terça-feira, 19 de janeiro de 2021

PMPI faz escolta das vacinas contra a COVID-19 durante translado até os Municípios do Piauí

 


Na noite de segunda-feira (18), a Polícia Militar do Piauí iniciou através da Coordenaria Geral de Operações a Operação Arcanjo I.  O objetivo desta operação é realizar a escolta e custódia/proteção das vacinas contra a COVID-19 por todo o território piauiense. As doses das vacinas foram escoltadas do Aeroporto de Teresina  para a Rede de Frio da SESAPI pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e PMPI e após a organização das rotas para a distribuição feita pela Secretaria de Saúde do Estado, a Polícia Militar do Piauí deu início a Operação de distribuição para os municípios. 



Foram utilizadas nesta primeira fase, 20 viaturas e mais de 60 militares estaduais no translado das doses das vacinas para as cidades de Campo Maior, Piripiri, Barras, Valença, Oeiras, Amarante, Floriano, Uruçuí, Bom Jesus, Corrente, Picos, São Raimundo Nonato, Paulistana, Fronteiras e Parnaíba, o mesmo quantitativo de policiais militares será utilizado para a proteção/guarda das doses da vacina distribuídas pelas regionais de saúde e serão usados ainda efetivos e viaturas em quantidades necessárias para se fazer a escolta das doses das vacinas para todos as demais Cidades do Estado do Piauí. 


fonte www.pm.pi.gov.br
Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs Unidades

Policiais militares da CIPTRAN e do COPOM recebem instruções

 




Durante a segunda-feira (18), equipes da Companhia Independente do Policiamento de Trânsito e do Centro de Ocorrências Policiais Militares participaram de capacitações no BOPE e na ATI, respectivamente. 

O efetivo da CIPTRAN passou por instrução de armamento e tiro ministrada pelo Capitão Alves do BOPE e seus monitores. A ação visa instruir os policiais a aplicarem as técnicas de tiro policial, a fim de atuarem de forma apropriada durante um confronto armado, que possa ocorrer durante o serviço.

No mesmo dia, cinco dos Coordenadores de Operações do COPOM estiveram na ATI com a equipe da DIPM/PMPI se cadastrando e outros atualizando seus acessos junto ao SINESP Infoseg. 

Nessa ótica foi observado um ganho significativo para o serviço policial militar, tendo em vista a independência gerada na consulta de pessoas, veículos etc. Com isso, as guarnições poderão também recorrer diretamente a Central de Operações no que tange a busca de Informações. O assessoramento aos PMs que estão na ponta, no dia a dia das ruas será mais direto, o que poderá sobremaneira otimizar o tempo resposta das ocorrências em geral (abordagens a pessoas, consulta de placas de veículos suspeitos/abandonados/localizados, levantamento de endereços, dentre outros). É a Informação a serviço do profissional e da sociedade. 


fonte www.pm.pi.gov.br

Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs Unidades

Prefeitura de São Miguel do Tapuio inicia vacinação contra Covid – 19

 




A Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio através da Secretaria de Saúde iniciou nesta terça-feira (19) a vacinação contra o Covid – 19. A primeira sãomiguelense a receber a vacina contra o coronavírus foi a auxiliar de Enfermagem, Ednalva.

O prefeito Pompílio Evaristo anunciou o início do processo de imunização no município.

“A primeira de muitas pessoas que serão imunizadas contra o Covid-19. Obedecendo aos protocolos dos órgãos de saúde, que determinam que as primeiras dosagens da Coronavac sejam destinadas para os profissionais da área da saúde, a Auxiliar de Enfermagem, Ednalva, foi a primeira sãomiguelense a receber a vacina contra o CoronaVírus.  Nesta primeira fase, as 78 doses da vacina que foram destinadas para SMT, serão aplicadas nos profissionais que estão trabalhando na linha de frente no combate à pandemia. Médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentistas, etc serão contemplados nessa primeira etapa. Agradeço a Deus por conduzir esse momento histórico em nosso município e  aproveito para parabenizar todos os cientistas, pesquisadores e o Sistema Único de Saúde (SUS). Vale ressaltar que a pandemia ainda não acabou. Demos um passo muito importante, mas todos os cuidados e medidas de prevenção devem ser mantidos”, disse o gestor.

fonte politicapiauiense.com

Trabalhadores do Lacen fazem protesto e pedem vacina contra Covid

 Foto:Divulgação/Ascom

Funcionários do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) realizaram protesto nesta terça-feira (19) cobrando a inclusão deles no grupo de profissionais de saúde que receberão a vacina contra a Covid-19 de forma imediata.

Os trabalhadores afirmam que desde o início da pandemia estão na linha de frente contra a Covid-19. De março até agora o laboratório já analisou mais 150 mil exames para detectar o coronavírus.

portal recebeu a informação de que os trabalhadores se sentiram desprestigiados por não terem sido representados no ato de simbólico que lançou a campanha de vacinação no Piauí.  A presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Piauí (Sindespi), Geane Sousa, lembra que dezenas de funcionários do Lacen já contraíram a Covid-19 e cobra que estes profissionais  sejam imunizados de forma prioritária.

“Os trabalhadores do Lacen estão à frente de tudo, acompanhando, monitorando exames, e estão diretamente na linha de frente. E aí no momento que vem a vacina são deixados de lado. Então eu tenho certeza que é um direito para o trabalhador da saúde do Lacen e o restante dos trabalhadores como maqueiros, nutricionistas, terem direito a ser vacinados. A área da saúde envolve uma diversidade de profissionais, todos lidam diretamente, do maqueiro que traz, à atendente que recebe, da nutricionista ao pessoal da lavanderia. O cuidar de um paciente envolve várias etapas e profissionais e todos estão em risco e são prioritários”, disse Geane.

A direção do Lacen encaminhou ofício para a Fundação Municipal de Saúde e fez contato com o Conselho Regional de Farmácia para pedir a movimentação do conselho de classe.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou, por meio de nota, que devido à “pouca quantidade” de dosa de vacina, a prioridade é imunizar grupos de maior vulnerabilidade e profissionais que atuam nos cuidados com pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

“A Fundação Municipal de Saúde informa que, em função da pouca quantidade de doses recebidas nesta primeira remessa da vacina contra a covid-19, traçou uma estratégia para imunizar grupos de maior vulnerabilidade e profissionais que atuam nos cuidados com pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Os demais profissionais de saúde, inclusive funcionários de laboratórios, clínicas e outros estabelecimentos públicos e privados, serão inclusos em etapas posteriores”, diz a nota.

 

fonte cidadeverde.com

Piauí Mulher é assassinada dentro da própria casa na cidade de Parnaíba

 Delzuita Ferreira de Amorim, de 45 anos, foi morta a tiros dentro da própria residência no bairro Planalto, na noite dessa segunda-feira (18).

Na noite dessa segunda-feira, 18 de janeiro, uma mulher identificada como Delzuita Ferreira de Amorim, de 45 anos, foi assassinada a tiros dentro da própria casa, no bairro Planato, na cidade de Parnaíba, região litorânea do Piauí.

De acordo com informações divulgadas pelo Piauí Em Dia, quatro homens em duas motocicletas chegaram à residência da vítima e efetuaram vários disparos a queima roupa contra ela, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

  • Foto: Arquivo PessoalDelzuita Ferreira de Amorim foi morta a tiros dentro da própria casa.Delzuita Ferreira de Amorim foi morta a tiros dentro da própria casa.

A filha de Delzuita tentou socorrer a mãe, mas acabou sendo baleada. Ela foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em estado grave.

Após o crime, os suspeitos se evadiram do local e já nas proximidades do bairro João XXIII balearam a esposa de um ex-presidiário, identificado apenas como Chapolin.

Segundo a Polícia Militar, o crime pode estar relacionado com o tráfico de drogas, já que Delzuita e a filha teriam sido presas anteriormente pelo crime. O caso será investigado pela Polícia Civil.

fonte www.viagora.com.br

'Momento de cumprirmos as normas', diz juiz que suspendeu festas em Teresina

 O juiz Aderson Antonio Brito Nogueira, Titular da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, acatou pedido do Ministério Público contra as empresas P. I. de A Rocha Produtora de Festas LTDA (Jeitinho Produções), Flip Eventos LTDA, F M Campelo (309 Bar), Restaurante Quinta do Visconde LTDA, Samanta Dourado de Oliveira (The Lounge) e Moon Pub House, e decidiu pela suspensão das festas carnavalescas marcadas para acontecer em Teresina.

Juiz Aderson Antonio Brito Nogueira
Juiz Aderson Antonio Brito Nogueira    Reprodução TV Assembleia

No pedido, o MP-PI alega que várias prévias de carnaval estão marcadas para o dia 23 de janeiro de 2021, a serem realizadas pelos réus. Segundo o autor da ação, esses eventos acontecerão em ambientes fechados, de modo a favorecer o contágio pelo coronavírus.

Em sua decisão, o magistrado entendeu que a proibição de tais eventos era a medida a ser tomada, considerando todo o cenário pandêmico, não só na capital, mas em todo o país.

“Na situação posta em análise, creio que devo deferir o pedido de liminar, porque estão demonstrados os requisitos do artigo 300 do Código de Processo Civil. Penso que este é o momento de todos sermos estadistas e cumprirmos as normas editadas para prevenção e combate à pandemia de Covid-19. Ademais, não se pode aceitar que o próprio Município de Teresina conceda autorização para realização de festas carnavalescas em contradição com as suas próprias normas de saúde pública”, disse o juiz em sua sentença.

O magistrado proibiu não só as festas previstas para o dia 23 de janeiro, mas eventuais eventos futuros.

“Ante o exposto, defiro o pedido liminar e determino a suspensão imediata da eficácia do ato que autoriza a realização de festas de carnaval no dia 23 de janeiro de 2021, bem como em datas futuras, nos estabelecimentos P. I. de A Rocha Produtora de Festas LTDA (Jeitinho Produções), Flip Eventos LTDA, F M Campelo (309 Bar), Restaurante Quinta do Visconde LTDA, Samanta Dourado de Oliveira (The Lounge) e Moon Pub House, que costumam organizar festas em ambientes fechados e com grande multidão”, pontuou o juiz Aderson Nogueira.

CONFIRA A DECISÃO

 


Fonte: 180graus.com/ com informações TJ-PI