quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Suspeito de assassinar homem com seis tiros é solto em Parnaiba

 A Polícia Militar do Piauí iniciou as buscas e encontrou Bruno em sua residência, onde confessou o crime e foi preso.

Bruno dos Santos Ribeiro, de 18 anos, conhecido como "Lobo" que foi preso na tarde dessa quarta-feira (30) pelo assassinato de João Luís Chaves Silva, de 46 anos, recebeu liberdade provisória durante uma Audiência de Custódia realizada nessa manhã de quinta-feira (01).

 

Bruno dos Santos, conhecido como "lobo"Reprodução

Entenda o caso

João Luís, conhecido como "careta" foi abordado por volta de 00h30 quarta-feira (30) por um indivíduo armado, que andava de bicicleta e usava um moletom escuro. O crime aconteceu nesta madrugada, na Rua Virgílio Antunes, bairro São Benedito, em Parnaíba, litoral do Piauí.

O suspeito teria disparado cerca de seis tiros contra a vítima e fugido logo em seguida. A Polícia Militar do Piauí iniciou as buscas e encontrou Bruno em sua residência, onde confessou o crime e foi preso.

fonte lupa1.com.br

FMS nega negligência em morte de bebê na Maternidade do Buenos Aires

 A Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclareceu, por meio de nota, sobre o óbito de um recém-nascido que passou mal na Maternidade do Buenos Aires, na zona norte de Teresina.

O CRM-PI informou que uma médica neonatologista orientou uma enfermeira via ligação telefônica durante o atendimento ao bebê. Mas segundo a FMS, "não houve negligência por parte da equipe de saúde".

Maternidade do Buenos Aires - Foto: FMS
Maternidade do Buenos Aires - Foto: FMS

"Se tratava de uma gestação de risco pela prematuridade extrema (24 semanas), e que a mãe não passou por pré natal. Mesmo a maternidade não sendo para tal caso - que devem ser atendidos na Evangelina Rosa - o bebê foi prontamente atendido pela equipe médica e de enfermagem, e não sobreviveu devido à prematuridade, caso que teria o mesmo desdobramento independente do local em que fosse atendido", diz a nota.

O Hospital Geral do Buenos Aires, localizado na zona norte de Teresina, sofreu interdição ética por tempo indeterminado após inspeção feita pelo Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI).

O conselho encontrou irregularidades como: ausência frequente de soro fisiológico levando a transferências de pacientes; falta de administração de medicações que dependem da solução; tratamento inadequado de pacientes; falta de tubos orotraqueais em estoque no tamanho 7.5 e 8.0; ausência de algumas medicações analgésicas e antibióticos; escala de neonatologia incompleta, comprometendo a segurança dos recém-nascidos; aparelhos de fototerapia antigos e com baixa eficiência; falta de luvas de procedimento em tamanho pequeno e médio e entre outras.

A FMS se manifestou e disse que tomou as providências necessárias para manter o atendimento aos pacientes em outros hospitais e maternidades. Segundo a fundação, os pacientes estão sendo direcionados para três hospitais da zona Norte, o Hospital Ozeas Sampaio, bairro Matadouro; Hospital da Primavera e Hospital Mariano Castelo Branco, na Santa Maria da Codipi. No caso de atendimento as gestantes, a orientação é que as pacientes sejam direcionadas à outras maternidades da cidade.

fonte www.portalr10.com

“Falso profeta” é preso acusado de estelionato e exploração sexual no Piauí

 Luís é acusado de registrar em cartório filhos que não eram seus, estelionato, favorecimento de exploração sexual de uma criança, e outros crimes que estão sendo apurados.

“Falso profeta” é preso acusado de estelionato e exploração sexual no Piauí (Foto: Rede Meio Norte)


Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia de Piripiri, com o apoio da Polícia Militar de Campo Maior, cumpriu na manhã desta quinta-feira (01) a prisão de Luís Pereira dos Santos, mais conhecido como “Falso Profeta”, no município de Cocal de Telha, região norte do Piauí, 

A ação foi realizada por volta das 5h40, em um terreno de 32 hectares, chamado de “Terra Prometida”, local onde o suspeito mora com mais de 80 seguidores em 16 casas,  desde o ano passado. Luís é acusado de registrar em cartório filhos que não eram seus, estelionato, favorecimento de exploração sexual de uma criança, e outros crimes que estão sendo apurados.

Segundo informações obtidas pela reportagem, foi apreendida a quantia de R$ 3.000,00 reais em dinheiro, notebooks, celulares, pen drives e documentos, que serão analisados na investigação, e foi ainda cumprida uma intimação com medidas cautelares para a sua esposa. Segundo a Polícia, o suspeito não esboçou reação no momento da prisão e foi levado para a Delegacia Regional de Piripiri.

A delegada Kamila Martins, da DEAM de Piripiri e responsável pela delegacia de Capitão de Campos, é quem está conduzindo as investigações. Em junho do ano passado, em entrevista exclusiva para o Repórter Helder Felipe, Luís negou todas as acusações.

Denúncia do Ministério Público

O Ministério Público do Piauí determinou em junho de 2021 uma investigação após ser informado que ele estaria mantendo 23 crianças em cárcere privado e em situação análoga à escravidão.  

“Falso profeta” é preso acusado de estelionato e exploração sexual no Piauí (Foto: Reprodução)“Falso profeta” é preso acusado de estelionato e exploração sexual no Piauí (Foto: Reprodução)

As denúncias afirmam que as crianças são naturais também de outros municípios, e que mães que vivem no local não teriam o direito de escolher o nome dos próprios filhos, além de determinar com quem as pessoas deveriam se casar. Um grupo de pessoas que deixaram de acompanhá-lo são os responsáveis pelas acusações.

Histórico do “Falso Profeta”

Em 2012, ele virou notícia nacional após anunciar o fim do mundo naquele ano. Na época, morando em Teresina, ele afirmava que tinha recebido a mensagem de um anjo falando do que iria acontecer, foi então que muitas pessoas começaram a segui-lo, largando seus empregos e vendendo seus bens para dar dinheiro ao autodenominado “profeta”.

Depois do horário marcado para o fim do mundo, ele foi tirado de sua casa pela tropa de choque da Polícia Militar do Piauí, que impediu seu linchamento. Após isso, ele chegou a ser preso sob acusação de estelionato e de que teria envenenado e causado a morte de duas pessoas “por sangue de rato”, mas foi solto e se mudou para o município de Campo Maior, levando consigo vários seguidores.

fonte www.meionorte.com

Dr. Pessoa exonera secretários e inicia Reforma; veja quem entra e quem sai

 As nomeações vem no momento em que o líder da Prefeitura busca recompor a sua base no Legislativo; assim, ocorreram mudanças também no posto dos secretários-executivos.

Na Semdec, Marcelo Eulálio foi exonerado e assume Iran Felinto


Dando andamento à Reforma Administrativa no Executivo Municipal, o prefeito Doutor Pessoa (Republicanos) exonerou na quinta-feira, 01 de dezembro, os secretários Marcelo Eulálio (Desenvolvimento Econômico) e Socorro Bento (Economia Solidária); eles serão substituídos respectivamente, pelo advogado Iran Felinto (que seria uma indicação do vereador Markim Costa) e  pela bacharel em Administração, Maura Sobreira Assunção (que seria uma indicação da vereadora Pollyana Rocha).

As nomeações vem no momento em que o líder da Prefeitura busca recompor a sua base no Legislativo; assim, ocorreram mudanças também no posto dos secretários-executivos; na Semdec foi exonerada Lenora Campelo, e nomeado Robson de Andrade Nunes, que é bacharel em Contabilidade (indicado por Alan Brandão).

Já na Semest, o secretário executivo será Adiel Rodrigues Brito (indicado por Gustavo de Carvalho).

Além das mudanças nestas pastas, houve uma alteração na Superintendência Executiva da SAAD Norte, sendo exonerado o então ocupante do posto Victor Albano e nomeado o bacharel em Direito Ademar Canabrava Junior, que seria uma indicação do vereador Venâncio Cardoso.

fonte www.meionorte.com

Dono da Adolfo Autopeças, ex-esposa e pai são presos em Teresina

 Eles foram presos por associação criminosa e receptação de veículos, resultado de uma investigação de 1 ano e meio pela Polinter.

Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter), realizou no fim da tarde desta quinta-feira (01), a prisão do empresário Adolfo Pablo Menescal Mourão, proprietário da Adolfo Auto Peças em Teresina. Além dele, sua ex-esposa e o pai foram presos durante a operação. Esta já é a sua terceira prisão.

Em entrevista ao portal, o delegado Marcelo Dias, coordenador da Polinter, explicou que o cumprimentos dos mandados são resultados de uma investigação de cerca de 1 ano e meio. Eles foram presos por associação criminosa e receptação de veículos. “Estamos em operação agora e prendemos ele, a ex-posa e o pai por associação criminosa e receptação de veículos. Ele foi preso na loja dele, agora às 17h30. Operação da Polinter de uma investigação de 1 ano e meio”, disse o delegado. 

Dono da Adolfo Autopeças, ex-esposa e pai são presos em Teresina (Foto: Reprodução)Dono da Adolfo Autopeças, ex-esposa e pai são presos em Teresina (Foto: Reprodução)

O empresário também havia sido preso no mês de abril deste ano, em uma operação conjunta entre o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Maranhão e a Polinter, por lavagem de dinheiro, organização criminosa, receptação de carros roubados e tráfico de drogas

Ele foi solto no mês seguinte em decisão do desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, do Tribunal de Justiça do Maranhão. As equipes seguem em diligências. Os alvos foram encaminhados para a sede da Polinter e serão levados em seguida para a Central de Flagrantes de Teresina.

fonte www.meionorte.com

Câmara cassa mandado de prefeita de Murici do Portelas e aliados vão recorrer

 Foto:Ascom/Prefeitura de Murici dos Portelas 

A Câmara Municipal de Murici dos Portelas, a 261 km de Teresina, votou na noite dessa quarta-feira (30) pela cassação do mandato da prefeita Francisca das Chagas Correia de Sousa (PSD), conhecida como Chaguinha da Saúde, por improbidade administrativa.

Na sessão, que teve início às 20h, seis vereadores votaram a favor da cassação e os outros três, da base aliada da prefeita, não compareceram. 

Em entrevista ao portal, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Murici dos Portelas, Raimundo Nonato, disse que Francisca das Chagas não realizou os repasses dos ajustes dos servidores e se recusou a comparecer à Casa para prestar os esclarecimentos. O processo de julgamento foi instaurado no 5 dia de setembro por Raimundo Nonato. 

“Ela não pagou os reajustes dos servidores, a gente convocou ela para as sessões, para se manifestar, dar seus esclarecimentos, e em todos os momentos ela não se manifestou. Ela recusava a assinar os ofícios que a gente mandava. Todas as informações que nós pedimos, nós não tivemos êxito nenhum sobre a documentação da gestão dela”, disse o presidente.

Raimundo Nonato acrescentou ainda que já encaminhou o resultado da sessão para à Justiça Eleitoral, além da vacância do cargo.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Já o vereador Charles Sales, da base aliada da prefeita Francisca das Chagas e presidente do partido PSD, informou à reportagem que vai recorrer na Justiça, na Comarca de Buriti dos Lopes, da decisão da Câmara Municipal alegando que a sessão convocada ontem (30) é irregular.

“Não existe nenhum fundamento legal para cassar a prefeita, é perseguição política. No dia 24 de novembro tinha um sessão marcada, a gente entrou com documento cancelando essa sessão e ele acatou porque no dia 22 ele marcou a sessão para o dia 24 sem pauta. E ontem, dia 30 de novembro, a gente entregou outro documento tentando anular a sessão, alegando que a sessão é irregular e ele estava se negando a receber”, explicou o vereador.

O portal  tentou contato com a prefeita Francisca das Chagas e com sua defesa, mas não obteve retorno. 

Essa já é a segunda vez que um gestor de Murici dos Portelas é cassado. Em novembro de 2021, a ex-prefeita Ana Lina de Carvalho (PSD) teve o mandato cassado porque ela não poderia se candidatar em 2020 por ainda ser, na época, esposa do então prefeito do município, Dr. Ricardo Sales.  

Já Chaguinha da Saúde, também do PSD, foi eleita em março de 2022 com 55,35% dos votos em eleição suplementar e estava no cargo há sete meses. 

fonte cidadeverde.com