sábado, 12 de novembro de 2022

Aliados de Lula tentam barrar Liana Chaib e outras indicações de Bolsonaro

 A 50 dias de voltar ao Palácio do Planalto depois de 12 anos, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus aliados se armam para impedir que autoridades indicadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) tomem posse. As informações são do O Globo.

São cerca de 20 nomes escolhidos para ocupar postos-chave e que ainda não receberam a chancela do Senado, condição imposta pela legislação para que sejam empossados em postos como embaixadas, cadeiras em tribunais superiores e agências reguladoras. Entre eles, está a desembargadora do TRT Piauí, Liana Chaib.

Reprodução/TRT PI
Reprodução/TRT PI

Quando assumir a Presidência da República, a partir de 1º de janeiro, Lula poderá derrubar as nomeações feitas por Bolsonaro. Para isso, basta enviar uma mensagem ao Congresso oficializando a retirada das indicações. Até lá, contudo, o plano dos petistas é trabalhar para que esses processos não sejam analisados.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), quer apreciá-los de 22 a 24 de novembro, durante os chamados esforços concentrados para votações. A tramitação de indicações se dá em duas etapas. Primeiro, as autoridades são sabatinadas nas comissões temáticas — por exemplo, os candidatos a embaixadores passam pelo colegiado de Relações Exteriores. Na sequência, os nomes são submetidos ao plenário, que pode aprová-los ou rejeitá-los.

Aliados de Lula articulam para convencer os presidentes das comissões e Pacheco a não pautar os processos até o fim do ano. Caso não sejam atendidos, deverão tentar obstruir as sessões — um instrumento legislativo por meio do qual, na prática, parlamentares se unem para impedir votações.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) deixa claro que para ele e seus correligionários a apreciação de nomeações não será a prioridade, mas, sim, a votação da proposta de Orçamento de 2023.

— O correto e mais apropriado, em fim de governo, era esperar um pouco para analisar autoridades. Mas tudo vai depender do quórum das sessões. No esforço concentrado marcado para o fim deste mês, as sessões vão acontecer do ponto de vista prático. Vai ter quórum? — questiona.

 fonte www.portalr10.com

Conselheiro Kléber Eulálio confirma que abriu mão de presidir o TCE-PI para viabilizar o filho na Alepi

 Conselheiro "passou a vez" no Tribunal de Contas em nome de acordo político que envolve a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí.

O conselheiro Kléber Eulálio confirmou nesta sexta-feira (11) que abriu mão da Presidência do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) devido a uma questão política que envolve a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí. Ele disse que tomou a decisão após seu filho, o deputado estadual Severo Eulálio, ser escolhido pelo MDB para disputar a Presidência da Alepi.

Nos bastidores, sabe-se que houve um acordo para viabilizar a candidatura de Severo Eulálio na Alepi. No tradicional rodízio de presidentes feito pelo TCE-PI, seria a vez de Kléber Eulálio, mas ele abriu mão para viabilizar o filho na busca pelo comando da Assembleia .

 

Kleber EulálioTCE-PI


“Aqui [no TCE-PI] quem assume a presidência é o conselheiro Kennedy Barros. Pelo nosso rodízio que fazemos, pelo entendimento que temos aqui, somos 7, não há qualquer tipo de divergência entre nós. Eu deveria ser o presidente, mas a partir do momento que meu filho foi escolhido pelo seu partido para disputar a Presidência da Assembleia, achei por bem não pleitear a Presidência do tribunal”, afirmou.

Embora não haja impedimento legal, o conselheiro preferiu abdicar do cargo e "passar a vez" para Kennedy Barros no rodízio do TCE-PI. Ao Lupa1, Kleber justificou a decisão alegando preocupação com possíveis especulações que poderiam surgir acerca da lisura das ações do TCE-PI caso ele fosse presidente do tribunal e o filho presidente da Alepi, já que é o TCE quem fiscaliza e julga contas do Poder Legislativo.

“Acho que poderiam surgir algumas especulações de um eventual comprometimento político, poderia ser colocada em dúvida a lisura das ações do tribunal”, continuou.

Ao ser questionado se houve alguma reunião com deputados para definir a composição do TCE, Kleber se esquivou e disse apenas que se reuniu com seus pares do TCE.

“Aqui eu seria o próximo presidente, depois o Kennedy, depois a Waltânia. Então chamei meus colegas e expliquei os motivos pelos quais eu não poderia ser agora”, finalizou.

fonte lupa1.com.br

Jovem piauiense que morreu a serviço do 3º BEC faria aniversário neste sábado (12)

 O jovem Cledenilton Antônio da Silva, de apenas 25 anos, que morreu vítima de um acidente que ocorreu nesta sexta-feira (11/11) por volta das 7h no estado vizinho, ele completaria mais um ano de vida neste sábado (12/11). Com informações do Cidades na Net.

Cledenilton era soldado do efetivo profissional do 3º BEC de Picos e estava a serviço. Didi como era conhecido popularmente, nascido em 1996 completaria 26 anos de idade, neste sábado (12/11).

O soldado foi vítima de um acidente envolvendo um veículo que transitava na BR-135, enquanto a equipe aguardava o retraimento dos demais militares para a sede do destacamento. Ele deixa a esposa e um filho.

fonte 180graus.com

EXCLUSIVO: vídeo mostra entregador sendo assassinado na Vila Irmã Dulce

 O Portal, divulga com EXCLUSIVIDADE vídeo no qual mostra o momento em que o entregador Adriano Lima Vasconcelos foi assassinado com um tiro na cabeça na Vila Irmã Dulce, zona Sul de Teresina. O crime ocorreu por volta das 5h46 da última quinta-feira (12/11). Um amigo da vítima acabou sendo baleado na mão. 

Veja o vídeo: 

Informações preliminares apontam que ele estaria em uma loja de conveniência, onde pode ter havido alguma discussão. Ao deixar o local, Adriano foi perseguido por pelo menos dois suspeitos em uma motocicleta que efetuaram os disparos de arma de fogo que ceifaram sua vida.

A vítima era bastante conhecida na comunidade por trabalhar durante o dia entregando botijão de gás e à noite entregando pizza. O local foi isolado por guarnições do 17º BPM e será periciado pela equipe da Polícia Técnico Científica. O crime vai ser investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O corpo será recolhido para a sede do Instituto Médico Legal (IML). Até o fechamento desta publicação nenhum suspeito foi identificado ou preso.

fonte 180graus.com

Homem é preso suspeito de matar criança de 6 anos durante tentativa de assalto na zona Sul

 Foto: Divulgação/PM-PI


Um homem de 29 anos foi preso na noite dessa sexta-feira (11), suspeito de atirar e matar a menina Débora Vitória, de 6 anos, durante uma tentativa de assalto no bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina. Na ação, Clemilson da Conceição Rodrigues também baleou a mãe da criança.

O crime ocorreu quando a mãe, Dayane Gomes, e filha chegavam em uma residência e foram surpreendidas pelo criminoso que anunciou o assalto. Segundo relato de testemunhas, uma terceira pessoa teria visto a situação e reagido com disparos, momento em que se iniciou uma troca de tiros e as vítimas foram atingidas. 

A mãe e a criança foram socorridas e encaminhadas ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas Débora Vitória não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Já a prisão de Clemilson da Conceição foi realizada horas depois no bairro Vila Ferroviária, zona Sul de Teresina. O suspeito, que já possui passagens pela polícia, foi encaminhado à Central de Flagrantes. A Polícia Civil investigará o caso.

Foto: Reprodução 

Mãe faz desabafo

Nas redes sociais, a mãe de Débora Vitória publicou um vídeo se despedindo da filha. Na mensagem, Dayane Gomes diz que a filha será sempre seu anjo. 

 

 fonte cidadeverde.com

Policial civil que estava desaparecido é encontrado morto no estacionamento do IML

 Foto: Arquivo Pessoal

O policial civil do Maranhão Rômulo Lima Santiago, que estava desaparecido desde a última quinta-feira (10), foi encontrado morto dentro do seu carro no final da tarde deste sábado (12). O veículo estava no estacionamento de funcionários do Instituto de Medicina Legal (IML) de Teresina. 

Funcionários do IML disseram ao portal não saber há quantos dias o automóvel estava no local e que só se deram conta do mesmo após sentirem um mau cheiro vindo da área do estacionamento. Ao perceberem que a placa do veículo era a mesma de Rômulo, acionaram os amigos do policial.

A área foi isolada até a chegada da perícia, que vai investigar as causas da morte, mas familiares conseguiram reconhecer o corpo de Rômulo através do vidro do veículo. O policial civil deixa esposa e um filho de seis anos de idade. 

Rômulo Lima Santiago trabalhava na delegacia do município de Vitorino Freire, a 334 km da capital piauiense, mas havia se  afastado das atividades há alguns dias por conta de uma licença médica.

fonte cidadeverde.com