quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Polícia prende 03 bandidos e recupera carro de advogado roubado em Campo Maior; FOTOS EXCLUSIVAS

Polícia prende 03 bandidos e recupera carro de advogado roubado em Campo Maior; FOTOS EXCLUSIVAS
Bandidos passaram a tarde sendo perseguidos pela polícia até que bateram em um muro e foram presos.



Policiais da Força Tática prenderam na noite desta quinta-feira (27) os três elementos que roubaram um carro modelo Golf prata em um restaurante na Avenida Santo Antônio em Campo Maior.

Eles praticaram o assalto por volta de meio dia quando chegaram armados no restaurante e pediram a chave do carro. Alem dos veículos, os elementos ainda levaram cerca de R$ 1500 reais e celular dos clientes. Depois do assalto, a polícia foi acionada e a partir de então iniciou as diligências. Eles foram localizados quando fugiam na estrada que dá acesso à Coivaras (PI). “Começamos a perseguição próximo ao Residencial Lila na saída para Coivaras e até que conseguimos prendê-los”, disse um dos policiais da Força Tática ao Em Foco. A ação também teve participação de soldados da Polícia Militar.

Os bandidos foram presos após colidirem o veiculo com uma das casas do Residencial Dois Irmãos na Avenida Marcelo Castelo Branco no Bairro Cidade Nova. Após baterem o carro, eles desceram e empreenderam fuga. Dois deles, identificados como Cristiano e Alisson foram presos na Lagoa do Iraim, próximo a Ciretran. O terceiro identificado como Neguim foi preso em um bar que fica ao lado do radar na BR-343 na saída para Teresina.

Alisson disse a reportagem do Em Foco que os três são naturais de Brasília (DF). O fato foi confirmado quando a polícia encontrou o RG de Cristiano Bispo Vaz. Ele é natural de Brasília e tem 33 anos de idade. Com eles foi apreendido uma pistola, e o dinheiro, celulares e objetos levados no assalto. Os três foram levados para a Delegacia Regional de Campo Maior e agora o caso ficará sob a responsabilidade da Polícia Civil que iniciará as investigações.

BANDIDOS TINHAM OUTRO CARRO

Ainda em poder dos bandidos a polícia encontrou uma pistola de uso restrito e a chave de um carro. O carro era um Ônix Prata de placa OMO - 6719 de São Paulo. Cristiano revelou que havia deixado o veiculo estacionado ao lado do Hospital Regional de Campo Maior. O Em Foco foi até o local e constatou a informação.  Dentro do veiculo havia roupas, toalha, calçados, desodorante, garrafas de água mineral lacrada, sacolas cheias de roupa e mochilas.
BANDIDOS ATIRARAM NOS POLICIAIS

Segundo o Sargento Neto, que estava no comando da operação, durante a fuga os elementos chegaram a disparar contra os policiais. “Eles efetuaram disparos contra a gente no momento que estavamos correndo atrás deles na Lagoa do Iraim, mas não acertaram”, contou Neto desmentindo a informação de que um dos soldados teria sido baleado. A arma apreendida estava em poder de Tallisson. “A pistola estava com o mais branco (Talisson) quando conseguimos prendê-los”, informou o Sargento.
Arma encontrada com Alisson e que foi usada no assalto


fontehttp://www.campomaioremfoco.com.br


Ciclista Manoel Dionísio morre após ser atropelado durante treino

Ciclista Manoel Dionísio morre após ser atropelado durante treino

Manoel Dionísio, vice-presidente da Associação Desportiva Corredores do Sertão.(Imagem:FlorianoNews)

Manoel Dionísio


O ciclista florianense Manoel Dionísio, de 33 anos, morreu na noite desta quinta-feira (27), em Floriano, após ter sido atropelado por um carro enquanto treinava. O acidente aconteceu na Rodovia BR-230, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal, por volta das 19h00. 

Manoel estava acompanhado por outros dois ciclistas no momento em que foi atingido. Devido à gravidade, o atleta não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. 

Manoel Dionísio era membro da Associação Desportiva Corredores do Sertão (ADECOS) e do Grupo de Ciclismo Suricatas Bike Clube.

fonte http://www.florianonews.com

Policial Militar tem arma roubada durante ocorrência em Floriano

Policial Militar tem arma roubada durante ocorrência em Floriano

Um Policial Militar teve a arma roubada por um assaltante na manha da última quarta-feira (26), em Floriano.
Policial Militar tem arma roubada durante ocorrência em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Conforme informações repassadas pelo Comandante do 3º Batalhão da PM de Floriano, Tenente Coronel Rubens Lopes, era por volta das 10h35 quando o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) foi informado sobre um assalto no cruzamento da Rua Padre Acelino com a Rua David Caldas, onde um indivíduo roubou o aparelho celular de um homem identificado como Mersim.

Na ocorrência vítima e assaltante travaram luta corporal. Neste momento um PM a paisana passava pelo local e tentou ajudar a vítima, também travando luta corporal com o criminoso.

Durante a ação, a arma do Policial, uma pistola calibre .40 de uso restrito da Polícia Militar, acabou caindo no chão e foi roubada pelo assaltante, que efetuou dois disparos contra o PM.

Ainda durante a ocorrência uma viatura da PM chegou ao local, onde foi recebida a tiros pelo assaltante, que empreendeu fuga em uma motocicleta modelo Titan, de cor preta. Felizmente ninguém foi atingido e a Polícia realiza diligências no intuito de recuperar a arma roubada.

fonte http://www.florianonews.com

Incêndio preocupa moradores em São Raimundo Nonato

Incêndio preocupa moradores em São Raimundo Nonato

746e8453b6350fb4f9943141d47418b1

No início da tarde desta quinta-feira (27/10) um grande incêndio atingiu as redondezas da Lagoa do Bairro em São Raimundo Nonato.
Vários moradores estão preocupados com a queimada que está crescendo e ficando de grande proporção. São Raimundo Nonato não conta com equipe do corpo de bombeiros e moradores do bairro estão se mobilizando para apagar o incêndio.

fonte http://www.cidadesemfoco.com

Do SãoRaimundo.Com

Equipamentos vão facilitar comunicação entre presídios e polícias

Equipamentos vão facilitar comunicação entre presídios e polícias

A Sejus entregou novos equipamentos que serão utilizados pelo órgão no Sistema de Radiocomunicação Digital Troncalizado do órgão.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), entregou, em solenidade nesta quinta-feira (27), na Penitenciária Irmão Guido, novos equipamentos que serão utilizados pelo órgão no Sistema de Radiocomunicação Digital Troncalizado, que tem como objetivo integrar o sistema prisional às forças de segurança pública.
Foram entregues 30 novos rádios comunicadores portáteis, 11 rádios comunicadores fixos (para serem utilizados em bases e em viaturas) e uma repetidora digital transportável. Os equipamentos foram adquiridos como parte do plano de segurança prisional que vem sendo implementado pelo Governo do Estado desde 2015.
O Sistema, de acordo com o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, funcionará facilitando a articulação de ações entre os presídios e entre o sistema penitenciário e as polícias Militar e Civil, Força Tática da PM, Corpo de Bombeiros, Samu, Strans, dentre outros órgãos que, por ventura, possam colaborar com a ordem na área de segurança.
“É, sem dúvida, um avanço para o sistema prisional. Esses equipamentos permitirão eficácia na comunicação estratégica de ações, equipamentos de equipamentos de última geração, com tecnologia de ponta, que vão dar uma nova e eficiente dinâmica ao trabalho da Secretaria de Justiça”, pontua Oliveira.
O subcomandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, destaca que a Polícia Militar, a exemplo da Secretaria de Justiça, vai se articular para adquirir esse tipo de equipamento, que, segundo ele, vai melhorar a comunicação dentro da capital e com as bases da corporação no interior, dando mais eficiência no combate à criminalidade.
O investimento nos novos equipamentos é próprio da Secretaria de Justiça do Estado e na ordem total de R$ 367 mil. Os rádios contam com sistema digital e GPS e tecnologia que impede interceptação. A Sejus também entregou novos materiais de proteção individual para o Grupo de Intervenção Prisional, como coletes e uniformes.


fonte http://www.piaui.pi.gov.br

Outubro Rosa: Ministério Público promove atividade educativa sobre a saúde da mulher



    Outubro Rosa: Ministério Público promove atividade educativa sobre a saúde da mulher


    O Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho – Programa “Bem Viver no MP” - promoveu uma atividade de integração, alusiva à campanha Outubro Rosa. A médica ginecologista Maria das Dores Nunes ministrou palestra para Procuradoras de Justiça, Promotoras de Justiça, servidoras, estagiárias e colaboradoras terceirizadas do Ministério Público, conduzindo uma apresentação dinâmica sobre o tema “A Qualidade de Vida da Mulher Moderna”.

    A Promotora de Justiça Cláudia Seabra, Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, proferiu a palavra de abertura. Ela ressaltou a importância da promoção de atividades voltadas para a qualidade de vida no ambiente de trabalho. “A mulher, atualmente, desempenha múltiplos papéis sociais, o que influencia diretamente a saúde. A equipes do Ministério Público têm consciência de que as pessoas são o patrimônio mais importante da organização, pois é a motivação delas que determina o bom funcionamento de todas as unidades. Por isso, estamos empenhados em contribuir para o bem estar dos colaboradores, promovendo eventos como este”, declarou a Promotora de Justiça. “O Outubro Rosa há muito extrapolou o combate ao câncer de mama, e agora se configura como uma excelente oportunidade para que falemos da saúde da mulher de modo geral, em suas mais variadas dimensões”, pontuou.
     
    Maria das Dores Nunes é doutora e mestra em Ciências da Saúde, membro do Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna do estado do Piauí e da investigação do óbito materno no município de Teresina, médica assistente da Fundação Municipal de Saúde, na Maternidade Wall Ferraz, e professora universitária. Fez residência e especialização em ginecologia e obstetrícia. Também é especialista em Sexualidade Humana, em adolescência e em Bioética e Direitos Humanos. Pesquisadora nas áreas da saúde da mulher, com linha de pesquisa em saúde sexual, reprodutiva e materno-infantil e direitos sexuais e reprodutivos.
    fonte http://www.mppi.mp.br
    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
    Fone: (86) 99401-1718 , (86) 3216-4576, (86) 3216-4579
    imprensa@mppi.mp.br 

    Ministério Público cobra regularização de repasses para saúde em municípios do interior



      Ministério Público cobra regularização de repasses para saúde em municípios do interior

      Promotres e gestores públicos sentados durante reunião sobre repasses para saúde pública

      Com objetivo de discutir os atrasos de repasses financeiros aos hospitais do interior, o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), realizou, na manhã de ontem (26), audiência com representantes das Secretarias de Estado da Saúde (SESAPI) e da Fazenda (SEFAZ) e do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS).

      Os Promotores de Justiça Márcio Franca e Lenara Carvalho Porto, que respondem pelas 12ª e 44ª Promotoria de Justiça, Karla Daniela Carvalho e Janaína Rose Aguiar, coordenadoras respectivamente do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS) e de Defesa da Pessoa com Deficiência e do Idoso (CAOPDI) presidiram as discussões em torno dos problemas apresentados.

      Entre os assuntos que foram pautados na reunião: atrasos de repasses financeiros aos hospitais do interior, pendência no pagamento dos valores indicados em ação civil pública ajuizada pelas 12ª e 44ª Promotorias de Justiça de Teresina, além da realização de audiência, no próximo dia 11 de novembro, para debate sobre medidas de valorização da vida e prevenção ao suicídio, a instalação de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Cocal de Telha, para atendimento dos moradores de Boa Hora, Cocal de Telha e Nossa Senhora de Nazaré. 

      Questionado sobre os atrasos, o representante da Secretaria de Fazenda, Cristiano Oliveira, informou que o Estado sofre atualmente com um déficit de 100 milhões de reais, e que os atrasos seriam inevitáveis. O Secretário de Saúde, Francisco Costa, afirmou que até setembro deste ano da dívida do Estado relacionada ao cofinanciamento dos serviços da saúde nos municípios chega ao valor de R$ 16 milhões, para atenção básica, e 8 milhões para os hospitais de pequeno porte. A Promotora de Justiça Lenara Carvalho Porto interpelou o gestor sobre o concurso para auditores de saúde, já que estes recebem remuneração bastante inferior aos auditores médicos. Costa respondeu que a Secretaria de Administração encaminhou à Assembleia Legislativa uma minuta para aprovação do plano de cargos, carreiras e salários para estes servidores, sendo que já foram concedidas gratificações, pagas a partir de novembro deste ano.

      Em relação ao CAPS de Cocal de Telha, o Promotor Márcio Franca expressou preocupação, pois a gestão municipal alega que não possui condições financeiras para manutenção do Centro de Atenção. Segundo a presidente do COSEMS, Regina Leopodina Cipriano, os repasses deveriam ser feitos pelo Ministério da Saúde, o que não está ocorrendo. Ela sugere que os gestores firmem um acordo formal perante o Ministério Público em audiência, para garantir o serviço à população.

      Ao final do encontro, ficou acertado que a SESAPI apresentará, na audiência do dia 11, que aborda a valorização da vida, um documento com cronograma para cumprimentos das propostas de atendimento na área de saúde mental.
      Em relação à ação civil pública ajuizada pelas 12ª e 44ª Promotorias de Justiça de Teresina, o secretário Francisco Costa comprometeu-se a realizar um levantamento sobre os valores pagos e os pendentes até o dia 30 de novembro.
      Quanto à regularização dos repasses, deve acontecer, no dia 3 de novembro, um novo encontro com a SEFAZ, SESAPI e Conselho de Secretários, para que seja elaborado um cronograma dos repasses do Tesouro Estadual aos municípios. O Ministério Público permanecerá fiscalizando os gastos dos municípios em saúde.

      fonte http://www.mppi.mp.br

      Assessoria de Comunicação Social
      Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
      Fone: (86) 99401-1718 , (86) 3216-4576, (86) 3216-4579
      imprensa@mppi.mp.br 

      Demerval Lobão: Ministério Público promove reunião para reforçar combate ao mosquito Aedes aegypti



        Demerval Lobão: Ministério Público promove reunião para reforçar combate ao mosquito Aedes aegypti


        A Promotora de Justiça Ana Isabel Dias, com atuação na comarca de Demerval Lobão, coordenou reunião com servidores da saúde do município de Lagoa do Piauí, com o objetivo de intensificas o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika, esta última relacionada à ocorrência de microcefalia. Cerca de 40 servidores do município compareceram à reunião.

        A Promotora de Justiça explicou que foram detectados problemas nos indicadores epidemiológicos de Lagoa do Piauí. Ela informou ainda que a SESAPI disponibiliza formulários para que os agentes registrem informações sobre os casos de dengue, zika ou chikungunya. Esses dados sesrão compilados e divulgados, para que seja elaborado um painel sobre a contaminação por essas doenças em todo o Piauí.

        O encontro contou com a participação da Gerente Estadual de Vigilância em Saúde, Mariane Batista, e da Coordenadora da IV Regional de Saúde, Danielle Cronemberger.

        Na oportunidade, os servidores da saúde cobraram a efetiva execução da Portaria n˚ 2121/2015, do Ministério da Saúde, que atribui aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os de Endemia (ACE) a responsabilidade de, "ocorrendo situação de surtos e epidemias, executar em conjunto com o agente de endemias ações de controle de doenças, utilizando as medidas de controle adequadas, manejo ambiental e outras ações de manejo integrado de vetores, de acordo com decisão da gestão municipal".

        fonte http://www.mppi.mp.br

        Assessoria de Comunicação Social
        Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
        Fone: (86) 99401-1718 , (86) 3216-4576, (86) 3216-4579
        imprensa@mppi.mp.br 


        Ministério Público participa do lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra o Idoso



          Ministério Público participa do lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra o Idoso


          A Promotora de Justiça Marlúcia Evaristo, titular 28ª Promotoria de Justiça de Teresina, participou  do lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, realizado na sede da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc). A representante do Ministério Público ministrou palestra sobre o Estatuto do Idoso. Marlúcia Evaristo representou também o Conselho Nacional do Idoso.

          fonte http://www.mppi.mp.br
          Assessoria de Comunicação Social
          Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
          Fone: (86) 99401-1718 , (86) 3216-4576, (86) 3216-4579
          imprensa@mppi.mp.br 

          PGJ e Governo do Estado assinam acordo de cooperação técnica para regularização fundiária e combate à grilagem

          PGJ e Governo do Estado assinam acordo de cooperação técnica para regularização fundiária e combate à grilagem



          O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura, firmou acordo de cooperação técnica com o Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, e a Diretora-Geral do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Regina Lourdes, com o objetivo de conferir maior celeridade e efetividade aos instrumentos de fiscalização e repressão aos crimes de apropriação ilegal de terras públicas e devolutas estaduais. “A regularização fundiária é imprescindível para a existência de um efetivo ordenamento territorial, devendo, portanto, ser realizado através de políticas públicas que possam legitimar e garantir o uso disciplinado da terra no estado”, ressaltou o chefe do Ministério Público.

          A Lei Estadual n˚ 6.709/2015 estabeleceu bases atualizadas para a regularização fundiária no Piauí, permitindo a celebração de convênios e termos de cooperação técnica entre o INTERPI e outros órgão da Administração Pública para cumprimento dos objetivos elencados. A autarquia se comprometeu a ceder, por solicitação do MPPI, técnicos especializados em regularização fundiária e outras peças técnicas necessárias ao desenvolvimento do trabalho de repressão aos crimes agrários. O acordo contempla ainda o compartilhamento de informações, de modo que o Ministério Público tenha acesso a documentos, cadastro de imóveis, processos de concessão de títulos definitivos de domínio e de alienação de terras públicas estaduais. O INTERPI deve também prestar auxílio técnico, fornecer informações sobre investigações e processos judiciais, e também atender às Promotorias de Justiça especializadas e o Grupo de Combate à Grilagem de Terras (GERCOG).

          O acordo celebrado entre Ministério Público Estadual e Governo do Estado tem vigência até dezembro de 2019.



          fonte http://www.mppi.mp.br

          Assessoria de Comunicação Social
          Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
          Fone: (86) 99401-1718 , (86) 3216-4576, (86) 3216-4579
          imprensa@mppi.mp.br 

          Altoenses ficam feridos após carro-forte capotar

          Altoenses ficam feridos após carro-forte capotar

          O acidente ocorreu no começo da noite de ontem(26), na saída de Caxias-MA

          Um grave acidente ocorrido na noite de ontem(26), deixou quatro Altoenses feridos, todos trabalham como vigilantes da empresa de Transporte de Valores Prossegur.

          Segundo as poucas informações que recebemos até o momento, as vítimas foram identificadas como Paulo, Jonas, John e Valdecarlos. Todos residem na cidade de Altos. O carro forte estava retornando de uma rota normal no interior do Maranhão. As causas do acidente ainda não foram reveladas. 

          Paulo e Jonas tiveram apenas ferimentos leves, já Valdecarlos e Jonh, estão internados no Hospital da Med Imagem em Teresina.

          Valdercalos teria sofrido fraturas em um dos membros superiores e Jonh, teve uma grave lesão craniencefálico. 

          fonte http://altosnoticia.com.br

          Fãs de Tiago Iorc fazem fila e ingressos para show acabam em uma hora

          Fãs de Tiago Iorc fazem fila e ingressos para show acabam em uma hora

          Cantor se apresenta no dia 08 de novembro no projeto Seis e Meia, no Theatro 4 de Setembro, em duas sessões


          Um dos shows mais aguardados, enfim, chega a Teresina. O cantor Tiago Iorc se apresenta no dia 08 de novembro no projeto Seis e Meia, no Theatro 4 de Setembro, em duas sessões. Com composições autorais, o cantor irá encantar o público em uma apresentação de voz e violão. A abertura do show será com o grande músico Ferdinand Melo. 
          Alguns fãs de Tiago Iorc chegam cedo no Theatro 4 de Setembro para garantir seus ingressos. Uma dela é a fotógrafa Roberta Aline, que não perdeu tempo e garantiu sua entrada e de seus amigos. “Apesar da fila estar grande, vale a pena. Eu estou muito ansiosa pelo show, vai ser muito bom, porque todos já esperam há algum tempo”, disse.
          Fotos: Moura Alves/O Dia
          A coordenadora do projeto Seis e Meia, Laurenice França, falou da expectativa para os shows. Ela contou que o interesse do público era tanto que abriram uma sessão extra, que terá início às 2130h. Mesmo assim, os ingressos acabaram pouco depois de uma hora após as vendas serem iniciadas. “Pela procura e pelo que vimos na internet, esse é um show muito esperado. O público amanheceu em frente ao Theatro para poder comprar os ingressos e alguns chegaram a acampar aqui na entrada”, disse.
          Laurenice França adiantou que o cenário do show será do projeto Seis e Meia, contudo, a produção do cantor promete uma iluminação e som rebuscados. Foram disponibilizados 520 ingressos para cada sessão, sendo o valor para a primeira sessão de R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) e para a segunda sessão R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).
          A administradora Liziana Costa chegou cedo ao teatro e comprou seu ingresso para esse grande show. Segundo ela, “a ansiedade está à mil, e Teresina precisava disso, de um grande show”, falou. Para ela, a música Alexandria é sua favorita e mais esperada da apresentação, contudo, ela frisou que é difícil escolher quais canções ela gosta mais, pois todas são lindas e encantadoras. 
          Tanandro Fabrício, gerente de uma loja de fotografias, falou que o show de Tiago Iorc era muito esperado pelos teresinenses e que as expectativas estão aumentando ainda mais com a proximidade da data. Ele disse que todos seus amigos já garantiram presença e, se dúvidas, a música “Amei Te Ver”, é a mais aguardada da plateia.
          O projeto Seis e Meia é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult). Todos os meses uma atração nacional e uma atração local se apresentam no palco do Theatro 4 de Setembro. Com a descentralização do projeto, outros municípios também estão recebendo os shows nacionais.
          Artista
          Tiago Iorc é um daqueles artistas que possuem um diferencial em suas apresentações, ele consegue dialogar com um grande público justamente pela alta qualidade de seu trabalho. Dono de composições sinceras e bem escritas, Tiago vê seu público crescer a cada apresentação e isso tem a ver com o envolvimento criado ao longo de sua crescente discografia. “Troco Likes”, seu mais recente disco, tem repertório 100% autoral, além de ser seu primeiro trabalho completamente em português.
          Já tocou em palcos consagrados como o festival SXSW (Texas), o Rockwood Music Hall (Nova York), Toronto Music Festival (Canadá), Grand Mint Festival (Coreia do Sul) e Vodafone Music Fest (Lisboa). 
          Em 2016, o cantor teve quatro músicas entre as mais tocadas nas rádios do país: Amei Te Ver, Me Espera. Coisa Linda e Chega Pra Cá. Recentemente, Tiago Iorc foi indicado ao Prêmio Multishow 2016 na categoria “Melhor Cantor”, mostrando que, apesar de recente no cenário musical brasileiro, já é um dos artistas mais queridos dentro da música autoral no País.

          fonte portal o dia

          Em vídeo, Wellington parabeniza Lula: 'sei como é perseguido'

          Em vídeo, Wellington parabeniza Lula: 'sei como é perseguido'


          O governador Wellington Dias (PT) não esqueceu de parabenizar o amigo Luiz Inácio Lula da Silva, no dia em que ele completa 71 anos. Em vídeo postado nas redes sociais, o petista fala em nome do povo do Piauí e diz que todos são gratos pelas obras e programas implantados pelo ex-presidente no estado. Réu em três processos criminais da Operação Lava Jato, Wellington ressalta que Lula é perseguido, mas que o Brasil reconhece seu valor.
          "Meu amigo, meu companheiro Lula. Eu quero aqui parabenizar você e posso dizer que faço isso também com o abraço do povo do Piauí. São homens e mulheres que te amam e gostam muito de você. Somos todos gratos por tudo que tem trabalhado pelo Brasil e pelo Piauí", afirma no vídeo postado em sua página no Facebook.
          "Estamos aqui sempre orando por você. Sabemos do quanto tudo que você representa para o Piauí, para o Brasil, para o mundo, mas principalmente para cada ser humano, especialmente para aqueles que mais precisam do homem que tem a responsabilidade pública, uma liderança como você", pontua o governador do Piauí.
          Wellington Dias é solidário ao petista e diz que sabe o quanto Lula é perseguido. Cita ainda a ex-presidente Dilma Rousseff, tirada do cargo após impeachment aprovado pelo Congresso Nacional.
          "Sei que você é perseguido, sei o quanto trabalham para desconstruir toda a verdade, toda a sua história, tudo aquilo que você trabalhou. Eu sempre que quero tratar do Lula, eu olho de dois aspectos: o primeiro é que em cada município do Brasil se tirar um programa ou uma obra, o que fica é um Brasil muito atrasado. Lula representa um novo Brasil, junto com a presidenta Dilma, integrado com várias lideranças de diferentes partidos", afirmou.
          Para o governador, o ex-presidente merece um momento de descontração, mesmo diante de tantas dificuldades. "Eu quero desejar que você tenha um momento de grande descontração. Apesar de tudo que acontece contra você, o Brasil sabe quem é Lula, reconhece e valoriza, enfim, ama o Lula. O Lula é meu amigo, mexeu com Lula, mexeu comigo", concluiu.
          Assista ao video

          fonte cidadeverde.com

          Em 30 dias, 190 veículos são roubados em Teresina

          Em 30 dias, 190 veículos são roubados em Teresina


          Estatística divulgada nesta quinta-feira (27) pela Secretaria Estadual de Segurança Pública revela o aumento no número de roubo de veículos em Teresina. Segundo o levantamento, somente nos 30 dias do  mês de setembro, um total de 190 casos desta natureza foram registrados.

          A pesquisa da Polícia Civil mostra, ainda, que nos últimos sete meses a capital só registra índices maiores deste tipo de roubo se comparado a período igual do ano passado. Em setembro de 2015, por exemplo, o número de veículos roubados foi 144. Somente em janeiro e fevereiro de 2016 os índices foram inferiores aos mesmos meses de 2015. 
          O levantamento expõe que o mês recorde de roubo de veículo em Teresina em 2016 foi o mês de janeiro, com 239 ocorrências e o de menor número de roubos foi agosto, com 185 registros. 
          Já a soma de roubo de veículo do mês janeiro a setembro deste ano é de 1589. Já no mesmo de período de 2015, foram 1315. 
           Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí  se posiciona sobre os índices e afirma que desde o início deste ano está intensificando o trabalho para combater o roubo de veículos em Teresina. 
          Segundo a secretaria, o reforço alcança um resultado positivo já que só nesse ano 1.877 veículos foram recuperados. O número é superior ao registro de roubos que somam 1.589 casos durante todo o ano.
          “Sabemos que temos uma situação delicada, porém temos feito um trabalho incessante para combater essa prática. Estamos solicitando à Justiça prisões de suspeitos que foram identificados através de reconhecimento pelas vítimas dos autores do crime. Todo esse trabalho é resultado de uma parceria com a Polícia Militar”, destaca o delegado Cadena Júnior, titular da Polinter. 

          fonte cidadeverde.com

          Promotoria pede isolamento total da Igreja São Benedito e suspende obras de restauração

          Promotoria pede isolamento total da Igreja São Benedito e suspende obras de restauração


          A 30ª Promotoria de Justiça de Teresina, com o auxílio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), recomendou que a Arquidiocese de Teresina suspenda as atividades de restauração que estão sendo realizadas no interior da igreja São Benedito. O Ministério Público recomendou ainda que o adro da igreja seja vedado com tapumes ou grades metálicas para conter aglomerações na parte externa da igreja, impedindo assim as "missas campais" que continuaram acontecendo normalmente.
          A condição é que  a obra seja paralisada até a recuperação dos danos provocados pelo desabamento de um dos pontaletes da torre da sineira, que atingiu teto, forro e bancos em setembro.
          Os Promotores de Justiça Maria Eugênia Gonçalves Bastos e Sávio Eduardo Nunes de Carvalho estiveram na Igreja São Benedito, centro de Teresina, para verificar as condições estruturais do templo. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizou vistoria técnica, mostrando que outros pináculos também estão sob risco de queda, porque existem muitas rachaduras.
          O Ministério Público observa que os serviços de restauração envolvem equipamentos e máquinas que podem abalar a estrutura do templo, e que a suspensão dos eventos é necessária para garantia da segurança das pessoas. 
          A Igreja São Benedito exerce um papel marcante no desenvolvimento arquitetônico, religioso e cultural de Teresina. Ela foi tombada e integrada ao patrimônio histórico, artísitico e paisagístico do Piauí, através do Decreto Estadual n? 10.663/2011, e tomabado, junto com todo seu acervo, pelo IPHAN. Os sinos foram igualmente tomabados por decreto municipal, para fins de preservação histórica e cultural.

          fonte cidadeverde.com


          Oito deputados piauienses votaram a favor e dois contra a PEC 241

          Oito deputados piauienses votaram a favor e dois contra a PEC 241

          Se for aprovada pelo Senado, a emenda valerá pelos próximos 20 anos

          O número de deputados da bancada nordestina diminuiu durante a votação no segundo turno da Proposta de Emenda Constitucional 241 (PEC 241). Houve mais ausências e uma abstenção. 138 deputados votaram durante sessão na última terça-feira (25). No primeiro turno, realizado há duas semanas, 142 deputados nordestinas compareceram a votação.
          No Piauí, oito deputados federais votaram a favor da emenda, enquanto Assis Carvalho (PT) e Silas Freire (PR) votaram contra. No primeiro turno, Silas Freire, que é suplente, se absteve. Mainha, outro suplente, votou contra a orientação do governador Wellington Dias.
          Aprovado pela Câmara dos Deputados, a proposta seguirá para análise no Senado onde a votação acontece no dia 13 de dezembro. O presidente Michel Temer considera a proposta como mecanismo para reequilibrar as contas públicas do país. Se for aprovada pelo Senado, a emenda valerá pelos próximos 20 anos.
          PEC 241
          A Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, por 359 votos a 116 (e 2 abstenções), o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, quelimita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Quando o texto foi aprovado em primeiro turno, há cerca de duas semanas, 366 deputados votaram a favor; 111, contra; e dois se abstiveram.
          A proposta de emenda constitucional cria um teto para os gastos públicos e congela as despesas do Governo Federal, com cifras corrigidas pela inflação, por até 20 anos. 
          Manifestaçoes
          No Piauí, manifestação contra a PEC 241 já foram realizada. No início no mês, dezenas de estudantes e servidores públicos saíram às ruas de São Raimundo Nonato em protesto. Universitários do campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), do Instituto Federal de Educação (IFPI), estudantes secundaristas da região e membros do Sindicato dos Servidores Municipais manifestaram contra a proposta.
          Em Teresina, estudantes ocuparam a Reitoria da Universidade Federal do Piauí, para denunciar casos de violência envolvendo a equipe de segurança no campus. Os manifestantes pediam ainda que a universidade se posicione contra as consequências da PEC 241. 
          O Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus Marcílio Rangel, localizado na zona Sul de Teresina, também foi ocupado por alunos. Os estudantes protestam também contra a Proposta de Emenda Constitucional. 
          Docentes da UFPI paralisam atividades
          O Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (Sintufpi) deram inicio a uma paralisação por tempo indeterminado na última segunda-feira (24). Os servidores decidiram greve como forma de reivindicar contra a PEC 241.
          Policiais Civis
          O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí, Constantino Júnior afirmou nesta terça-feira (18), que os 1,6 mil policiais piauienses também devem aderir à paralisação. Eles estão apenas esperando aprovação pelo Fórum das Entidades Estaduais.
          “Somos contra. Não podemos pagar essa conta. Não fomos nós quem roubamos o país. Foram os políticos que nos meteram nessa crise, pois que eles paguem a conta, não a sociedade”, defende Constantino Júnior, dizendo que vai defender a paralisação na diretoria de seu sindicato e na assembleia da categoria.
          fonte www.portalaz.com.br

          Falsa médica tenta registro no Conselho e é presa em flagrante pela Polícia Federal

          Falsa médica tenta registro no Conselho e é presa em flagrante pela Polícia Federal

          Acusada nunca concluiu curso de Medicina e, muito menos, tinha sido matriculada na instituição

          Jarlene Raquel Cacau Araújo Toledo Carvalho, de 21 anos, foi presa na manhã de hoje (26), ao tentar obter o registro profissional de medicina, na sede do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM), sem ter formação na área.
          Jarlene Carvalho
          Jarlene Carvalho

          Os funcionários do setor de registro do CRM-PI, após checarem com a instituição de ensino superior de origem apresentada pela jovem, o Centro Universitário São Camilo, com sede em São Paulo-SP, constatou que Jarlene Carvalho nunca havia concluído o curso de Medicina, no local e nem sequer tinha sido matriculada na instituição.
          Nos documentos da suspeita, ainda constava que ela teria nascido em 1995, sendo que a mesma informou aos agentes que tinha 23 anos, quando pelo seu RG deveria ter 21 anos. Ela foi conduzida pela Polícia Federal para prestar os devidos esclarecimentos sobre o caso.
          De acordo com o CRM, o procedimento padrão para toda e qualquer solicitação de inscrição de médico no Conselho é dirigida à secretaria do órgão, que após o recebimento da documentação, como certificado, histórico escolar, diploma, passa-se então a ser checada com a universidade ou faculdade de origem do médico solicitante.
          O CRM-PI informou que também requer da instituição de origem e do médico solicitante de registro profissional, o encaminhamento da Ata de Colação de Grau, para confirmar se de fato o médico foi graduado. A presidente do CRM-PI, Drª Mírian Palha Dias Parente, informou que o Conselho adotou as providências cabíveis no sentido de comunicar a autoridade policial para as providências necessárias.
          Outros casos
          No dia 29 de janeiro desse ano, outro falso médico tentou obter o registro e também foi preso em flagrante pelos policiais federais.  Dyego Franncis Costa Matos, de 33 anos, saiu algemado do Conselho depois de apresentar falsos documentos, para solicitar registro no Estado. 
          Nota da Polícia Federal
          NOTA À IMPRENSA
          A Polícia Federal no Estado do Piauí comunica que na data de hoje efetuou a prisão em flagrante da auxiliar de enfermagem de iniciais J. R. C. A. T. C., de 21 anos, natural de Teresina/PI após constatar-se que a mesma tentava solicitar fraudulentamente sua inscrição como médica junto ao Conselho Regional de Medicina – CRM/PI.
          No seu pedido de inscrição junto ao CRM/PI a autuada apresentou diploma de conclusão do curso de medicina que teria sido emitido pelo Centro Universitário São Camilo, sediado em São Paulo, cuja instituição de ensino confirmou que a mesma nunca fora aluna do estabelecimento. Constatou-se ainda diversas irregularidades e falsificações grosseiras na documentação apresentada, dentre elas, histórico escolar emitido no ano de “2017”, ata de colação de grau também em data futura, além de vários erros de grafia.
          Chamou ainda a atenção do Conselho a precoce idade da falsária, de apenas 21 anos, que alegou também já possuir especialização em Oncologia. Após a prisão em flagrante a mesma foi conduzida à Superintendência da Polícia Federal para a lavratura dos procedimentos legais e em seguida foi encaminhada ao sistema prisional estadual onde ficará à disposição da Justiça Federal e deverá responder pelo crime de uso de documento falso que prevê pena de 01 a 05 anos de reclusão.

          fonte www.portalaz.com.br