sexta-feira, 4 de abril de 2025

Oito postos de combustíveis de Teresina são reprovados por fraude na bomba e irregularidades técnicas

 Operação identificou adulterações, riscos à segurança e perdas diretas para o consumidor

Oito postos de combustíveis foram reprovados nesta sexta-feira (4) durante uma ação do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), em Teresina, como parte da Operação “Petróleo na Medida Certa”. A fiscalização teve como foco o combate a fraudes em bombas de combustíveis e contou com apoio do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ), do Procon/MPPI e da Secretaria de Segurança Pública.

Postos de combustíveis de Teresina são reprovados por fraude na bomba e irregularidades técnicas - (Divulgação CCOM)Divulgação CCOM
Postos de combustíveis de Teresina são reprovados por fraude na bomba e irregularidades técnicas

Durante a vistoria, os fiscais identificaram a suspeita de um mecanismo de fraude eletrônica, com uso de chip para adulterar a placa e o sistema que libera o combustível. A prática fazia com que o consumidor pagasse por uma quantidade maior do que a realmente abastecida, em um dos postos, a perda média chegava a dois litros a cada 20. O material foi recolhido e será periciado.

Além da fraude no volume de combustível, os técnicos encontraram diversas irregularidades como lacres rompidos, medição fora dos padrões regulamentares, vazamentos nas mangueiras, fios desencapados com risco de curto-circuito e falhas de conexão nos equipamentos internos dos postos.

A operação foi a primeira do tipo realizada no estado e teve caráter experimental para futuras fiscalizações em outros municípios do Piauí. A iniciativa também busca tornar o modelo de atuação referência para outros estados do país, com apoio do Inmetro. Os empresários responsáveis foram autuados e podem ser alvo de inquérito criminal. As multas para os estabelecimentos podem chegar a R$ 1,5 milhão.


fonte portalodia.com

Operação DRACO 202 mira facções e cumpre 21 mandados em Teresina

 Ação foca na zona Norte e investiga suspeitos de tráfico e homicídios, como mãe e filho

A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou na manhã desta sexta-feira (04) a Operação DRACO 202, com o objetivo de desarticular organizações criminosas que atuam na zona Norte de Teresina. A operação cumpriu 12 mandados de prisão preventiva e 9 de busca e apreensão em diversos bairros da capital, como Santa Maria da Codipe, São Joaquim, Parque Alvorada, Buenos Aires e Vila Operária.

Foto: Reprodução | DRACOOperação DRACO 202
Operação DRACO 202

Entre os alvos, estão mãe e filho, suspeitos de dar continuidade às atividades criminosas mesmo após a prisão do chefe da família, investigado por tráfico de drogas e participação em facção criminosa. Além disso, a operação também cumpriu um mandado de prisão contra um dos irmãos Formiga, suspeito de envolvimento em homicídios registrados nos municípios de Altos e Alto Longá, reforçando o combate a crimes violentos e estruturados.

Foto: Reprodução | DRACOOperação DRACO 202
Operação DRACO 202

A ofensiva contou com uma ampla força-tarefa, envolvendo equipes da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), diretorias de inteligência da Secretaria de Segurança Pública, BOPE, BEPI (Batalhão Especial de Policiamento do Interior) e a Guarda Municipal de Teresina.

A Operação DRACO 202 faz parte do programa Pacto pela Ordem, lançado pelo Governo do Estado do Piauí, que visa intensificar o combate ao crime organizado, fortalecer a atuação da inteligência policial e dar maior eficácia às políticas de segurança pública.

Fonte: www.portalaz.com.br/ com informações Polícia Civil

Foragido do sistema prisional é preso por roubo qualificado na zona Norte de THE

 Uma motocicleta usada nos crimes também foi apreendida

Condenado a mais de 14 anos de prisão por roubo, um homem de 27 anos foi capturado nesta sexta-feira (04/04) pela Polícia Civil do Piauí, após passar meses aterrorizando moradores de diferentes regiões de Teresina. A prisão foi realizada por equipes da 11ª Delegacia de Polícia, pertencente à 07ª Delegacia Seccional – Divisão 01, no bairro São Joaquim, zona Norte da capital.

Identificado pelas iniciais J.S.G., o foragido agia com violência, sempre armado e em uma motocicleta amarela, o que o tornou reconhecido por vítimas e alvo constante das investigações da polícia.

Foto: Divulgação/Polícia CivilForagido do sistema prisional é preso por roubo qualificado na zona Norte de THE
Foragido do sistema prisional é preso por roubo qualificado na zona Norte de THE

Segundo o delegado Ricardo Oliveira, titular da unidade, o criminoso concentrava sua atuação principalmente contra mulheres, roubando joias e outros objetos de valor. “Desde o início de 2024, ele realizava os assaltos com extrema agressividade. A descrição era recorrente: motocicleta amarela, estatura mediana, bigode, chinelo branco. Essa combinação facilitou a identificação durante a investigação”, explicou o delegado.

A prisão foi efetuada por volta de 12h, na região do Parque Lagoas do Norte, onde a equipe de investigação localizou o suspeito. No momento da abordagem, ele não ofereceu resistência. A motocicleta usada nos crimes também foi apreendida.

Com o mandado de prisão em aberto finalmente cumprido, J.S.G. volta a ficar à disposição da Justiça piauiense, encerrando um ciclo de medo para várias vítimas que cruzaram seu caminho nos últimos meses.

fonte conectapiaui.com.br

Operação desarticula esquema de fraudes bancárias no Piauí

 Durante a ação, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e 27 mandados de prisão

A "Operação Personagens" deflagrada na manhã desta sexta-feira (04) teve como alvo uma uma organização criminosa especializada em fraudes eletrônicas contra instituições bancárias nas cidades de Parnaíba, Luís Correia e municípios do Maranhão.

Durante a ação, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e 27 mandados de prisão. Um dos investigados encontra-se na Europa, mais precisamente na Itália, e o mandado de prisão expedido contra ele será inserido na Difusão Vermelha da Interpol.

Entre os crimes investigados estão: falsificação de documentos como RGs e CNHs, abertura de contas bancárias com dados falsos, obtenção de empréstimos consignados fraudulentos e uso indevido de cartões de crédito para compras com milhas e contratação de seguros de vida.



Foto: SSP-PIDe acordo com a investigação, os criminosos estruturavam núcleos distintos dentro da organização. Um grupo era responsável por recrutar "laranjas" que forneciam fotos e dados para a confecção de documentos falsos. A partir desses dados, eram criadas contas bancárias digitais em nome das vítimas, geralmente beneficiárias de programas previdenciários. O grupo usava a técnica de validação por reconhecimento facial, com a participação dos “Laranjas” para concluir os processos de verificação dos bancos.

Após a concessão dos empréstimos fraudulentos, os valores eram transferidos para contas controladas por intermediários e, posteriormente, para os membros da organização. Em muitos casos, o dinheiro era encaminhado diretamente para os líderes do esquema. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 12 milhões.


Foto: SSP-PI De acordo com o diretor de Inteligência da SSP, delegado Anchieta Nery, o líder da organização criminosa foi preso na cidade de Imperatriz, Estado do Maranhão. “Esse indivíduo viajava para varias cidades do Brasil ensinando como aplicar esse tipo de golpe financeiro.Essa operação é mais uma ação que evidencia a importância do trabalho de inteligência policial e da cooperação entre forças de segurança para enfrentar crimes de alta complexidade e com ramificações interestaduais e internacionais”, pontuou Anchieta Nery.

A Polícia Civil segue com as investigações para identificar todos os envolvidos e recuperar os valores desviados. A Operação foi conduzida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, por meio da 2ª Delegacia de Repressão aos Crimes Patrimoniais (DEPATRI) de Parnaíba, em conjunto com a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil.


fonte bandpiaui.com.br

Piauí decreta situação de emergência em 129 cidades e adota medidas para reduzir efeitos da estiagem

 O Governo do Piauí decretou situação de emergência em 129 municípios afetados pela escassez de chuvas. A medida é uma forma de assegurar ações para prevenir os impactos negativos da seca e reduzir os danos à população, sobretudo os pequenos produtores rurais.

O decreto nº 23.699/95 foi publicado na edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) desta extra quinta-feira (03/04), com validade de 90 dias, podendo ser prorrogado. É assinado pelo governador Rafael Fonteles e pelos secretários Ivanovick (Governo), Feliphe Araújo (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Nerinho (Defesa Civil). 

Foto: Portal 180grausGovernador do Piauí Rafael Fonteles

O documento se baseia em relatório da Secretaria de Meio Ambiente que aponta diminuição no volume de chuvas em várias regiões do estado, causando o fenômeno conhecido como "seca verde" - quando as chuvas mantém a vegetação verde mas são insuficientes para assegurar a colheita agrícola, causando perdas aos pequenos produtores.

Essa irregularidade nas chuvas afetou seriamente a produção agrícola e reduziu drasticamente o volume de água em açudes, rios, riachos e outros reservatórios. O relatório alerta também para o colapso no abastecimento d'água em muitos municípios. A previsão para os próximos meses é de chuvas abaixo da média e temperaturas mais altas, agravando ainda mais a situação. 

Órgãos estaduais como a Semarh e a Secretaria da Defesa Civil estão mobilizados para adotar ações emergenciais para minimizar os efeitos sobre a produção agrícola e os animais, e para garantir a assistência necessária à população.

fonte 180graus.com

Foragido do sistema prisional, condenado por matar delegado do Piauí é preso pela polícia em Pernambuco

 Lucas Craveiro foi abordado em 2014 pelo preso e seus comparsas quando saía de uma lanchonete

Um homem de 37 anos, autor do latrocínio contra o delegado Lucas Craveiro Alves, no ano de 2014, foi capturado nesta sexta-feira (16), em Pernambuco. Ele usava uma identidade falsa e estava prestando serviços no município de São Lourenço da Mata (PE). A vítima trabalhava na Delegacia Regional de Esperantina, no interior do Piauí.

O homem estava foragido do sistema prisional do Ceará (CPPL1, Itaitinga/CE), após escapar durante uma rebelião. Ele estava preso mediante cumprimento de mandado de prisão de sentença penal condenatória de 36 anos e nove meses de reclusão pelo cometimento dos crimes de latrocínio, roubo com emprego de arma de fogo e concurso de pessoas, associação criminosa, posse de arma com identificação raspada e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.

 

Lucas Craveiro Alves foi abordado, no dia 17 de março de 2014, pelo preso e seus comparsas quando saía de uma lanchonete
Divulgação

   

Lucas Craveiro Alves foi abordado, no dia 17 de março de 2014, pelo preso e seus comparsas quando saía de uma lanchonete no bairro Édson Queiroz, Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7), em Fortaleza (CE). Os homens desceram de um veículo, que havia sido roubado por eles naquela mesma noite, e anunciaram o assalto. A vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e não resistiu aos ferimentos.

A arma do delegado foi levada, mas depois recuperada pela polícia. A prisão foi efetuada pela Polícia Civil de Pernambuco, por meio da equipe da 2ª Delegacia de Polícia de Repressão ao Narcotráfico (2ª DPRN), assessorados pelo Núcleo de Inteligência do DENARC/DINTEL e pelo Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil do Ceará.

Fonte: Portal A10+