terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Tenente envolvido em fraude do concurso da PM já está solto


Tenente envolvido em fraude do concurso da PM já está solto

Edivaldo Morais está solto, respondendo ao processo em liberdade.

Envolvidos na fraude
Envolvidos na fraude

O tenente da Polícia Militar Elisvaldo Morais, preso durante a operação Certame, que tinha o objetivo de detectar fraudes noconcurso da Polícia para os postos de soldado e oficial, realizado em 01 de dezembro, está solto. Os quatro membros da PM, envolvidos na compra de gabaritos estão presos e foram remanejados para a Casa de Custódia, em Teresina.
O concurso destinava vagas para Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus. O tenente, que é acusado de comandar a ação confessouparticipar do esquema para ajudar o próprio filho; Elisvaldo Morais está solto, respondendo ao processo em liberdade.
“É um absurdo! Eu fiz, gastei o que não podia, fiz preparatório, estou desempregado, gastei o dinheiro que eu não tinha para fazer esse concurso”, disse o estudante Érick.
De acordo com o corregedor da Polícia Militar, Marcos Daví, foram aplicadas fianças a todos os civis na Central de Flagrantes. “O tenente foi colocado em liberdade em virtude de um alvará de soltura concedido pelo Dr. Luiz Moura, juiz da Central de Inquéritos. Eu desconheço a permanência em prisão dos civis.”
FONTE: Denison Duarte

Ciptran registra mais de 2000 infrações somente em novembro


Ciptran registra mais de 2000 infrações somente em novembro

Entre as infrações mais cometidas estão a condução de moto sem capacete e sem assessórios de segurança

1.647 se configuram como gravíssimas e 125 graves
1.647 se configuram como gravíssimas e 125 graves

A Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) registrou 2.099 infrações somente no mês de novembro. Destas, 1.647 se configuram como gravíssimas, 125 graves, 72 médias e 255 como leves.
Entre as infrações mais cometidas estão a condução de moto sem capacete e sem assessórios de segurança, ocupando 36,6% das infrações registradas; dirigir veículo sem Carteira Nacional de Habilitação, assume 21,6%; e ainda conduzir veículo não registrado ou devidamente licenciado, com 13% das infrações verificadas pelo órgão.
Das infrações graves contabilizadas as mais recorrentes foram: conduzir veículos sem equipamento obrigatório/ineficiente ou inoperante, com 99 notificações, e conduzir veículo com cor ou características alteradas, oito casos.
Dentre as infrações médias, de maior incidência, foram: dirigir veículo com calçado inadequado, com 35 ocorrências; dirigir com fones de ouvido de aparelho de som ou celular, com 24 casos; conduzir veículo sem documentos obrigatórios, com 248 casos; dirigir sem atenção ou cuidados indispensáveis a segurança no trânsito, com sete casos.
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) e parceiros estão intensificando as blitz e ações educativas afim de conscientizar os condutores para um comportamento seguro e com respeito às leis.
FONTE: Denison Duarte

TJ-PI escolhe Tríplice para vaga de juiz substituto; veja!


TJ-PI escolhe Tríplice para vaga de juiz substituto; veja!

Os nomes foram encaminhados para o Tribunal Superior Eleitoral, que irá verificar a documentação de cada candidato

O Tribunal de Justiça do Piauí definiu a segunda lista tríplice de advogados
que estão concorrendo a uma vaga de juiz substituto do TRE. São três
os advogados escolhidos: José Gonzaga, Astrogildo Assunção Filho e
Marcelo Eulálio.
Os nomes foram encaminhados para o Tribunal Superior Eleitoral, que irá
verificar a documentação de cada candidato e providenciar os atos para a
escolha do nome.
Os juízes substitutos possuem mandatos de dois anos, com possibilidade de mais um mandato de dois anos, e são convocados para substituir o titular e responder como juiz da propaganda eleitoral durante as eleições.
FONTE: Portal Meio Norte

Barack Obama: "Mandela foi um gigante da história"


Barack Obama: "Mandela foi um gigante da história"

Primeiro presidente negro dos EUa discursa em celebração ao líder.

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta terça-feira (10) que Nelson Mandela foi um "gigante da história", que moveu bilhões pelo mundo.

Obama falou de maneira emocionada, durante a cerimônia em homenagem ao herói anti-apartheid, que reuniu milhares de sul-africano e dezenas de líderes mundiais no estádio Soccer City, em Soweto.

Foto: AP
O presidente dos EUA, Barack Obama, discursa nesta terça-feira (10) em homenagem a Nelson Mandela na África do Sul 

O americano, primeiro presidente negro dos EUA, disse que muitos líderes mundiais mostram solidariedade a Mandela, herói da luta contra a discriminação racial, mas "não toleram discordância de seu próprio povo".

Obama agradeceu ao povo sul-africano por ter "compartilhado" Mandela com o mundo. "Mandela é o último libertador do século XX", disse o presidente dos EUA.

O democrata afirmou que Mandela, morto na última quinta, mostrou ao mundo "o poder da ação". "Foi preciso um homem como Madiba para libertar não só os prisioneiros, mas os captores também", disse Obama.

O americano afirmou que as lutas que se seguem à obtenção da igualdade formal entre as raças ainda continuam. "Em todo mundo hoje, homens e mulheres ainda estão em prisões por conta de suas crenças políticas", disse Obama.

"Eu não estou à altura de Madiba, mas ele me faz querer ser um homem melhor", disse Obama. "Que Deus abençoe Nelson Mandela, que Deus abençoe a África do Sul", encerrou Obama.

Obama e Raúl Castro

Antes do discurso, o presidente americano apertou a mão do presidente de Cuba Raúl Castro. Ele também cumprimentou, com beijos, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

O presidente americano chegou à cerimônia com cerca de uma hora de atraso, acompanhado por seus predecessores George W. Bush -que aplaudiu de pé o discurso do rival- e Bill Clinton.


Fonte: G1

Moradores da Vermelha e do São Pedro estão há mais de 24h sem água


Moradores da Vermelha e do São Pedro estão há mais de 24h sem água


Moradores dos bairros Vermelha e São Pedro, localizados na zona Sul de Teresina, reclamam que estão sem água desde as 9h da manhã de segunda-feira (9). 


Em casas que não possuem caixa d'água, a população tem que pedir ajuda aos vizinhos que têm poços. "Estamos sem água até para beber. O jeito é pedir ajuda", dizem os moradores.


A assessoria de imprensa da Agespisa admitiu o problema e explicou à TV Cidade Verde que a falta de água foi causada por um rompimento da tubulação na rua 13 de maio. A empresa informou ainda que tudo foi resolvido na tarde de ontem.


fonte cidadeverde.com

Mulher enterrada em lama foi morta por vingança, revela delegado


Mulher enterrada em lama foi morta por vingança, revela delegado

O corpo foi identificado e a polícia afirma que há ligação com drogas. Vítima teria sido espancada até a morte.

A Delegacia de Homicídios já identificou o corpo encontrado parcialmente enterrado na manhã desta segunda-feira (9), às margens de um olho d'água no bairro Morros, zona Leste de Teresina.

Fotos: Jordana Cury/Cidadeverde.com

Trata-se de uma mulher identificada como Marilene Gomes Lima Silva, 39 anos. O delegado Francisco Costa, o Barêta, afirmou que a vítima foi morta por vingança. "Não podemos dizer o motivo porque ainda estamos investigando, mas tem a ver com drogas", informou o delegado.

O corpo de Marilene ainda não estava em decomposição, por isso a polícia acredita que ela tenha sido morta nos últimos dias e que tenha sido preservada pela lama. 


As primeiras informações sugerem que a vítima foi espancada até a morte. "Pedimos exames ao Instituto Médico Legal [IML] e à perícia. Estamos aguardando os resultados, mas a investigação está avançada e será concluída em tempo recorde", acrescentou Barêta.

O corpo de Marilene foi reconhecido pela filha. A polícia ainda não sabe dizer se a vítima tinha passagens pela polícia. "Estamos fazendo esse levantamento. Também já solicitamos à perícia a identificação do local onde ela realmente foi morta", destacou o delegado.

Entenda o caso

Marilene Gomes foi encontrada morta na manhã de ontem (9) às margens de um olho d'água, dentro de um matagal, em local de difícil acesso no bairro Morros, zona Leste. 



Local por onde a vítima teria sido arrastada

O corpo da vítima estava parcialmente enterrado, com a cabeça e os pés à mostra. Moradores das proximidades afirmaram terem visto uma pessoa ser arrastada por mais de 500 metros até ser levada para o matagal, na madrugada de segunda.

fonte cidadeverde.com

Mau humor pode ser sinal de doença quando é muito frequente


Mau humor pode ser sinal de doença quando é muito frequente

De acordo com dados da OMS, a distimia atinge 3% da população mundial.

O mau humor não é apenas um problema que atrapalha a convivência social. Quando é muito frequente pode se tratar de uma doença que precisa de tratamento. Chamado distimia, o distúrbio psicológico atinge 3% da população mundial, o que significa cerca de 180 milhões de pessoas no mundo, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde).

De acordo com Myriam Durante, psicoterapeuta holística e presidente do IPOM (Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente), por desconhecimento, o mau humor acaba sendo subestimado e não enfrentado como uma doença. "Por acreditar que se trata de um traço de personalidade, quem padece desse distúrbio acaba se acostumando a ser mal humorado e passa a achar normal viver irritado ou aborrecido".

Além do mau humor, quem tem distimia, segundo a psicoterapeuta, se sente desmotivado e demonstra sentimentos negativos e impaciência. Os principais sintomas da doença são: mau humor, desânimo, tristeza, pessimismo, baixa autoestima, falta de energia, dificuldades para dormir e se alimentar de maneira saudável, uso de álcool ou drogas.

"Quem tem distimia não consegue ver o lado bom das coisas. Coloca defeito em tudo, não sabe lidar com imprevistos, se sente injustiçado, leva tudo para o lado pessoal e parece que carrega um grande peso nas costas. Não sabe rir dos problemas e das situações que fogem ao seu controle, sofrendo muito quando algo em seu planejamento não dá certo".

A psicoterapeuta alerta que a doença não pode ser subestimada. Quem apresenta mau humor com muita frequência corre um risco 30% maior de desenvolver depressão ou algum tipo de fobia. Também há um grande risco da pessoa se envolver com drogas ou álcool, na busca ilusória de acabar com a irritação.

"O importante é, quando perceber um quadro geral da doença, procurar ajuda médica para diagnosticar o distúrbio. Em muitos casos a ajuda de um bom psicoterapeuta já é capaz de curar a doença. Em outros, mais graves, é necessário também o uso de medicamentos. Praticar atividades físicas que liberam endorfina e serotonina também ajudam a melhorar o humor, além de aumentar a autoestima".

Fonte: R7 

Previsão do tempo aponta instabilidades e chuvas no Piauí


Previsão do tempo aponta instabilidades e chuvas no Piauí

A previsão do tempo divulgada nesta terça-feira (10) pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) aponta que áreas de instabilidades provocarão chuvas sobre parte do Piauí, em especial no setor Leste.

Hoje o tempo deverá permanecer de claro a parcialmente nublado com pancadas de chuvas isoladas e possíveis trovoadas no sudeste e centro-oeste. No Norte e demais áreas predominarão tempo seco e quente, mas há possibilidade de chuva passageira em áreas isoladas do Nordeste. A temperatura máxima ficará em torno de 37°C. 

Na capital, o dia deve variar entre claro e parcialmente nublado, com possibilidade de chuva no final do dia ou à noite. A temperatura máxima deve chegar a 37°C.

Quarta-feira (11)

A previsão do tempo para amanhã é de pancadas de chuvas no norte, centro-oeste, sudeste e sudoeste do Piauí, além da capital.

Para o sudoeste e sudeste estão previstas chuvas fortes em algumas áreas. No centro-oeste as pancadas de chuva devem surgir com trovoadas. 

As temperaturas no Estado deverão variar entre 20°C e 37°C.

Quinta-feira (12)

A previsão aponta que deverá haver chuvas em forma de pancadas e possíveis trovoadas no sudoeste e sudeste. No Norte, a chuva deverá ser passageira e isolada, assim como nas demais áreas.

Na capital, o dia poderá variar entre claro e parcialmente nublado, com possibilidades de chuva a qualquer hora do dia. A máxima poderá atingir 36°C e a mínima, 24°C.

fonte cidadeverde.com

Setut não solicitou aumento no preço das passagens de ônibus


Setut não solicitou aumento no preço das passagens de ônibus

O sindicato das empresas de transportes urbano de Teresina (Setut) não enviou nenhuma planilha com sugestão de reajuste de preço na tarifa do ônibus coletivos para a prefeitura.

Foto: Evelin Santos/CidadeVerde.com

Temos estudos, mas eles não foram enviados nem discutidos como poder público municipal, informou Herbert Miúra,  presidente Setut.


Segundo ele, o último reajuste foi feito há 26 meses.
A entidade fez um estudo em setembro de 2003 sobre os custos que incidem na tarifa.
Após a desoneração do PIS e do Cofins o preço deveria ser 2 reais e 26 centavos, acrescentou Miúra.

Secretário avalia Mais Médicos no Piauí e anuncia investimentos


Secretário avalia Mais Médicos no Piauí e anuncia investimentos

Ernani Maia garante que equipamentos do HGV vão ser trocados.

O Secretário Estadual da Saúde, Ernani Maia, avaliou, durante entrevista nesta terça-feira (10) no Jornal do Piauí, o programa Mais Médicos no Estado. Na oportunidade, o gestor anunciou investimentos em infraestrutura para a saúde pública.

Fotos: Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde

“Já são 146 médicos cubanos atuando no Estado e pode ser mais. A avaliação é positiva. Eles estão atuando bem na atenção básica. Cerca de 80% dos problemas atendidos pela rede pública de saúde pode ser tratada pela atenção básica”, avalia.

O gestor afirmou que o próximo passo é investir na rede de média e alta complexidade. Já estão garantidos R$ 15 milhões, depositados na conta do Fundo Estadual de Saúde, para a troca de equipamentos Hospital Getúlio Vargas (HGV).

“Outra meta é implantar o modelo europeu de saúde no Piauí. O projeto é retirar parte dos pacientes crônicos dos hospitais e dar lugar aos pacientes agudos em hospitais gerais. Os que podem ser cuidados em casa devem ser”, disse Ernani Maia.

fonte cidadeverde.com

Estudantes de escola pública da zona rural lançam livro de fábulas


Estudantes de escola pública da zona rural lançam livro de fábulas

Alunos do 5º ano da escola Raimundo Adão fizeram coletânea de textos.

34 alunos do 5º ano da Escola Municipal Raimundo Adão realizaram coletânea de textos de autores variados e escreveram seu primeiro livro. A atividade faz parte do Projeto de Leitura e Escrita da professora Adélia Muniz. A escola fica localizada na zona Rural de Teresina, no Povoado Fazenda Nova. O projeto tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita.

Dos gêneros trabalhados em sala, o escolhido por meio de sorteio foi o gênero fábula. A partir da escolha, foi trabalhado o conhecimento prévio dos alunos a respeito do gênero, análise, apresentação das características, finalidade e leitura de diferentes fábulas.
 
A partir de uma lista de títulos criados pelos alunos, cada um escolheu o seu para dar início à primeira produção. Depois das produções feitas, foram revisadas individualmente para a concretização do trabalho final. Cada aluno confeccionou uma capa onde foi escolhida a mais criativa.
 
"Foi um trabalho maravilhoso. Parabenizo todos os meus alunos. Estou muito feliz, porque consegui desenvolver a criatividade, imaginação e sensibilidade dele. O reconhecimento por parte da gestão escolar, da secretaria é muito importante, mas o que me fascina é olhar para cada um dos meus alunos e vê em cada olhar a satisfação em ter nas mãos um material produzido por eles. Ser professora é se apaixonar pelo mesmo sorriso todos os dias," finaliza Adélia Muniz.

fonte cidadeverde.com

Erradicação da pobreza será debatida em assembleia da Cáritas


Erradicação da pobreza será debatida em assembleia da Cáritas


Está tudo preparado para a X Assembleia Regional da Cáritas do Piauí, que acontece de 12 a 14 de dezembro em Teresina, no Centro de Treinamento Guadalupe, na Vila Operária.

Com o tema “Caminhos e perspectivas da missão da Cáritas na erradicação da pobreza e desigualdades”, o evento será um momento de avaliação, reflexão e celebração, quando estarão reunidos a colegiada do regional e agentes, os representantes do secretariado nacional padre Evaldo, diretor-secretário e Jaime Conrado, da colegiada nacional e, ainda, a professora-doutora Maria Ozanira, convidada para contribuir com o debate sobre o tema.

Na Assembleia, serão eleitos o conselho regional da instituição e o novo secretário regional. Ainda serão apresentados a Campanha Mundial da Cáritas Brasileira contra a pobreza e a fome e o balanço geral do regional.

Também tem destaque na programação a Feira de Solidariedade, onde grupos atendidos por programas executados pela organização poderão expor e comercializar sua produção.

“Os Caminhos e perspectivas da missão da Cáritas na diminuição das desigualdades no Brasil são também os mesmos caminhos trilhados pela Cáritas no Piauí no intuito de construir dias melhores, onde as famílias mais empobrecidas vão descortinando novos rumos para a erradicação da pobreza e da miséria. No centro da nossa missão, está o compromisso com a vida em abundância, que passa necessariamente pela erradicação de todas as fomes”, explica Hortência Mendes, secretária regional.

Ao completar 57 anos de Rede Cáritas no Brasil e 25 anos no Piauí, a X Assembleia Regional acontece para confirmar o compromisso com as pessoas, famílias e comunidades mais vulneráveis. “Compromisso assumido com crianças, adolescentes e juventude; mulheres em situação de violência e extrema pobreza; com pessoas idosas; trabalhadores e trabalhadoras, tanto na cidade como no campo; com a construção de uma sociedade justa e igualitária onde pessoas excluídas sejam incluídas no banquete da vida”, continua Hortência.

A secretária afirma que esta trajetória de atuação no Estado fez da Cáritas uma instituição presente na vida das comunidades mais empobrecidas. “Ações das mais variadas compõem a história da organização. São anos de luta e organização com sindicatos, entidades do movimento social e comunitário, movimentos de mulheres e de juventude, tendo sempre uma participação ativa em fóruns, redes, conselhos, como o Conselho Municipal de Criança e Adolescentes, Fórum de Convivência com o Semiárido, Fórum de Economia Solidária, RESAB, dentre outros. Em relação à Igreja, a atuação junto ao Fórum Regional das Pastorais Sociais demonstra um bom caminho de mobilização e organização do Grito das Pessoas Excluídas e das Semanas Sociais como uma forma de construir cidadania”.

fonte cidadeverde.com

Comissão de deputados fará visita ao HUT para verificar superlotação


Comissão de deputados fará visita ao HUT para verificar superlotação

O deputado Gessivaldo Isaías (PRP) apresentou requerimento cobrando a formação de uma comissão de parlamentares para visitar, antes do recesso, o Hospital de Urgências de Teresina (HUT), que passa por uma séria crise em decorrência da superlotação. “Já estive naquele hospital sozinho, mas a visita da comissão será oficial e daí poderemos encaminhar as nossas propostas”, frisou.

O deputado João de Deus (PT) concordou com a formação da comissão, mas acrescentou que é preciso fazer um trabalho mais abrangente no sentido de reduzir o número de acidentes. Para ele, o trânsito é o maior responsável pela superlotação do HUT e a tendência é que os casos aumentem se não for adotada uma política drástica de educação dos condutores de veículos. 

Caroline Oliveira/Cidadeverde.com

Farão parte da comitiva que visitará o HUT os deputados Gessilvado Isaías (PRB), João de Deus (PT), Tererê (PSDB), Joilson Rodrigues (PTB), Nize Rego (PTB), Margarete Coelho (PP) e Evaldo Gomes (PTC). 

Em questão de ordem, o deputado Gustavo Neiva (PSB) pediu que todos os seus colegas participem nesta quarta (11), às 8 horas, da reunião conjunta das comissões de Constituição e Justiça, Infraestrutura e de Política Econômica para discutir e votar uma série de projetos e mensagens que estão em tramitação.

fonte cidadeverde.com

Alepi derruba veto e mantém lei dos concursos para religiosos

Alepi derruba veto e mantém lei dos concursos para religiosos

Projeto prevê que concursos não ocorram em dias de retiro para algumas religiões. De 7 vetos, 2 foram derrubados.

Deputados estaduais derrubaram nesta terça-feira (10) dois vetos do governador Wilson Martins (PSB). Os projetos tratavam da prioridade a partes de idosos na tramitação de processos administrativos e a realização de concursos respeitando os horários de retiro de algumas religiões. 

Foto: Alepi

Pelo mesmo placar, caiu o veto ao projeto do deputado Cícero Magalhães (PT), dispondo sobre a realização de exames e concursos públicos e processos seletivos para provimento de cargos e empregos públicos e ingresso nas instituições de ensino data e horário em consonância com o exercício da liberdade de crença e prática religiosa, estabelecida pelos incisos VI e VIII do artigo 5º da Constituição Federal.

Por 16 votos a 7, foi derrubado o veto e mantido o projeto do deputado Cícero Magalhães (PT), que prevê a realização de concursos públicos em datas e horários respeitando a liberdade de crença e religião.  

“Fiéis de algumas igrejas guardam um dia, das 18h de sexta às 18h de sábado para permanecerem reservados, ficando, assim, impedidos de participar de concursos públicos e de exames, como o Enem, que aliás já observa essa particularidade. O mesmo ocorre em vários estados pelo país, mas aqui decidiram vetar”, explicou o deputado. 

Também foi mantido, e pelo mesmo placar, o projeto da deputada Juliana Moraes Souza (PMDB), que dá prioridade de tramitação em processos e procedimentos administrativos a quem figure como parte de pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. 
 
Dos sete vetos enviados ao Legislativo, outros cinco foram aprovados, entre eles os projetos de teste seletivo para estagiários no Estado, o Programa de Cidadania e Educação Fiscal, o de informação dos valores cobrados de imposto e a gratuidade para músicos em shows e espetáculos. 

fonte cidadeverde.com