Na madrugada desta quinta-feira (17), a equipe Força Tática do 7º Batalhão realizava rondas no bairro Vila Nova, quando um indivíduo avistou a Guarnição e tentou empreender fuga, no entanto foi iniciado acompanhamento tático, o suspeito perdeu o controle do veículo e caiu.
quinta-feira, 17 de junho de 2021
Indivíduo é preso em Corrente-PI com arma de fogo e entorpecentes pelo 7º BPM
Força Tática do 12º BPM prende mulher por tráfico e receptação em Piripiri
fonte www.pm.pi.gov.br
Piauí Wellington escolhe Cleandro Moura como procurador-geral de Justiça
A escolha foi feita a partir de uma lista tríplice composta ainda pela atual procuradora-geral Carmelina Moura e o procurador Hugo Sousa.
Nesta quinta-feira (17), o governador Wellington Dias, escolheu entre Cleandro Alves de Moura para ocupar o cargo de procurador-geral de Justiça do Piauí.
A escolha foi feita a partir de uma lista tríplice composta ainda pela atual procuradora-geral Carmelina Moura e o procurador Hugo Sousa.
- Foto: Ministério Público do PiauíProcurador-geral de Justiça, Cleandro Moura, recepciona os novos servidores.
A escolha do procurador-geral é uma atribuição do governador do Estado, garantida constitucionalmente pela Lei Complementar nº 40/81, que estabelece as normas gerais a serem adotadas na organização do Ministério Público Estadual.
A procuradora Carmelina foi a mais votada, com 101 votos, na eleição realizada no último dia 12 de junho, que definiu a lista tríplice de candidatos ao cargo de procurador-geral para o biênio 2021 – 2023. Já o Cleandro Alves de Moura, ficou em segundo, com 98 votos, e o terceiro mais votado foi o procurador Hugo de Sousa Cardoso, com 82 votos.
A Procuradoria-Geral é um órgão da Administração Superior, responsável pela administração e representação judicial e extrajudicial dos interesses institucionais. É o Procurador-Geral de Justiça quem preside o Colégio de Procuradores e o Conselho Superior do Ministério Público.
Cleandro Alves de Moura é piauiense e entrou no Ministério Público em 1996. Iniciou a carreira como promotor de justiça substituto nas promotorias de justiça de Avelino Lopes, Parnaguá e Curimatá. Respondeu, também, por inúmeras promotorias como as de São Gonçalo, Pio IX, Santa Cruz, Cocal, Luzilândia, Esperantina, Barras e Luis Correia.
Também ocupou os cargos de coordenador-geral do Procon/MP-PI, sub-coordenador do Procon de Parnaíba e membro do grupo de promotores designado para desenvolver ações de combate ao crime organizado e atos de improbidade. E já foi Procurador Geral do Estado entre os anos de 2015 e 2017.
fonte www.viagora.com.br
Receita Federal apreende mais de 500 mil em mercadorias em centro de distribuição
Fotos: Receita Federal
A Receita Federal na 3ª Região Fiscal, que engloba os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, apreendeu mais de R$ 500 mil em mercadorias na cidade de Parnaíba. A operação foi na terça-feira (15) no centro de distribuição dos Correios.
Segundo a Receita, entre os itens apreendidos estavam smartphones de marcas diversas,
suplementos vitamínicos importados, perfumes importados, relógios, eletrônicos, todos sem documentação de origem e sem recolhimento de impostos, totalizando aproximadamente 550 mil reais.
A operação foi realizada pela equipe condutora de cães de faro da divisão de vigilância e repressão ao contrabando e descaminho da Receita Federal, com apoio logístico da agência de Parnaíba.
De acordo com a Receita, o cão Ithor inspecionou diversas mercadorias, entretanto, não houve a localização de entorpecentes.
“A ação faz parte do trabalho constante de repressão e fiscalização realizado pelo órgão Federal”, disse a Receita em nota.
fonte cidadeverde.com
Acusado de matar radiologista em 2019 vai a júri popular
Foto: Arquivo Pessoal
Rudson foi atingindo com um tiro na cabeça
A juíza Maria Zilnar Coutinho Leal, da 2ª Vara do Tribunal de Júri, pronunciou Max Kellyson Marques Marreiros, que agora vai a júri popular pela morte do radialogista Rudson Vieira Batista da Silva. O crime ocorreu em dezembro de 2019 após um desentendimento entre eles em uma bar na zona Norte de Teresina. Max, que é policial militar, teria feito um disparo de arma de fogo contra a vítima.
Na decisão, a juíza acrescenta que o acusado responde ao processo em liberdade e nesta condição deve aguardar o julgamento pelo tribunal do júri.
"Os elementos probatórios constantes dos autos não evidenciam, ao menos no momento que a sua liberdade represente perigo para a ordem pública, instrução em plenário do Júri e aplicação da lei penal", disse a magistrada.
Em sua defesa, o acusado afirmou no processo que atirou após ser atingindo com um soco pela vítima. "Disse que ficou atordoado e quando percebeu que a vítima estava com outras duas pessoas e tinha um porte físico maior que o dele, o acusado se sentiu ameaçado e efetuou o disparo, para cessar a ameaça", afirma trecho do processo.
O crime aconteceu no dia 2 de dezembro de 2019 na avenida Duque de Caxias. Rudson Vieira Batista ainda chegou a ser socorrido, mas morreu 5 dias depois em um hospital.
fonte cidadeverde.com
Deputado intermedia a instalação da Delegacia da Mulher em cidade do Piauí
O deputado estadual Franzé Silva (PT), o prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro, e a vice-prefeita Marinalva Chaves, se reuniram com o secretário de Segurança Pública do Piauí, Rubens Pereira, para solicitar a instalação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) no município de Água Branca. A reunião também contou com o secretário municipal de Assistência Social, Juca Cavalcante.
A iniciativa faz parte da Rede de Proteção à Mulher, cuja criação vem sendo articulada pelo parlamentar e o Executivo municipal de Água Branca e que visa à implementação de medidas para segurança pública, saúde e assistência social às mulheres aguabranquenses, de maneira a, sobretudo, combater a violência contra a mulher e assegurar seus direitos.
“Trata-se de uma necessidade urgente”, pontua o deputado Franzé Silva, “haja vista o agravamento da violência contra a mulher. Estamos comprometidos em avançar nessa pauta e o secretário de Segurança Pública também assumiu o compromisso de buscar a instalação da DEAM entre outras ações voltadas à proteção das mulheres, não apenas em Água Branca, mas em todo o Estado”.
O prefeito Júnior Ribeiro observa que, com o aumento dos casos de violência contra a mulher, “a Delegacia da Mulher, com atendimento especializado e acolhimentos às aguabranquenses e às mulheres de outros municípios do Médio Parnaíba, reforçará a prevenção contra a violência e reforçar a proteção das mulheres, garantindo a elas acesso a seus direitos”.
Já a vice-prefeita Marinalva Chaves destaca que “a proteção às mulheres aguabranquenses, garantindo a elas acesso a seus direitos, à saúde especializada e de qualidade, proteção à sua integridade física, moral e emocional, bem como toda a assistência social necessária são prioridades em nossa gestão”. O articulador político da Prefeitura de Água Branca, Markonny Moura, também participou da reunião.
Fonte: 180graus.com
Filho agride pai idoso e madrasta com facão e madeira no PI; 'ele não quer mulher nenhuma comigo'
Um homem foi preso acusado de agredir o próprio pai idoso e a sua madrasta com um facão e um pedaço de madeira. O caso aconteceu na quarta-feira (16/06), na cidade de Altos. O suspeito chegou a derrubar o pai com um golpe.
Segundo reportagem da TV Meio Norte, a mulher da vítima relatou que seu companheiro já sofre agressão há 10 anos. De acordo com o idoso, o filho tem raiva dele por que ele não quer ver ele namorando com ninguém.
“Ele tem raiva que eu arrumo namorada e ele não quer mulher nenhuma comigo. Ele me perseguiu por mais de um mês e ainda”, explicou.
O suspeito foi apresentado na Central de Flagrantes e levado para exame de corpo e delito.