terça-feira, 28 de novembro de 2017

Jovem morre em colisão entre ônibus e motocicleta na cidade de Esperantina

Jovem morre em colisão entre ônibus e motocicleta na cidade de Esperantina


Um grave acidente envolvendo um ônibus e uma motocicleta terminou com a morte de um jovem de 21 anos, identificado como Evângelo Rodrigues de Lima. O fato ocorreu na tarde desta terça-feira (28/11) no município de Esperantina, região Norte do Piauí.
A vítima, que trabalhava como pizzaiolo em um hotel da cidade, havia acabado de deixar a irmã na escola e ao sair, acabou colidindo em um ônibus que realizava o transporte de pessoas de uma associação.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência chegou a ser acionada, mas não houve tempo para o socorro.
Policiais militares e civis estiveram no local para realização da perícia. As causas do acidente ainda serão analisadas. O corpo do jovem foi conduzido ao necrotério do hospital Júlio Hartman.

fonte 180graus.com

HGV apresenta resultados positivos no Projeto Paciente Seguro

HGV apresenta resultados positivos no Projeto Paciente Seguro

A ação prevê a melhoria dos indicadores das seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente.

João Allbert
Hospital Getúlio Vargas (João Allbert)
A diretora-geral do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Clara Leal, apresenta, nesta terça-feira (28), em Brasília (DF), as ações realizadas e os resultado exitosos durante a participação do HGV no Projeto Paciente Seguro do Ministério da Saúde. De acordo com o plano de ação do projeto, 82% das ações planejadas foram realizadas no hospital. O Projeto Paciente Seguro prevê a melhoria dos indicadores das seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente.
Em relação às metas prioritárias nº 5 e 6, que são o risco do paciente vir a ter uma queda dentro da instituição e ter lesão por pressão (escaras) e a meta número 6 que é a melhora na higienização das mãos, os resultados foram bastantes positivos. O objetivo era a adesão de no mínimo 90% ao protocolo de medidas preventivas, o percentual alcançado foi de 86% em outubro.
No que se refere a essas metas, houve redução em todos os indicadores. O objetivo era reduzir de cinco para duas quedas mês na instituição, o qual foi atingido 100% da meta. Foi reduzido também o intervalo de quedas na Clínica Médica, tendo um intervalo de 45 dias sem quedas. Na Clínica Neurológica, a redução do número de quedas foi de 100%.
Quanto à Lesão Por Pressão (LPP), houve um aumento do percentual de pacientes que receberam a avaliação diária do risco de (LPP). Dos pacientes admitidos na Clínica Neurológica, 100% foram avaliados na admissão e houve uma redução de LPP na instituição de quase 60% no período de maio a outubro deste ano.
Outro resultado positivo, foram em relação à meta número seis, de higienização das mãos. Os indicadores foram o aumento do consumo de sabonete liquido na instituição e o maior número de funcionários que aderiram à higienização das mãos, chegando a um mediana de 87% de adesão. O mesmo ocorreu na UTI, chegando a um percentual de 89% de adesão.
Para Clara Leal, esses resultados são positivos, pois demonstram a qualidade da assistência e uma melhor segurança ao paciente admitido no HGV.

fonte http://www.pi.gov.br

Seis faculdades do Piauí aparecem entre as piores do Brasil

Seis faculdades do Piauí aparecem entre as piores do Brasil

A instituição “reprovada” pode receber punições, como a proibição de abertura de vestibulares até que tome providências para melhorar a nota

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do MEC (Ministério da Educação), divulgou nesta segunda-feira (27/11) o ciclo de avaliação de 2016 do ensino superior no Brasil, disponível no site do instituto. De um total de 2.132 instituições avaliadas, 307 foram consideradas insatisfatórias. No Piauí, seis faculdades aparecem na lista.
O parâmetro é o IGC (Índice Geral de Cursos), o indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior do Brasil. A nota vai de 1 a 5. As instituições que ficam na faixa abaixo de 3 são consideradas insatisfatórias. Neste ano, segundo o Inep, 0,1% ficaram na faixa 1, e 14% ficaram na faixa 2. A instituição “reprovada” pode receber punições, como a proibição de abertura de vestibulares até que tome providências para melhorar a nota.

Estudante insatisfeita: veja as piores faculdades do Brasil, segundo o MEC (RyanKing999/Thinkstock)
Estudante insatisfeita: veja as piores faculdades do Brasil, segundo o MEC (RyanKing999/Thinkstock)

Feito anualmente, o cálculo do IGC leva em conta a média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso) do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição. Calculado no ano seguinte à realização do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o CPC é outro indicador oficial de qualidade do ensino, que avalia variáveis como nota no Enade, corpo docente e infraestrutura.
Também são consideradas a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.
Para entrar no cálculo, a instituição precisa ter pelo menos um curso com estudantes concluintes inscritos no Enade no triênio de referência. Também é necessário que tenha sido possível calcular o CPC do curso.
Os rankings são divididos entre universidades, IFETs (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia), CEFETs (Centros Federais de Educação Tecnológica) e faculdades.

Veja abaixo as faculdades no Piauí consideradas insatisfatórias pelo Mec

1- Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu- ISESJT
2- Faculdade Evangélica Cristo Rei – Descredenciada (Despacho Seres/Mec 15/2015) - FECR
3- Instituto Superior de Educação do Sul do Piauí- ISESPI
4- Faculdade Piauiense de processamento de Dados- FPPD Aespi
5- Faculdade de Tecnologia de Teresina- CET
6- Centro de Ensino Superior do Vale do Parnaíba- CESVALE

fonte www.portalaz.com.br

Vereador se irrita e inicia quebradeira em Câmara de Vereadores. Veja o vídeo

Vereador se irrita e inicia quebradeira em Câmara de Vereadores. Veja o vídeo

Membro do legislativo municipal falou que ficou “indignado” com ato do presidente da Casa de encerrar a sessão legislativa

Vereador Rubens Alencar

Vereador Rubens Alencar 

O vereador do município de Valença do Piauí, Rubens Alencar (PMDB), partiu para a quebradeira da Casa legislativa ao ver encerrada uma sessão.
Ele saiu arremessando ao chão tudo que encontrava pela frente, como microfones, copos com água e outros objetos.
Indagado sobre o motivo do estranho ato, ele argumentou que houve uma agressão da presidência da Casa, que teria transformado “uma sessão ordinária em solene, dando a palavra ao vereador Leonardo, com direito de acusar a vereadora Ires, e encerrou a sessão sem ao menos dar o direito de resposta” a ela.
“A sessão durou pouco mais que 20 minutos. Revoltando a todos e me deixando indignado”, confessou.
180: O senhor pode me dizer o teor das acusações [à vereadora Iris]?
Rubens Alencar: Acusações diversas, desvios de recursos, recebimento de salários indevidos e muitas outras agressões.

NÃO RESPONDEU SE IRIA ARCAR COM OS PREJUÍZOS
Indagado se pagaria os objetos quebrados o vereador não respondeu. Questionado se chegou a morder os objetos, disse que não (o vereador parece que chegou a se machucar ao quebrar os microfones).
180: É praxe a presidência não deixar os vereadores de oposição falarem?
Rubens Alencar: Como também violar o Regimento e a Lei Orgânica. Tudo é feito tendo como base o plenário, mesmo para autorizar um absurdo.
180: Para finalizar, mesmo diante da sua indignação, que é visível, o senhor não acha que existem outros meios para fazer prevalecer a ideia, ainda que haja manobras regimentais?
Rubens Alencar não respondeu.

fonte 180graus.com


Ruas serão interditadas e policiamento será reforçado no Centro de Teresina

Ruas serão interditadas e policiamento será reforçado no Centro de Teresina

A partir desta sexta, os veículos já não poderão mais circular pelas Ruas Álvaro Mendes e Simplício Mendes.

No período natalino, o fluxo de pessoas no Centro de Teresina se intensifica e, para minimizar os transtornos com a grande movimentação, algumas ruas serão interditadas e o policiamento será reforçado. A partir desta sexta-feira (1º), os veículos já não poderão mais circular pelas Ruas Álvaro Mendes e Simplício Mendes. Até o último dia de dezembro (31), elas serão exclusivas dos pedestres.
“Aquele trecho compreende muitas lojas, bancos e têm muitas pessoas que ainda não se acostumaram com a circulação de veículos ali, que era o antigo calçadão. Como vai ter muita gente por lá, vamos proibir a passagem de veículos e deixar as pessoas à vontade. Lá, terão agentes fiscalizando e circulando. Somente casos de veículos que abastecem os bancos ou que tenham idosos, pessoas com deficiência ou enfermos, que não conseguem caminhar muito bem, a gente vai liberar”, explica Denis Lima, da Superinten dência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

Interdição das vias dará mais segurança e conforto aos consumidores neste período (Foto: Moura Alves/O Dia)
O trabalho será realizado em parceria com a Polícia Militar (PM), Detran e Guarda Municipal, através da Operação Natal Seguro, que vai ajudar a organizar o trânsito da região e dar mais segurança aos consumidores.
O coronel John Feitosa, assessor de comunicação da Polícia Militar, enfatiza que o planejamento de toda a operação já está sendo finalizado. E, além de mais policiais e viaturas na região, o horário de serviço também será regulado conforme a demanda e os horários de pico. “A ideia é começar tudo isso na sexta-feira, mas ainda estamos fazendo o planejamento de como será”, frisa.

fonte http://www.portalodia.com

Pane em sistema deixa terminais do Banco do Brasil fora do ar

Pane em sistema deixa terminais do Banco do Brasil fora do ar

Banco desmentiu informação de que seu sistema foi hackeado e diz que a falha se deve a uma sobrecarga no fluxo de operações.


Quem precisou sacar dinheiro ou fazer qualquer operação financeira nas agências do Banco do Brasil do Centro de Teresina na manhã desta terça-feira (28) encontrou alguns problemas. Isto porque uma sobrecarga no fluxo de operações causou uma pane no sistema dos terminais de autoatendimento do banco, deixando as funções inoperantes.
Clientes que procuraram o Banco do Brasil da Frei Serafim, por exemplo, não conseguiram realizar nenhuma operação, porque todos os caixas da agência estão temporariamente inoperantes. Foi o caso do senhor João Mendes, 60 anos, que chegou à agência por volta das nove horas da manhã e cerca de uma hora depois ainda não havia conseguido atendimento.

Foto: Geici Mello/O Dia
“Me informaram que não estava funcionando por falta de rede, então o jeito é ficar aqui e esperar”, afirmou o senhor. A reportagem de O Dia procurou falar com funcionários da agência e um deles, que não quis se identificar, relatou apenas que nenhum autoatendimento está funcionamento no momento, que o problema é geral e ainda não há previsão de retorno.
Uma mensagem circulando por WhatsApp dá conta que o sistema do BB teria sido invadido, prejudicando o funcionamento não só dos terminais de autoatendimento, como também do aplicativo do banco. Procurada pela reportagem, o Banco do Brasil desmentiu a informação de que seu sistema tenha sido hackeado e disse que a falha é pontual e geralmente acontece quando a quantidade de operações sendo realizadas fica acima do que o sistema lógico do banco pode suportar. 

fonte http://www.portalodia.com