segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Entenda como foram os últimos momentos do líder comunitário morto a tiros na zona Sul de Teresina

 Amadeus Pereira de Sousa foi baleado na tarde deste domingo enquanto conversava com amigos em uma praça.

Na tarde deste domingo (13), um líder comunitário, conhecido como Amadeus Pereira de Sousa, 53 anos, foi baleado e morto por uma dupla de assaltantes no bairro Porto Alegre, zona Sul de Teresina.

  

Líder comunitário, Amadeus Pereira de Sousa
Reprodução

Segundo Airton Sousa, amigo da vítima e testemunha do crime, Amadeus e mais cinco amigos estavam sentados em uma praça conversando, atividade que, segundo Airton, era costumeira do grupo.

"Todo domingo a gente sentava aqui em frente de casa. Eram seis pessoas sentadas, todas parentes, aí passou dois caras de moto e virou o revólver para trás e atirou no meio de nós e acertou Seu Amadeu. Ele já estava sangrando pela boca e pelo nariz. Aí morreu na hora mesmo".

Airton Sousa, amigo da vítima e testemunha do crime (Junior Santos / Lupa1)

O crime ocorreu por volta das 17h quando dois homens que seriam, de acordo com policiais do 17° Batalhão da Polícia Militar, os mesmos suspeitos que haviam realizado um assalto nas proximidades da praça, passaram em uma moto na Avenida Ayrton Sena para realizar a abordagem.

Os dois sujeitos teriam interpretado que os amigos de Amadeus reagiriam ao assalto, já que eles estariam gritando para denunciar o crime. Os assaltantes, em seguida, dispararam contra o grupo e acabaram baleando Amadeus.

Airton Sousa contou, ainda, que o projétil poderia ter acertado qualquer um dos que estavam lá, pois estavam todos juntos. 

"Eles iam passando, era a distância de mais ou menos uns vinte metros. Aí atiraram para trás no meio de nós e acertou ele. Podia ter acertado qualquer um que estava aqui. Podia ter sido até em mim, que eu estava na hora."

  

Corpo de Amadeus
Reprodução / Whatsapp

Uma equipe da perícia e do Instituto de Medicina Legal (IML) foram acionados para atender a ocorrência. O caso está sob responsabilidade de investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Boa relação com os vizinhos

Um vizinho de Amadeus, conhecido como Seu Afrânio, afirma que ainda está sem acreditar que o amigo morreu. “Sempre ele faz falta pra nós, que ele era prestativo, uma pessoa do bem. Não era para ele ter merecido o que aconteceu. Uma pessoa do bem mesmo, faz falta pra nós. Eu estou sem acreditar que ele partiu”.

fonte lupa1.com.br

Polícia Militar apreende arma de fogo em veículo na cidade de Altos

 De acordo com a PM, a apreensão aconteceu durante uma abordagem no final da tarde desse domingo (13).

Na tarde desse domingo (13), a Polícia Militar apreendeu uma arma de fogo que estava com cinco pessoas em um veículo na BR 343, na saída de Altos para Teresina.

Conforme a polícia, uma equipe realizava rondas quando foram informados sobre um tiroteio que havia ocorrido nas proximidades da Toca do Coelho.

Foto: Divulgação/Polícia Militar.PM prende cinco pessoas que portavam ilegalmente arma de fogo.
PM prende cinco pessoas que portavam ilegalmente arma de fogo.

Segundo informações repassadas para a polícia, dois homens e três mulheres dentro de um veículo branco estariam envolvidos na situação e atiraram em um indivíduo.

De acordo com a PM, a equipe realizou diligência até o local e visualizaram o automóvel. Durante buscas pessoais com os suspeitos, nada foi encontrado, mas na busca veicular foi encontrado um revólver calibre. 38.

Diante dos fatos, o veículo foi encaminhado para a delegacia da Polícia Civil de Altos, onde ficou recolhido.

Os envolvidos foram levados para a Central de Flagrantes de Teresina para os procedimentos cabíveis. 

fonte www.viagora.com.br

Vigilância Sanitária monitorou 120 locais no final de semana em Teresina

 Segundo a Prefeitura Municipal, foram monitorados 120 bares, restaurantes e boates da capital nesse fim de semana.

Nesse final de semana, a Vigilância Sanitária, da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, monitorou 120 bares, restaurantes e boates da capital. Destes, 11 foram notificados e um deles autuado.

Segundo a Prefeitura Municipal, a grande maioria dos locais estava obedecendo aos protocolos, com pessoas sentadas às mesas e utilizando máscaras ao circular pelo ambiente.

Foto: Divulgação/ Ascom/FMS.Vigilância Sanitária realiza monitoramento de bares e restaurantes em Teresina.
Vigilância Sanitária realiza monitoramento de bares e restaurantes em Teresina.

A gerente de Vigilância Sanitária da FMS, Larisse Portela, ressalta que a população pode formalizar denúncias à Vigilância Sanitária pelo telefone 3215-9102, de segunda a sexta em horário comercial.

Ainda segundo ela, a população deve estar atenta ao Decreto n° 20.525 de 1 de fevereiro de 2022 e qualquer descumprimento a essa normativa pode trazer riscos.

A Vigilância Sanitária de Teresina é responsável pelo controle sanitário da produção e comercialização da produtos e serviços, fiscalizar alimentos, medicamentos, produtos de higiene e estabelecimentos comerciais e de saúde da capital.

fonte www.viagora.com.br

Mulher é morta a facadas em Barras; ex-marido é principal suspeito

 Foto: Arquivo Pessoal


A vítima fatal foi identificada como Suzana de Carvalho e o suspeito como Lindon Johnson

Mais uma feminicídio foi registrado no Piauí, desta vez contra uma mulher de 24 anos, Suzana de Carvalho, que foi morta a facadas na tarde deste domingo (13) na cidade de Barras (127 km de Teresina). O principal suspeito é ex-marido da vítima, Lindon Johnson de Sá Ferreira, mais conhecido como Domdom, que não aceitava o término do relacionamento.

O capitão Batista, comandante da Polícia Militar em Barras, informou que os dois passaram o domingo juntos antes da crime. 

"Ela era casada com ele, mas o relacionamento estava desgastado. Ela tinha até saído de casa. Só que estavam tentando reatar o casamento. No domingo, muitas pessoas viram eles juntos na cidade de Barras. Passaram o dia todo juntos", destacou o capitão Batista. 

Por volta das 16h, os dois foram para a residência que era dele, um bar localizado na comunidade Mocambo, zona rural de Barras. 

"Ao chegar no local, ela foi banhar. Ele não acompanhou ela. Só que em determinado momento ele entrou no banheiro com uma faca e desferiu um golpe nela. Ela saiu correndo atrás de ajuda, mas como o bar estava fechado, não encontrou ninguém", relatou o capitão. 

A vítima teria corrido nua para fora da casa e na frente do bar foi esfaqueada mais algumas vezes pelo homem que, apó o crime, fugiu do local. 

A mulher chegou a ser resgatada, mas o óbito foi constatado momentos depois do atendimento. 

Os dois tinham um filho de 2 anos. 

Lindon Johnson está foragido e a polícia pede que qualquer informação sobre o paradeiro do suspeito seja repassada para o 190. 

fonte cidadeverde.com

Comando da PM abre investigação contra policial suspeito de comercializar armas no Piauí

 Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O comandante da Polícia Militar do Piauí, o coronel Lindomar Castilho, determinou a abertura de uma investigação contra o cabo Cleiton Alves Landim que é suspeito de comercializar armas na região de São Raimundo Nonato.

Lindomar Castilho determinou a instauração de um Conselho de Disciplina, por meio da portaria de nº 6, que foi publicada no Diário Oficial do Estado de 11 de fevereiro.

Na portaria o comandante informou que existe um inquérito policial, de nº 122/2021, da 8ª Delegacia Regional de São Raimundo Nonato, que trata sobre o comércio ilegal de arma de fogo e por crime contra a economia popular, contra o policial militar Cleiton Landim.

O comandante então determinou a instauração de um Conselho de Disciplina que irá investigar no campo administrativo, os aspectos da honra pessoal, do pundonor militar e o decoro da classe em relação a conduta do policial após uma operação policial ter sido realizada no dia 28 de janeiro de 2021 contra a prática de tráfico de drogas e associação para o tráfico na região de São Raimundo Nonato.

Segundo a portaria, durante essa operação “constatou, em tese, o envolvimento do acusado em prática reiterada e contínua, em condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, adquirir, vender e expor à venda, em proveito próprio, de atividade comercial, arma de fogo, acessório e munição, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, bem como cobrar juros sobre dívidas em dinheiro superiores à taxa permitida por lei, com a agravante de ser militar”.

O Conselho de Disciplina vai ficar responsável por ouvir depoimentos e elaborar um relatório com parecer se manifestando sobre a culpabilidade ou não do policial, assim com deve opinar se ele deve permanecer ou não na instituição militar.

O coronel Lindomar Castilho afirmou que a investigação é necessária, já que “constitui dever do comandante geral, zelar pela perfeita sintonia na corporação, notadamente quando são atingidos duramente a ética policial militar e os princípios basilares da Instituição hierarquia e disciplina”.

Também foi determinado o afastamento de Cleiton Landim das atividades de policiamento ostensivo, até a emissão do Relatório deste Conselho de Disciplina. O policial não foi localizado para comentar o caso.

fonte cidadeverde.com

Após fechamento de rotatória, condutores são pegos passando em cima de canteiro em via de Teresina

 Band Piauí - Após o fechamento de retornos na Avenida João XXIII, perto da rotatória com o cruzamento com a Avenida Zequinha Freire, vários condutores estão sendo flagrados por infrações de trânsito, na Zona Leste de Teresina. 

De acordo com reportagem que esteve no local, em pouco minutos vários flagrantes de infrações de trânsito foram registrados no local. 

Depois das intervenções na Avenida João XXIII e do fechamento dos retornos próximo a rotatória do cruzamento com a Avenida Zequinha Freire, motoristas e motociclistas insistem em fazer o errado, por cima do canteiro muitos fazem manobras arriscadas. 

Nem mesmo a presença da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) inibem as infrações. 

“A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vem acompanhando e solicitando a melhoria desses retorno, a polícia também tem acompanhando as infrações que estão sendo cometidas, lembrando que todas essas infrações, pelo menos a grande maioria é de cunho grave ou gravíssimo tendo como penalidade de 5 a 7 pontos na carteira e de R$ 190 a R$ 900 de valor de multa. As multas principais que a gente tem observado são de transitar no acostamento, efetuar o retorno pela contramão, e a própria transitar pela contramão”, explicou um agente da PRF.

 fonte 180graus.com

Criança é encontrada em matagal após 24 horas desaparecida no Sul do Piauí

 Uma criança de 9 anos foi encontrada em matagal nesta segunda-feira (14/02) após cerca de 24 horas desaparecida no assentamento Casulo, zona rural de Floriano, Sul do Piauí. 

A criança foi achada deitada, com quadro de saúde estável, em uma região de mata fechada, próximo uma serra, sentido ao bairro Taboca. 

    Reprodução

As buscas envolveram o 3º Batalhão de Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, com auxílio de drones e a comunidade.

"Quando todos se envolvem com um objetivo comum, o resultado é satisfatório e certo. Ficam aqui os nossos agradecimentos às forças Policiais que empreenderam esforços em busca da menor desaparecida em Floriano, bem como ao Corpo de Bombeiros Militares, ao Maurício e sua equipe que utilizaram muito bem a tecnologia dos drones em favor da procura, bem como à comunidade que muito se empenhou e juntos logramos êxito e finalizamos as buscas na manhã de hoje (14/08)", comemorou o 3º BPM.

Desaparecimento

A criança desapareceu quando brincava com outras crianças nas proximidades de rum riacho por volta das 11h do último domingo (13/02), no assentamento Casulo, zona rural de Floriano.

fonte 180graus.com