quarta-feira, 9 de abril de 2025

Segurança esfaqueado em Picos morre após sete dias internado

 Faleceu na manhã desta quarta-feira (9),  após sete dias internado no Hospital Regional Justino Luz, o segurança Julio Cézar Silva Lima, de 31 anos, esfaqueado na noite do último dia 2 de abril em um bar, no Morro da AABB, em Picos.

A vítima foi ferida na região do estômago e estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele chegou a realizar uma cirurgia, mas não resistiu os ferimentos.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O suspeito ainda não foi localizado pela polícia. As investigações estão em andamento para capturar o autor do crime.

fonte www.portalr10.com

Câmara de Teresina protocola projeto de CNH gratuita para pessoas de baixa renda

 Iniciativa quer ampliar acesso ao mercado de trabalho e reduzir acidentes na capital

Um novo projeto de lei protocolado na Câmara Municipal nesta quarta-feira (9) propõe a criação do Programa CNH Social Municipal, voltado exclusivamente para moradores de Teresina em situação de vulnerabilidade socioeconômica. De autoria da vereadora Samantha Cavalca (Progressistas), a proposta busca oferecer gratuitamente todas as etapas da primeira habilitação a pessoas de baixa renda.

Foto: cnhcarteira

A medida tem como principais objetivos gerar oportunidades de emprego, reduzir custos com transporte e aumentar a segurança no trânsito da capital piauiense. Se aprovado, o projeto permitirá que a Prefeitura de Teresina firme convênios com centros de formação de condutores, empresas e órgãos públicos para garantir a viabilidade dos serviços necessários ao processo de habilitação.

A vereadora justifica que a CNH é uma ferramenta de transformação social:

“Para as camadas mais pobres da população, a Carteira Nacional de Habilitação constitui uma oportunidade a mais de conseguir emprego, exercer uma atividade econômica e se deslocar com autonomia”, destaca o texto do projeto.

O programa foi protocolado no sistema interno da Câmara e será analisado pelas comissões técnicas da Casa antes de seguir para votação em plenário. Caso aprovado pelos vereadores, o texto será encaminhado ao prefeito Silvio Mendes, que poderá sancioná-lo ou vetá-lo.

Quem poderá ser beneficiado com a CNH Social Municipal

O público-alvo da iniciativa será composto por teresinenses que se encaixem em pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo
  • Pertencer a famílias com renda mensal de até três salários mínimos
  • Estar desempregado há mais de um ano
  • Ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)
  • Comprovar residência em Teresina há pelo menos cinco anos

Além dos requisitos socioeconômicos e de residência, os candidatos deverão seguir todas as etapas previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para obtenção da primeira CNH, incluindo exames médicos, aulas teóricas e práticas, e testes finais.

Caso o candidato seja reprovado em alguma etapa, poderá refazer os exames uma única vez sem custos adicionais.

Impacto no trânsito e número de vagas

A proposta também traz um alerta em relação à segurança viária. De acordo com dados divulgados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) no último dia 31 de março, Teresina registrou 1.346 mortes por acidentes de trânsito nos últimos cinco anos. O ano de 2024 já é considerado o mais letal em um intervalo de seis anos.

Nesse contexto, o projeto de lei aponta que a formação adequada de condutores pode contribuir para a redução de acidentes e mortes no trânsito.

A quantidade de vagas ofertadas anualmente será definida por decreto do Poder Executivo municipal, conforme a disponibilidade orçamentária da prefeitura.


fonte www.portalaz.com.br

Direto da Redação: Petrus agora ataca o prefeito de Teresina

 O tom das postagens sugere não ser apenas insatisfação administrativa

A relação entre o vereador Petrus Evelyn (PP) e o prefeito Silvio Mendes (União Brasil) parece ter entrado em zona de turbulência. Em uma série de publicações recentes nas redes sociais, o parlamentar cobrou publicamente a falta de transparência da gestão municipal, afirmando que não recebeu nenhuma resposta aos pedidos de informação feitos à Prefeitura de Teresina. 

Foto: CMTPetrus Evelyn
O tom das postagens sugere não ser apenas insatisfação administrativa

Distanciamento
 
O tom das postagens sugere não ser apenas insatisfação administrativa, mas também um distanciamento político em curso e que já vigorava de maneira não explícita desde os primeiros dias da gestão.

Foto: Reprodução | PMTSilvio Mendes
Silvio Mendes, publicamente, não tocou ainda no assunto

De aliados a críticos?

Petrus Evelyn, que foi eleito em base governista agora faz críticas duras à condução de Silvio Mendes à frente da Prefeitura. 
O vereador questionou temas sensíveis como a situação financeira do município, o sistema de transporte e até a denúncia de mil garis que estariam recebendo sem trabalhar que foram denunciados pelo próprio Silvio como parte das ações escusas e obscuras da gestão passada — casos que, segundo ele, Petrus, seguem sem esclarecimentos por parte da gestão.

Jeová na linha de fogo

O distanciamento de Petrus já vinha se desenhando desde sua crítica aberta ao vice-prefeito Jeová Alencar, homem de confiança de Silvio. 

Foto: ReproduçãoJeová Alencar
Jeová foi o primeiro a ser atacado

É fuxico

Questionado por jornalista, Silvio reagiu dizendo que não queimaria Jeová por fuxicos, coisa feita por gente que tenta sabotar a relação dos dois — onde assumiu a importância de Jeová na vitória —, um recado direto ao vereador. 
Agora, com novas cobranças públicas, a tensão só cresce e aumenta a especulação sobre um possível rompimento definitivo.

Entre linhas e entrelinhas

Nos bastidores, a leitura é clara: Petrus sinaliza que não irá manter silêncio e a ruptura é quase tão certa quanto 2 + 2 são 4. E mais: pode estar se posicionando para voo próprio, inclusive se afastando da base de apoio a Silvio de forma definitiva, articulando antes mesmo do tiro de largada o apoio a um secretário para campanha de 2028, revelou  um vereador. 

Estratégico

Resta saber se esse movimento é estratégico ou reflexo de um racha irreversível e em que o líder maior do Progressistas, Ciro Nogueira, poderá dirimir e sanar.

Empate

O senador Ciro Nogueira disse ontem que uma pesquisa feita sob encomenda do PP indicou haver um empate entre Lula e Bolsonaro na cidade de Parnaíba.

Bem, obrigado

Ciro disse também que nas sondagens para governador, nomes da oposição já aparecem com até 30% das intenções de voto.
E ele, para o Senado, é o que tem melhor posição.


Vai que é tua, Sílvio

O prefeito Silvio Mendes poderá ter o apoio do MDB na Câmara Municipal.
O partido, agora com um nome no secretariado, o vereador Zé Neto, liberou a bancada para apoiar o prefeito.


Betânia

Uma lei estadual publicada ontem redefiniu os limites territoriais do município de Betânia do Piauí.

Proteção integral

Desde ontem o Judiciário do Piauí conta com uma nova vara especializada na esfera criminal, trata-se da Vara de Crimes Contra a Dignidade Sexual e Contra Vulneráveis, privativa dos crimes contra a dignidade sexual, dos crimes sexuais contra criança e adolescente, dos crimes sexuais contra idosos e pessoas com deficiência.

Caiu na rede

Desde ontem, em centenas de perfis nas redes sociais, se replica um vídeo em que os chineses debocham da reindustrialização dos Estados Unidos.


Mesmo estado

Juscelino Filho, que perdeu o cargo de ministro das Comunicações sob acusação de malfeitorias com dinheiro da Codevasf, deve ser substituído por outro deputado do mesmo partido e do mesmo estado.
O nome para o lugar é do líder do União Brasil na Câmara Lucas Fernandes (MA).

Fogo amigo no PP

Além do prefeito Silvio Mendes e do vice Jeová Alencar, o vereador Petrus Evelyn mirou dentro do próprio partido, o que para alguns membros do partido é sinal de independência, mas que para um político dos corredores do Progressista e nos revelado anonimamente, pode ser sinal de ânsia para se projetar numa campanha de deputado e por falta de diálogo com os próprios pares.

O alvo 

O alvo da vez é Pedro Alcântara (PP), líder da legenda na Câmara de Teresina. O motivo? Um suposto movimento de esvaziamento do projeto de lei de Petrus que aumentava a multa para pichadores. Nos bastidores, Petrus deixou transparecer que Pedro se alinhou a Jeová e que não era à primeira vez que tentava minar sua iniciativa.

Foto: ReproduçãoPedro Alcântara
Pedro Alcântara, tentou impedir votação

Eu, não!

Pedro Alcântara, por sua vez, questionado de forma mais reservada, negou qualquer tentativa de boicote e disse que sequer foi consultado para assinar o projeto junto a Petrus. 

Aprovada
 
Apesar da tensão entre os correligionários, a proposta foi aprovada por unanimidade na Câmara — mas a rusga interna ficou evidente e as claras, o que deixou um gosto amargo entre os dois parlamentares que dividem a mesma profissão, mas pelo visto não a mesma simpatia entre si. A crise no PP municipal, que até então era abafada, agora começa a vazar pelas redes sociais e pelas entrelinhas dos discursos.

Enzo nega medo na CMT, mas…

O presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (PDT), negou que parlamentares estejam receosos de tomar decisões sobre o caso da vereadora Tatiana Medeiros, presa por suposta ligação com a facção criminosa Bonde dos 40. 
Segundo ele, o clima é de “tranquilidade e responsabilidade” dentro do Legislativo Municipal, afastando qualquer temor de retaliações.
Sabe-se, lá!

Foto: DivulgaçãoEnzo Samuel
Enzo Samuel acalma os colegas: não tenham medo do Bonde dos 40

Não é bem assim 

Mas nem todos os vereadores pensam assim, pois um deles disse nos bastidores que o clima é de apreensão por medo de alguma retaliação da facção, que teria mais gente lá. 

Segurança

“Se até segurança agora tem aqui depois do susto do caso do agiota que entrou aqui para cobrar a gente, imagina a facção? Eu vou ser honesto, tenho medo sim, tenho filhos pequeno”, disse o vereador.

Mão Santa de volta ao jogo

Já se sabe e não é segredo para ninguém que no ato pela anistia dos presos do 8 de janeiro, neste domingo (6) que ocorreu na Avenida Paulista, Jair Bolsonaro pessoalmente incentivou o presidente do PL no Piauí, Tiago Junqueira, amigo e confidente, a convidar o ex-governador e ex-senador Mão Santa para disputar o Senado em 2026.
Gessy Lima 

Foto: Agência SenadoMão Santa
Mão Santa, o governador  de Bolsonaro!

Outros nomes também se ventilam no jogo, como Gessy Lima que tem proximidade com Michelle Bolsonaro, Tony Kerley, Mainha, o grupão do Bolsonaro no Piauí tem reunido lideranças de diversos partidos e ganhado corpo com apoio direto do PL e do bolsonarismo, mas ainda não é capaz de vencer ou convencer.
São os Sem Voto.

fonte www.portalaz.com.br

Caso de poetisa morta em Parnaíba tem reviravolta e namorado é preso novamente

 Inicialmente, o suspeito foi colocado em liberdade alegando que a vítima teria tirado a própria vida

O caso da jovem poetisa Gabriela Silva de Sena, de 26 anos, encontrada morta dentro da própria residência em Parnaíba, litoral do Piauí, ganhou uma reviravolta. Conforme apurado pelo Conecta Piauí, a Polícia Civil do Piauí determinou, nesta quarta-feira (09/04), a prisão do namorado da vítima, identificado apenas como Gabriel, após novas investigações apontarem seu envolvimento direto no crime.

Foto: ReproduçãoPoetisa parnaibana é encontrada morta em casa; namorado é investigado pela polícia
Poetisa parnaibana é encontrada morta em casa; namorado é investigado pela polícia

Gabriel havia sido preso inicialmente no dia da morte, sob suspeita de feminicídio, mas foi solto horas depois ao alegar que a companheira havia tirado a própria vida. A liberação aconteceu após o depoimento e a falta de elementos conclusivos naquele momento, o que levantou dúvidas sobre a real causa da morte.

No entanto, com o avanço das investigações e a coleta de novas provas — que ainda não foram detalhadas pela polícia — os investigadores chegaram à conclusão de que a versão apresentada pelo suspeito não se sustentava. A Polícia Civil solicitou, então, a nova prisão de Gabriel, que foi cumprida nesta quarta-feira.

A Delegacia de Homicídios de Parnaíba segue responsável pelo inquérito e deve divulgar mais informações nas próximas horas, incluindo detalhes do laudo pericial e eventuais depoimentos de testemunhas que possam reforçar a linha de feminicídio.

Entenda o caso

Gabriela Silva de Sena foi encontrada morta, no dia 5 de março, em sua casa, localizada na Rua Osvaldo Cruz, em Parnaíba. O corpo foi descoberto por seu namorado, Gabriel, que chamou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O óbito foi confirmado no local.

Na ocasião, o suspeito foi conduzido à Central de Flagrantes para prestar depoimento. Testemunhas relataram à polícia que o casal teria tido uma discussão momentos antes, com relatos de agressões físicas. Gabriel apresentava marcas de sangue nas mãos e no rosto quando foi abordado pelos policiais.

Apesar disso, ele alegou que Gabriela havia tirado a própria vida, o que inicialmente levou à sua liberação. A Perícia Criminal realizou diligências no local, e a Polícia Civil aguardava o laudo oficial para prosseguir com a apuração. Agora, com novos indícios, Gabriel volta a ser o principal suspeito de feminicídio

fonte conectapiaui.com.br

Teresina: homem é condenado a 12 anos por matar vítima a pauladas enquanto dormia

 A decisão foi tomada por maioria dos jurados que compuseram o Conselho de Sentença

O Tribunal Popular do Júri condenou Josafá Lopes de Aquino a 12 anos de prisão pelo crime de homicídio qualificado, durante sessão realizada nesta terça-feira (08/04), em Teresina. O réu foi responsabilizado pela morte de José Nilton de Aquino, assassinado com golpes de madeira na cabeça enquanto dormia.

Foto: ReproduçãoJosafá Lopes de Aquino
Josafá Lopes de Aquino

O crime aconteceu no dia 12 de julho de 2013, no Bairro Vermelha, zona Sul da capital. Segundo a acusação, Josafá invadiu a residência de José Nilton durante a madrugada e o atacou com um pedaço de madeira, desferindo diversas pauladas na cabeça da vítima, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A decisão foi tomada por maioria dos jurados que compuseram o Conselho de Sentença. O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da atuação do promotor de Justiça Márcio Carcará, coordenador do Grupo de Atuação Especial no Tribunal do Júri (Gaej), foi responsável pela acusação no julgamento.

A pena deverá ser cumprida em regime inicialmente fechado, em razão da gravidade do crime e das circunstâncias que o caracterizam como homicídio qualificado.

fonte conectapiaui.com.br

Idoso fica ferido após perder controle de moto e colidir com meio-fio no Norte do Piauí

 Um motociclista ficou gravemente ferido na tarde desta terça-feira (08/04) após perder o controle da moto que pilotava entre os municípios de Brasileira e Piracuruca, no Norte do Piauí. Testemunhas relataram que o condutor apresentava supostamente sinais de embriaguez quando invadiu a contramão e colidiu com o meio-fio, sendo arremessado ao acostamento da rodovia.

Minutos após o acidente, um motorista que passava pelo local encontrou a vítima desacordada e caída de bruços. Ele acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Outros condutores que transitavam pela estrada pararam para prestar socorro, enquanto um conhecido do motociclista conseguiu apoio adicional. Um carro da Prefeitura de Brasileira foi utilizado para levá-lo ao Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri.

Já no hospital, a vítima havia recobrado a consciência, mas apresentava dificuldades na fala. O motociclista sofreu escoriações no rosto e no tórax, além de uma possível fratura na clavícula. As informações foram repassadas por testemunhas e pessoas que acompanharam o resgate.

Apesar da gravidade do acidente, o motociclista escapou de uma lesão ainda mais séria por poucos centímetros. Segundo um dos motoristas que prestou socorro, a cabeça do homem ficou a cerca de 10 a 15 centímetros do meio-fio, o que poderia ter resultado em um ferimento fatal.

Foto: ReproduçãoIdoso sofre acidente entre Brasileira e Piracuruca

fonte 180graus.com/Com informações do Piripiri Repórter.

Homem é executado a tiros em parada de ônibus na zona Sul de Teresina

 Um homem foi morto a tiros na tarde desta quarta-feira (09/04), em uma parada de ônibus situada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Parque Eliane, zona Sul de Teresina.

Foto: Homem é executado a tiros em parada de ônibus na zona Sul de Teresina

Segundo relatos iniciais de moradores da área, dois indivíduos se aproximaram da vítima e dispararam várias vezes contra ela. Após o homicídio, os suspeitos fugiram por uma área de mata próxima ao local do crime.

Equipes do 17º Batalhão da Polícia Militar (17º BPM) foram acionadas e chegaram rapidamente à cena do crime, realizando o isolamento da área e dando início às buscas pelos responsáveis.

Até agora, a vítima não foi oficialmente identificada, e os motivos do assassinato permanecem desconhecidos. A perícia técnica foi chamada para os procedimentos iniciais, e o caso ficará sob responsabilidade da Polícia Civil do Piauí.

fonte 180graus.com

DRACO "Leozinho Matador" cometeu assassinatos brutais em série em retaliação à morte do pai, aponta investigação; VÍDEO!

 Membro do PCC foi morto durante troca de tiros com policiais do DRACO; delegado dá novos detalhes sobre a ação realizada no Piauí

Acusado de liderar uma célula do PCC no município de Palmeirais, interior do Piauí, Walyson Silva Barbosa, o “Leozinho Matador”, é investigado por uma série de assassinatos com requintes de crueldade, cometidos em retaliação à morte do pai. Segundo a Polícia Civil, ele teria envolvimento direto em diversos homicídios na região, além de participação ativa no tráfico de drogas.

O criminoso foi morto durante troca de tiros com policiais das forças de segurança do Piauí nesta quarta-feira (09), durante a Operação Draco 203, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO). Leozinho era o principal alvo. Em entrevista à TV Antena 10, o delegado Charles Pessoa explicou que Walyson Silva estava com uma pistola calibre 99 com 5 carregadores, além de uma arma longa.

"Esse indivíduo era a principal liderança dessa célula responsável por diversos homicídios na região de Palmeirais e também no Maranhão. Esse criminosos praticou diversas execuções e inclusive uma delas com mais de 40 tiros no rosto de uma das vítimas, incendiou na casa de uma outra vítima em Palmeirais. A gente já tinha conhecimento do histórico criminal dele e fomos cumprir essa medida relacionada a ele, que infelizmente não atendeu a ordem de comando das forças de segurança, tivemos que usar a força necessária para neutralizá-lo. Uma ação que aconteceu dentro da normalidade e legalidade", disse.  

Embora parte dos assassinatos possa ter sido motivada pela morte do pai, o delegado Charles afirma que “Leozinho Matador” já esteve envolvido em diversos outros homicídios e crimes na região. O pai da liderança criminosa também tinha ligação com o mundo do crime.

  

Saiba quem era "Leozinho Matador", faccionado do PCC que morreu após troca de tiros com policiais do DRACO
Reprodução

  

"Sim, mas o Léo Matador começou a praticar crime antes da morte do pai. Ele e o pai eram envolvidos com facção criminosa e também com o tráfico de drogas, roubos e homicídios. O pai dele foi morto recentemente e depois da morte do pai ele praticou outros homicídios. Mas não há nenhuma justificativa para o envolvimento com facções e muito menos com essas práticas e desses crimes violentos. Causava um problema muito sério para a sociedade piauiense e também para o estado do Maranhão", destaca o delegado. 

A ação é resultado de uma investigação que se estende há vários meses e revelou a atuação violenta de membros da organização, diretamente ligados a 14 homicídios ocorridos nos últimos dois anos, além de crimes de tráfico de drogas, agiotagem, ameaças e porte ilegal de armas.

  

Material apreendido durante a ação
Reprodução

   

Sobre

A Operação faz parte do Pacto pela Ordem e contou com o apoio essencial da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), DEOP, Diretoria de Polícia do Interior, Diretoria da Polícia Metropolitana, Guarda Municipal, Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER), BEPI, BOPE, ROCAM, RONE, seccionais da Polícia Civil de Amarante e de Nazária, além de outras unidades da Polícia Civil do Piauí e da Polícia Civil do Maranhão, que atuaram de forma integrada para garantir a efetividade da ação.

Fonte: Portal A10+


ANIVERSÁRIO DA CIDADE Após recomendação do MP, prefeito que chorou ao falar de seca cancela show da banda Calcinha Preta em Fartura do Piauí

 A recomendação diz que sejam tomadas as providências necessárias para a devolução aos cofres municipais de eventuais pagamentos já realizados

A 2ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato expediu recomendação ao município de Fartura do Piauí, no Sul do Estado, para que seja cancelado o show da banda Calcinha Preta, anunciado para o dia 30 de abril de 2025, em comemoração ao aniversário da cidade. A contratação do evento foi amplamente divulgada na mídia local, gerando preocupação diante do atual contexto enfrentado pelo município. Diante da recomendação, o prefeito Orlando Costa anunciou, na tarde desta quarta-feira (09), o adiamento das comemorações pelos 33 anos de emancipação política do município. 

  

MP do Piauí pede cancelamento de show da banda Calcinha Preta em cidade onde prefeito chorou ao falar da secaReprodução

  

A promotora de Justiça Gabriela Almeida, responsável pela recomendação, explicou que a cidade atravessa sérias dificuldades na prestação de serviços públicos essenciais, situação que tem motivado a tramitação de diversos procedimentos extrajudiciais na Promotoria, voltados à implementação de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida da população.

O documento aponta que o Governo do Estado do Piauí, por meio do Decreto nº 23.699, de 2 de abril de 2025, reconheceu a situação de emergência em 129 municípios atingidos pela seca, incluindo o Município de Fartura do Piauí. O próprio gestor, Orlando Costa (PT), chegou a chorar em entrevista à imprensa, ao falar do contexto da seca que assola a cidade.  “O próprio prefeito, em entrevista veiculada pela imprensa local, reconheceu os graves impactos da estiagem, relatando que os reservatórios de água estão completamente secos e que os pequenos agricultores perderam toda a produção agrícola”, relatou a promotora.

Diante desse cenário, foi recomendada a suspensão da contratação da banda “Calcinha Preta” ou de qualquer outra atração que represente elevado gasto aos cofres municipais. Além disso, sugeriu que sejam tomadas as providências necessárias para a devolução aos cofres municipais de eventuais pagamentos já realizados aos referidos artistas. 


Gabriela Almeida informou, ainda, que recomendações semelhantes serão replicadas aos demais municípios abrangidos pela 2ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato, os quais integram o território Serra da Capivara e também estão em situação de emergência, sendo todos municípios de pequeno porte e com demandas sociais urgentes.

Veja abaixo o comunicado divulgado pelo prefeito:



Fonte: Portal A10+ com informações do MPPI