sábado, 20 de julho de 2019

Exoneração de Rômulo Cordão não foi assinada pela nova procuradora-geral de Justiça

Exoneração de Rômulo Cordão não foi assinada pela nova procuradora-geral de Justiça

Medium roms


EXONERAÇÃO: CLEANDRO, EM SINAL DE POLIDEZ 
NÃO RECONDUÇÃO AO CARGO: ATUAL PGJ
A assessoria do Ministério Público informou que a exoneração do ex-coordenador do GAECO, Rômulo Cordão, não foi assinada pela atual procuradora-geral de Justiça Carmelina Moura.
E que todos os ocupantes de cargos da administração superior do MPPI foram exonerados ainda pelo então procurador-geral de Justiça Cleandro Moura.
Também que a nova procuradora-geral está nomeando "aos poucos" os novos integrantes da equipe dela. Ponto.
__
É praxe quando das mudanças de gestões em órgãos públicos, os ainda gestores assinarem as exonerações dos seus indicados em cargos de maior visibilidade, para que o futuro gestor se sinta à vontade em manter o que está dando certo ou não.
Rômulo Cordão não foi reconduzido pela nova procuradora-geral, que nomeou a promotora Débora Aguiar para o GAECO
__
A nota retifica publicação de que a nova PGJ havia 'assinado' o ato de exoneração.

fonte 180graus.com

Procurador do MPF cobra instalação de batalhão da Polícia Ambiental em SRN

Procurador do MPF cobra instalação de batalhão da Polícia Ambiental em SRN

Previsto em termo de cooperação, Batalhão de Polícia Ambiental atenderia Parques Nacionais da Serra da Capivara e Serra das Confusões

O procurador Igor Lima Goettenauer de Oliveira, do Ministério Público Federal, pediu que o governador Wellington Dias (PT) seja oficiado para se manifestar sobre a implementação da Polícia Ambiental no municipal de São Raimundo Nonato, região do Parque Nacional da Serra da Capivara.
Batalhão de Polícia Ambiental atenderia Parques Nacionais da Serra da Capivara e Serra das Confusões
Batalhão de Polícia Ambiental atenderia Parques Nacionais da Serra da Capivara e Serra das Confusões    Foto: André Pessoa
Na quarta-feira (17), o procurador instaurou procedimento administrativo para acompanhar o processo de implementação do batalhão, como prevê termo de cooperação técnica firmado entre o governo do Estado, a União e a Fundação do Homem Americano (Fundham).
O acordo prevê como obrigação do governo piauiense a implementação da Polícia Ambiental.
O grupamento atenderá não só o Parque Nacional da Serra da Capivara, mas também o Parque Nacional da Serra das Confusões.
A portaria de instauração do procedimento foi publicada no Diário Eletrônico do MPF, edição desta quinta-feira (18).
O governador tem prazo de dez dias, após oficiado, para se manifestar sobre o pedido do Ministério Público Federal.

fonte 180graus.com

Motorista é preso com documento de lote furtado do Detran

Motorista é preso com documento de lote furtado do Detran

Fotos: PRF
Um motorista foi preso com um dos documentos furtados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) em junho deste ano. Ele foi abordado durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta sexta (19), na BR 343 na cidade de Piripiri, interior do Piauí. O condutor estava em um veículo com placas clonadas, juntamente com a esposa e os dois filhos do casal. 
A PRF afirmou em nota que, após apuração, identificou que o veículo foi roubado na cidade de Teresina no ano de 2016. 

Também "foi verificado pelos agentes que o condutor, um homem de 33 anos, já respondeu pelo crime de homicídio, tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas. De posse do condutor foi encontrado 50g de uma substância análoga a maconha e R$ 3.000,00  em dinheiro".

A PRF ressaltou que a esposa do condutor também ficou detida e os filhos encaminhados para o conselho tutelar de Piripiri.

"Diante dessa situação, o condutor foi enquadrado por adulteração de sinal identificador de veículo automotor, receptação e uso de documento falso", acrescentou a PRF. 
Somente em 2019, "a PRF já recuperou 109 veículos nas rodovias federais que cortam o estado do Piauí, superando em 31,48% a quantidade de veículos recuperados no mesmo período em 2018". 
Os lotes que desapareceram do almoxarifado do Detran-PI, localizado na Avenida Gil Martins, zona Sul de Teresina, tiveram a sua numeração cancelada.
No depósito havia papeis referentes a confecção do  Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) conjugado com o CRV (Certificado de Registro do Veículo); algumas pessoas chamam de DUT ou DUAL, que é o documento de licenciamento e de compra/venda do veículo

fonte cidadeverde.com

Polícia investiga distribuição de pastilha com droga para aliciar crianças

Polícia investiga distribuição de pastilha com droga para aliciar crianças

Foto: Polícia Civil
O pai de uma menina de oito anos acionou a polícia após encontrar com a filha pílulas com possíveis substâncias ilícitas.
A criança  teria recebido os comprimidos na escola onde estuda na região Sudeste de Teresina. A polícia já trabalha com a possibilidade de traficantes de drogas estarem aliciando crianças em escolas públicas da região com pílulas de substâncias entorpecentes. O caso é investigado pela 21ª Delegacia de Polícia Civil na região da Grande Usina Santana.
Segundo o delegado Odilo Sena, titular da delegacia da região, o material está sendo periciado para a confirmação da presença de drogas. Ele não descarta a possibilidade e aponta a prática como estratégia para estimular mais cedo o vício das crianças no mundo das drogas.
“Me assustei por cota da maldade, da perversidade deles. Os boqueiros são estimulados pelos grandes distribuidores a viciar as crianças tanto na rua quanto no colégio. A intenção é clara, é viciá-los para que eles se tornem no futuro, mercado consumidor, ou mais, um dos membro da organização criminosa para atuar no tráfico”, informou Sena.
As pílulas, segundo a Polícia Civil, são repassadas a um valor muito baixo ou são entregues gratuitamente na intenção direta de criar um vício nas crianças. 
O delegado explica que o tráfico de drogas e a prática de assaltos na região reúne pelo menos 50 pessoas distribuídas em quatro grupos. As práticas formam um ciclo que se autofinancia.
“O tráfico de drogas aqui na região é feito de várias frentes. Desde o comércio ordinário nas bocas de fumo, para se abastecer de craque, cocaína e maconha ou então é feita através de venda direta por motocicletas. E agora essa vertente que nós descobrimos há pouco tempo”, explicou.
No início do ano a delegacia trabalha em uma operação de combate ao tráfico na região. Esta semana foram presos por tráfico Francisco de Assis Vasconcelos e Cleisson Carlos Silva de Oliveira. Outro autuado foi Matheus, vulgo Ratinho preso por roubo suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas.

fonte cidadeverde.com