sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Comandante da PM diz que reprovação em exame psicológico precisa ser respeitada

Comandante da PM diz que reprovação em exame psicológico precisa ser respeitada

"Todas elas [decisões liminares] têm a discordância deste comandante, e do Carlos Augusto como cidadão", enfatizou

Em entrevista à TV Cidade Verde, o comandante da Polícia Militar do Piauí, Coronel Carlos Augusto, confessou que como cidadão, não concorda com decisões liminares que permitem a matrícula de candidatos no Curso de Formação da PM, mesmo estes tendo sido reprovados na fase de exame psicológico dos concursos. Porém, como chefe da corporação, tem o dever e a obrigação de cumprir as determinações da Justiça.
“Não tem outra alternativa, mesmo que a gente discorde”, ressaltou. Ele defendeu que diferente de fases como a intelectual e exames físicos, a etapa de exames psicológicos precisa ser respeitada.
O comandante reforça que os candidatos são analisados por psicólogos, com formação para tal, e com base em um questionário feito para quem vai exercer uma atividade de risco. “E todas elas [decisões liminares] têm a discordância deste comandante, e do Carlos Augusto como cidadão”, reforça.
O comandante diz ainda acreditar que “alguns problemas que vivemos é desencadeado pelo desacatamento da análise psicológica”.
Ele revela ainda que do último concurso realizado pelo Nucepe para provimento de vagas na PM, já recebeu notícia uma decisão liminar beneficiando 18 candidatos que foram reprovados na fase psicológica e vão agora poder ingressar no Curso de Formação de cabos e soldados.
“Isso é o que temos de discutir. Discutir depois do prejuízo, já foi, alguém já morreu, já foi ferido. Tem decisões e decisões, decisões que você entende e que você não entende e não concorda. Eu não concordo com alguém que é reprovado no exame psicológico para uma atividade de risco como a nossa prosseguir no certame, mas eu sou obrigado a cumprir, concordando ou não”, disse.
A discussão sobre a concessão de liminares para o ingresso de reprovados na fase psicológica, na Polícia Militar, vem dias depois da morte de uma menina de 9 anos, ferida por disparos efetuados por um soldado durante uma abordagem na zona Leste. O militar está nas fileiras da corporação graças a uma decisão liminar, que permitiu sua convocação para o Curso de Formação, mesmo tendo sido reprovado nos testes psicológicos realizado durante o certame.

fonte 180graus.com

Após ser preso, suspeito de estupro foge correndo de grupamento da PM

Após ser preso, suspeito de estupro foge correndo de grupamento da PM

O suspeito de estuprar uma menina de 12 anos conseguiu fugir correndo do GPM da cidade de Boqueirão do Piauí, nesta quinta-feira (28/12), após ser preso por policiais militares. A mãe da criança denunciou a ação dos militares, que sequer algemaram o suspeito, por considerarem que ele não representava qualquer perigo.
180graus conversou por telefone com Antônia Sandra,  que lamentou o fato do suspeito, que é seu cunhado, ter conseguido fugir tão facilmente. “Como é que a pessoa que está sendo caçada, a polícia não algema e deixa ficar numa cadeira à vontade? Eu não aceito esse tipo de coisa”, disse.
A dona de casa contou que sua residência foi invadida por Silvestre da Costa às 7h30 da manhã de ontem, quando a filha estava sozinha, dormindo. “Minha filha acordou com ele em cima dela, beijando ela”, narra a mãe. A menina saiu gritando, pedindo ajuda de vizinhos, que acionaram a polícia. Enquanto isso o homem aproveitou para fugir.
Enquanto Antônia estava em Piripiri para registrar boletim de ocorrência sobre os abusos na Delegacia de Polícia Civil mais próxima de sua cidade, a PM em Boqueirão conseguira capturar o suspeito.
Em termo de declaração prestado à PM, a dona de casa relata que ao chegar no GPM por volta de 18h viu o cunhado sentado, sem algemas, enquanto os policiais tomavam providências sobre sua prisão. Ela viu o momento em que o suspeito saiu correndo, e pulou o muro do cemitério da cidade para fugir. Novamente os militares ainda tentaram prender Silvestre, mas até o início da tarde de hoje ele ainda não tinha sido localizado.
A mulher diz que esta é a primeira vez que a filha relata ter sofrido abusos. A menina disse ainda à mãe que foi ameaçada pelo tio para manter segredo do ocorrido.
Indignada, a mulher pede agora providências para que o suspeito seja preso e que os policiais, que na sua opinião fizeram “vista grossa”, sejam responsabilizados.

fonte 180graus.com

Acidente com motocicleta deixa duas pessoas feridas na Frei Serafim

Acidente com motocicleta deixa duas pessoas feridas na Frei Serafim

Motociclista atropelou uma senhora, perdeu o controle do veículo e acabou caindo cecra de 20 metros depois.


Um acidente envolvendo uma motocicleta de placa PIN-5611, deixou duas pessoas feridas, em frente ao Hospital Getúlio Vargas, na Avenida Frei Serafim, Centro de Teresina. O fato aconteceu por volta das 15 horas, quando uma senhora, cuja identificação não foi informada pela polícia, foi atingida na perna por uma motocicleta ao tentar atravessar a via em meio aos carros.

Foto: Jailson Soares/O Dia
A motocicleta era pilotada por um homem de nome Jesus Michel, que levava a mulher, Alaíde Aragão, na garupa. De acordo com o capitão João Luís da Silva, do 1º BPM, Jesus e Alaíde seguiam no sentido Centro-Zona Leste, quando, ao chegarem na altura do HGV, foram surpreendidos por uma mulher atravessando a avenida, correndo.

Foto: Jailson Soares/O Dia
“O sinal estava fechado e ela tentou passar em meio aos carros, mas quando chegou na terceira faixa, não viu a moto se aproximando e acabou sendo atingida. Ao que consta, o piloto ainda tentou frear e desviar, mas já estava muito em cima. Com a pancada, ele perdeu o controle do guidão e foi parar no chão uns 20 metros à frente”, relatou o capitão.

O capitão João Luís da Silva conta que a vítima do atropelamento teria tentado atravessar a via no meio dos carros (Foto: Jailson Soares/O Dia)
A senhora vítima do atropelamento sofreu uma fratura a perna e uma ambulância dos Bombeiros, que passava pelo local parou para prestar socorro. Já Jesus Michel, que estaria pilotando sem capacete, bateu com o rosto no asfalto, sofreu vários ferimentos na cabeça, nos braços e pernas. Apesar do impacto da queda, o piloto estava consciente.

Foto: Jailson Soares/O Dia
Sua mulher, Alaíde, que usava capacete, sofreu arranhões leves nos braços. Ela acompanhou o marido na ambulância do SAMU que os levou para o HUT.
Terceiro acidente com vítimas em menos de 24 horas na Capital
O acidente na Avenida Frei Serafim na tarde de hoje (29) já é o terceiro registrado pela Polícia Militar em Teresina nas últimas 24 horas. Na noite de ontem (28), uma motocicleta foi parar embaixo de um carro na Avenida Nossa Senhora de Fátima, próximo à entrada principal do Campus da Ufpi. Um homem ficou ferido e foi encaminhado ao HUT pelo Samu.
Já nas primeiras horas da manhã de hoje (29), um veículo modelo Fox de cor preta foi violentamente atingido por um ônibus no cruzamento das avenidas Jockey Club e Irapuan Rocha, na zona Leste de Teresina. Segundo informações da PM, a vítima foi identificada como sendo o empresário Luciano das Neves de Holanda Barroso, de 24 anos, que foi levado em estado gravíssimo também o Hospital de Urgências de Teresina.
“O ser humano tende a acreditar que está imune a acidentes e conta com a sorte na hora de conduzir um veículo. Impera a desatenção, a imprudências e o resultado está aí em ocorrências sendo registradas praticamente todo dia, ainda mais neste fim de ano, onde as pessoas aproveitam que as vias ficam mais vazias e se excedem na velocidade”, pondera o capitão João.

fonte http://www.portalodia.com