Em época de florada, Teresina está recebendo mais 10 mil mudas de ipês em 2018
A capital piauiense comemora o Dia da Árvore assistindo aflorada dos ipês em todas as suas regiões
Créditos: Rômulo Piauilino
Ao mesmo tempo em que sofre com a quentura do B-R-O-Bró, Teresina assiste à beleza da florada dos seus ipês. A explosão de cores pode ser vista à distância, contrastando com o céu azul e a luz do sol ardente. Pela sua beleza e resistência ao clima característico, o ipê é a árvore nativa mais procurada nos viveiros mantidos pela Prefeitura. Somente este ano, estão sendo produzidas mais de 10 mil mudas pelo poder público.
As quatro cores - amarelo, branco, rosa e roxo - podem ser encontradas nos viveiros. A produção vem aumentando ano a ano. Desde a implementação do projeto Teresina Mais Verde, em 2013, a cidade vinha recebendo uma média de 8 mil mudas ao ano. Portanto, foram plantadas 24 mil ipês na capital somente nos últimos quatro anos.
O ipê é um símbolo de resistência. Ele demora cerca de 10 anos para atingir a fase adulta e aproximadamente três anos para começar o processo de floração. "Ele é nativo em todos os biomas da cidade. É uma espécie universal em Teresina. Por ser nativo, ele se adapta muito bem ao clima semiárido, não requer adubação porque é oriunda de solos pobres, não requer podas e é resistente às maiores intempéries climáticas, desde o frio extremo ao calor intenso", explica Clóvis Júnior, coordenador de Arborização da Prefeitura.
Junto com as espécies frutíferas, principalmente a mangueira, o ipê é a mais requisitada pela população que vai em busca de mudas nos viveiros. "Nos últimos dois anos, aconteceram muitas queimadas, a maior parte na zona rural, e nós utilizamos o ipê para repor as árvores que foram destruídas. Daqui a alguns anos, a nossa zona rural estará florida também", afirma.
Os viveiros da Prefeitura funcionam de segunda a sexta, de 7h30 às 11h, e para adquirir a muda o interessado deve se dirigir até o local com documento de identidade e comprovante de residência. Na zona norte, o viveiro fica localizado na Avenida Freitas Neto, bairro Mocambinho e na zona Leste fica na Avenida Raul Lopes.
Colisão frontal deixa dois mortos e dois feridos na BR-343
O acidente ocorreu na noite de ontem e foi do tipo colisão frontal
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), atendeu uma ocorrência na noite de sexta-feira (21), que vitimou fatalmente duas pessoas e deixou outros dois gravemente feridos, em acidenteenvolvendo uma motocicleta e um carro de passeio modelo Citroen C3, na BR-343, próximo do km 100, entre os municípios de Piracuruca e Cocal, na região Norte do Piauí.
O acidente ocorreu por volta das 19h57 e foi do tipo colisão frontal. Uma equipe PRF se deslocou logo em seguida ao comunicado, para atendimento da ocorrência e realizou os procedimentos legais. Uma das vítimas identificada como Daniel dos Santos Costa, 21 anos, veio a óbito no local.
Em nota divulgada à imprensa, o Núcleo de Comunicação Social da PRF-PI, informou que o acidente o acidente teve uma vítima fatal ainda no local e três feridos graves, sendo que uma das vítimas não resistiu aos ferimentos e morreu logo após dar entrada no hospital.
O motorista do carro informou que seguia sentido Parnaíba/Teresina, quando um cavalo teria atravessado a rodovia e provocou o acidente. Segundo o condutor, ele tentou desviar do cavalo e acabou colidindo frontalmente em uma motocicleta que vinha no sentido contrário. Com o impacto a motocicleta acabou colidindo em outra motocicleta que seguia na frente.
Quatro pessoas estavam nas motocicletas, três dos feridos foram socorridos por populares que passavam pelo local. Momentos depois, a PRF-PI informou que uma segunda vítima identificada Geovani Cardoso dos Santos, 23 anos, também morreu.
As vitimas seriam do povoado Cipoeiro, município de Cocal e estavam indo para uma seresta nas proximidades do local do sinistro, todos estavam sem capacete. Os cinco ocupantes do carro saíram ilesos.
“A Secretaria de Educação proibiu que os professores reprovassem os alunos”, denuncia Sérvio
Mais um Café com Informação, especial eleições. Dessa vez o entrevistado é o candidato ao governo do estado pelo PSL - Partido Social Liberal, Fábio Sérvio. Ele é piauiense, empresário e jornalista e pela primeira vez candidato ao governo do Estado. Sua coligação, intitulada "Piauí Acima de Tudo", é composta pelo PSL e PROS. Sérvio tem como vice em sua chapa o coronel Carlos Pinho (PROS).
Como em todos os programas abrimos espaço para todos os candidatos ao governo do estado. No Café com Informação dessa semana, seriam entrevistados tanto Fábio Sérvio quanto Sueli Rodrigues, mas a candidata do PSOL, mesmo confirmando a presença, não compareceu aos estúdios do programa. Na entrevista Fábio Sérvio iniciou se apresentando e explicando o motivo pelo qual decidiu entrar na corrida para o governo do estado do Piauí.
“Nós entramos nesse processo movidos por um sentimento de indignação com relação ao nosso estado, que eu acho que um sentimento que a população compartilha. Após a operação Lava-Jato a gente passou a ver de forma mais clara a corrupção. Sempre houve corrupção, mas no governo do PT, ao longo dos anos, ela alcançou níveis estratosféricos. Então eu me reunir com Jair Bolsonaro ainda em 2017 e recebi a proposta, no entanto eu fui o primeiro candidato a governador dele no país, com a certeza que vamos conseguir derrotar o PT no Piauí, vamos renovar a política para esse novo momento do Brasil”, explana.
Educação
O candidato pretende implantar o sistema “Colégio Militar do Piauí”, na rede pública de ensino, em convenio com o Exercito, Policia Militar, a Marinha, criando quatro escolas.
Fábio Sérvio em entrevista ao Café com Informação
“Eu vim de uma educação tradicional, do respeito, da hierarquia, da ordem, aos valores cristãos e aos valores morais e isso se perdeu na escola pública nos últimos anos e com mais intensidade no governo do PT, por causa de uma coisa chamada cultura marxista, que é tentar dissociar a família da formação do caráter humano. Os melhores colégios do país são militares, porque essa disciplina ela é necessária, o militar ele tem foco, ele persegue o que quer e é ensinado a enfrentar as dificuldades. Não é militarizar o pensamento do estudante, é dá disciplina”, defende.
Segurança
Na área de segurança, Fábio Sérvio propõe investimento, tecnologia, inteligência e analise criminal, valorização do profissional.
“Existe a Policia Militar, que é ostensiva, a Policia Civil, investigativa e Policia Técnica, que não existe no Piauí. Para se ter ideia, se a geladeira do IML quebra os cadáveres fica fedendo, então a gente tem que investir, pois não se consegue nem fazer um exame de DNA, temos que pedir favor para os estados vizinhos. Se colocar uma lupa nas contas públicas você ver que não falta dinheiro e sim prioridades”, fala.
Saúde
“Eu parto da premissa que nós não temos problemas com recursos hoje, o que nós temos é problema com a corrupção. Wellington perdeu a noção do estado, ele não tem noção do tamanho e nem dos que os secretários estão fazendo e isso se repete na saúde. Então é necessário descentralizar, mas sem interferência política, a gente precisa de menos política e mais gestão. Precisamos fazer mais concurso público, priorizar o orçamento para o que é essencial, fazer um prontuário eletrônico em todo estado. Saúde pública não tem mistério, é colocar gente competente, controlar os gastos, tem que ter uma boa gestão, uma boa equipe técnica. 90% dos problemas vão se resolver quando a gente assumir no dia 1° de janeiro e o Assis Carvalho não mandar mais na Secretária de Saúde”, diz Fábio Sérvio.
Drogas
Respondendo a pergunta do telespectador Cesari sobre a questão do combate as drogas, o candidato afirma que gerações inteiras então comprometidas e diz que a principal causa é falta da educação de qualidade e de perspectiva.
“A maioria dos estudantes hoje termina o segundo grau nas escolas públicas, aí vem uma denuncia muito grave que comprovadamente vem acontecendo: Para manter os dados estéticos da educação elevados, a Secretária de Educação proibiu que os professores reprovassem os alunos, então nós temos uma serie histórica de crescimento de analfabetismo do estado. O jovem quando sai da escola fica ocioso e se entrega para as drogas. Não temos policiamento para as fronteiras do estado, ter uma policia civil capaz, transformar a delegacia de combate à droga em um departamento ampliando a atuação para o estado inteiro”, conclui.
Criminosos invadem ônibus e fazem assalto no Norte do Piauí
Dois bandidos armados de revolver e rifle invadiram e assaltaram o ônibus da empresa Arêa Leão. O assalto aconteceu no inicio da noite desta sexta-feira (21/09).
Os passageiros foram assaltados dentro do ônibus que seguia para o povoado Ema, na zona rural de José de Freitas.
De acordo com a policia, o ônibus foi assaltado próximo ao povoado Ema. A polícia está realizando várias diligências, principalmente da região do bairro Cidade Nova, no intuito de prender os assaltantes.
Fonte: 180graus.com/com informações Realidade em Foco
Teresina: assaltante morre após colidir em ônibus durante fuga
Um assaltante identificado como Adailson Alves de Oliveira morreu após colidir com um ônibus no Centro de Teresina na noite desta sexta-feira (21/09).
Ele fugia de moto após roubar uma mulher na avenida Frei Serafim e colidiu com um ônibus da Timon City no cruzamento das ruas Coelho Rodrigues e Anísio de Abreu, perto da Praça do Fripisa.
O homem chegou a ser socorrido pelo Samu, mas não resistiu e morreu. Com ele a polícia encontrou a bolsa roubada na mulher.
O motorista do ônibus e a vítima do roubo prestaram esclarecimentos na Central de Flagrantes e foram liberados.