quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Tribunal do Júri: MPPI obtém condenação de casal pelo crime de homicídio contra adolescente em Jaicós

 

Imagem: Portal Cidades na Net

A atuação do Ministério Público do Piauí resultou na condenação de Francisco Marrone de Castro e Valéria da Silva Correia, pelo crime de homicídio contra Uriel Henrique de Sousa, de 16 anos, na cidade de Campo Grande do Piauí. O promotor Sebastião Jacson Santos Borges, que responde pela Promotoria de Jaicós, representou o MPPI.  

O julgamento ocorreu na última terça-feira, 18 de outubro, na sede do Fórum da Comarca de Jaicós, com a presidência do Juiz Antônio Genival Pereira de Sousa. A sessão de julgamento teve mais de 10 horas de duração.  

O Conselho de Sentença reconheceu os crimes nos termos apresentados pelo Ministério Público. A pena dos réus foi fixada em 14 anos de reclusão, em regime fechado, pela prática do crime tipificado no art. 121, § 2º, incs. II e IV c/c. o art. 29, ambos do Código Penal. 

Segundo a denúncia, na noite do dia 03 de setembro de 2019, no Bairro Novo Horizonte em Campo Grande do Piauí, os condenados desferiam diversos golpes de facas, após o adolescente ter beijado, dias antes, no pescoço, Valéria da Silva, então namorada de Francisco Marrone. Os golpes na garganta causaram ferimentos que levaram à morte, conforme laudo de exame cadavérico. O magistrado entendeu, portanto, que a motivação do crime se deu por razões fúteis e mediante recursos que dificultaram a defesa da vítima. Na sessão, foi comprovado que o acusado possuía outros envolvimentos criminais. 

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI

Membros do MPPI prestam orientações sobre cuidado integrado para a pessoa com transtorno do espectro do autismo

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da Promotoria de Justiça de Matias Olímpio, e, com apoio dos Centros de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC) e da Saúde (CAODS), prestaram orientações sobre cuidado integrado para a pessoa com transtorno do espectro do autismo, durante audiência virtual, ocorrida nesta quinta-feira (20). Além dos membros do MPPI, também participaram do diálogo representantes de órgãos do poder executivo municipal e da população da cidade.

Conduzida pelo promotor de Justiça Jessé Mineiro de Abreu, titular da Promotoria de Justiça de Matias Olímpio, a audiência contou também com a presença das coordenadoras do CAODEC E CAODS, Flávia Gomes e Karla Furtado, respectivamente.

As solicitações de mães de crianças com transtorno do espectro do autismo motivaram a realização da audiência. Jessé Abreu informou que tem atuado em consonância com os órgãos públicos municipais para a formulação de políticas públicas que atendam às demandas apresentadas pela comunidade local.

Durante o diálogo, as ações desenvolvidas por meio da gestão municipal foram apresentadas. Os representantes da comunidade local expuseram as necessidades identificadas no município no tocante a garantia de direitos das pessoas com transtorno do espectro do autismo.

A importância do cuidado integrado e do tratamento interdisciplinar da pessoa com transtorno do espectro do autismo foi reforçada pelos representantes do MPPI. A coordenadora do CAODEC Flávia Gomes apontou a legislação que regulamenta a educação especial e a urgência da efetivação da inclusão no âmbito escolar. Karla Furtado, coordenadora do CAODS, orientou os partícipes a participarem do Conselho Municipal de Saúde, como mecanismo de dar resolutividade a algumas demandas apresentadas.

Após as exposições, definiu-se como encaminhamento a necessidade da elaboração de uma recomendação ministerial à gestão municipal, que oriente os profissionais no cumprimento das questões apontadas pela comunidade.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI

Vídeo mostra dupla armada realizando assalto na zona norte de Teresina

 Uma câmera de segurança flagrou um assalto no início da tarde desta quinta-feira (20), na Rua Santa Joana D'Arc, bairro Mocambinho, zona norte de Teresina.

As imagens mostram dois suspeitos, armados, cada um em uma motocicleta, parando no meio da rua e abordando jovens que estavam em suas bicicletas. 

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Eles apontam as armas para as vítimas e exigem seus pertences. A ação ocorreu por volta de 13 horas.

Após recolherem os pertences das vítimas, os suspeitos empreenderam fuga. 

fonte www.portalr10.com

Mulher, vítima de bala perdida, e suspeito morrem em assalto em Parnaíba

A situação aconteceu por volta das 11h30 na Rua Almirante Gervasio Sampaio, no centro de Parnaíba, litoral do Piauí.


Uma mulher, identificada como Maria Letícia Santos, morreu após uma troca de tiros durante uma tentativa de assalto no fim da manhã desta quinta-feira (20), em uma loja de celulares na Rua Almirante Gervasio Sampaio, no centro de Parnaíba, litoral do Piauí. As primeiras informações dão conta que ela foi atingida por uma bala perdida durante a situação, tendo morte imediata no local. Um suspeito envolvido no crime, Paulo Renato Soares, vulgo "Patolino", também morreu no tiroteio. 

Rede Meio Norte apurou no local que o crime foi registrado por volta das 11h30, quando os suspeitos anunciaram um assalto e uma pessoa, que seria um segurança, reagiu ao crime e trocou tiros com os criminosos, conseguindo alvejar um deles. Foi nesse momento em que a mulher foi atingida e faleceu na rua. 

Ao portal, o comandante do 2º BPM de Parnaíba, tenente-coronel Erisvaldo Viana, informou que o segundo envolvido no crime, identificado apenas como Luís Victor, também foi alvejado, mas foi socorrido pelo SAMU ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), onde foi dada a voz de prisão. Uma arma de fogo e uma motocicleta em que eles estavam para praticar o crime foi apreendida. 

O comandante destacou ainda que ambos os criminosos já são conhecidos da polícia e haviam sido presos anteriormente. 

Segundo suspeito baleado envolvido no crime (Foto: Reprodução/ WhatsApp)Segundo suspeito baleado envolvido no crime (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

“Foram dois assaltantes, onde um foi preso e outro foi morto. Eu já tinha prendido o Patolino em Barra Grande e outra vez em Piripiri. O Victor já foi preso por porte de arma de fogo e por tráfico. Infelizmente é uma tragédia anunciada, porque se esses elementos estivessem presos pelo o que eles já tinham cometido anteriormente, hoje não estariam soltos. Infelizmente uma cidadã veio a falecer. Ele (Victor) foi preso no SAMU. Eu determinei que a Força Tática fosse lá e o detivemos. Ele ficou no Heda, para possivelmente fazer uma cirurgia”, disse. 

A Força Tática da Polícia Militar de Parnaíba atendeu a ocorrência e isolou o perímetro para o trabalho da perícia criminal. O Instituto Médico Legal (IML) removeu os corpos em seguida. Letícia tinha 23 anos e era jogadora de futebol do time Santa Isabel Futebol Clube. 

Letícia Santos, vítima do tiroteio no centro de Parnaíba (Foto: Reprodução)Letícia Santos, vítima do tiroteio no centro de Parnaíba (Foto: Reprodução)

fonte www.meionorte.com