quinta-feira, 2 de maio de 2019

Laboratório do Hemopi identifica doadores com sangues raros

Laboratório do Hemopi identifica doadores com sangues raros

O Hemopi faz intercâmbio com os hemocentros de todo o Brasil.

Ascom Hemopi
O laboratório é responsável por fazer o trabalho de fenotipagem (Ascom Hemopi)
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) mantém um Banco de Doadores Fenotipados e entre eles existem alguns com tipos sanguíneos raros. Nessa quarta-feira (1º), foi enviado ao Pernambuco duas bolsas de sangue raro para serem transfundidas em uma portadora de anemia falciforme. 
Fenótipos raros podem ser caracterizados pela ausência de um antígeno de alta frequência, presença de antígeno de baixa frequência, ausência de todos os antígenos de um determinado sistema ou por uma combinação pouco frequente entre antígenos.
“O tipo de sangue é vital no momento de uma transfusão.  A paciente em questão possui uma combinação de 4 anticorpos, entre eles o Fy3, considerado raro, então é essencial que ela receba exatamente o mesmo sangue em uma transfusão. Fomos acionados pelo Hemocentro de Pernambuco e convocamos dois doadores registrados em nosso banco”, explica Pedro Afonso Sousa, supervisor do Laboratório de Imunohematologia do Paciente do Hemopi. 
Ele explica ainda que, dependendo da população em estudo, apenas 1% pode possuir essa combinação sanguínea (Anti C, Anti S, JKB e Fy3) e que ela é mais recorrente em indivíduos negros. A paciente também recebeu bolsas proveniente dos estados do Ceará e Santa Catarina. 

“O laboratório é responsável por fazer esse trabalho de fenotipagem de doadores e assim garantir cada vez mais a qualidade do sangue transfundido. E nesse processo também conseguimos identificar doadores com sangues raros”, esclarece Pedro Afonso.
Lembrando que esse intercâmbio existente entre os hemocentros de todo o Brasil possibilitou ajudar também pacientes com sangues raros aqui no Piauí, a exemplo do garoto de Canto do Buriti que possui RH Nullo e já recebeu algumas transfusões de sangue com auxílio do Hemominas.

fonte http://www.pi.gov.br

Robert Rios critica novo secretariado do Governo e revela articulação para mudar de partido

Robert Rios critica novo secretariado do Governo e revela articulação para mudar de partido

O ex-deputado concedeu entrevista no programa AZ no Rádio ( FM O Dia 92,7)

Ferrenho opositor do governador Wellington Dias (PT), o ex-deputado Robert Rios (DEM) não perdeu a oportunidade de criticar, novamente, a gestão do petista. A reforma administrativa anunciada, na tarde desta quinta-feira (02), pelo chefe executivo estadual também foi alvo da ira do ex-parlamentar.
Robert Rios ( Foto: Lucas Sousa/Portal AZ) 
Para Robert, “se alguém pensava que o governo do Wellington não tinha como piorar, quebrou a cara.” Ele também assevera que o executivo estadual foi falido na última eleição e “esquartejado” pelo atual governador.
“O governo foi falido na base da eleição passada. Ali acabou o Piauí; o que ele fez? Diminuiu o tamanho do Piauí, mas o pouco que ficou está sendo esquartejado. É só com a ‘parentada’; é com a filha, é com o irmão, é com a mulher e assim vai.”, disparou Rios.
Wellington Dias, em entrevista à imprensa, depois de anunciar seu novo secretariado (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)
Ao tratar sobre a reforma administrativa, já em curso, Robert chegou a elogiar a iniciativa de enxugar a máquina administrativa (o governo promete, por exemplo, cortar R$ 400 milhões em gastos neste ano), mas condenou a composição do secretariado – divulgada na tarde de hoje.
“Eu bati palmas para o Wellington pela redução que ele fez, tirou algumas coisas. Pelo menos ele fez. Ele não está procurando capacidade. Ele não quer um médico conhecido, testado, para a saúde. Ele não quer uma pessoa testada para a educação. Não! É indicação. Não é o partido político que está indicando não; cada deputado tem que ter algo lá dentro.”, disse Robert Rios.
As declarações foram dadas em entrevista concedida nesta quinta-feira(02), aos jornalistas Arimatéia Azevedo e Najla Fernandes no programa AZ no Rádio. 

DEM

Na oportunidade Robert ainda tratou sobre questões envolvendo seu partido, o DEM. Uma delas foi a possibilidade de filiação do deputado federal Átila Lira, hoje no PSB, à legenda.
Segundo o ex-deputado, houve articulação para garantir a chegada de Lira. Uma ameaça do PSB ao parlamentar acabou fazendo com que as conversas fossem cessadas.
“Fizeram um almoço em Brasília, na casa do ex-deputado Heráclito Fortes, e o deputado Heráclito, o deputado Átila, o ACM Neto, que é presidente nacional do partido, e o Wilson Martins, que eu não sei o que fazia lá, porque ele é do PSB. E nessa reunião disseram que o partido ficaria com o Átila, só que o Átila tinha que vir para cá urgente organizar o partido e a chapa de vereador [para as eleições de 2020]. Mas só que, quando o Átila foi para o PSB, recebeu recado duro: ‘se sair do partido vai perder o mandato. O partido não libera.”, informou o Democrata.
O deputado federal Átila Lira. (Foto: Lucas Sousa/Portal AZ)
Em crítica ao ex-vereador Ronney Lustosa, presidente do Democratas-PI, Robert completou dizendo que o partido não possui liderança no estado: “Então, o partido não tem chapa nenhuma de vereador, ninguém sabe quem é o chefe do partido. Parece mais uma mula sem cabeça, ninguém sabe quem comanda o partido”.
Insatisfeito com a falta de organização e representatividade do DEM, Rios revela desejo de mudar de sigla. As articulações, garantiu ele, já foram iniciadas. “Ainda estou conversando, tenho um pré-acordo com o Wilson Martins e vamos tentar ficar juntos para criar a chama da oposição acesa”, finalizou.
fonte portal az

Viatura desce ribanceira e cai em lagoa na PI-305 em Caxingó

Viatura desce ribanceira e cai em lagoa na PI-305 em Caxingó


Um policial militar perdeu o controle da viatura, desceu uma ribanceira e caiu em um lago temporário no município de Caxingó, a 264 km de Teresina. O policial estava no carro com outro companheiro de farda.  O caso ocorreu na manhã desta quinta (02). 

A Polícia Militar em Caxingó informou ao Cidadeverde.com que os policiais não ficaram feridos.   A PM relatou que os policiais faziam ronda na região, no povoado Peroaba, na zona rural do município, quando o motorista tentou desviar de animais na pista.

"Os dois companheiros estavam fazendo ronda na região, que está registrando muitos furtos de animais, quando ao descer a ribanceira da estrada se depararam com os animais na pista. Para não colidir com os animais, o motorista desviou e caiu nesse lago, formado devido as águas da chuva já que o espaço é um terreno baixo e próximo ao rio Longá", explicou o soldando Edson, da PM de Caxingó. 

Com a queda na ribanceira, a viatura teve algumas danificações na frente e na lateral e passará por concerto.
 

 fonte cidadeverde.com