quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Solenidade de Visita do Comandante da 10ª Região Militar ao Quartel da PMPI

 


Na tarde desta quarta-feira (14), a Polícia Militar do Piauí recebeu visita de Orientação Técnica da Inspetoria Geral da PM feita pelo General de Divisão Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, Comandante da 10ª Região Militar acompanhado de sua comitiva formada pelo Comandante CCPE/ 10ª RM, Cel de Cavalaria Dias Lopes; Comandante do 25º BC, Cel Infantaria QEMA Márcio; Comandante do 2º BEC, TC Engenharia QEMA Borlina.  

Após as apresentações feitas por cada militar presente no Auditório do Quartel do Comando Geral-QCG ao General Guilherme, ocorreu à transmissão de um vídeo institucional para os participantes do evento tomarem conhecimento da história dos 185 anos da PMPI.



Durante a Solenidade, o Subcomandante geral da PMPI, Coronel Sousa Filho fez a apresentação organizacional da Instituição, na qual abordou os seguintes assuntos: efetivo por posto e graduação, distribuição do efetivo por faixa etária, números referentes ao núcleo da reserva, material bélico, viaturas, integração com os demais Órgãos de Segurança Pública, dentre outros conteúdos.


Segundo o Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar, a visita do comandante da 10ª Região é uma honra e serve também para estreitar os laços de amizade e camaradagem. A parceria que é sempre importante para a força estadual é a força federal, e este momento é para reafirmar que estamos alinhados e caminhando juntos com o objetivo de ter uma segurança melhor e uma Polícia Militar mais forte e mais bem preparada e o Exército é uma instituição importante nesse processo todo. 


Para o General Guilherme é uma imensa satisfação ter visitado a PMPI e ele aproveitou a oportunidade para apresentar os cumprimentos pela excelência da missão cumprida pela Instituição Policial Militar do Estado do Piauí. Na ocasião, o Comandante da 10ª Região Militar se colocou a disposição do Comando para seguirem juntos na cooperação e integração que já ocorre entre a PM e o Exército Brasileiro. 

fonte www.pm.pi.gov.br

Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: Sgt F. Carvalho

MEIO AMBIENTE Secretária de Meio Ambiente visita obras no Parque Zoobotânico

 Parque está sendo revitalizado para melhor atender a população


A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, realizou  uma visita técnica às obras de revitalização do Parque Zoobotânico, na manhã desta quarta-feira (14). Na ocasião, servidores da pasta avaliaram a estrutura do parque. Criada na década de 1970, a Unidade de Conservação Estadual ocupa uma área total de 127,5 hectares e atualmente abriga 83 mamíferos, 61 aves e 200 répteis.

Segundo a secretária, a revitalização do parque faz parte de um amplo processo de estruturação das Unidades de Conservação do Piauí. “A nossa intenção é estruturar da melhor forma as unidades de conservação do estado. É um processo longo e trabalhoso que vem sendo continuamente planejado pela Semar com o apoio de diversos órgãos do governo do estado”, declarou.

A gestora acrescenta que o Parque Zoobotânico é uma das maiores áreas destinada à proteção e conservação ambiental do Brasil dentro de um perímetro urbano.“É de uma riqueza sem tamanho. A nossa intenção é implantar o modelo de Bioparque, onde os animais terão maior liberdade e também transformando o parque em um espaço de pesquisa, procriação de espécies e de educação ambiental, além de lazer, bem-estar e melhoria da qualidade de vida”, acrescenta Castro.

O Parque Estadual Zoobotânico deve permanecer fechado ao público por no mínimo seis meses, para que o processo de revitalização aconteça de forma rápida e segura. Estando suspensas qualquer atividade dentro da área do parque. Durante esse todo esse período os animais seguem assistidos pela equipe de veterinários e tratadores do parque.




fonte www.pi.gov.br

Governador se reúne com investidores interessados no litoral piauiense

 O governador Wellington Dias se reuniu, na tarde desta quarta-feira (14), com um grupo de investidores interessados em implantar negócios no estado […]

O governador Wellington Dias se reuniu, na tarde desta quarta-feira (14), com um grupo de investidores interessados em implantar negócios no estado do Piauí. No encontro, foram apresentadas as oportunidades disponíveis nos territórios de desenvolvimento, em áreas consideradas estratégicas. Um dos focos é o litoral piauiense. Os investidores vão visitar pessoalmente os Tabuleiros Litorâneos, a Zona de Processamento de Exportações (ZPE), Barra Grande, Ilha do Caju e outros pontos na região.

“Vamos visitar vários terrenos para empreendimentos dentro de Barra Grande, Cajueiro da Praia, Arrombado, Atalaia, imóveis grandes pois os projetos deles precisa de espaço. Mas olharemos também a colônia de férias dos servidores, terrenos do governo que possam abrigar essas oportunidades que os investidores visualizam” explicou Carina Câmara, superintendente de turismo da Setur.

No encontro, foi anunciado o retorno dos voos da empresa Azul para o litoral. A viabilidade do aeroporto de Parnaíba esteve na pauta de discussão. “O aeroporto tem um potencial incrível. Agora, como os estudos avançaram bastante no conceito técnico e de investimentos, a ideia é trazer alguns empresários para que comecem a apreciar este conjunto de oportunidades”, disse Rodolpho Oliveira, membro da consultoria de viabilidade do aeroporto de Parnaíba.


Os investidores falaram também do interesse em áreas como infraestrutura, mineração, logística e habitação. Wellington Dias ressaltou o potencial do agronegócio e da necessidade de viabilização da rodovia Transcerrados. “Da nossa parte, estamos prontos também para participar contribuindo no que for necessário nas áreas, fiscal, ambiental, fundiária, o que for preciso para viabilizar os investimentos”, destacou Wellington Dias.

Os grupos representados na reunião possuem elevados investimentos em infraestrutura e potencial turístico em diversos estados brasileiros. O governo não só apresenta os projetos constantes na carteira de parcerias, como está aberto a sugestões. “Além de conhecerem nossas vocações naturais e potencialidades, eles também poderão sugerir quanto aos projetos que estamos desenhando, seus potenciais para o desenvolvimento do Estado, e apresentar interesses que podem surgir a partir do conhecimento in loco“, pontuou Viviane Moura, superintendente de parcerias e concessões (Suparc).

fonte www.pi.gov.br

Deputado Carlos Augusto é internado com Covid-19

Parlamentar está em repouso e impossibilitado de se comunicar, segundo nota de sua assessoria





O deputado estadual Carlos Augusto (PL) que está Covid-19, precisou ser internado em um hospital de Teresina. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (14) por meio de nota publicada nas redes sociais do parlamentar.

"Por recomendações médicas, está em repouso total e, por isso, impossibilitado de se comunicar", diz trecho do comunicado. 

No último dia 5 de setembro, o deputado informou à imprensa que havia testado positivo para o novo coronavírus, entretanto, na nota divulgada hoje, a assessoria de comunicação de Carlos Augusto esclarece que aquele foi um falso positivo.

"O primeiro resultado obtido para COVID-19, há algumas semanas, foi um falso positivo. Portanto, essa é a primeira vez que o Coronel Carlos Augusto está com COVID-19", informa.


Senador dá parecer favorável a Kassio no STF e diz que não se deve olhar só o currículo

 O relatório em que Braga considera Kássio preparado para ser sabatinado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado

O senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da indicação do juiz federal Kássio Nunes Marques, 48, a uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou em seu parecer que não se pode observar "apenas o curriculum" na hora de escolher o candidato ao cargo.

O relatório em que Braga considera Kássio preparado para ser sabatinado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, foi entregue na manhã desta quarta-feira (14) aos integrantes do colegiado. O parecer será lido e votado em plenário no próximo dia 21, quando ocorre a sabatina de Kássio na comissão.

    Foto: Imagem: Samuel Figueira/TRF-1

No documento de sete páginas, o senador cita o escritor Rui Barbosa, para afirmar que o "notável saber jurídico" exigido pela Constituição tem menos a ver com títulos e diplomas, e mais com sementes de conhecimento".

"Para aferir isso não se deve olhar apenas o curriculum, mas o conjunto da biografia do indicado", escreveu o relator.

Além da dissertação de mestrado, a tese de doutorado do juiz federal Kássio Nunes Marques, 48, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro apresenta trechos semelhantes a artigos acadêmicos publicados por um advogado conterrâneo do magistrado.

O trabalho acadêmico intitulado "Política Judiciária no fornecimento de medicamentos de alto custo no Brasil em um ambiente de crise e de políticas de austeridade fiscal: teoria, experiência e perspectivas", ao qual a Folha de S.Paulo teve acesso, foi defendido neste ano na Universidade de Salamanca.

Com auxílio de uma ferramenta disponível na internet, a Folha identificou coincidências com parágrafos de três artigos assinados pelo advogado piauense Saul Tourinho Leal, que atua no escritório comandado pelo ex-ministro Carlos Ayres Britto, do STF.

"Mirar abstratamente o curriculum do indicado significa retirar a dimensão humana dos conhecimentos que ele adquiriu, das reflexões que produziu e da prudência que exercitou ao longo de sua trajetória", afirmou o senador.

Na tese de doutorado, Kássio, indicado para substituir Celso de Mello no STF, também reproduz na íntegra parágrafos da dissertação de mestrado, apresentada cinco anos antes. A introdução do trabalho acadêmico, por exemplo, é bastante semelhante. Ele também apresenta trechos coincidentes em, pelo menos, três capítulos.

Segundo Braga, aqueles que se apagam "às notas de rodapé e às entrelinhas de sua produção bibliográfica" desprezam a figura que presenta o magistrado.

"Despreza o exemplo de garra e perseverança que o piauiense Kássio Nunes Marques representa aquele que se apega às notas de rodapé e às entrelinhas de sua produção bibliográfica com o objetivo de impingir-lhe críticas vazias de conteúdo".

No universo acadêmico, a prática de apresentar total ou parcialmente textos já publicados sem citar os trabalhos anteriores é conhecida como autoplágio. A medida é eticamente questionável e costuma ser criticada pela comunidade universitária.

Braga afirmou ainda que desconhece problemas na conduta jurídica do magistrado. "Não tomei conhecimento, até o momento, de um único questionamento sobre defeitos nas decisões judiciais que exarou ou sobre sua conduta como magistrado".

Kássio passará por uma sabatina na CCJ . Se aprovado, seu nome segue para apreciação do plenário, o que deve ocorrer no mesmo dia. Se for aprovado por maioria absoluta, é então nomeado pelo presidente da República.

Líderes partidários do Senado afirmam que o governo federal já dá como certa e fácil a aprovação do juiz à vaga no STF. Apesar dos questionamentos em torno da formação acadêmica de Kássio nos últimos dias, os congressistas aliados do governo contabilizam uma ampla margem na votação.

Segundo eles, o resultado pela aprovação em plenário poderá chegar a até 65 votos. O Senado é composto por 81 integrantes.

O voto é secreto. Em votações de indicações de autoridades, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), pode votar como qualquer outro senador, de acordo com o regimento do Senado.

fonte 180graus.com

Candidato a vereador no Piauí tem muro pichado com ameaça: 'Vai morrer'

 O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores se manifestou sobre ataques homofóbicos contra o candidato a vereador Well Lima (PT), da cidade de Pedro II.

Vereador Well Lima
Vereador Well Lima 

O partido repudiou e denuncia as ameaças e tentativa de intimidação motivadas por homofobia contra o candidato, que teve o portão e muro pichados com a frase: "Well vai morrer".

"As ameaças nas redes sociais ao candidato já vinham ocorrendo sem que houvesse qualquer ação para coibi-las. No dia 13 de outubro, a residência do candidato foi alvejada por tiros e teve portão pichado com ameaça de morte. Essa é uma demonstração inequívoca que ainda estamos longe de garantir respeito e dignidade às pessoas LGBTI. A utilização de práticas fascistas ainda é comum em nossos dias e nos leva a uma grave constatação: pessoas LGBTI são diariamente oprimidas de diversas formas", informou o partido em nota.

No Facebook, o candidato comentou a situação.

"Quero agradecer a Deus pela minha vida e a todos vocês pelo carinho, recebi mais de 200 mensagens no Facebook e mais de 150 no whatsapp e sei que não vou conseguir responder todo mundo agora. Vou fazer uma live aqui no meu Facebook para contar tudo o que aconteceu e agradecer a cada um que se preocupou comigo.
Que Deus abençoe nossa cidade, eu sigo firme e mais forte no nosso projeto de mudança em busca de dias melhores para Pedro II".

Confira o restante da nota do PT:
Os fatos comprovam que as pessoas LGBTI não têm direitos garantidos, em especial na política, pois suas candidaturas sofrem todo tipo de violência, inclusive ameaças de morte. Infelizmente essa é a realidade sem disfarces ou máscaras.

As ameaças ao companheiro Well Lima constituem também um mecanismo de silenciamento e invisibilidade para impedir a denúncia, a reflexão e a crítica sobre a situação das pessoas LGBTI.

Em nosso país sempre foi assim: os poderosos falam, decidem, resolvem, determinam quem pode ou não pertencer “à sociedade”.

Felizmente esse cenário tem mudado, especialmente pela ação corajosa de quem não se intimida, não se deixa silenciar amedrontar. As pessoas LGBTI são parte da sociedade, queiram ou não os que usam de qualquer tipo violência contra elas.

Diante desse gravíssimo fato manifestamos nossa solidariedade e apoio ao companheiro Well Lima e esperamos que as autoridades atuem de maneira rápida no intuito de descobrir e responsabilizar os autores, para que sejam levados à justiça.

Reivindicamos proteção efetiva ao companheiro por parte das autoridades de segurança pública do estado, para garantia da integridade física de nosso companheiro.

fonte 180graus.com

BR-343: motociclista fica gravemente ferido após colisão com carro em Teresina

 Uma colisão entre um carro e uma motocicleta foi registrada na tarde desta terça-feira (13/10) no KM 335 da BR 343, em Teresina.

Policiais Rodoviários Federais atenderam o acidente tipo colisão traseira envolvendo o veículo Fiat Uno conduzido por um homem de 28 anos, que saiu ileso, e uma motocicleta, conduzida por um homem de 38 anos que sofreu lesões graves.

Os policiais verificaram através de vestígios e declaração do condutor do automóvel que o motociclista ingressou na rodovia sem a devida atenção e sem obedecer a prioridade de trânsito, sendo colidido na traseira.

A pista de rolamento não esteve interditada, mesmo assim o trânsito ficou lento. Foi realizado teste de alcoolemia no condutor do automóvel, resultando negativo para consumo de álcool.

Os policiais ainda estão em diligências no sentido de identificar outras possíveis causas que levaram ao acontecimento do acidente. O condutor da motocicleta que foi socorrido pelo SAMU e levado a um Hospital na cidade de Teresina.


Fonte:180graus.com/ com informações  PRF-PI