havia um jovem caído lá, já morto”, informou o soldado Matias.

Pedro Wesley Sousa era morador da comunidade Serra dos Pereiros, zona rural de Caldeirão Grande do Piauí.

 fonte 180graus.com