quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Comandante Geral e Secretário de Segurança reforçam a segurança na região de Picos

Comandante Geral e Secretário de Segurança reforçam a segurança na região de Picos



Nesta quinta-feira (29.11.2017) o Comandante Geral da PMPI CEL Carlos Augusto em conjunto com o Secretário de Segurança Pública Fábio Abreu realizou a entrega de material bélico na cidade de Picos, a ação visa reestruturar a Polícia do Estado, as Unidades Policiais Militares agraciadas com os equipamentos foram: o 20º BPM (Paulistana) que recebeu 52 coletes balísticos, 02 carabinas 5.56, o 4º BPM (Picos) que contará com 267 novos coletes balísticos para a sua tropa, 02 carabinas 5.56 e 01 espingarda, além do 14º BPM em Oeiras que recebeu 135 coletes e 2 carabinas de grosso calibre.
Foto_29112017_021125
Foto_29112017_021125
Foto_29112017_021125
Foto_29112017_021125
Foto_29112017_021125
Para o Major Filipe Comandante do 20º BPM em Paulistana o recebimento desse material bélico representa um reforço na sua área, sendo mais do que bem vindo, haja vista ser uma área de divisa entre os estados do PI e PE. Basicamente o 20ª BPM compreende toda a divisa com Estado do PE, em Simões (PI) faz divisa com Araripina (PE) ao norte e ao Sul a Cidade Acauã (PI) faz divisa com a cidade Afrânio (PE) a doze km de Paulistana sede do 20º BPM, compreendendo toda a faixa limítrofe entre PI e PE, onde atua a tropa do 20º BPM, área vulnerável por conta de investidas de quadrilhas contra instituições financeiras, assaltos a bancos, esses indivíduos geralmente fazem uso de armamento de grosso calibre e aí o policiamento vai incrementar suas ações contra aqueles que estejam planejando ações criminosas contra  instituições financeiras nessas cidades que compõem a área do 20º BPM.
“Estamos em Picos mais uma vez entregando equipamentos para a Polícia Militar, para o 4º BPM de Picos, para o 14º de Oeiras e 20º BPM de Paulistana são mais de 400 coletes balísticos, 08 carabinas 5.56 e escopetas de calibre 12, significando a continuação de um planejamento que vem se fazendo presente desde o começo do Comando não sendo a primeira vez que entregamos equipamentos na cidade de Picos, inclusive até o mês de março entregaremos mais de 30 viaturas, que estão em andamento em processo licitatório. Um fato é que esses equipamentos são essenciais para o dia a dia do policial nas ruas no combate ao crime na Região, algo que foi determinante para a diminuição de todos os indicadores de homicídio nessa região de Picos, Paulistana e Oeiras. Na cidade de Paulistana nos últimos 03 anos foi constatado apenas 01 homicídio, fruto de um trabalho bem planejado, reestruturado, com formação de novos profissionais que estão na região, de equipamentos, armamento, viaturas adequadas, pretendemos entregar centenas de munições e com a determinação do Governador Wellington Dias de trabalhar a segurança para os 224 municípios. Vale ressaltar uma preocupação com a região de Picos por ser o maior entroncamento do Nordeste, tem uma população flutuante muito grande, porta de entrada para o PI por isso essa preocupação e esse trabalho intenso no município. Instalamos 01 Companhia Policial Militar em Jaicós, 01 BPM em Paulistana e 01 Companhia em Simões até o último dia do comando estaremos fortalecendo a atividade policial na cidade de Picos”, segundo o Comandante Geral.
Dessa forma a PMPI tem buscado aparelhar o aparato de Segurança Pública do Estado, não medindo esforços para manter a preservação da ordem do Estado.
Na ocasião o Secretário de Segurança Pública frisou a importância da entrega desses equipamentos visando melhorar o trabalho dos policiais e a segurança da comunidade estadual.

fonte http://www.pm.pi.gov.br


Ministério Público participa de capacitação "Acolhendo a população LGBT no sistema penitenciário"

Ministério Público participa de capacitação "Acolhendo a população LGBT no sistema penitenciário"

Quatro pessoas de pé sorrindo para fotografia

A representante da 49ª Promotoria de Justiça, PJ da Cidadania e Direitos Humanos, ministrou palestra na capacitação para servidores da Secretaria de Estado da Justiça do Piauí acerca da temática “Acolhendo a População LGBT no Sistema Penitenciário”, no último dia 23, na sede da Academia de Formação Penitenciária do Piauí-ACADEPEN.

A capacitação deu-se por necessidade do sistema penitenciário lançar um olhar especial e mais atento sobre a população LGBT presente no sistema penitenciário, dada a sua acentuada vulnerabilidade social, bem como em decorrência da Política Nacional para LGBT no Sistema Prisional e das premissas previstas na Resolução Conjunta nº 01, de 15.04.2014, do Conselho Nacional de Combate à Discriminação-CNCD/LGBT e Conselho nacional de Política Criminal e Penitenciária-CNCP, a qual estabelece os parâmetros de acolhimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais-LGBT em privação de liberdade no Brasil.

A temática já fora objeto de atuação da 49ª PJ que, em conjunto com a 48ª PJ, Promotoria de Justiça da Execução Penal, encaminharam à Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (SEJUS) a Recomendação Conjunta nº 003/2017, para que o órgão procedesse ao integral cumprimento das normas legais e administrativas que garantem o respeito pleno à orientação sexual e identidade de gênero da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais-LGBT que ingressem em regime de privação de liberdade no sistema prisional do Piauí, em todos os registros relativos aos serviços públicos a cargo da dita secretaria, especificamente quanto ao uso do nome social, acolhimento em unidades prisionais conforme a identidade de gênero (a requerimento do/a preso/a), visita íntima e espaços de vivência específicos, em face de sua segurança e especial vulnerabilidade.

Tendo em vista os inúmeros casos de privação de liberdade de pessoas da população LGBT que podem acontecer sem que se atente para o respeito à orientação sexual e, em especial, à identidade de gênero de tais pessoas, a capacitação permanente se faz necessária para garantir os direitos desta parcela da população.

O público-alvo da capacitação foi formado por psicólogos e assistentes sociais com serventia nas unidades do sistema prisional do Piauí, os quais serão agentes multiplicadores e replicadores das boas e legais práticas de proteção e garantia de direitos humanos.

A Promotora de Justiça Myrian Lago entende ser louvável a realização de eventos deste tipo, na medida em que, como forma de garantir-se a cidadania plena, é preciso retirar da invisibilidade as questões relacionadas ao público LGBT, a fim de que alcancem reconhecimento social. “Direitos não são privilégios, não se busca tratamento diferenciado para LGBT. Pois garantir direitos a grupo historicamente marginalizado não retira direitos do resto da sociedade”, disse a Promotora.

Mulher de pé falando em frente uma turma de pessoas que a assiste


fonte http://www.mppi.mp.br

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Projeto do MPPI de desconstrução da violência contra a mulher concorre a prêmio internacional na Colômbia

Projeto do MPPI de desconstrução da violência contra a mulher concorre a prêmio internacional na Colômbia

Logomarca do projeto

"A Lei Maria da Penha nas Escolas: desconstruindo a violência, construindo diálogos", projeto realizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), em parceria com Ministério Público Estadual (MPE), concorrerá ao II PRÊMIO IBEROAMERICANO EN EDUCACIÓN EN DERECHOS HUMANOS, “Oscar Ranulfo Romero” – OEI – FUNDACION SM.

Fachada da Escola

O evento de premiação acontecerá amanhã (30/11) e 01 de dezembro de 2017, no Santuário de San Pedro Claver – Centro Histórico de Cartagena das Índias (Colômbia) e contará com as presenças do Secretário Geral da OEI – Paulo Speller, do ex Presidente da Colômbia Ernesto Samper Pizano, da Ministra da Educação Colombiana – Yaneth Giha Tovar, do Procurador Geral da Nação – Fernando Carrillo, do Ministro da Educação de El Salvador – Carlos Canjura, do Governador de Cartagena Sergio Londono Zurek, dentre outras autoridades dos Países Ibero Americanos.
Promotor e estudantes na sala de aula

Para o Promotor de Justiça, Francisco de Jesus Lima, titular da 5ª PJ/NUPEVID, participante do evento em virtude da premiação nacional referente à 5ª Edição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, o Piauí, além de concorrer à premiação internacional, poderá apresentar os diversos projetos preventivos que desenvolve no enfrentamento ao feminicídio e às várias formas de violência contra a mulher, com apontamentos na aplicação da Lei 11.340/2006 – Maria da Penha apresentando dados quantitativos e qualitativos, frutos das ações de caráter repressivo realizadas diariamente em sua função ministerial.
Estudantes participam do projeto


“Participar de momentos como esse nos permitirá a troca de experiências sobre educação em direitos humanos a nível internacional e encontros inéditos de iniciativas pioneiras e bem-sucedidas na área, potencializando nossos alcances, até então locais”, ressalta o membro. “O Ministério Público do Estado do Piauí será o único representante entre todos da confederação brasileira, o que nos coloca em posição de destaque no cenário nacional”, completou.
                   
Em vídeo, conheça o projeto a Lei Maria da Penha nas Escolas, que será apresentado às comunidades internacionais: 
  

fonte http://www.mppi.mp.br

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Após quatro anos, homem é preso por matar a facadas cabeleireiro

Após quatro anos, homem é preso por matar a facadas cabeleireiro


O acusado de matar o cabelereiro Ezequias Oliveira do Carmo, no ano de 2013, foi preso na tarde desta quarta-feira (29), na região Centro-Sul de Teresina. Ele foi identificado como Joel Luís da Silva, de 34 anos, e estava foragido desde setembro deste ano quando a justiça determinou sua sentença. Joel e Ezequias mantinham um relacionamento. 
De acordo com o delegado Odilo Sena, da Divisão de Capturas, Joel Luís respondia “pelo crime em liberdade e fugiu quando recebeu a decisão da justiça. Ele deverá ficar preso por 22 anos”.
A prisão do já foi comunicada à Justiça e, possivelmente, Joel Luís deverá ser encaminhado para a Penitenciária Irmã Guido, como determina o mandado do Juiz Carlos Hamilton, da 1a Vara Criminal de Teresina.
O delegado esclareceu que o preso não apresentou nenhuma resistência e está calado. A prisão ocorreu na casa dos pais de Joel Luís, no conjunto João Emílio Falcão. 

Faca usada no crime (foto: Cidadeverde.com)
Crime
O delegado informou que o cabelereiro Esequias Oliveira do Carmo foi encontrado morto com pelo menos 5 facadas na região do pescoço dentro do seu apartamento, no bairro Cristo Rei. O corpo foi achado por um amigo, por volta das 10h30 do dia 16 de setembro de 2013. 
Na época, Joel levou vários objetos e o carro da vítima, abandonado depois na estrada da Alegria.  

Delegado Odilo Sena (Foto: Christhian Sousa/ TV Cidade Verde)

fonte cidadeverde.com

Delegado contesta denúncia e garante que armas da polícia estão todas perfeitas

Delegado contesta denúncia e garante que armas da polícia estão todas perfeitas

O delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Riedel Batista, informa que todas as armas da Secretaria Estadual de Segurança Pública estão em perfeito estado de manutenção e prontas para serem usadas. O delegado desmente informações de policiais dando conta de que de cada 20 armas da polícia 13 haviam sido condenadas pela Taurus.
Delegado geral Riedel Batista | Foto: Portal AZ
Delegado geral Riedel Batista | Foto: Portal AZ
A própria fábrica de armas, ao tomar conhecimento da informação, garantiu que seus técnicos estiveram no Piauí realizando um teste de eficiência com as armas comercializadas para a polícia local.
Recentemente, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí adquiriu 700 pistolas e, somente, uma delas apresentou uma falha durante o teste de eficiência, sendo corrigido no próprio local pelos técnicos da Taurus.
No teste de eficiência cada policial efetuou 30 tiros no estande da Academia de Polícia, no conjunto Saci.
Para encerrar o assunto, o delegado Riedel Batista informa que somente a perícia, através de laudo, poderá constatar falha em armas e que não existe processo tramitando nesse sentido.

fonte www.portalaz.com.br

Fundação Piauí Previdência funcionará em novo endereço

Fundação Piauí Previdência funcionará em novo endereço

O órgão mudará para o prédio da antiga sede do Tribunal de Contas da União.

Paulo Pincel
Equipe da Piauí Previdência trata de detalhes para mudança da sede do órgão (Paulo Pincel)
Uma reunião preparatória para a mudança de endereço da Fundação Piauí Previdência foi realizada nesta quarta-feira (29). O órgão deixa o segundo piso do Centro Administrativo e passa a funcionar no prédio da antiga sede do Tribunal de Contas da União, na Avenida Pedro Freitas.
O presidente da fundação, Marcos Steiner Mesquita, pretende iniciar 2018 já na nova sede, que vai ser moderna e eficiente. Na sexta-feira (24), o TCU já repassou para a Fundação Piauí Previdência a Carta de Anuência, transferindo a responsabilidade pelo prédio, o que vai permitir as ligações de energia, telefonia e internet. A cessão definitiva do prédio para o Estado será liberada até esta sexta-feira (1º).
Durante a reunião, foram discutidas as reformas necessárias nesta primeira etapa, antes da mudança, como suporte de energia, reparos nas redes de água e esgotamento sanitário, lógica e analisados os projetos estruturantes da nova sede da fundação, inclusive a identidade visual e a acessibilidade.
O objetivo, segundo Marcos Steiner, é facilitar o acesso dos servidores estaduais ativos e inativos e dependentes que buscam atendimento e dar resolutividade aos processos na Previdência Estadual.
Autoria: Paulo Pincel

fonte http://www.pi.gov.br

Inaugurado no Piauí maior parque de energia solar da América do Sul

Inaugurado no Piauí maior parque de energia solar da América do Sul

Com capacidade para abastecer milhares de lares, a usina evita a emissão de cerca de 360 mil toneladas de CO2, gerando energia limpa.

João Albert
Inauguração do Parque Solar Nova Olinda (Enel Green Power Brasil) (João Albert)
Em Ribeira do Piauí, o governador Wellington Dias participou nesta terça (28) da inauguração do Parque Solar Nova Olinda, maior usina solar em operação da América Latina. Com quase um milhão de painéis fotovoltaicos instalados em 690 hectares, a usina tem capacidade para produzir 600 GWh de energia por ano em meio ao semiárido piauiense.
Empregando cerca de 2 mil pessoas para sua construção, Nova Olinda contou com o apoio do Governo do Estado por meio de R$ 80 milhões em incentivos fiscais, num total de quase R$ 1 bilhão investido.
Na solenidade, Dias lembrou do processo progressivo que o Piauí viveu na última década. "O projeto Luz Para Todos foi lançado no Piauí porque éramos o Estado mais atrasado em energia elétrica. Hoje, ultrapassarmos os 1.600 megas que geram energia para o Piauí e para o Brasil. Uma energia limpa, resultado de um desenvolvimento com cuidado ambiental", pontuou o governador.
Em uma área equivalente a 700 campos de futebol, as placas fotovoltaicas de Nova Olinda possuem sistema de autoajuste informatizado, que acompanha a direção da radiação solar, captando assim mais energia.
Presidente da Enel no Brasil, empresa responsável pela execução e gestão da usina, o empresário italiano Carlos Zorzoli, acredita que a conclusão da Nova Olinda marca a entrada definitiva da energia solar no mercado energético brasileiro. "Encontramos no Piauí as condições para implantar um projeto dessa magnitude. Quando as autoridades trabalham em parceria com a iniciativa privada, os resultados são bons frutos", afirmou Zorzoli.
A capacidade elétrica do parque solar pode abastecer 300 mil famílias. Toda a potência produzida no parque é transmitida de sua subestação própria para a subestação da Chesf em São João do Piauí, por onde é fornecida para o sistema nacional de distribuição elétrica.
Usina gera emprego e forma profissionais
Nascido em São João do Piauí, Valdir de Sousa foi um dos beneficiados diretamente pela obra. Logo com a chegada da empresa ele se inscreveu no seletivo para ingresso de funcionários, entrando no projeto de construção e descobrindo a grandiosidade da obra. "Cresci profissionalmente. Antes trabalhava com administração, hoje sou um técnico em eletrotécnica, com formação dentro do projeto", contou.
"A cara do mundo hoje é produzir energia de fonte renovável. Hoje São João do Piauí e região têm esse privilégio. É legal para a cidade e para o mundo, produzindo algo que vai servir para o mundo", completou Valdir.
Parque supera capacidade elétrica da barragem de Boa Esperança
O parque solar de Nova Olinda supera a capacidade elétrica da barragem de Boa Esperança, o que demonstra a possibilidade das energias renováveis enquanto novos empreendimentos com impacto ambiental quase nulo, diferente da construção de hidroelétricas, por exemplo.
Nova Olinda evitou a emissão de 350 mil toneladas de CO2. Ainda foram plantadas 96 mil mudas de espécies nativas na área de instalação do parque.
Para o secretário de Mineração e Energias Renováveis, Luís Coelho, a inauguração do parque é um marco histórico para a energia solar no Piauí e no Brasil. "Se falássemos isso há um ano e meio, ninguém acreditaria. Outros parques maiores que esse vão surgir, estão em andamento. O Estado está trilhando o caminho certo, das energias renováveis", garantiu o secretário.
Representando o Ministério de Minas e Energias, o secretário de Energia Elétrica, Fábio Alves, prevê um aumento significativo de 30% na produção de energia no país para os próximos anos. "Metade desse aumento será ocasionado pela produção renovável e 80% desses empreendimentos serão no Nordeste", assegurou o representante da União.
Benefícios para os municípios
Os prefeitos de Ribeira e São João do Piauí contaram sobre os reflexos que o empreendimento tem trazido para os municípios.
"Essa usina veio para transformar a realidade do nosso município . Gerou emprego e renda e trouxe benefícios com o ISS, recursos importantes que dão estabilidade para a gestão municipal, com o pagamento do funcionalismo em dia e dos fornecedores, melhora a qualidade de vida das pessoas na Saúde e na Educação", avalia o prefeito de Ribeira, Arnaldo Araújo.
Para o prefeito de São João do Piauí, Nova Olinda traz reflexos que vão além da economia. "Não somente a economia, também ganha com isso a cultura, com o intercâmbio cultural de todos nós, nordestinos, com alguns europeus, italianos e espanhóis. A região Nordeste e a região de São João entram no campo internacional de tecnologia e cultura", destacou o prefeito Gil Carlos.
Novas fontes de energia
Os investidores em renováveis acreditam que, em muito pouco tempo, a energia solar será mais barata do que outras matrizes energéticas. Prova disso é a implantação das milhares de placas solares no sertão piauiense.
"É preciso diversificar a matriz energética, gerando resiliência e segurança. Gerar não só energia limpa como também fortalecer a segurança energética do Brasil, diversificando a matriz elétrica", explica o presidente da Enel.
Novos leilões energéticos
Resultado de articulação do Fórum dos governadores, onde Dias atua fortemente, o Governo Federal aponta para a abertura de novos leilões de renováveis. "Vamos ter um leilão de energias em dezembro queremos que em 2018, prossigamos novos leilões de energia para preparar o Brasil para as novas etapas de desenvolvimento", adiantou Dias.
Municípios piauienses como Lagoa do Barro, Queimada Nova e São Gonçalo do Gurguéia são possíveis palcos futuros de produção de energia renovável no estado.
Atrativo
O sol com boa incidência, a legislação e as linhas de transmissão elétrica já existentes no território do Piauí fazem do Estado um bom local para se investir em energia fotovoltáica.
"O governador soube alterar, junto à Assembleia, as leis de regulamentação, tornando o Estado atrativo para investimentos. O Piauí é a bola da vez das energias renováveis. Com energia eólica nos já estamos produzindo 1.300 mega watts espelhados pelo mundo", informou o secretário Luis Coelho.
De acordo com Coelho, mais de 1,3 mil cidadãos e empresários piauienses já produzem sua própria energia elétrica através da luz solar. Um investimento que a longo traz grande economia.
Exposição cultural
No hall de entrada da inauguração, uma exposição em linha do tempo contou em textos e ilustrações a história do Piauí. Um mapa da região também foi exposto identificando comunidades rurais e quilombolas, além de rios e sítios históricos próximos à região da usina fotovoltáica. Uma outra atração foi Tour VR Experience, nele os participantes puderam fazer um tour virtual pelo Parque Solar Nova Olinda.

Autoria: Valmir Macêdo
Inauguração do Parque Solar Nova Olinda (Enel Green Power Brasil)

fonte http://www.pi.gov.br

Prefeito Fogoió nomeou vários familiares para cargos municipais

Prefeito Fogoió nomeou vários familiares para cargos municipais

O prefeito contratou o filho, dois sobrinhos, esposa, além da esposa do vice-prefeito. Todas as contratações foram publicadas oficialmente.
Diário Oficial dos Municípios mostra a nomeação de Maria da Conceição Lima Mesquita.

O prefeito de Matias Olímpio, Edísio Alves Maia, conhecido como Fogoió, está sendo acusado de nepotismo, ou seja, de favorecer sua família através de contratações por causa do laço de parentesco.
De acordo com o Diário Oficial dos Municípios, Fogoió contratou o filho, dois sobrinhos, esposa, além da esposa do vice-prefeito. A Portaria nº 002/2017 mostra que seu filho, Yan Pessoa Maia, foi nomeado para a Secretaria de Finanças. As Portarias nº 006/2017 e nº 009/2017 mostram que os sobrinhos Dihego Alves Rodrigues de Carvalho e Erbert Santos Oliveira Júnior, foram nomeados para os cargos de assessor jurídico e diretor administrativo da Unidade Mista de Saúde, respectivamente.
Já a Portaria de nº 30/2017 apresenta a nomeação de Erdenia Scott Sobreira Lima, esposa do prefeito, para o cargo de Secretária de Trabalho e Assistência Social. A esposa do vice-prefeito, Maria da Conceição Lima Mesquita, foi nomeada para o cargo de Coordenadora de Arquivo do município de Matias Olímpio, de acordo com a Portaria nº 73/2017.
  • Foto: Facebook/Edísio MaiaPrefeito FogoióPrefeito Fogoió
A advogada e especialista em Direito Público, Samara Cunha (OAB 1264), explicou ao Viagora que o nepotismo não é crime e sim uma proibição administrativa.
“A vedação é de caráter administrativo, não é considerado crime porque para a gente estabelecer uma situação como crime é preciso ter lei própria. O que pode-se considerar é uma agressão à Lei de Responsabilidade Fiscal, porque há um impedimento dessa contratação. Essas pessoas estão sendo contratadas com dinheiro público, que ele não poderia receber e isso pode ensejar considerações outras de caráter de gestão, de responsabilidade”, disse.
Samara Cunha acrescentou que o Ministério Público é competente para avaliar se as contratações caracterizam nepotismo. “Teria que ser feita uma análise muito profunda dessa situação pelo Ministério Público, que é o órgão que poderia fazer uma avaliação mais específica, pra identificar se havia algum favoritismo, mas isso precisa ser analisado em todos os seus detalhes”, disse.
Outro lado
Viagora   conseguiu entrar contato na tarde deste terça-feira (28) com o sobrinho de Fogoió, Erbert Santos, com a esposa do prefeito, Erdenia Lima, e com o filho, Yan Pessoa.
Erbert confirmou que ocupou o cargo, mas que não permanece mais na função. “Eu fiquei no hospital até abril, só. Eu fiquei, realmente, de janeiro a abril na direção administrativa do hospital, mas já saí”, explicou. Ele disse, ainda, que da família apenas ele ficou em um cargo municipal. “Aqui no município somente eu trabalhava. Da família somente eu, e fui exonerado”.
Já Erdenia Lima confirmou que ainda está no cargo, mas não quis comentar sobre o caso pois estava “resolvendo umas coisas” e interrompeu a ligação.
Yan Pessoa também confirmou que é o atual secretário de finanças do município, mas desligou a ligação ao saber do assunto a ser tratado.
Viagora  não conseguiu entrar em contato com os demais citados na matéria, mas garante que o espaço está aberto para qualquer manifestação.

fonte http://www.viagora.com.br

Torre de TV cai sobre residências após caminhão pipa puxar fiação; veja fotos

Torre de TV cai sobre residências após caminhão pipa puxar fiação; veja fotos

Nesta terça-feira (28) no município de Padre Marcos, a torre de TV despencou após um incidente envolvendo um caminhão-pipa.
O veículo se enroscou na fiação de apoio da torre, e ao sair acabou puxando a estrutura que partiu-se ao meio assustando moradores vizinhos.
A queda causou estrago no próprio prédio da torre, em uma residência e também em um armazém. Segundo moradores da região, a torre partiu-se ao meio.
Segundo informações veiculadas no portal Piauí em Foco, devido o incidente, o município ficou sem sinal de TV aberta e também sem internet de dois provedores que ficavam ligados à torre.
- Fotos: Reprodução/Portal Piauí em Foco


Fonte:180graus.com/ Com informações do Piauí em Foco

Em um ano, número de teresinenses endividados diminui quase 4%

Em um ano, número de teresinenses endividados diminui quase 4%

Do total de endividados, 84,4% são de contas em cartão de crédito; 17,9% em carnês de lojas e 2,9% de crédito pessoal.


Um levantamento referente ao mês de novembro indica que 47,8% população teresinense está endividada com compras a prazo, financiamento de casa e carro, crédito especial e carnê de loja. O número é menor quando comparado ao mesmo período do ano passado, em que 52,1% tinham dívidas. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de Teresina (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo em parceria com a Fecomércio/PI.
Do total de endividados, 84,4% são de contas em cartão de crédito; 17,9% são em relação à carnê de loja e 2,9% de crédito pessoal. Ainda de acordo com os dados, mais de 50% da população paga suas compras à vista.
As informações reveladas pela Fecomércio/PI ainda dão conta que 12,9% dos teresinenses estão com contas em atraso e, destes, 4,9% estão inadimplentes. O assessor econômico da instituição, Raimundo Nonato Paz, explica que a inadimplência é quando as contas já estão com três meses em atraso e já se considera que o devedor não tem como pagar.
Crise e dificuldade de acesso a crédito intimidam consumidores, que só têm pagamento à vista como opção (Foto: Arquivo O Dia)
Segundo a educadora financeira Marielle Baia, em época de crise, as pessoas ficam mais retraídas e o dinheiro fica preso; por isso, o índice de endividamento pode ter reduzido. Além disso, os desempregados e endividados não têm mais crédito para pagar a prazo e acabam não possuindo mais condição de compra e, por isso, optam por pagar à vista.
O que também é um fator de endividamento são as compras parceladas, que muitas vezes levam as pessoas a comprarem além de seu poder aquisitivo, o que acaba acumulando muitas contas. Marielle Baia informa que 30% dos gastos são desperdício.
“Cartão de crédito é uma faca de dois gumes, para quem não paga em dia é um problema muito sério. Os juros são quase 15% ao ano, isso já é um absurdo. O pior é o hábito compulsivo de se comprar. A pessoa acha que está fazendo certo, mas a dívida está sendo aumentada cada vez mais. Quando divido em várias vezes, estou jogando para frente e uma hora não vou ter como pagar”, pontua.
Recomendações
Marielle Baia explica que no final do ano, com o 13º salário, é comum as pessoas se endividarem antecipadamente, já pensando nesse valor a mais na renda. O que acontece é que surgem gastos com escola e livros, além de outras compras de Natal e, para a educadora financeira, o ideal é que o brasileiro criasse o hábito de realizar suas compras à vista.
A recomendação da especialista é que as pessoas conheçam sua vida financeira e, para isso, é necessário um diagnóstico: deve ser feito o levantamento do ganho mensal; após essa fase, deve ser realizada a listagem dos gastos por mês.
“Tem que anotar tudo por categoria. O que gasta com supermercado, gasolina, ônibus, saída, roupas. A partir disso, vai conhecer o seu padrão de vida. Se meu padrão de vida é valor X, então não posso ganhar menos que isso. A maioria das pessoas não sabe seu padrão de vida e estão vivendo no limite do ou mais e isso gera desconforto”, enfatiza.

fonte http://www.portalodia.com

PMDB ameaça votar em Wilson Martins, caso Ciro vete Themístocles

PMDB ameaça votar em Wilson Martins, caso Ciro vete Themístocles

Deputado João Madison disse que o PMDB é livre para procurar qualquer nome disposto a dialogar com o partido.


A base aliada de apoio ao governador Wellington Dias (PT) começa a exigir um esforço do chefe do Executivo estadual para acalmar os ânimos e unificar o discurso em torno da formação da chapa governista que vai concorrer às eleições do ano que vem. Agora, o PMDB pode apoiar um nome da oposição para o Senado, caso Ciro Nogueira (PP) persista na ideia de lutar para seu partido manter o espaço de vice de Wellington Dias.
Ao O DIA, o deputado estadual João Madison (PMDB) disse que o PMDB é livre para procurar qualquer nome disposto a dialogar com o partido e citou o ex-governador Wilson Martins (PSB) como um nome próximo da sigla. “O PMDB é livre para tomar qualquer decisão. Eu trabalho para que a gente vote no Ciro Nogueira, estou com vontade de votar nele e espero que isso aconteça, mas especulam que ele falou em veto ao PMDB na chapa majoritária, não sei se é verdade, mas se for, o PMDB fica livre e podemos muito bem procurar outros nomes”, disse o parlamentar, acrescentando que Wilson Martins foi um governador muito ligado ao PMDB e que sempre respeitou o partido.

"Eu trabalho para que a gente vote no Ciro Nogueira", diz Madison (Foto: Moura Alves/O Dia)
Atual presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira (PP) deve concorrer à reeleição ano que vem na chapa governista. Além de sua vaga, ele afirmou nessa semana que defende que entre os critérios para escolha do vice seja o nome que tenha mais respaldo popular, indicando a realização de uma pesquisa de opinião pública.
O deputado estadual Pablo Santos foi o primeiro peemedebista a discordar da tese, alegando que é preciso respeitar a composição de partidos aliados que integram a base aliada.
O PMDB reivindica o espaço de vice na chapa de Wellington e o nome da sigla é o deputado estadual Themistocles Filho, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí.

fonte http://www.portalodia.com

Polícia prende 10 pessoas em cumprimento a 42 mandados no PI e MA

Polícia prende 10 pessoas em cumprimento a 42 mandados no PI e MA

A Operação Refranata foi deflagrada para combater crimes contra instituições financeiras, roubos de veículos, sequestros e tráfico e de drogas.


Operação Refranata


Pelo menos 10 pessoas já foram presas em uma operação da Polícia Civil deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (29). Equipes coordenadas pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) estão dando cumprimento a 42 mandados judiciais, sendo 26 de busca e apreensão de 16 de prisões preventivas. O objetivo é combater principalmente crimes contra instituições financeiras, como estouros de caixas eletrônicos e roubos a bancos.
Os mandados estão sendo cumpridos em Teresina e Timon, em continuidade à operação deflagrada na semana passada, quando a polícia efetuou oito prisões relacionadas a ataques a bancos no Piauí e Maranhão. De acordo com o coordenador do Greco, delegado Willame Morais, um dos presos na Operação Refranata estaria envolvido no plano de sequestro a um casal proprietário de instituição financeira em Teresina.
Operação Refranata
Operação Refranata
Operação Refranata
Operação Refranata
Foto: Divulgação/Polícia Civil
“Nós encontramos todo um material que comprova um plano arquitetado para sequestrar esse casal ainda esta semana. O grupo tinha anotado os horários das vítimas, o modelo dos carros que usavam, o endereço onde viviam e os que costumavam frequentar. Havia todo um roteiro traçado para que a quadrilha fizesse a abordagem. Foi tudo coletado e a ação impedida”, relata Willame.
Além dos crimes contra instituições financeiras e ações correlatas, como sequestro, a Operação Refranata visa ainda ações delituosas como tráfico de drogas, homicídios e roubos de veículos. Para tanto, conta com o apoio de delegacias especializadas como a Divisão de Entorpecentes e a Divisão de Homicídios, além do suporte dado com equipes da Polinter, Delegacia de União, José de Freitas e de Altos. Também participam da ação sete Distritos Policiais de Teresina, além de equipes da Polícia Militar e da Delegacia Regional de Timon.
O delegado geral de Polícia Civil do Piauí, Riedel Batista, informou que as investigações que culminaram na Operação Refranata duraram cinco meses. Segundo ele, o grupo criminoso que foi desarticulado era formado principalmente por presos foragidos da Justiça. “Nós temos, ao todo, cem policiais trabalhando com o apoio do Ministério Público do Estado e da Central de Inquéritos de Teresina, que expediu os mandados”, afirma.
Os presos estão sendo levados para a sede do Greco, onde prestam depoimento durante toda a manhã aos delegados Willame Morais e Gustavo Jung.

fonte http://www.portalodia.com