quinta-feira, 15 de junho de 2017

Eventos religiosos atraem milhares de jovens às ruas de Teresina

Eventos religiosos atraem milhares de jovens às ruas de Teresina

Marcha Para Jesus e a Procissão de Corpus Christi levaram milhares de pessoas em procissão pela capital, principalmente a juventude.


Pela décima sexta vez, fiéis de todo Piauí tomaram as ruas de Teresina para a Marcha para Jesus. Milhares de pessoas se reuniram na rotatória da avenida João XXIII na tarde de hoje para participar da caminhada, que começou por volta das 17h desta quinta-feira, a maioria jovens usando a camisa com o lema: Justiça e Fé.
“Estamos muito animados, mais uma Marcha para Jesus”, comentou o pastor Wellington, que faz parte da organização da Marcha. “Estamos com o coração muito feliz, por quê estamos crendo num tema que é muito importante: fé em Deus e Justiça. Vamos interceder para que nosso senhor Deus venha abençoar nosso Brasil e dar a nós além do que merecemos”, disse.
Marcha para Jesus atrai milhares de jovens para as ruas de Teresina
Marcha para Jesus atrai milhares de jovens para as ruas de Teresina
Marcha para Jesus atrai milhares de jovens para as ruas de Teresina
Marcha para Jesus atrai milhares de jovens para as ruas de Teresina
Marcha para Jesus atrai milhares de jovens para as ruas de Teresina
Concentração da Marcha para Jesus foi no cruzamento das avenidas Kennedy e João XXIII (Fotos: Elias Fontenele/ O Dia)
O pastor comenta ainda que, apesar de ser organizada pelas igrejas evangélicas, há pessoas de todos os credos na Marcha para Jesus. “Até organizações não evangélicas estão conosco somando, por que a marcha é para Jesus, não é para uma placa de igreja”, disse.
Segundo Josafá Soares, membro da organização, a expectativa é de pelo menos 30 mil pessoas. Quatro trios elétricos irão animar os passos dos fieis, que vieram dos mais variados locais de Teresina e de outras cidades do Piauí. “A juventude marca presença em massa. Acredito que a esperança está nos jovens”, comenta Josafá.
Juventude
São os jovens que dão sua força e alegria para a Marcha Para Jesus. Adolescentes de diversas igrejas pela capital e pelo Piauí formam a maioria de fieis usando a camiseta branca com o tema do ano.
"A gente marca tudo pelos grupos no Whatsapp para vir buscar o senhor", disse Stefani, de 22 anos (Foto: Elias Fontenele/ O Dia)
Stefani, de 22 anos, comenta que vem para a Marcha desde seus 17. “É importante demais. Sempre venho participar, buscar o senhor. É um evento grande e que a cada ano se renova”, disse. Ela frequenta a Igreja Mundial, no bairro Promorar, e estava a espera dos amigos para começar a caminhada. “A gente marca tudo pelos grupos no Whatsapp para vir buscar o senhor”.
Os jovens se apoiam uns nos outros para acompanhar a Marcha. Conversamos com a jovem Jéssica, que veio à marcha desde as primeiras edições. “É uma forma de evangelizar e de conhecer gente de outras igrejas, de toda Teresina”, comenta. Jéssica estava acompanhada de mais cinco amigos, entre elas Sâmia, a mais nova, vindo à marcha pela primeira vez. “Estou animada, achando ótimo. Já conheci várias pessoas”, disse. O grupo todo faz parte da mesma igreja Assembleia de Deus no bairro Dirceu.
Sâmia (a esquerda), Jéssica (ao centro) e amigos aguardam o início da Marcha para Jesus (Foto: Elias Fontenele/ O Dia)
Justiça e Fé
Há mais de 10 anos, o missionário João Batista vem à marcha usando uma fantasia bíblica. Em 2017, por ocasião do tema da Marcha, ele veio representando o momento da provação de Abraão, quando Deus lhe ordena que mate o próprio filho, Isaac. Abraão, segundo João Batista, é considerado o pai da fé. “É uma mensagem bíblica que representa que Deus provê todas as coisas”, explica.
O missionário João Batista em sua fantasia de Abraão com o filho Isaac (Foto: Andrê Nascimento/ O Dia)
Para João, o tema é bastante atual, e dialoga com o que tem acontecido recentemente na política e na sociedade brasileira. “Justiça nós queremos da Justiça, e fé nós requeremos das pessoas, que não se desanimem, por que ainda existe esperança. Nosso Brasil é um celeiro de homens capazes, honestos, que podem fazer história”, disse.
Procissão de Corpus Christi
Além da Marcha, aconteceu também a Procissão de Corpus Christi, evento tradicional do calendário católico de Teresina. Como manda a tradição, os fiéis confeccionaram um tapete de cerca de 110 metros, que pavimenta o caminho para o Santíssimo Sacramento, carregado pelo arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito. O longo tapete é enfeitado com símbolos do cristianismo.
Os fiéis acompanharam a Santa Missa na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, e saíram em procissão por volta das 18h. A caminhada representa a busca do povo hebreu por Canaã, a Terra Prometida. Segundo a organização, são esperados cerca de 9 mil pessoas.
Missa Santa e Procissão de Corpus Christi reúne milhares no Centro de Teresina
Missa Santa e Procissão de Corpus Christi reúne milhares no Centro de Teresina
Missa Santa e Procissão de Corpus Christi reúne milhares no Centro de Teresina

fonte portal o dia

Suspeito de homicídio debocha ao ser preso e levado para a delegacia

Suspeito de homicídio debocha ao ser preso e levado para a delegacia


O suspeito de matar o adolescente Thalysson Mateus Osório Holanda, 16 anos, foi preso ao chegar em um show na cidade de Caxias, no Maranhão. A prisão foi efetuada na madrugada desta quinta-feira (15) por uma equipe da Delegacia de Homicídios do Piauí. Nas imagens feitas por policiais, logo após a prisão, Irgo de Araújo Lima aparenta sorrir com ironia e faz cara de deboche.
O crime ocorreu em um bar na Usina Santana, zona Sudeste de Teresina, em maio de 2015. Irgo de Araújo Lima foi apontado como atirador e preso em cumprimento a mandado de prisão preventiva. O suspeito teria agido na companhia de um suposto comparsa, Francisco Wilson Viana Chaves. 
Para a Polícia Civil, o crime foi premeditado e teria sido motivado porque Francisco Wilson teria olhado insistentemente para a namorada da vítima, que incomodado, foi tomar satisfação. Irgo, então, tomou as 'dores' do amigo e  teria atirado na vítima.
"Após a discussão, os dois saíram, se armaram e voltaram. Foi um crime premeditado", disse o delegado Francisco Costa, o Baretta, na época do crime. 
Em 2015, a dupla foi presa por suspeita de envolvimento no homicídio. Contudo, ganhou liberdade por ter expirado o prazo da prisão provisória e o Ministério Público não ter representado junto à Justiça.
Irgo de Araújo, conhecido como Irgo Ventão, também responde a homicídio praticado nesta Capital. 
 
A Delegacia de Homicídios disponibiliza o número 181 para denúncias anônimas.
Vítima tinha 16 anos quando foi assassinada

fonte cidadeverde.com