Acidente entre carro e moto deixa duas pessoas mortas na Estrada da Usina Santana
Um carro se chocou com uma motocicleta, com o choque, uma mulher e um homem morreram na hora
Um acidente ocorrido na madrugada desta segunda-feira (01/06), tirou a vida de duas pessoas na Estada da Usina Santana, que fica no Bairro Todos os Santos, na região do Grande Dirceu, zona Sudeste de Teresina. O impacto foi tão forte, que parte da motocicleta foi parar debaixo do carro de passeio, que teve a frente destruída.
Foto: R.A – Portal CMN
As duas vítimas morreram no local, antes da chegada de uma equipe do Serviço de Atendimento médico de Urgência – SAMU. As vítimas que estavam na motocicleta, não tiveram as identidades reveladas pela polícia, porém o condutor teve fraturas expostas, a carona não estaria de capacete.
Foto: R.A – Portal CMN
Os dois corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal – IML, onde passarão por exames cadavéricos, para em seguida serem liberados para as suas respectivas famílias. A polícia ainda não sabe quem teria provocado o acidente.
Promotor quer anulação de concurso da prefeitura de Castelo do Piauí
"Houve a licitação para a contratação da empresa, isso é um problema político, falaram isso, mas não tem provas de que houve irregularidades no concurso", disse o prefeito em entrevista ao portal.
O Ministério Público, através do promotor de Justiça Cezario de Souza Cavalcante Neto, emitiu recomendação ao prefeito de Castelo do Piauí, José Ismar Lima Martins, o Zé Maia.
O promotor pede a anulação do concurso público de edital 02/2015, a realização de um novo processo seletivo e que os aprovados no referido concurso tenham a nomeação suspensa. A recomendação foi assinada no último dia 27 de maio.
Para emitir a recomendação, o promotor considerou a existência de vícios na realização do concurso, tais como a violação de regras editalícias; a falta de preparo da empresa organizadora (Instituto Gabriel Excelência); denúncias formuladas pelos candidatos; a aplicação de questões clonadas com a consequente falta de ineditismo nos testes; que houve mudanças de alternativa do Gabarito Preliminar para o Gabarito Definitivo sem que alguém tivesse entrado com recurso, razão pela qual a referida situação não foi sequer mencionada no gabarito.
Imagem: Francyelle EliasPrefeito de Castelo do Piauí, Zé Maia
A promotoria considerou, ainda, ser inadmissível o Instituto Gabriel Excelência arrecadar elevada quantia em dinheiro com a seleção e, ainda assim, repetir o conteúdo cobrado em exames anteriores e que “a aplicação de questões clonadas com uma montagem não disfarçada de meras cópias de questões, um meio nitidamente inidôneo para selecionar os melhores candidatos, privilegiando o maior conhecimento das provas anteriores em si, em detrimento do conhecimento dos pontos constantes do edital”.
Foi considerada também ainda a existência de outras irregularidades, com intuito para supostamente beneficiar outros candidatos, tais como: Francisco Marlins Bastos, aprovado para o cargo de Professor de História, o qual exerce a função de diretor de escola nomeado pelo prefeito, sendo que o mesmo chegou a ganhar três pontos, saindo da 23ª colocação para ocupar a 9ª posição, e posteriormente com as provas de títulos alcançou de forma inusitada e surpreendente a 1ª colocação; Jose Nilton Alves de Abreu, aprovado para o cargo de Professor de Matemática, que também obteve graciosamente dois pontos. Segundo o Instituto Gabriel Excelência a atribuição de pontos para os dois candidatos acima nominados ocorreu em decorrência de erro no processo de leitura do gabarito, motivado pelo corte lateral do cartão-resposta, feito pela gráfica fora do padrão normal, Sendo que Jose Nilton Alves de Abreu ganhou sete pontos com as provas de títulos, apesar de ter colado grau de Licenciatura em Matemática no dia 27 de junho de 2014.
Foi constatado ainda que o resultado divulgado inicialmente sofreu alterações aparentemente tendenciosas, para beneficiar pessoas que possuem supostamente vínculo com o prefeito, de cunho empregatício, partidário e/ou familiar, como por exemplo: Francisco Sales Marlins Neto, aprovado em 1° lugar para o cargo de Fisioterapeuta - sobrinho do prefeito de Castelo do Piaui; Aracelle Marlins Monteiro Alves, aprovada em 1° lugar para o cargo de Psicóloga - sobrinha do atual prefeito de Castelo do Piauí; Tania Jeane Soares Lima passou em 1° lugar para o cargo de Assistente Social; Claudiana Soares da Silva, com vinculo partidário com o prefeito; Antonio Clotildes Filho assessor de gabinete do prefeito há vários anos, aprovado para o cargo de Agente Administrativo; Valdir Antônio Sousa da Silva passou em segundo lugar para o cargo de Professor de História, exercendo atualmente a função de diretor da Unidade Escolar Hilda Cardoso Vieira e sua esposa e coordenadora dos programas adotados pelo município.
O promotor determinou que o prefeito Zé Maia informe, em um prazo de 10 dias, as providências tomadas e o cumprimento, ou não, da recomendação. Outro lado
O portal entrou em contato com o prefeito de Castelo do Piauí, Zé Maia, que informou que a assessoria jurídica da prefeitura já está providenciando toda a documentação para enviar ao Ministério Público.
"A denúncia já está sendo respondida ao Ministério Público, agora o promotor vai analisar a resposta e aí vai tomar as providências e o que a justiça determinar vamos cumprir", explicou.
"A realização do concurso ocorreu dentro dos trâmites legais. Houve a licitação para a contratação da empresa, isso é um problema político, falaram isso, mas não tem provas de que houve irregularidades no concurso", disse o prefeito.
Bombeiros e policiais militares aceitam proposta do Governo e decidem não fazer greve
O vereador R. Silva afirmou que já está aberta uma nova discussão que se refere ao aumento dos subsídios dos militares para os anos de 2016 à 2019.
Na manhã de hoje (01), representantes dos militares e do executivo estadual, entraram em acordo, após se reunirem em audiência de conciliação no Tribunal de Justiça. Os policiais e bombeiros decidiram que não irão paralisar suas atividades.
Imagem: DivulgaçãoR. Silva
De acordo com o vereador R. Silva (PP), que foi escolhido como porta-voz dos servidores, os 50% do parcelamento do reajuste salarial que seria efetuado neste mês de maio, será pago na folha de pagamento do mês de dezembro deste ano, juntamente com o pagamento do décimo terceiro salário. A correção deste atraso será realizada no dia dez de fevereiro do próximo ano.
“Nós trabalhamos dobrado para que o Governo abrisse uma negociação com a categoria, porque nós não queremos que eles só exijam sem dá contrapartida, e hoje o Governo reconheceu a necessidade de avançar nos direitos dos policiais militares e bombeiros”, disse ao portal.
Ainda de acordo com o vereador, também ficou decidido um plano de carreira para a categoria, onde soldados poderão ingressar na hierarquia militar, até a patente de coronel, se caso preencha os requisitos da legislação. Também haverá um acréscimo ao auxílio refeição dos policiais militares, que atualmente custa R$ 145 e a partir deste mês passará a ser de R$ 330.
“Atualmente o soldado só pode chegar até capitão, por este acordo ele vai poder chegar a major, a tenente, e a coronel, se preencher os requisitos da legislação e ser um policial dedicado. O plano de carreira foi considerado um dos maiores avanços da Polícia Militar”, destacou.
R. Silva também afirmou que já está aberta uma nova discussão no que se refere ao aumento dos subsídios dos militares para os anos de 2016 à 2019. “Essa negociações já estão em andamento, e vamos trabalhar para que em curto prazo, cada policial possa ter seu plano de salário do quadriênio aprovado pelo Governo do Estado” finalizou.
Policiais civis deflagram greve a partir da meia noite desta terça-feira
Segundo Constantino Júnior, presidente do Sinpolpi, o movimento reivindica relação justa entre o salário dos delegados e dos demais policiais.
Os policiais civis do Piauí irão iniciar, a partir da meia-noite desta terça-feira (2), um movimento grevista buscando, além do pagamento de um reajuste que deveria ter sido pago em maio, uma relação entre o maior salário, que é o dos delegados, com o dos demais policiais.
Em entrevista ao portal na tarde desta segunda-feira (1°), o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi), Constantino Júnior, afirmou que o movimento defende, principalmente, que haja uma relação justa entre os salários dos delegados e dos demais policiais. O sindicato reivindica que o menor subsídio dos policiais civis chegue a 45% do salário dos delegados. “Os delegados estão sendo muito privilegiados pelo Governo, sem contar as gratificações que eles recebem”, declarou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Constantino Júnior, presidente do Sinpolpi
Constantino declarou, ainda, que os policiais irão se reunir nesta terça-feira com o secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu e com o secretário da Administração, Franzé Silva, para tentar chegar a um acordo. “Nós decidimos iniciar essa greve porque o Governo não atendeu à nossa contraproposta e, enquanto ela não for atendida, o movimento grevista vai permanecer”, finalizou.
Elmano Férrer diz que nunca acreditou na fusão do PTB com o DEM
O senador explicou que na contramão de todo processo democrático, somente poucos membros da cúpula dos dois partidos sentou para debater a provável união.
O senador Elmano Férrer comemorou a desistência de fusão entre o PTB e o DEM, como chegou a ser ensaiado. Na verdade, o senador revelou que nunca deu crédito a junção entre as duas siglas e destacou os desarranjos na maioria dos estados para justificar o descredito ao alinhamento.
Elmano explicou que na contramão de todo processo democrático, somente poucos membros da cúpula dos dois partidos sentou para debater a provável união.
Imagem: Lucas Dias/GP1Elmano Férrer
“Eu nunca acreditei na união do PTB com o DEM. Primeiro que essa união ficou restrita entre poucos nomes da cúpula dos dois partidos. Nenhum dos senadores do PTB foi ouvido sobre isso e poucos deputados também. Portanto, essa foi uma decisão sábia”, explicou Férrer.
Outro ponto de conflito apontado pelo senador era a manutenção do número do DEM, após a junção. “Depois que se unisse o número usado seria o 25 do DEM. O [número] do PTB deixaria de ser usado”, reclamou.
Na última sexta-feira (29), os dirigentes das duas legendas desistiram da fusão por não haver consenso interno em torno da divisão do comando da sigla que surgiria a partir da fusão partidária.
Serão votadas as prestações de contas dos ex-candidatos a deputado Francisco Ferreira Ramos, Raimunda Nascimento Ramos, Ronaldo Soares Silva e Idoneil Santana Mesquita.
Também será julgada uma representação do Ministério Público Eleitoral que pede a cassação do diploma do deputado estadual Georgiano Neto (PSD), por irregularidades na sua prestação de contas. Georgiano foi eleito em 2014 para seu primeiro mandato a deputado.
Além disso, serão julgadas as prestações de contas do candidato a senador Aldir Silva de Almeida Nunes, e de seus suplentes João Alfredo Costa Evangelista e Washington Milton do Carmo Gomes.
PRF vai iniciar Operação Corpus Christi a partir desta próxima quarta-feira
Ainda de acordo com a PRF, eles utilizarão recursos humanos e materiais para proporcionar aos usuários que utilizarem as rodovias federais no Piauí um deslocamento seguro.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início em todo o Brasil a Operação Corpus Christi 2015. As atividades começarão na madrugada desta próxima quarta-feira (03), e se estenderão até a noite de domingo (07).
De acordo com a PRF, dois eventos que acontecem neste período, a Marcha pra Jesus, em Teresina, e o Festival de Inverno de Pedro II, demandam ações preventivas ostensivas, e para garantir a maior segurança dos participantes das festividades, será realizada esta operação.
Imagem: Divulgação/PRFOperação Corpus Christi
Ainda de acordo com a PRF, eles utilizarão recursos humanos e materiais para proporcionar aos usuários que utilizarem as rodovias federais no Piauí um deslocamento seguro. O policiamento será reforçado nas Unidades Operacionais da Capital e Interior, dando atenção especial à fiscalização de excesso de velocidade e de consumo de bebida alcoólica.
A PRF estará vigilante nas rodovias para evitar abusos e coibir eventuais excessos. Para tanto, a colaboração da sociedade é fundamental. O cidadão que presenciar alguma situação que exponha a risco de acidentes, pode ligar gratuitamente para o número 191 e denunciar, colaborando para a diminuição da violência no trânsito. Dicas de segurança
A PRF reforça o pedido aos condutores que planejem seu deslocamento evitando os períodos noturnos, que dirijam com prudência, obedeçam à sinalização, desloquem com velocidade compatível com a via e redobrem a atenção, sobretudo, nas travessias de trechos urbanos, os quais têm sido marcados por constantes acidentes nos períodos de feriados.
Os motoristas de veículos de cargas com dimensões excedentes devem redobrar a atenção ao período de restrição. Esta medida foi adotada visando reduzir o risco nas ultrapassagens em horários de maior movimento, facilitando o fluxo dos veículos de menor porte e mais ágeis.
Imagem: Divulgação/PRFOperação Corpus Christi
Operação Corpus Christi 2014
Foram registrados 14 acidentes, com dois óbitos. 2163 autuações foram emitidas. Destas, 711 emitidas por velocidade acima da máxima permitida. Foram realizados 554 testes de alcoolemia, resultando em seis condutores presos por dirigir sob influência de álcool.
Ex-deputado Chico Filho é denunciado à Justiça por desvio de dinheiro público
O juiz Brunno Christiano Carvalho Cardoso, da Subseção Judiciária de Floriano, recebeu, em 14 de maio de 2015, a denúncia.
Ex-deputado Chico Filho
O ex-deputado estadual, Francisco Donato Linhares de Araújo Filho, conhecido “Chico Filho” , esposo da prefeita de Uruçui, Debora Araújo, foi denunciado a Justiça Federal pelo Ministério Público acusado de infringir o art. 1°, incisos I e III, do Decreto Lei 201/67 combinado com o art.29 do Código Penal. Chico Filho poderá pegar até 12 anos de cadeia caso seja condenado.
Na mesma ação foram denunciados Antonio Eleoneides Gomes Pereira, José Cleanto Bezerra Cavalcante, José de Ribamar Feitosa dos Santos, Eliana Maria Guerra Pires de Carvalho e Adenauer Augusto Alencar.
De acordo com a denúncia o ex-prefeito Chico Filho, com a participação de Antonio Eleoneides, ex-tesoureiro do município, desviou em proveito próprio e empregou de forma irregular recursos do Convênio nº 5318/2014, que tinha como objeto a aquisição de unidade móvel de saúde.
Afirma a acusação que em novembro de 2006, com o intuito de ocultar o desvio dos recursos o ex-prefeito, com a coautoria de membros da Comissão de Licitação Municipal e a participação de Adenauer Augusto, representante da empresa Trilha Comércio Distribuidora de Veiculos e Máquinas Ltda, fraudaram a Tomada de Preços nº 04/2006 realizada para aquisição do unidade móvel de saúde, mediante frustração do caráter competitivo. Chico Filho ainda deixou de prestar contas, no devido tempo, dos recursos recebidos.
O juiz Brunno Christiano Carvalho Cardoso, da Subseção Judiciária de Floriano, recebeu, em 14 de maio de 2015, a denúncia em relação ao ex-prefeito Chico Filho e o ex-tesoureiro Antonio Eleoneides e rejeitou a denúncia em relação aos demais denunciados.
O ex-prefeito Chico Filho é réu em 26 ações na Justiça Federal e já foi condenado por improbidade administrativa.
População lota o Hemopi após campanha para vítima de estupro
Adolescente voltou ao centro cirúrgico e precisa de plaquetas com urgência.
Uma campanha iniciada hoje (01) pela direção do Hospital de Urgências de Teresina (HUT) pedindo doação de sangue para uma das vítimas de estupro coletivo em Castelo do Piauí,mobilizou muitas pessoas e fez com que a sala de espera do Hemopi ficasse lotada. Num ato de solidariedade, piauienses de Castelo e de outras cidades comparecem ao hemocentro para ajudar uma das vítimas na luta pela vida.
Fotos: Jailson Soares/O Dia
População compareceu em grande número para doar sangue após campanha
O estudante Wesley Soares, que é de Castelo do Piauí, conta que esta é a primeira vez que ele doa sangue e resolveu fazê-lo após receber o vídeo divulgado pelo HUT nas redes sociais em que o diretor do hospital pede que as pessoas compareçam ao Hemopi e fala do quadro de saúde de uma das vítimas. “Eu já tive outras oportunidades de doar, mas isso me tocou. Eu me sinto, de certa forma, como as famílias das vítimas e as pessoas próximas a elas, mesmo que eu não as conhecesse. Quero ajudar e pedir que as pessoas também ajudem. É importante”, diz o estudante de 19 anos.
O estudante Wesley Soares conta que que ajudar e pedir para que as pessoas também ajudem
Outro que também esteve no Hemopi foi o estudante Fernando Amorim. O jovem tem 17 anos e é natural de Castelo do Piauí. Ele conta que se sentiu comovido com o fato que deixou a cidade abalada. “Não tem como a gente se colocar à parte de tudo que está acontecendo. Eu imagino a dor que deve ser para as famílias e amigos e a forma que consegui de mostrar que também me importo foi doando”, declara o estudante.
Fernando Amorim diz que ficou bastante comovido com o caso
O teresinense Lourival Oliveira, 27 anos, também procurou o Hemopi para fazer a doação de sangue após ver a mobilização em prol das vítimas de Castelo nas redes sociais. Ele pontua que seu ato também poderá ajudar outras pessoas além das meninas.
A diretora do Hemopi, Veronese Rosal, informou ao Portal que o número de doações hoje foi muito superior ao que se observa diariamente no hemocentro e frisa que as bolsas coletadas poderão ser redirecionadas não apenas para a adolescente de Castelo, mas também para outras pessoas que necessitem, uma vez que não há distinção de tipo sanguíneo. “Foi uma coisa que ajudou bastante. A paciente precisa de plaquetas e elas podem ser encontradas em qualquer tipo sanguíneo, ou seja, não há distinção quanto aos doadores. Se a pessoa puder doar, será muito bem vinda e esse sangue coletado poderá ser usado em outros pacientes compatíveis”, explica a coordenadora do Hemopi.
A diretora do Hemopi explica que qualquer tipo sanguíneo é bem vindo e pede que as pessoas ajudem
Empresário é baleado durante assalto em Campo Maior
Vítima iria realizar o depósito de um montante ainda não informado de dinheiro.
Um empresário de Campo Maior foi baleado na tarde desta segunda-feira (1º), ao sofrer um assalto no Centro da cidade. Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu no momento em que a vítima, identificada como João Rocha, chegava à agência do Bradesco localizada na Avenida Demerval Lobão.
Bala perfurou o para brisas do veículo em que o empresário estava (Fotos: Portal CampoMaiorEmFoco)
O empresário estava acompanhado pela funcionária do seu supermercado, e iria realizar o depósito de um montante ainda não informado de dinheiro. Depois de anunciar o assalto, os bandidos tomaram a bolsa da mulher, onde estava guardada a quantia, e, em seguida, dispararam contra João Rocha.
De acordo com o coronel Ruy Cordeiro, a bala atingiu de raspão o rosto do empresário e resvalou para o tórax, onde ficou alojada.
Testemunhas informaram à polícia que a dupla de assaltantes estava numa motocicleta de cor branca, e teriam abordado diretamente a funcionária que carregava a bolsa com o dinheiro. "Tudo indica que os bandidos vinham seguindo o veículo da vítima, e podem ter recebido alguma informação privilegiada, pois já sabiam onde o dinheiro estava", afirma o coronel Cordeiro.
Depois de receber os atendimentos iniciais no Hospital Regional de Campo Maior, o empresário foi transferido para a capital.
Segundo a PM, João Rocha está consciente e não corre risco de morte.
Caminhão tomba após perder controle em curva na BR-343
Foi o segundo acidente registrado pela PRF. Mais cedo outro veículo, com quatro ocupantes, também sobrou na curva e rodou
Um caminhão com placas de São Luís (MA) sofreu um acidente na tarde deste domingo (31/05), na altura da curva acidentária da ponte do Pirangi na BR 343 em Buriti dos Lopes, 301 km distante de Teresina. Foi o segundo acidente registrado pela Polícia Rodoviária Federal, no mesmo dia, no local.
O motorista do caminhão identificado como José Iran Silva, 37 anos, foi socorrido por uma ambulância do Samu e encaminhado ao pronto socorro do Hospital Estadual Dirceu Mendes Arcoverde, em Parnaíba, a 338 km da capital. O caminhão acidentado transportava restos de material de construção. A pista ficou interditada no local por conta dos objetos levados pelo veículo, que ficaram espalhados pela rodovia.
Mais cedo outro veículo, modelo Ford Fiesta, com quatro ocupantes, também sobrou na curva e rodou, parando no acostamento. O veículo seguia do litoral rumo a Teresina. Ninguém ficou ferido.
Delegado tentará hoje ouvir vítimas de estupro em Castelo do Piauí
Internadas desde o dia que aconteceu o crime, três meninas já tiveram melhoras significativas no quadro de saúde
Na última quarta-feira (27/05) a violência sofrida por quatro meninas da cidade de Castelo do Piauí, que fica a 190 km de Teresina, comoveu a população do estado. Muitas histórias do caso foram espalhadas, via veículos de comunicação e redes sociais. Os acusados já foram capturados e ouvidos. Agora será a vez das vítimas falarem, é o que explica o delegado Laércio Evangelista, responsável pelo caso.
“Eu estou tentando conversar com as garotas, para pegar os depoimentos. Elas é que vão dizer realmente o que foi que aconteceu. Vou tentar conversar com elas hoje a tarde, com as três que já estão melhores”, disse o delegado, em entrevista concedida ao portal.
Laércio Evangelista afirmou ainda que tem 30 dias para concluir o inquérito, e ressaltou que está trabalhando para que isso seja feito dentro do prazo. “Até o meio o meio dia vai ter uma reunião com o diretor do IML para agilizar o máximo a entrega das requisições que fiz, dos exames, inclusive o de DNA, que será feito em Pernambuco”. O exame de DNA foi pedido por Adão José de Sousa, 40 anos, que foi preso na última sexta-feira (29/05), acusado de ter participado do estupro às meninas. Ele nega a participação.
Os menores apreendidos estão no Centro de Internação Provisória (CEIP), e Adão José está na Casa de Detenção Provisória de Altos.
QUADRO DE SAÚDE DAS GAROTAS
Internadas desde o dia em que o fato aconteceu, as meninas já apresentaram melhoras no quadro de saúde, de acordo com a diretoria do Hospital de Urgência de Teresina.
“Estão evoluindo bem, a que está na UTI já está sendo tirada a sedação, para que ela comece a despertar e a gente possa verificar a evolução do quadro dela. A outra já passou por cirurgia, a que estava com fratura na face, fez uma reconstrução ontem e também já passa muito bem hoje, já está falando”, disse o diretor do HUT, Gilberto Albuquerque.
Ainda de acordo com o médico, uma das meninas está passando por uma revisão geral e provavelmente terá alta em breve. “É a que está melhor, das três. De acordo com o resultado dos exames ela já vai poder ter alta”, concluiu o diretor. A quarta vítima foi transferida para o Hospital São Marcos, em Teresina, logo após os primeiros atendimentos no HUT.
Assembleia deve convocar décimo suplente para ocupar vaga de deputado
Suplente convocado será José Hamilton (PT), ex-prefeito de Parnaíba, e aliado político do governador, Wellington Dias (PT)
Na eleição estadual de 2014, o piauiense elegeu 30 deputados estaduais, mas tem pago a conta para manter 39 parlamentares na Assembleia Legislativa do Estado. Esse número poderá chegar a 40 se a Casa convocar o 10º suplente como deverá ocorrer nos próximos meses. A mudança mais uma vez será provocada por interferência do Poder Executivo na Casa.
O governador Wellington Dias (PT) deverá provocar uma nova mudança na composição da Assembleia. Há a expectativa que o deputado, Fábio Novo (PT), assuma a secretaria de Cultura do Estado. A pasta é recém criada e surgiu depois que a Casa aprovou proposta da reforma administrativa do governo, que transforma a Fundação de Cultura do Piauí (FUNDAC), em secretaria.
Novo é o mais cotado para o cargo, mas o governador Wellington Dias poderá decidir também em nomear mais uma vez o deputado Francis Lopes (PRP) para o cargo. Francis é suplente e deixou a extinta Fundac para assumir a vaga de deputado depois que Wellington provocou uma dança das cadeiras no Legislativo ao convocar deputados para assumirem secretarias.
Ele não poderia assumir a vaga de deputado e continuar à frente da direção de uma fundação. De acordo com a lei, deputado só pode se afastar do cargo para assumir secretarias. Esse seria um dos motivos que levou o governador a transformar a Fundac em secretaria. Assim seria mais fácil acomodar aliados políticos.
CONVOCAÇÃO O suplente convocado será José Hamilton (PT), ex-prefeito de Parnaíba, e aliado político do governador, Wellington Dias (PT). Ele é pai da Ouvidora do Estado e cantora, Soraya Castelo Branco. Na época da nomeação, a artista foi criticada e teve a competência para assumir o cargo questionada.
A convocação de Hamilton ocorrerá independente de Wellington Dias convocar Fábio Novo ou Francis Lopes para o cargo de secretário de Cultura.
DESPESAS CHEGAM A R$ 225 mil Quando um deputado pede afastamento da Assembleia Legislativa do Piauí para assumir uma secretaria no governo ou na prefeitura, ele ainda continua recebendo o salário de deputado no valor de R$ 25 mil. O suplente que assume no lugar do licenciado também recebe o mesmo salário. Fazendo as contas, os nove suplentes convocados representam um gasto de R$ 225 mil por mês.
Além dos vencimentos existem outros gastos com a verba de gabinete de R$ 80 mil paga a cada parlamentar. Esse recurso é utilizado para custear despesas como pagamento de assessores parlamentares, combustíveis, diárias em viagens, transporte e consultorias fixas ou ocasionais.
Além disso, eles têm direito a verba indenizatória, ou seja, ressarcimentos feitos nas atividades parlamentares. Cada deputado tem direito a R$ 32 mil por mês com as verbas que ajudam nas despesas parlamentares.
Após a polêmica envolvendo os gastos com os suplentes, a Assembleia decidiu não pagar o salário dos suplentes que assumiram, mas logo se afastaram para tomar posse como secretários. Esse é o caso de Henrique Rebelo (PT) que assumiu a Sasc e Ziza Carvalho (Pros), que assumiu a pasta do Meio Ambiente. Se Francis Lopes também se afastar deverá não receber o vencimento.
OPOSIÇÃO CRITICA O deputado Evaldo Gomes (PTC) (foto)associou os gastos com a convocação de suplentes com a crise econômica vivida pelo Estado. Durante audiência com os professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), na Assembleia, o parlamentar disse ser contraditório o governador Wellington Dias alegar falta de recursos e ao mesmo tempo o Estado gastar tanto com a convocação de suplentes.
“Isso é no mínimo contraditório. O dinheiro que é gasto por mês com a convocação dos suplentes daria para resolver o problemas dessas categorias que lutam pelo pagamento de reajuste salarial determinado por lei. Não tenho nada contra os deputados suplentes convocados, mas é um gasto muito alto”, declarou.
O deputado Aluísio Martins (PT), que é suplente, disse que a associação do deputado Evaldo Gomes é equivocada. “Não podemos confundir as coisas só para fazer discursos político. Em nada a convocação dos suplentes interfere no pagamento do reajuste dos servidores. Uma coisa não tem nada haver com a outra. O importante é que os suplentes têm trabalhado pelo Piauí”, destacou.
SUPLENTES CONVOCADOS
João de Deus (PT) – que hoje é líder do governo na Assembleia
Cícero Magalhães (PT)
Aluísio Martins (PT)
Belê Medeiros (PSB) – apesar de ser de partido da oposição ela vota com o governo
Antônio Félix (PSD) – o retorno à Assembleia faz parte de um acordo entre o PSD e o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB).
Henrique Rebelo (PT) – assumiu, mas já se afastou para ocupar a direção da SASC
Joel Rodrigues – PTB
Ziza Carvalho (PROS) – assumiu, mas já se afastou para ocupar a direção da Secretaria de Meio Ambiente
Francis Lopes (PRP) – assumiu, mas pode deixar o cargo para assumir a Secretaria de Cultura