domingo, 9 de junho de 2024

Festejo de Campo Maior (PI) tem primeira procissão das sanfonas

 Fotos: Campo Maior Em Foco

  Fotos: Campo Maior Em Foco

No sábado (08) aconteceu a primeira procissão das sanfonas do Festejo de Santo Antônio em Campo Maior-PI. O evento, realizado pelo Lar da Juventude em parceria com o Centro Operário e Colônia Gonzaga, contou com a participação e colaboração de vários sanfoneiros.

A concentração e saída da procissão aconteceu no Lar da Juventude e foi até a Catedral de Santo Antônio, onde sanfoneiros locais mostraram seus talentos e compartilharam a melodia, cultura e riqueza da música de sanfona com a população campomaiorense.

Na catedral, o Bispo Dom Francisco, em sua fala, disse que acredita que a procissão vai virar tradição em Campo Maior.

fonte www.campomaioremfoco.com.br

Motociclistas se reúnem para Domingo do Grau em Campo Maior (PI)

 Foto: Campo Maior Em Foco

  Foto: Campo Maior Em Foco

Hoje 09/06 vários motociclistas da região se reuniram para participar do primeiro evento do Domingo Do Grau, realizado pelo Pablo Eventos com apoio do pré candidato a prefeito Paulo Martins. O evento aconteceu na Toca do Bode, em Campo Maior, das 12h às 18h e contou com paredões.

No local aconteceu premiações em 1°, 2° e 3° lugar para praticantes do grau, além de um sorteio de uma habilitação na categoria A para quem comprou o ingresso e estava presente na plateia.

Para realizarem as manobras conhecidas como o grau, todos os motociclistas foram obrigados a fazer o uso do capacete. Uma ambulância também esteve presente no local. 

Durante o evento, Paulo Martins juntamente do Neto Marques, conhecido como “Veio do Grau", anunciaram a criação da Associação dos Praticantes do Grau de Campo Maior.

Veja fotos

Obras da galeria do Parque Progresso, na zona Sudeste de Teresina, são iniciadas

 As obras já foram iniciadas para a galeria do Parque Progresso, intervenção urbana de fundamental importância para a comunidade da zona Sudeste, realizada pela Superintendência de Ações Administrativas- Saad Sudeste 2.

Trata-se de um pedido dos moradores há quase 30 anos e agora a sua execução já está acontecendo. “A empresa contratada já está atuando e estamos acompanhando os trabalhos, o investimento é de aproximadamente 3 milhões.”, ressalta Adi Júnior, superintendente executivo da Saad Sudeste 2.

O gerente de obras da Saad Sudeste 2, Geraldo Lopes detalha a ação: “A gente vai fazer toda uma drenagem desse esgoto que vai passar por uma tubulação. Vão ser inseridos aproximadamente 1.000 metros de tubos e depois será realizado a recomposição do calçamento. Além disso, vamos modificar essa sarjeta do eixo central da pista para as laterais.”, explica Lopes.

O objetivo é eliminar a água que corre no meio da pista, evitando problemas recorrentes como acidentes e ainda os malefícios para a saúde e outros males. “Vamos eliminar esse esgoto que corre no meio da pista e resolver essa problemática, atendendo ao pedido justo da comunidade”, comemora o superintendente executivo da Saad Sudeste 2, Adi Júnior.

IML do Piauí recebe equipamentos que ampliam capacidade de solucionar crimes

 O Instituto Médico Legal (IML), do Departamento de Polícia Científica do Piauí (DEPOC/PC-PI), recebeu novos equipamentos de última geração para o Laboratório de Patologia Forense, permitindo a realização de exames mais precisos e reforçando os trabalhos da perícia no Estado.

Os equipamentos recebidos incluem: central de inclusão completa (inclui placa aquecida, placa refrigerada e dispensador de parafina), placa aquecedora, placa de resfriamento, processador de tecidos, micrótomo semi-automático, banho histológico, estufa capela, quatro microscópios, sendo duas unidades da marca Zeiss, empresa mundial referência em microscopia, e outras duas unidades e duas autoclaves.

Divulgação / SSP
Divulgação / SSP

“Já chegaram quase todos os equipamentos do laboratório. O que ainda não chegou, está pronto para ser enviado diretamente da Alemanha. O laboratório de patologia forense do IML é um dos mais modernos e equipados das polícias científicas do Brasil”, afirmou o perito-geral do DEPOC, Antônio Nunes.

Além dos equipamentos, também chegaram ao laboratório forense, insumos como reagentes, produtos químicos e outros materiais necessários para os exames.

Atualmente, o DEPOC conta com duas peritas médico-legistas patologistas que já iniciaram os trabalhos no Piauí. O investimento milionário em tecnologia da perícia forense do Estado permite a entrega de análises de prova mais robustas para a sociedade.

“Os agradecimentos do DEPOC ao Deputado Francisco Costa, que viabilizou a verba junto ao Ministério da Justiça; também ao secretário Chico Lucas por acatar o projeto; agradecimentos especiais aos servidores da SSP que ajudaram a viabilizar essas aquisições, tais como o Perito criminal Laurentino, Lucas Dantas, Martinho e Pedro Costa, além de suas equipes e toda a equipe do gabinete do perito-geral, sem os quais não teríamos viabilizado a montagem desse grande laboratório”, finalizou Antônio Nunes.

fonte www.portalr10.com


INVESTIGAÇÃO Trabalhadores são encontrados mortos em poço no interior do Piauí; suspeita é de intoxicação

 Caso ocorreu na manhã deste domingo (09) na zona rural de Água Branca, no PI

Dois homens, ainda não identificados foram encontrados mortos neste domingo (09) enquanto trabalhavam na limpeza de um poço, na comunidade Barreiro, zona rural de Água Branca, no interior do Piauí. De acordo com a Polícia Militar, os dois morreram ao inalar uma substância tóxica durante a atividade. Os corpos das vítima devem passar ainda por perícia que vai determinar a causa da morte.

Trabalhadores são encontrados mortos em poço no interior do Piauí; suspeita é de intoxicação
divulgação / PM-PI

 

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para auxiliar na remoção dos corpos. A Polícia Militar do Piauí isolou a área e a Polícia Civil do Piauí segue na investigação do caso. 


O Instituto Médico Legal (IML) recolheu o corpo das vítimas.

Fonte: Portal A10+ com informações de Canal 121

INVESTIGAÇÃO Policiais presos suspeitos de envolvimento no assassinato de enfermeira piauiense são soltos

 Jandra Mayandra foi morta a tiros no dia 15 de maio no bairro Pirambu, em Fortaleza

A Justiça do Ceará, por meio da 5ª Vara do Júri, determinou a soltura dos quatro policiais militares presos temporariamente por suspeita de participação na morte da enfermeira piauiense Jandra Mayandra da Silva Soares, em crime ocorrido no dia 15 de maio no bairro Pirambu, em Fortaleza.  Os quatro policiais tinha sido presos na quinta-feira (6) por causa de um mandado de prisão, busca e apreensão.

Jandra Mayandra, de 36 anos
arquivo pessoal

   




O pedido de soltura partiu da Delegacia de Assuntos Internos (DAI), da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD). De acordo com as investigações, os PMs teriam realizado buscas pelo nome da vítima nos sistemas de consultas policiais. Contudo, em depoimento, os PMs afirmaram ou ter pesquisado o nome de Jandra somente após o crime ou que sequer lembravam de feito a referida consulta.

No final da tarde desta sexta-feira (7), a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) constatou por meio de ofício, que os policiais haviam feito consultas em horários distintos dos que tinha sido informados anteriormente.

Investigação aponta participação de policiais

Segundo as investigações, três dos policiais são da ativa e um deles é aposentado. De acordo com uma testemunha, Jandra estava voltando para casa, quando ocorreu uma colisão entre uma motocicleta e o carro que conduzia. O motociclista seguiu a enfermeira até o cruzamento da Avenida Leste-Oeste com a Rua Hélio Campos, onde, próximo a um semáforo, atirou contra Jandra, resultando em sua morte imediata.

Relatos indicam que o motociclista colidiu com o carro de Jandra duas vezes antes de cometer o crime. A primeira colisão aconteceu em um semáforo, onde ele bateu na traseira do carro. A enfermeira continuou a dirigir, mas foi novamente atingida no retrovisor pelo mesmo motociclista. Após uma troca de insultos, o agressor disparou três vezes contra Jandra, que estava acompanhada de outra mulher no veículo. A passageira não sofreu ferimentos, e o criminoso fugiu do local.

As autoridades estão considerando a hipótese de que a colisão foi um método utilizado pelo motociclista para confirmar a identidade da vítima. A placa da motocicleta estava coberta, dificultando a identificação pelas câmeras de segurança da avenida.

Jandra Mayandra era natural de Floriano, no Piauí, e residia em Iparana, Caucaia, há aproximadamente 10 anos. No Ceará, ela trabalhava na central de algumas unidades de pronto atendimento (UPAs) de Fortaleza.

Fonte: Portal A10+ com informações do GC Mais, parceiro da RECORD