quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Apresentação do Pré-projeto de Habitação para policiais militares

 

Na manhã desta quinta-feira (27), o Comando da Polícia Militar participou de reunião na Agência de Desenvolvimento Habitacional para apresentação por parte da Construtora do pré- projeto do Residencial Tiradentes.  

residencial
Durante a reunião, a assistente social Gilvana Gayoso, Diretora Geral da ADH, falou sobre o projeto. “O Empreendimento Tiradentes é uma obra que desde a sua concepção inicial foi pensada e projetada para a briosa Policia Militar do Estado do Piauí. Iniciamos esse processo, lançamos o empreendimento para a PM e iremos atendê-los de acordo com os critérios estabelecidos e pelo sistema financeiro de habitação que vai financiar 80% desses imóveis. Então cada militar que tiver interesse em participar deve se inscrever no site da ADH onde irá constar todas as regras do empreendimento. No site constará desde a planta base, especificações, assim como também a questão dos valores para que o policial saiba se tem condições de realizar o seu sonho que é adquirir o imóvel que serão de 2 ou 3 quartos. A empresa Macedo Fortes está trabalhando a parte de valores, e hoje foi apresentado um pré-projeto. Durante esta apresentação foram feitas sugestões que os participantes acharam pertinentes para serem avaliadas pela empresa para que o imóvel fique em um valor bem acessível diferente do valor de mercado. Tendo em vista, que o terreno foi doado
residencial
pelo Estado, com isso esse Residencial será diferenciado. O servidor irá pagar 20%  para a empresa e os 80% será pago para o agente financeiro que é a caixa econômica que é fruto dos recursos do FGTs, então a próxima etapa será apresentado a questão dos custos, serão iniciadas as inscrições provavelmente em Outubro. E após conclusão das inscrições, ocorrerá a convocação desses candidatos para que eles apresentem a sua documentação e assim seja celebrado o contrato de financiamento. O Projeto seguirá cronograma elaborado pela construtora e a ADH vai fazer a parte de acompanhamento da obra com toda a equipe técnica assim como também a PM vai estar em conjunto nesse acompanhamento”. 

Para o Senhor Guilherme da Macedo Fortes empreendimentos LTDA, empresa responsável pela construção do empreendimento esse projeto é pioneiro e engradece muito. “Pois saímos na frente, no Brasil ainda não tem um projeto dessa natureza, onde a iniciativa privada se une com a iniciativa pública para propor habitação, geração de emprego, cidadania, renda e é um projeto que temos pensado com muito carinho. Colocando um nome sugestivo que é o de Tiradentes, bem como colocando o que tem de melhor de convívio em um condomínio, então é um empreendimento que ele é completo, com toda a parte de lazer individualizada para adulto e criança, salão de festas, sala gourmet, quiosque para churrasqueira, parte esportiva e área comercial para que alguém que tenha atividade empreendedora possa desenvolver na região. Portanto, é um projeto completo, e ainda está inserido em um terreno extremamente bem localizado na Av. Kennedy próximo ao Zoobotânico, ou seja, é um projeto que irá encantar o servidor como um todo”. 

residencial
Segundo o Comandante Geral Coronel Lindomar Castilho, o projeto encontra-se na fase de contrato e as inscrições estão sendo organizadas, além disso, ocorreu a Construtora Macedo Fortes Empreendimentos LTDA fez a apresentação do projeto, projeto este que é notável que atenda a expectativa do policial que deseja ter uma moradia digna e com certeza quando este PM tomar conhecimento do projeto ficará assim como todos ficaram. “Inclusive estamos propondo a transmissão de uma live com o setor de engenharia e arquitetura da empresa que foi vencedora para que possam apresentar a cada policial que esteja interessado como realmente vai se concretizar essa moradia. Diante disso, vamos aguardar essa data para que a pouco todos tenham a oportunidade de conhecer essa proposta. As inscrições serão realizadas ainda no decorrer deste ano e acreditamos que no inicio do próximo ano as primeiras unidades já serão entregues. Inicialmente serão 100 apartamentos depois seguirão outros 100 e ao final totalizando os 500 apartamentos. Do soldado ao coronel que atenda os critérios estipulados poderão se inscrever e concorrer a essa moradia que será financiada pela Caixa econômica federal”.

Foto_27082020_040840
Participaram da Reunião também o Subcomandante Geral da PMPI, Coronel Sousa Filho, o Coordenador Geral de Operações, Coronel Rodrigues, a Diretora de Comunicação Social, TC Elza e o Chefe da PM-4, TC Sampaio e funcionários da ADH.












Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: Jardenya Beserra
DCOM

"Se Essa Rua Fosse Minha" lembra 340 teresinenses e tem recorde de inscrições

Foram escolhidos 340 nomes de novas ruas, na noite de quarta-feira (26)

Firmino Filho na noite de sorteio do  

Firmino Filho na noite de sorteio do "Se essa rua fosse minha"Foto: PMT

A Prefeitura de Teresina realizou, na noite desta quarta-feira (26), o sorteio das ruas do Projeto "Se Essa Rua Fosse Minha", que homenageia cidadãos comuns com nomes de logradouros públicos em Teresina. A solenidade aconteceu no Palácio da Música apenas com a equipe do projeto para evitar aglomerações, mas foi transmitido online para os amigos e familiares dos homenageados. Neste ano, o projeto bateu recorde de nomes validados, com 340 escolhidos.

"É uma alegria muito grande podermos celebrar esse projeto inovador da Prefeitura de Teresina, que conta com a participação da população indicando pessoas que entende serem significativas para serem perpetuadas nas ruas e avenidas. Neste ano temos uma versão diferente deste sorteio para respeitar os protocolos de segurança. Obviamente não tem o mesmo calor humano, mas fica essa homenagem registrada a essas 340 pessoas que viveram e amaram em Teresina", afirmou o prefeito Firmino Filho durante a solenidade.

O sorteio definiu quais ruas receberão os nomes de cada homenageado. No total, mais de 700 inscrições foram feitas através dos sites da SEMPLAN e da Prefeitura de Teresina, além do aplicativo Colab. Os nomes inscritos foram avaliados por uma comissão formada por representantes de diversos órgãos, como Câmara de Vereadores, UFPI, UESPI, IBGE e IPHAN, entre outros. Com os nomes definidos, o próximo passo foi o sorteio realizado nesta quarta, no qual foram sorteadas as ruas de acordo com a zona de preferência, indicada no ato da inscrição.

"É um projeto que nos orgulha bastante, em que a cidade de Teresina homenageia as pessoas que aqui moram, que nasceram aqui ou que vieram de outro local, mas que contribuíram com o desenvolvimento da nossa cidade. Esse projeto eterniza a memória dessas pessoas", completa o secretário de Planejamento, José João Braga.

Os familiares e amigos dos homenageados receberam um link para acompanhar, via zoom, a homenagem feita aos seus entes queridos. "A escolha do nome do meu pai, para indicar uma rua de sua cidade, é de extrema grandeza para mim como filha. É como se ele estivesse sendo eternizado nos corações de quem o ama. O amor que ele sentia por sua cidade e profissão, agora será também transformado em um nome de rua, é gratificante, acolhedor, é um acalento para a saudade que eu sinto. É um ato nobre e humano da Prefeitura de Teresina com a família que ele aqui deixou. Como filha, estou imensamente feliz, por poder ver meu pai eternizado de  alguma forma em sua cidade", conta Ana Joyce Sá, filha do homenageado João Bastos Filho.

Após o sorteio, será elaborado pela Prefeitura de Teresina um projeto de lei para nomear as ruas sorteadas com os nomes dos homenageados. Este projeto será encaminhado para votação na Câmara de Teresina e, após a aprovação, os novos nomes estarão oficializados.

Fonte: www.parlamentopiaui.com.br

com informações PMT

Filha vai à delegacia e denuncia o pai por estupro; abusos aconteciam há três anos

 

Uma adolescente de 13 anos denunciou o pai biológico, de 34 anos, por estupro de vulnerável na Delegacia de Pedro II nesta semana.  O portal apurou que a filha, que era abusada desde os 10 anos, decidiu quebrar o silêncio e contou a mãe sobre os constantes abusos. Elas foram até a delegacia e registraram um boletim de ocorrência contra  o pai. 

A Delegacia de Pedro II informa que o pai foi preso nesta quinta-feira (27) em cumprimento de mandado de prisão preventiva. O delegado titular Adalberto Paulo investiga o caso e já colheu depoimentos. A família (pai, mãe e um casal de filhos) mora na zona rural do município. 

Nos últimos sete dias, o portal noticiou  pelo menos três casos de estupro ou tentativa de estupro de vulnerável. Nesta quinta-feira (27), o Conselho Tutelar da Zona Leste afastou do lar uma criança de 12 anos, que está grávida de sete meses e estaria sendo agredida pelo abusador. Ela vivia maritalmente com o homem que tem 25 anos.

No domingo (23), uma criança de seis anos foi vítima de uma tentativa de estupro durante uma festa familiar em um sítio no povoado Santa Luz, zona rural leste de Teresina. Na segunda (24), um adolescente de 14 anos foi apreendido na cidade de Francinópolis suspeito de estuprar uma criança de seis anos.  

fonte cidadeverde.com

Pai e mãe de vereadora morrem de Covid-19 em cinco dias em Teresina

Uma idosa identificada como Emília Costa morreu nesta quinta-feira (27/08) vítima de coronavírus, em hospital de Teresina. O esposo dela, José Luís Maciel, de 70 anos, morreu há cinco dias infectado por Covid-19. As informações são do Longah.

O casal é de família bastante conhecida do município de Barras, Norte do Piauí. Eles são os pais da vereadora Emília Maria Costa Maciel, presidente da Câmara Municipal.

Pais da presidente da Câmara de Vereadores morreram de coronavírus
Pais da presidente da Câmara de Vereadores morreram de coronavírus    Longah

"O patriarca deixa uma bonita história. Compôs uma grande família e com o sua função de pedreiro formou médicos, odontólogos, advogados, economista, professores entre filhos e netos. Profissionais estes que contribuem, cada um em sua função, para o desenvolvimento do estado", postou o portal Longah.

Aereadora Emília Maria Costa Maciel
Aereadora Emília Maria Costa Maciel    A Grande Barras

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, o município registrou 49 mortes causadas pela doença e 2357 casos confirmados de coronavírus.

 fonte 180graus.com