quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Estupro de vulnerável Mãe cobra investigação após denunciar pedofilia em Coronel José Dias

 Criança de 12 anos teria sido abusada por um familiar. O suspeito passou a ameaçar a família depois que o caso foi descoberto.

Desesperada, a mãe de uma menina de 12 anos entrou em contato com o portal nesta quinta-feira (11) para cobrar investigação após ter denunciado um caso de estupro contra a filha no município de Coronel José Dias, na região Sul do Piauí. A mulher, que não terá identidade revelada para proteger a criança, diz que a família passou a receber ameaças após ter descoberto o caso.

Ao portal a mãe contou que o suspeito é parente do avô materno da criança e que se aproximou da família para pedir ajuda. Conforme o relato, o homem, que tem mais de 30 anos, fingiu estar doente para ser bem recebido pela família, e viu na menina uma vítima fácil para se aproximar.

Foto que o acusado de cometer o crime tirou ao lado da vítima (Foto: Arquivo Pessoal)
"Ele começou a seduzir a criança. A gente descobriu e ficou sem chão. Ele estava fazendo a cabeça dela de forma virtual, depois chegou a ter acesso a ela, porque ainda é nosso parente. Ele apareceu pedindo ajuda na minha casa e meu pai gosta muito de ajudar, assim ele se aproximou. Ele disse que estava doente, pediu para meu pai comprar um remédio para ele, mas era na malícia com a criança. Não passava pela cabeça de ninguém uma coisa horrível dessas", relatou a mãe.

MUDANÇA NO COMPORTAMENTO

A mãe da criança contou ainda que desconfiou que algo tivesse errado com a filha após mudança no comportamento. A garota, que sempre foi educada e boa aluna, passou a tratar os adultos com grosseria. Após uma conversa com a criança, a mãe verificou as mensagens no celular da vítima e descobriu as conversas com o pedófilo.

O suspeito envia mensagens para a família da vítima (Foto: Arquivo pessoal)
"A gente descobriu após dar pressão nela. Peguei mensagem dele no celular dela, seduzindo a cabeça dela, tinha ligação. Comecei a desconfiar pelo comportamento da criança, porque ela era uma menina bem educada, inteligente na escola, elogiada pelos professores, nunca tinha dado trabalho e com isso ela de repente mudou o comportamento desde que ele começou a mandar mensagem para ela, em dezembro", seguiu a mãe.

Nas mensagens, o homem tentava seduzir a garota. "Dizia que ela era linda, que estava apaixonado por ela e tudo mais. Depois disso ela começou a ficar agressiva, transformou a criança", contou.

DENÚNCIA

Como no município de Coronel José Dias não possui sede da Polícia Civil, a família da criança registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia da Mulher em São Raimundo Nonato, cidade vizinha. Após a denúncia, cerca de dois meses atrás, a família ressaltou que nenhuma diligência foi feita.

"A gente está passando por um momento difícil demais. Eu nem lembro a data que a gente registrou o primeiro B.O., mas está mais ou menos com dois meses. A criança contou que ele tocou nela, ela disse que se fosse na cozinha, ele tocava nela. Se a gente descansasse um momento, ele tocava nela. Ela estava com a cabeça feita porque ela é só uma criança. Nunca passou na nossa cabeça que ele fosse botar vista na criança, ainda mais por ser da família", continuou a mãe da garota.


O acusado tenta convencer a família da vítima que o abuso é um relacionamento saudável (Foto: Arquivo pessoal)
ESTUPRO DE VULNERÁVEL

Segundo o Artigo 217-A do Código Penal, o estupro de vulnerável consiste na conjunção carnal ou qualquer ato libidinoso com menores de 14 anos, com ou sem consentimento. A pena para o crime é de reclusão de 8 a 15 anos.

"Registramos B.O., pediram perícia, a gente fez e tudo e foi registrado como tentativa de estupro e com isso tudo a Justiça até agora nada, não deu solução nenhuma para a gente", afirmou.

A mulher ainda relatou que o acusado chegou a tocar nas partes íntimas da filha e pediu que o caso seja investigado. Durante a entrevista, a mãe frisou que a família está completamente desesperada.

O acusado manda mensagens para a mãe da criança (Foto: Arquivo pessoal)
"A Justiça é fraca, fraca. Nós entramos em pânico, desesperados. Registrei um B.O. porque ela disse que ele já tinha tocado nela, ele queria marcar de ir escondido para algum lugar para ver ele, que era para ela dizer quando a gente não tivesse em casa para ele ir sair com ela. Chegou o ponto que a gente ficou desesperado porque ele já pegou nas partes íntimas. Viemos para a Justiça, levar ela nos médicos, fazer exames, levar em psicólogo, quase enlouquecemos", continuou.

FAMÍLIA É AMEAÇADA

Após ter descoberto o caso, o suspeito passou a ameaçar a família da garota. Além de espalhar pela cidade que quer manter um relacionamento com a criança, o homem envia mensagens no WhatApp dos familiares da menor relatando que pretende "namorar sério" com ela.

"Ele ligava para ela meia noite, ligava 3h da manhã, mandava mensagem para meu celular, para o pai dela, para meus irmãos, fazendo pouco da nossa cara. Dizia que a gente poderia fazer o que quisesse com ele, que ele não ia abrir mão dela. Onde a gente gente ia, ele seguia a gente. A gente pedia para ele deixar ela em paz, mandamos mensagem para a Justiça e diziam para ter calma. Só sabe quem está no sofrimento, quem está sofrendo não tem isso de ter calma", desabafou.

PEDÓFILO ENTROU ESCONDIDO NA CASA DA VÍTIMA

Ao Lupa1 a mãe contou ainda que na semana passada o acusado entrou escondido na casa da vítima. A mulher relatou que teve que se ausentar da cidade e que os avós e uma prima estavam em casa quando o suspeito de cometer os abusos convenceu a garota de abrir a porta e ficou escondido em um dos quartos da residência.

"Cinco dias atrás ele já entrou até na casa do meu pai para tentar matar ela ou alguma coisa, a gente não sabe a intenção dele. A gente descobriu que ele tinha entrado na casa do meu pai escondido, ficado debaixo da cama e ela sabia, mas não falou. Ele amedrontou uma prima da gente também, que a gente trouxe para ficar com ela. Ele chegou a dizer que ele iria matar ela e se matar depois", continuou a mãe.

Após o homem ir embora, a prima que estava tomando conta da criança, contou para a família que havia sido ameaçada pelo acusado. "Ela disse que ele falou que ia matar ela se ela contasse", contou a mãe.

O QUE DIZ A POLÍCIA CIVIL

Procurada no início da tarde desta quinta-feira (11), a delegada Cynthia Verena, titular da Delegacia da Mulher de São Raimundo Nonato, afirmou que o caso foi investigado pela Polícia Civil, que diligências foram realizadas e que o inquérito, já concluído, foi encaminhado para o Poder Judiciário.

fonte lupa1.com.br

MPPI promove audiência de conciliação sobre o transporte alternativo da região do bairro Porto Alegre

O coordenador do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Nivaldo Ribeiro, realizou, nessa quarta-feira (10), uma audiência de conciliação com representantes da Superintendência de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans), da Cooperativa de vans que faz o transporte alternativo de passageiros nos bairros da região do Grande Porto Alegre, na zona Sul de Teresina, e com moradores para discutir a qualidade do serviço prestado.

Os usuários dos bairros Santa Clara, Parque Jacinta, Santa Helena, Parque Maria Eduarda e Cidade Sul, reclamam que as vans que fazem linha não entram nos bairros, apenas passam na BR-316. Os usuários relataram que precisam andar longas distâncias até as paradas de ônibus ou então têm que pagar valores elevados quando solicitam transporte por aplicativo ou “ligeirinho”. Eles afirmaram, também, que poucos ônibus passam na rodovia federal 316.

O representante da cooperativa de vans informou que os veículos não estão entrando nos bairros por causa da baixa demanda de passageiros. Os donos de vans falaram que já procuraram o Sindicato das Empresas de Transporte Urbanos de Teresina – SETUT, e foram informados que o retorno da bilhetagem eletrônica pode ocorrer tão logo haja a autorização da STRANS. Eles disseram, durante a audiência, que a STRANS encaminhou ofício ao SETUT solicitando o bloqueio da bilhetagem eletrônica. Por último, o representante dos proprietários de vans alegou que, inicialmente, havia 45 vans operando, depois o número foi reduzido para 32 e hoje só circulam 20 carros, em média.

O coordenador-geral do Procon, Nivaldo Ribeiro, informou que enviará notificação recomendatória à STRANS, com prazo de 10 dias, para que autorize a bilhetagem eletrônica nos transportes alternativos.

O Procon requereu o envio da cópia do contrato firmado com os transportes alternativos.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI

Prefeitura de Teresina cria grupo de trabalho para identificar Grandes devedores

 A Prefeitura de Teresina criou um grupo de trabalho específico para recuperar Débitos identificando os devedores de mais de R$ 1 milhão ao fisco municipal. O levantamento, busca CNPJs ou CPFs que superem essa marca, e, em seguida, iniciam as execuções fiscais e a cobrança dessas dívidas.

Grupo de trabalho discutindo os passos e levantamento e nos próximos dias, começam as execuções dos trabalhos / foto: Pedro Nascimento – Semcom

Nesta quinta-feira (11), uma equipe formada pelo vice-prefeito Robert Rios, o secretário executivo de Finanças, Eduardo Lima, o secretário de Governo, André Lopes, representantes da coordenadoria de Finanças e da receita federal, se reuniram no Palácio da Cidade para realizarem os primeiros trabalhos.

“Estamos fazendo um trabalho de cobrança de grandes devedores, onde as atividades consistem em identificar esses contribuintes, quais são suas dívidas, fazemos uma análise da regularidade dessas dívidas para cobrar realmente dentro da lei. Em seguida, passaremos a identificar quais são os bens que essa pessoa tem, os processos que já tramitam contra eles e fazemos todo um trabalho de fazer contato com esses contribuintes e propor a regularização da situação deles e o benefício que buscamos alcançar a regularização das dívidas, também a arrecadação de recursos para o município”, explica Mamede Rodrigues, procurador fiscal do município.

De acordo com o secretário executivo de Finanças, Eduardo Lima, a arrecadação impactará positivamente nos cofres municipais permitindo mais investimentos por parte da Prefeitura para a população.

“É fundamental a gente verificar esse tipo de situação, pois isso afeta diretamente os investimentos para a comunidade. Queremos ressaltar que, uma vez que tivemos uma perda no ICMS Estadual que representa R$ 9,5 milhões por mês, vamos buscar créditos onde já temos, os devedores que já existem, não vamos criar novos impostos para cobrir essa perda do ICMS”, finalizou o secretário executivo.

fonte pmt.pi.gov.br

Homem é perseguido e executado com vários tiros na BR-407 no Sul do Piauí

 O crime aconteceu na divisa das cidades de Jaicós e Geminiano, na região Sul do Piauí.

Um homem identificado como Josué Barbosa de Sousa, de 47 anos, foi perseguido e executado com vários tiros no início da tarde desta quinta-feira (11), em um trecho da BR-407, na divisa das cidades de Jaicós e Geminiano, na região Sul do Piauí. 

Em entrevista ao Meionorte.com, o cabo Arilmar, da 3ª CIA do 20º Batalhão, explicou que não há informações sobre as motivações do crime até o momento, mas vítima foi perseguida por uma Fiat Strada, de cor branca, que o alcançou. Josué Barbosa foi alvejado e caiu às margens da rodovia. Em seguida, o condutor do veículo que o perseguia desceu e o executou com mais tiros.

Homem é perseguido e executado com vários tiros na BR-407 no Sul do Piauí (Foto: Reprodução/ Cidades na Net)Homem é perseguido e executado com vários tiros na BR-407 no Sul do Piauí (Foto: Reprodução/ Cidades na Net)

“Só se sabe até o momento que uma Strada branca estava perseguindo ele, que estava em uma motocicleta azul. O carro emparelhou, atirou e ele caiu no meio fio. Um deles desceu e acabaram de executar. O caso aconteceu entre às 13 horas e 13h20”, explicou. 

Josué Barbosa de Sousa estava na companhia de uma menor de 15 anos, que ficou ferida na situação e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O local foi isolado pela Polícia Militar e a Perícia Criminal foi acionada, assim como o Instituto Médico Legal (IML), que removerá o corpo da vítima. A Polícia Civil investigará o caso.

Homem é perseguido e executado com vários tiros na BR-407 no Sul do Piauí (Foto: Reprodução/ Cidades na Net)Homem é perseguido e executado com vários tiros na BR-407 no Sul do Piauí (Foto: Reprodução/ Cidades na Net)

 fonte www.meionorte.com

São Paulo se solidariza com a morte de ex-jogador piauiense Maurício Miranda

 




O ex-jogador de futebol Mauricio Miranda morreu nesta quarta-feira (10), aos 40 anos, vítima de um infarto. O Cidadeverde.com apurou que ele estava em casa, no município de Floriano, quando passou mal e foi levado para o Hospital Regional Tibério Nunes, mas não resistiu e morreu durante o atendimento. Natural da cidade de Floriano, o ex-jogador construiu uma carreira sólida e com passagens por grandes clubes do país e em especial o São Paulo Futebol clube, que atráves de nota lamentou o falecimento do ex-atleta do clube.

LEIA NOTA: 

O São Paulo Futebol Clube, com imensa tristeza, informa e lamenta o falecimento de Maurício Silva Miranda de Souza, ocorrido na noite da última quarta-feira, 10 de agosto de 2022, em Floriano, no Piauí. O ex-jogador do Tricolor tinha 40 anos de idade foi vítima de infarto.

Nascido em 9 de abril de 1982, Maurício foi um atacante formado nas categorias de base do São Paulo, fazendo parte da mesma geração de Kaká. Pelo clube do Morumbi, foi campeão do Supercampeonato Paulista de 2002 e disputou apenas uma partida oficial, no dia 3 de outubro de 2001, contra o Santos. 

Após a passagem do atleta pelo Tricolor, Maurício jogou também por Paulista de Jundiaí, River do Piauí e Náutico. Fora dos gramados, dedicou-se à administração esportiva, seja como secretário de cultura, esporte e lazer de Floriano, ou como presidente do Corisabbá, tradicional clube da cidade.

O velório do ex-jogador ocorre no Memorial Floriano, na Rua Gabriel Ferreira, próximo ao Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano.

O São Paulo Futebol Clube se solidariza com família e amigos neste momento de dor.

 

Fonte cidadeverde.com

Chico Buarque processa Sílvio por uso de música, mas justiça nega retirada de vídeo

 Foto: Arquivo Cidade Verde e Agnews

A justiça do Rio de Janeiro negou pedido do cantor e compositor Chico Buarque para que o candidato ao governo do Piaui, Sílvio Mendes (União Brasil), retirasse do ar um vídeo de campanha com a música “Apesar de Você”. Na petição, o artista pediu ainda uma indenização no valor de R$ 40 mil. Veja a decisão

"Ausentes os requisitos do art. 300 do Código de Processo Civil, não havendo urgência na medida, nem mesmo receio de dano irreparável ou de difícil reparação, posto que poderá ser desfeito ou compensado ao final, deixo de conceder antecipadamente a tutela ora pretendida", diz a decisão da juíza Márcia de Andrade Pumar, do 6º Juizado Especial da Comarca da Capital Lagoa.

Na petição, a assessoria jurídica de Chico Buarque pontuou que o artista teve conhecimento, no dia 04 de agosto de 2022, do uso não autorizado de sua obra “Apesar de Você” pelo candidato da oposição no Piauí. 

A situação em questão teria ocorrido após a publicação de um vídeo nas redes sociais de Sílvio Mendes com imagens que registraram o dia da convenção do União Brasil e Progressistas, no dia 31 de dezembro. 

“O primeiro réu utiliza a obra em referência como espinha dorsal de material publicitário de caráter político-eleitoral”, diz a defesa de Chico Buarque. 

O documento impetrado argumentou que a publicação feita nas redes sociais de Sílvio Mendes representou uma série de violações. Na argumentação, ele citou que a publicação do vídeo poderia gerar uma “perigosa ligação”, estabelecida entre o candidato e o músico, o que poderia também confundir o eleitorado e prejudicar a honra do artista.

Dentre as violações, a acusação citou a violação de utilização não autorizada de obra musical e afronta à reputação do músico ao ver-se ligado ao candidato. 

“Tal conduta causou e está causando dor profunda ao artista, atingindo-o no âmago de seus valores éticos e morais, impingindo-lhe, deste modo, prejuízos inexoráveis em seu patrimônio moral”, destacou o texto. 

Procurada pelo Cidadeverde.com, a assessoria de comunicação de Sílvio Mendes informou que não se pronunciará sobre o caso. 

Em nota, o advogado João Tancredo, confirmou que recorreu da decisão. 

“O pedido mostra que alguns eleitores já estão reproduzindo o vídeo em suas redes; que o vídeo está em destaque no Instagram do candidato; e que o debate marcado para o dia 16 de agosto dará grande exposição a todos, incluindo o acusado. Tudo isso pode tornar impossível a efetividade de uma eventual sentença de procedência do pedido em tutela de urgência, porque o vídeo já estará espalhado pela rede”, disse o advogado.

Ele esclareceu ainda que o processo tem vários pedidos e que ainda serão julgados.

fonte cidadeverde.com

Polícia encontra substância análoga ao crack com homem assassinado na BR 407

 A Polícia Militar encontrou uma quantidade de substância análoga ao crack próximo ao corpo do homem identificado por Josué Barbosa de Sousa, que foi perseguido e assassinado a tiros no início da tarde desta quinta-feira (11/08). As informações são do Cidades na Net.

A informação foi repassada pelo capitão Edivan Martins, comandante da 3ª Companhia da PM de Jaicós. Segundo o oficial, o produto estava em uma sacola plástica verde.

O homicídio, com característica de execução, aconteceu na BR 407, na região de divisa entre os municípios de Jaicós e Geminiano, por volta das 13h30. A PM de Jaicós foi acionada e se deslocou até o local do ocorrido, distante cerca de 16 km da base. O corpo segue no local e aguarda a chegada da Polícia Civil para realizar a perícia.

fonte 180graus.com

PI: líder de facção 'Bonde dos 40' é preso durante operação da polícia

 A Polícia Civil através Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) e a Polícia Militar do Piauí realizaram a prisão de um dos líderes da facção criminosa Bonde dos 40 no Piauí. A prisão é resultado da Operação Deserto, deflagrada na manhã desta quinta-feira (11/08).

Segundo informações do delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Lucy Keiko, o preso é José Moura de Camelo Neto, mais conhecido como Neto Camelo, condenado a 27 anos por roubo e considerado um indivíduo de alta periculosidade, tendo uma ficha criminal extensa e autor de vários crimes violentos.

Neto Camelo
Neto Camelo    Divulgação/Polícia Civil do Piauí

Neto Camelo é foragido do sistema prisional de outro estado e estava escondido em um sítio na zona rural do município de Miguel Alves/PI. Desde que fugiu da penitenciária, o homem assumiu o comando da organização criminosa que atua fortemente na Zona Sul de Teresina.

fonte 180graus.com