sábado, 23 de julho de 2022

Em Brasília, Dr Pessoa se reúne com governador do DF Ibaneis Rocha

 



Em Brasília, Dr pessoa se reúne com governador do DF Ibaneis Rocha. Foto ( Ascom/Semplan)

O prefeito de Teresina Dr. Pessoa, acompanhado do secretário municipal de planejamento João Henrique Sousa, segue cumprindo agenda administrativa em Brasília. Na tarde desta quarta-feira (20), o encontro foi realizado no Palácio do Buriti, com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Na pauta do encontro, esteve a tratativa com o Banco Regional de Brasília (BRB), sobre possíveis investimentos em Teresina. Além da formalização do convite para que Ibaneis venha a capital do Piauí participar da inauguração do viaduto da Avenida Barão de Gurguéia, no bairro Tabuleta, que deve ser realizada no mês de agosto durante o aniversário da cidade.

A reunião também contou com a participação da deputada federal Marina Santos, e da pré-candidata Vani Queiroz, ambas piauienses. Acompanhou também este encontro o secretário executivo de captação de recursos e monitoramento, Italo Portela, e o chefe do Escritório Municipal de Articulação e Representação do Município de Teresina em Brasília -EMARI/PMT, Wassil Carrero.

Alunos mortos inscritos no ProAja faleceram durante o processo, diz Ellen Gera

 O secretário de Estado da Educação (Seduc-PI) comentou sobre supostas irregularidades que sugeriram que pessoas falecidas estariam matriculadas no Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos (ProAja). 

Em entrevista à TV Cidade Verde, ELlen Gera informou que as pessoas, muitas vezes idosos, faleceram durante o processo e explicou porquê não houve dano. 

    Reprodução / TV Cidade Verde

"Não tem dano! Quem faz o pagamento da bolsa é a Caixa Econômica Federal,  que não vai abrir conta para uma pessoa falecida e nem vai executar o pagamento para uma pessoa falecida. Quando não vai ao teste, a modalidade financeira do programa trava", destaca Gera.

A denúncia do Tribunal de Contas do Piauí (TCE), que foi baseada em um relatório preliminar, apontou que 1.052 pessoas mortas estariam inscritas no programa, inclusive com frequência diária nas aulas. Segundo Ellen Gera, o TCE enviou uma nova lista com apenas 808, número este que foi reduzido a 276.     

"Dos 1.052, quando solicitado, só foi devolvido a lista com 808 nomes, mostrando que o relatório é preliminar e passível de ajustes. Desses 808, 532 já tinham sido identificados pelo programa que eram pessoas que não estavam aptas a seguir na triagem, eram pessoas falecidas, e não passaram para as fases seguintes. Desses, 276 seguiram no processo, boa parte faleceu em 2021 e 2022, ou seja, faleceram durante o processo ou faltaram o teste de entrada", explica secretário. 

Vídeo:

Suspenção do ProAja

O Ministério Público Federal (MPF) requereu, mais uma vez, à Justiça Federal, em caráter de urgência, que determine ao Estado do Piauí a suspensão imediata da execução financeira do Programa Alfabetização de Jovens e Adultos (Pro Aja), considerando as graves constatações do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI).

Segundo a Corte de Contas, até pessoas falecidas e servidores públicos estariam inseridos no programa de alfabetização. Segundo o MPF, o programa contraria a Constituição Federal e é alvo de investigações sobre fatos graves.

fonte 180graus.com

Após prisão, Major Costa Araújo se filia ao PL e tem candidatura confirmada

 O campomaiorense Major Costa Araújo se filiou e teve candidatura de deputado federal confirmada pelo Partido Liberal durante convenção estadual da sigla realizada na última sexta-feira (22/07) na Câmara Municipal de Vereadores de Teresina. As informações são do Diário de Campo Maior.

Como militar, ele só pôde assinar ficha de filiação na convenção em cumprimento a legislação eleitoral. O ato aprovou também o nome de Diego Melo para a disputa do governo do estado.

Major Costa Araújo é defensor das pautas do presidente Bolsonaro e crítico ao governo do PT. Como estratégia de campanha partidária, terá foco na região de Campo Maior, porém, tem olhos nos votos espontâneos do bolsonarismo estado a fora.

Ele é major do Exército e chegou a ser preso no mês e maio e ficou detido durante 26 dias após uma sequência de post nas redes sociais à favor de Bolsonaro, o que se enquadrou no Regulamento Disciplinar do Exército, previsto no Decreto Nº 4.346/2002, que é proibido a militares da ativa de se manifestar politicamente.

Costa Araújo que é filho do ex-vice-prefeito de Campo Maior João Alves Filho, classificou sua prisão em recente entrevista como um ato de censura.

fonte 180graus.com

Baleado no Parque Universitário morre no HUT; 6 assassinatos em 6 dias em Teresina

 Luan Rafael Sousa Muniz, 19 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) após ser baleado na tarde deste sábado (23/07), em uma residência na rua dos Canários, no bairro Parque Universitário, na Zona Leste de Teresina. No local morreu Evandro dos Santos Brandão, de 34 anos.

A equipe RP50 de Jornalismo apurou que as vítimas estavam em casa quando quatro suspeitos em um veículo Gol, cor branca, chegou, dele desceram três suspeitos, entraram na casa e atiraram tanto em Evandro como em Luan. Os atiradores fugiram logo na sequência tomando rumo ignorado e não foram presos até o momento.

Luan chegou a ser socorrido e encaminhado ao HUT, onde veio a óbito. O duplo homicídio pode ter relação com um assassinato ocorrido na última sexta-feira (22/07), no mesmo bairro, e outro ocorrido no último dia (17/07) no mercado público do bairro Satélite, mesma região.

A residência foi isolada por guarnições do 5º Batalhão de Polícia Militar para que a Polícia Técnico Científica realize a perícia necessária. Viaturas da Força Tática fazem diligências no sentido de capturar os assassinos.

Onda de violência

De domingo (17/07) para este sábado (23/07), a capital registra seis assassinatos, um por dia, dois somente no Parque Universitário. Nesta manhã, no bairro Poti Velho, zona Norte, também houve outra tentativa de assassinato. Um homem identificado apenas como Kaio foi baleado com quatro tiros enquanto passava pela alameda João Isidoro França e encaminhado ao HUT.

fonte 180graus.com