sábado, 22 de abril de 2017

“Sem autonomia, atuação do MP ficaria prejudicada", afirma Rômulo Cordão sobre PEC 02/2016

“Sem autonomia, atuação do MP ficaria prejudicada", afirma Rômulo Cordão sobre PEC 02/2016

A PEC busca alterar as regras para candidatura ao cargo de procurador-geral de Justiça

“É uma PEC inconstitucional e que fere diretamente na autonomia e independência do Ministério Público”, disse o promotor de Justiça, Rômulo Cordão sobre a PEC 02/2016, que busca alterar as regras para candidatura ao cargo de procurador-geral de Justiça. O assunto é polêmico e já foi motivo de protesto na instituição.
Rômulo Cordão
Rômulo Cordão
Em entrevista ao Café com Informação, o promotor Rômulo Cordão, que também coordena o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), afirma que a PEC acaba interferindo na atuação do MP. Ele afirma que por ser um órgão de fiscalização, é importante que o órgão não perca sua autonomia.
“Esse é um preceito basilar em qualquer democracia no mundo que se preze. O Ministério Público tem que ser independente e a partir do momento em que outro poder passa a legislar sobre uma questão de natureza interna que é a escolha do chefe sem ao menos consultar a categoria acaba interferindo de forma negativa”, afirma o promotor de Justiça.
Ainda de acordo com Rômulo Cordão a PEC é uma “intromissão indevida da Assembléia Legislativa na economia interna de um órgão público ao tentar votar lei sobre assuntos internos”, disse.

PEC 02/2016

A PEC 02/2016 exclui a possibilidade de promotores se candidatarem ao cargo de Procurador-Geral de Justiça. Apresentada pela Mesa Diretora da Alepi, a PEC altera o parágrafo 1º, do inciso III, do artigo 142 da Constituição Estadual, restringindo a candidatura ao cargo de PGJ, exclusivamente, aos Procuradores de Justiça, integrantes da carreira no efetivo exercício das funções e no gozo da vitaliciedade.

fonte /www.portalaz.com.br

Caminhão afunda em cratera na Avenida Henry Wall de Carvalho

Caminhão afunda em cratera na Avenida Henry Wall de Carvalho

Uma tubulação da Agespisa foi danificada, o que provocou a interrupção no abastecimento de diversas residências da região.

O asfalto de um trecho da Avenida Henry Wall de Carvalho, na zona sul de Teresina, cedeu na manhã deste sábado (22), no momento em que um caminhão carregado de materiais de construção passava pelo local.
O veículo de carga acabou afundando na imensa cratera que se formou na avenida. A suspeita é que o rompimento de uma tubulação da Agespisa tenha fragilizado o trecho que cedeu.
O abastecimento d'água em diversas residências da região foi interrompido por conta da avaria na tubulação. Apesar do susto, o motorista do caminhão não se feriu.
A reportagem tentou contato com a Agespisa mas as ligações não foram atendidas.

fonte portal o dia

Funcionário da Agespisa é encontrado morto dentro de casa em São Miguel do Tapuio

Funcionário da Agespisa é encontrado morto dentro de casa em São Miguel do Tapuio

Vizinhos sentiram mau cheiro e chamaram os familiares


O prestador de serviço da Agespisa (Água e Esgotos do Piauí/S/A), Dale Freire Alves, de 50 anos de idade, foi encontrado morto, na tarde deste sábado (22), por volta das 16h, dentro da casa onde morava no bairro das Pedrinha, na cidade de São Miguel do Tapuio.
De acordo com informações de populares, vizinhos sentiram um mau cheiro  nas imediações, sendo que a residência da vítima se encontrava fechada, quando resolveram verificar na parte do telhado da casa onde Dale Morava. Em seguida perceberam que o mau cheiro vinha da casa onde Dale morava.
A polícia foi acionada e quando chegou no local Dale Freire se encontrava sem vida dentro do quarto da residência e em estado inicial de decomposição. O caso atraiu centenas de populares ao local.
A polícia informou à reportagem do Tapuio Notícias, que membros da família estão cuidando dos procedimentos cabíveis para saber a causa morte de Dale. Ainda conforme a polícia local, provavelmente, a ocorrência da morte tenha acontecido há 24 horas atrás, já que o corpo foi encontrado em situação de decomposição.    
Dale é filho do Sr. José Alves, pertencente a uma das famílias tracionais do município de São Miguel do Tapuio.

FONTE http://tapuionoticias.com

Com reforma administrativa, um terço dos deputados da Alepi é formado por suplentes

Com reforma administrativa, um terço dos deputados da Alepi é formado por suplentes

Reprodução/TV Cidade Verde

Com a posse de mais um novo deputado na equipe de governo de Wellington Dias (PT), o número de suplentes no plenário da Assembleia Legislativa chega a um terço da Casa. Dos 30 deputados eleitos, 10 ocupam secretarias ou outros órgãos e, por isso, cederam vaga a candidatos de suas coligações que foram menos votados no pleito de 2014. Mas o número de convocados para o parlamento chega a 11, porque também há suplente que assumiu secretaria. 
A saída de Pablo Santos (PMDB) para a Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH) abriu vaga para Mauro Tapety (PMDB), parlamentar por quatro mandatos que volta exercer mandato. A mudança fecha a reforma administrativa de Wellington Dias e acomoda o lado do PMDB que apoia o governador, na expectativa de que o deputado estadual Themístocles Filho (PMDB) seja o candidato a vice-governador nas eleições de 2018. 
Mauro Tapety é o 12º suplente convocado desde a última eleição estadual. Dez desses continuam na Alepi: Aluísio Martins (PT), Antônio Felix (PSD), Belê Medeiros (PP), Cícero Magalhães (PT), Francis Lopes (PRP), Henrique Rebelo (PT), José Hamilton Castelo Branco (PTB) e o líder do governo, João de Deus (PT) - além do próprio Tapety. 
Outro suplente convocado pela Alepi foi Ziza Carvalho (PROS), que não ficou na Casa porque foi chamado pelo governador para assumir a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). Situação parecida foi a de Henrique Rebelo, que comandou a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) até o início deste ano e retornou ao parlamento. 
Com a volta de Henrique Rebelo, nenhum suplente precisou deixar a Alepi, porque Joel Rodrigues (PP) deixou a Casa no início deste ano após ser eleito prefeito de Floriano. 
A Alepi teve a saída de Luciano Nunes (PSDB), que retornou para o parlamento em setembro de 2015 após comandar a Fundação Municipal de Saúde (FMS) na prefeitura de Teresina. Antônio Félix (PSD) esteve no lugar do tucano, e continua na Assembleia porque Flávio Nogueira Júnior foi chamado para a Secretaria de Turismo (Setur). 

fonte cidadeverde.com

Suspeito de mandar matar deputado Abraão Gomes vai a júri popular

Suspeito de mandar matar deputado Abraão Gomes vai a júri popular


O julgamento do advogado Virgílio Bacelar de Carvalho, pelo Tribunal Popular do Júri foi remarcado para a próxima segunda-feira (24). Ele responde pelo homicídio qualificado do deputado estadual Francisco Abraão Gomes de Oliveira, em agosto de 1989.

O julgamento estava marcado para 30 de março mas a defesa solicitou anulação da sessão através de liminar, que foi derrubada no dia seguinte após ter sido reconsiderada pela desembargador Sebastião Ribeiro Martins. Na época o desembargador informou ao Cidadeverde.com que reconsiderou a liminar de ontem pois houve omissão da data de prescrição do processo.
"O desembargador reconheceu que não haviam os pressupostos alegados pela defesa de Virgílio, que adiassem o julgamento. Além disso ele não foi avisado pelo impetrante que o processo estava na iminência de prescrever. Quando informamos isso a ele, ele entendeu que seria grave adiar-se o julgamento", explicou o advogado da família, Alcimar Carvalho.
O crime
De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público, o deputado foi seguido da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) até sua casa no dia 29 de agosto de 1989 e morto a tiros ao parar diante do portão de sua casa, no bairro Planalto Ininga, zona Leste de Teresina. Os executores seriam Alcides Nery do Prado e Joaquim - apenas Alcides está citado no processo. 
Virgílio teria planejado a morte, negociando com os dois executores, no apartamento de Cardoso Moreira da Silva, o pagamento pelo crime: C$ 48 mil (quarenta e oito mil cruzeiros). Ciro Generoso Campos também responde pelo crime, porque teria sido agenciador de um dos executores. 
O crime teria motivações políticas, já que as famílias dos dois tem origem na cidade de Porto e teriam interesses contrários. 

fonte cidadeverde.com


Estudante morre vítima de acidente de moto em Esperantina

Estudante morre vítima de acidente de moto em Esperantina

Vítima morreu no local; não usava o capacete

(Foto: Reprodução/Polícia Militar)
Um rapaz identificado com Marcos Aurélio de 22 anos, morreu vítima de acidente de motocicleta na noite dessa sexta-feira (21) em Esperantina.
Segundo informou a polícia militar, o acidente aconteceu por volta das 22h no balão do rodoanel, que interliga os municípios de Esperantina e São João do Arraial. A vítima pilotava uma motocicleta modelo Fan, quando teria se desequilibrado ao ultrapassar uma lombada e um forte impacto no chão, morrendo no local. O rapaz não usava capacete.
O corpo foi levado para o necrotério do Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman e liderado para os familiares. Seu velório acontece na localidade Mirante, zona rural de Esperantina.
Marcos Aurélio (Foto: Divulgação/Facebook)

fonte http://revistaaz.com.br