terça-feira, 13 de maio de 2014

Policiais denunciam que trabalham nas folgas e Comando Geral da PM não paga "horas extras"


Policiais denunciam que trabalham nas folgas e Comando Geral da PM não paga "horas extras"

denúncia de policiais militares do Piauí contra o Comando Geral da Polícia Militar.

Segundo alguns policiais militares – que pediram para não ter seus nomes revelados, os mesmos estão sendo escalados em sua folga para tirar serviço de policiamento ostensivo na capital sem receber nenhuma remuneração de horas extras por esse trabalho. 

“O Comando Geral criou uma Formatura Operacional Militar, e após essa formatura nos obrigam a tirar serviço até o meio-dia para mostrar para a população que existe polícia na rua e atuante. Se eles querem polícia na rua, que façam concurso público e nomeie os concursados”, desabafou um dos militares.
Imagem: Divulgação/FacebookPágina da PM Piauí no facebook(Imagem:Divulgação/Facebook)Página da PM Piauí no facebook
“O comando não pode nos usar dessa forma. Também temos direito ao descanso, somos seres humanos e não máquinas. Vários amigos meus já estão sofrendo com essa falta de descanso, alguns estão apresentando diabetes, estresse, hipertensão e gastrite, tudo isso porque não temos mais folga, não estamos mais conseguindo tempo nem mesmo para estudar”, afirmou outro militar. 

Os policiais afirmam que de acordo com a Lei 6.467/2013 publicada no Diário Oficial do Estado com Nº 243 de 20/12/2013, a mesma dispõe sobre a jornada de trabalho de quarenta e quatro horas semanais dos policiais militares e alegam que a mesma não estaria sendo cumprida.

Um dos policias mostrando caixas de remédios para controle do diabetes e pressão arterial questionou: “Cadê o Ministério Público, as Associações de Militares ou os Direitos Humanos que não tomam nenhuma atitude?”. 

Outro lado

Imagem: Francyelle Elias/ GP1Lídio Filho(Imagem:Francyelle Elias/ GP1)Lídio Filho
Em entrevista  o Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lídio Filho, afirmou que os policias estão saindo dos setores administrativos e sendo postos nas ruas, gerando certa insatisfação. “Esses policiais que reclamam são aqueles que trabalham no Tribunal de Justiça, na Assembleia Legislativa. A população precisa dos policiais nas ruas para dá mais segurança”, ressaltou o coronel Lídio Filho.

fonte gp1

MPF investiga ex-prefeito de Francisco Ayres


MPF investiga ex-prefeito de Francisco Ayres

O Procurador da República Antônio Marcos Martins Maivailer instaurou Inquérito civil público para apurar denúncia contra o ex-prefeito de Francisco Ayres Valdemar Pereira de Sousa por supostas irregularidades em programas federais neste município.
Imagem: ReproduçãoValkir Nunes(Imagem:Reprodução)Valkir Nunes
Para abertura do procedimento o procurador da república considerou o Inquérito Policial (IPL) nº 0534/2013-SR/DPF/PI, instaurado a partir da Peça de Informação nº 1.27.002.000163/2013-04, a qual foi autuada diante de representação feita pelo atual prefeito do Município de Francisco Ayres-PI, Valkir Nunes de Oliveira, contra o ex-prefeito Valdemar Pereira de Sousa, em que relata supostas irregularidades em diversos programas federais desse município com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.
Imagem: reproduçãoEx-prefeito Valdemar Pereira(Imagem:reprodução)Ex-prefeito Valdemar Pereira
Considerou também que o referido IPL teve como seu objeto focado nos fatos
inerentes ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE, exercício 2009.

E ainda que com as diligências realizadas, restou demonstrado nos autos a materialidade delitiva do delito de omissão de prestação de contas do programa em comento, cuja autoria se deu por parte do ex-gestor Valdemar Pereira de Sousa, o que encontra encaixe no tipo penal vazado no artigo 1º, inciso VII, do DL nº 201/67, pelo que se manejou a correspondente denúncia.

De acordo com a portaria, o caso encerra conduta que encontra ressonância como potencial ato de improbidade administrativa.

A portaria nº 03/2014 - GAB-AM foi assinada no dia 06 de maio de 2014.

fonte gp1

Governador do Piauí descumpre lei federal que proíbe fumar em local fechado


Governador do Piauí descumpre lei federal que proíbe fumar em local fechado


Art. 2o  É proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, privado ou público.

Veja na foto
Governador recebe reitor da Uespi (Imagem:Divulgação)
 veja que a um cinzeiro no gabinete do governador Zé filho cheio de bituca de cigarro.

É uma vergonha um governador não respeitar uma lei federal ainda por cima dando o mau exemplo. O será que ele tem fórum privilegiado para fazer qualquer coisa nas repartições publicas do estado do piauí.

Com a palavra a assessoria do governador José filho

Fonte melquiades sobrinho

Autorização Zé Filho autoriza contratação imediata de 67 professores para a Uespi


Autorização

Zé Filho autoriza contratação imediata de 67 professores para a Uespi

Governador autorizou ainda a elaboração de um concurso para professor efetivo.

O governador Zé Filho autorizou, nesta terça-feira (13), a contratação imediata de 67 professores temporários para a Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O gestor também confirmou a abertura de um edital de concurso para a contratação de mais cem docentes efetivos.

O reitor Nouga Cardoso explicou que a contratação de professores temporários está autorizada pela Justiça e os docentes irão para as cidades do interior do Estado. “Foi determinado que a Uespi pode contratar temporariamente professores para o interior dentro dos 170 que foram selecionados este ano. Serão chamados agora 67, mas poderemos chamar mais gente, conforme a situação financeira do estado melhore”, declarou.
Imagem: Kalberto RodriguesGovernador recebe reitor da Uespi (Imagem:Divulgação)Governador recebe reitor da Uespi
“Estamos avaliando o caso da Uespi com a maior cautela possível, pois sabemos das necessidades da instituição e da importância que ela tem na formação de nossos jovens. O novo concurso, bem como a contratação de professores temporários será feita dentro dos Limites de Responsabilidade Fiscal e visa diminuir o déficit de docentes que hoje prejudicam a regularidade de algumas disciplinas”, afirma Zé Filho.

O governador também autorizou a elaboração do edital de um concurso para cem professores efetivos para a instituição. “Vamos fazer um levantamento nos próximos 45 dias sobre a situação da Uespi para verificar a distribuição das vagas e áreas. A parte burocrática deve acontecer até o fim do ano e os novos professores efetivos devem atuar no primeiro semestre do ano que vem, por ser este um ano eleitoral”, informou o reitor.

“No ano passado foi realizado um concurso para 240 professores efetivos e foram contratados 354. Atualmente temos 878 professores efetivos e cerca de 500 provisórios”, acrescenta Nouga Cardoso.

Contratação

O reitor da Uespi explica que o mais recente concurso para professor efetivo da Uespi expirou no dia 19 de março e, por isso, é necessária a realização da contratação temporária. “A validade do certame venceu, por isso o governador está impedido de contratar os classificados daquele concurso”, declarou.

fonte gp1

Atrito Marcelo Castro comenta afastamento do PR da base do Governo


Atrito

Marcelo Castro comenta afastamento do PR da base do Governo

"O PR não ficou satisfeito com a decisão que foi tomada com a secretaria de justiça. Eles tinham a expectativa de ocupar a secretaria, essa que é a realidade".


O PR e o PROS são dois partidos que apoiavam a base governista, mas que decidiram sair após problemas relacionados principalmente a cargos no governo.

Segundo o deputado federal e pré-candidato Marcelo Castro (PMDB), o PR, que já tinha cargo na Gaspisa e mantinha indicações de cargos no Palácio de Karnak, queria a secretaria de justiça, que acabou indo para uma peemedebista.

“O PR não ficou satisfeito com a decisão que foi tomada com a secretaria de justiça. Eles tinham a expectativa de ocupar a secretaria, essa que é a realidade. E foi indicada para o cargo a deputada Ana Paula. E em função disso aí, o PR se afastou e acredito que a tendência do PR seja tomar outro rumo em função disso aí”, disse o deputado.
Imagem: Danilo Rodrigues/GP1Marcelo Castro(Imagem:Danilo Rodrigues/GP1)Marcelo Castro
Já o PROS apoiava a base governista, mas após a morte do deputado Ubiracy Carvalho, que presidia o partido, uma crise se instalou no PROS. Desde a morte de Ubiracy, foi criada uma Comissão Provisória, onde a executiva nacional decidiu nomear o empresário José Amaury, que é suplente do senador Ciro Nogueira (PP), para a presidência do PROS. O nome de José Amaury não é aceito pelo deputado Antonio Uchôa e Luiz Henrique, filho de Ubiracy.

“São as coisas do Brasil que você não entende. O PROS no Piauí tem dois deputados estaduais, e parece que 9 prefeitos e 50 vereadores. Eles desconstituem essa comissão provisória do PROS e nomeia uma que não tem nenhum que possa ser candidato, porque a filiação deles não tem um ano de filiado. Troca uma executiva que tem dois deputados estaduais fortes e bota uma executiva que não tem nenhum voto. Então são coisas que não dá para explicar”, disse.
Imagem: Danilo Rodrigues/GP1Marcelo Castro(Imagem:Danilo Rodrigues/GP1)Marcelo Castro
O deputado Uchôa já se manifestou sobre o assunto, afirmando que deixará de ser candidato se José Amaury continuar na comissão e decidir apoiar o PT. Dessa forma o partido ficaria sem candidatos viáveis para está eleição. Para Uchôa, todo esse problema no partido é devido a uma intervenção do senador Ciro Nogueira que tenta levar o partido para a chapa petista.

Marcelo Castro comentou o posicionamento do deputado Uchôa contra Ciro Nogueira. “O Uchôa deve ter alguma informação que o leve a isso né”, disse o deputado.

fonte gp1

Decisão TJ confirma sentença que condenou estudante a 3 anos de prisão


Decisão

TJ confirma sentença que condenou estudante a 3 anos de prisão

A idosa estava tomando banho quando foi agredida por Ruth. Por causa da agressão a vítima ficou invalida e não pôde mais caminhar.

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça confirmou a sentença contra a estudante campo-maiorense Ruth Anny Alves Paulino, que foi condenada a 03 anos e 06 de reclusão por ter sido acusada de espancar a própria avó, Júlia Alves Ribeiro, de 96 anos.

O crime aconteceu no dia 07 de setembro de 2011, na casa da vítima. De acordo com o processo, a idosa teria levado um tapa da neta e ao cair fraturou o fêmur. A idosa estava tomando banho quando foi agredida por Ruth. Por causa da agressão a vítima ficou invalida e não pôde mais caminhar.

A sentença que condenou Ruth foi confirmada pelo desembargador Erivan Lopes e remetida de volta a Campo Maior no dia 08 de maio. A apelação da sentença foi feita pelo Ministério Público que achou muito branda para a gravidade do crime. 
fonte*Com informações do Portal Campo Maior

Justiça Prefeito Edilson Capote recorre de decisão que mandou anular nomeações de parentes


Justiça

Prefeito Edilson Capote recorre de decisão que mandou anular nomeações de parentes

O recurso foi ajuizado ontem (12) e distribuído a 1ª Câmara Especializada Cível. O relator sorteado é o desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho.


Juscelino Noberto(Imagem:Reprodução)
Juscelino Noberto

O prefeito de Barras Edilson Capote interpôs Agravo de Instrumento junto ao Tribunal de Justiça do Estado contra a decisão do juiz de direito Juscelino Norberto da Silva Neto que concedeu antecipação de tutela para anulação de nomeações irregulares para cargos comissionados.

O Ministério Público da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Barras ajuizou açãocivil, em dezembro de 2013, contra o prefeito, Edilson Capote, por ter realizado nomeações de diversos servidores para cargos comissionados, temporários, ou contratações diretas como prestadores de serviços, com laços de parentescos com o próprio chefe do executivo municipal, secretários municipais, vereadores, chefes de gabinetes. Prática essa que configura nepotismo.

O prefeito apresentou defesa e afirmou que as nomeações não seriam ilegais, pois teria atendido ao disposto na Súmula Vincunlante nº 13 do STF.

juiz concedeu a antecipação de tutela e determinou que o prefeito anulasse os atos de nomeação/designação de 43 servidores, com exceção de um servidor - pois este segundo consta, é primo do gestor municipal, grau de parentesco não vedado, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil para cada servidor mantido no cargo ou função, sem prejuízo de responsabilidade criminal e por ato de improbidade administrativa.
Imagem: ReproduçãoPrefeito Edilson Capote(Imagem:Reprodução)Prefeito Edilson Capote
O recurso foi ajuizado ontem (12) e distribuído a 1ª Câmara Especializada Cível. O relator sorteado é o desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho.

fonte gp1

Prefeito de Castelo do Piauí vai gastar R$ 80 mil com Coffee Breaks


Prefeito de Castelo do Piauí vai gastar R$ 80 mil com Coffee Breaks


A prefeitura de Castelo do Piauí resolveu agora gastar em Coffee Breaks.
Imagem: ReproduçãoZé Maia(Imagem:Reprodução)Zé Maia
O prefeito José Ismar Lima Martins (Zé Maia) vai pagar o valor de R$ 80.790,00 (oitenta mil setecentos e noventa reais) pelo o fornecimento coffee breaks, destinados a participantes de cursos e outros eventos, realizados pelas secretarias municipais de administração, de educação e cultura, de assistência social e do hospital local Nilo Lima.

A contratada foi Maria Zilda Campelo Matos - Zilda Bufê e o contrato tem vigência de 24 de abril de 2014 até 31 de dezembro.

O pagamento será efetuado mensalmente, no final de cada mês do fornecimento, após atestado de recebimento por funcionário designado.

Confira extrato do contrato
Imagem: reproduçãoExtrato do contrato(Imagem:reprodução)Extrato do contrato

fonte gp1

Aldemar da Silva Prefeito de Cajazeiras fala sobre investimentos realizados no município


Aldemar da Silva

Prefeito de Cajazeiras fala sobre investimentos realizados no município

Em entrevista  o prefeito falou sobre os investimentos realizados desde que assumiu.


Eleito pela primeira vez como prefeito e há mais de um ano comandando o município de Cajazeiras, Aldemar da Silva Neto (PCdoB), afirma que apesar das dificuldades que o município passa, tem conseguido fazer grandes mudanças no local.

Segundo o prefeito, ele tem trabalhado em harmonia com o poder legislativo do município, além de várias parcerias com os Governos Federal e Estadual. Em entrevista ao GP1 o prefeito falou sobre os investimentos realizados na educação desde que assumiu. 

“Na área da educação a gente conseguiu aprovar o plano de cargos, carreiras e salários. Era uma categoria que não tinha esse plano e agora eles estão dentro da lei e obedecendo ao piso nacional de professores. Nós encontramos escolas em situações precárias e começamos a equipá-las. Tínhamos escolas que sem freezer, geladeiras, cadeiras, armários, eram escolas de palha, então a gente procurou resolver esse problema. Outro fator importante foi a descentralização da educação, onde criamos coordenadorias para a zona urbana e a zona rural. Melhoramos o transporte escolar, com quatro ônibus e a merenda também teve uma melhora tanto quantitativa, como qualitativa. Em parceria com o governo federal estamos executando duas quadras escolares na zona urbana do município e estamos na fase de finalização na implantação de um polo da Universidade Aberta”, disse o prefeito. 
Imagem: Geísa Chaves/GP1Prefeito, Aldemar da Silva de Cajaceiras(Imagem:Geísa Chaves/GP1)Prefeito, Aldemar da Silva de Cajaceiras

Saúde

A área da saúde é outra que vem recebendo investimentos. “Na saúde, houve um grande avanço, onde encontramos o município com apenas uma equipe do PSF e agora nós temos duas equipes. Fora isso, temos quatro médicos contratados, quando antes só tinha um. Nós tínhamos uma ambulância e hoje temos duas. Implantamos também no município um fisioterapeuta, fonoaudiólogo e educador físico. Hoje temos fisioterapeuta atendendo de segunda a sexta-feira e tem sido de grande contribuição. Também implantamos o PSE, Programa Saúde na Escola. Participamos do mutirão da catarata, onde mais de 30 pessoas foram beneficiadas nesse primeiro momento. Estamos também implantando nesse mês o SAMU”, disse o prefeito. 

Políticas sociais

“Hoje temos uma parceria com a Secretaria de Assistência Social, para que os programas sociais do Governo Federal funcionem plenamente e também implantando políticas específicas, tanto para mulher, idoso, para o jovem e onde a gente até implantou uma secretaria para a juventude”.
Imagem: Geísa Chaves/GP1Prefeito, Aldemar da Silva de Cajaceiras(Imagem:Geísa Chaves/GP1)Prefeito, Aldemar da Silva de Cajaceiras

Agricultura
“Temos aderido a todos os programas de Agricultura do Governo Federal, especificamente ao Pronaf, ao Seguro Safra e a política de compra direta, em parceira com o Governo do Estado e Federal, com a aquisição e distribuição de sementes selecionadas para os nossos agricultores. Utilizamos na época da estiagem, a distribuição de silagem para os nossos agricultores que estavam passando por dificuldades”.

Cultura

“O município vem promovendo três festividades no decorrer do ano, que é o Carnaval, os festejos de Santo Antônio no mês de junho que vem culminando com a Festa de Vaqueiro, que acontece nos dias 13,14 e 15 de junho. E a festa de aniversário no dia 14 de dezembro que é aberta ao público. Além de outras atividades culturais como feira de ciências e o próximo dia 23 de maio vamos realizar a Feira do Empreendedorismo, em parceria com o Sebrae”, relatou.

Esporte
O prefeito também falou da área de esportes: “Na área do esporte, nós temos dado um grande apoio, nossa seleção participando da Copa Piauí de Futebol Amador e participando de campeonatos tantos municipais como intermunicipais”.

Outros destaques
“Com o recebimento das máquinas do PAC 2, nós já fizemos grandes melhorias nas estradas do municípios, além da recuperação de açudes e fechamos um consórcio com o Vale do Canindé para trabalhar o plano de resíduos sólidos . Um grande marco também foi a realização de um concurso público que foi realizado sem nenhum problema, sendo homologado amanhã, com a convocação para o começo de junho”, finalizou prefeito em entrevista ao GP1.
Imagem: Geísa Chaves/GP1Prefeito, Aldemar da Silva de Cajaceiras(Imagem:Geísa Chaves/GP1)Prefeito, Aldemar da Silva de Cajaceiras

fonte gp1

Governador do Piauí Zé Filho diz que Piauí não tem prestigio com governo Dilma

Governador do Piauí

Zé Filho diz que Piauí não tem prestigio com governo Dilma

"Aqui no Piauí nós não temos um José Sarney. Infelizmente o nosso prestígio [do Piauí] está muito embaixo com o governo federal", disse o governador.


O governador Antônio José de Moraes Souza Filho, Zé Filho (PMDB), declarou que o Piauí não possui prestigio junto ao Governo de Dilma Rousseff (PT), diferente do que ocorre com o vizinho estado do Maranhão.
Imagem: Juliana Barros/GP1Governador Zé Filho(Imagem:Juliana Barros/GP1)Governador Zé Filho

“Aqui no Piauí nós não temos um José Sarney. Infelizmente o nosso prestígio [do Piauí] está muito embaixo com o governo federal”, disse Zé Filho durante visita ao estádio Albertão na tarde desta terça-feira (13).

O governador citou o exemplo do Maranhão quando questionado sobre os investimentos realizados pela governadora Roseana Sarney na área de esportes. Zé Filho explicou que no caso do Maranhão, grande parte dos recursos aplicados é proveniente do governo federal.

“Tenho certeza que esses recursos [investidos no Maranhão] não são somente do governo doEstado. O Maranhão não é diferente do Piauí, mas possui mais prestígio com o governo federal”, explicou. 

fonte gp1

Moradores da zona Sul fazem mutirão de limpeza e limpam ruas


Moradores da zona Sul fazem mutirão de limpeza e limpam ruas

Moradores do conjunto José Ribeiro, zona Sul de Teresina, organizaram um mutirão e arrancaram o matagal que tomava conta do local na última semana. A principal reclamação, além do mato, são os buracos. Há trechos em que os veículos não passam mais.


O mutirão de limpeza reuniu toda a comunidade. A moradora Eugênia Ferreira criticou ainda a posição da prefeitura que não tem resolvido os problemas da comunidade. "A gente já ligou para a prefeitura e não resolve nada. Já entrou até cobra em minha residência", comentou a moradora.


O universitário Givago Nunes fala sobre a violência e afirma que já roubaram a residência que divide com uma amiga e roubaram notebooks e outros pertences. 

Ao Notícia da Manhã, a SDU Sul garantiu que dentro de 20 dias a capina e varrição deve chegar a região. Há uma previsão orçamentária de calçamento em todo o Angelim nos orçamentos aprovados ano passado.


O comando do 6º batalhão também foi informado de todas as dificuldades e pediu que as pessoas procurem o batalhão para registrar todos os casos.



fonte cidadeverde.com

Polícia prende homem acusado de atropelar mãe e filho há um mês


Polícia prende homem acusado de atropelar mãe e filho há um mês

Policiais do 7º DP com o apoio do 9º batalhão prenderam na manhã de ontem o indivíduo identificado como Samuel Marcos de Sousa Leal, acusado de uma tentativa de homicídio na noite anterior e também é suspeito de ter atropelado e matado mãe e filho há cerca de um mês.

Segundo o chefe de investigação do 7º DP, Paulo Afonso, o fato aconteceu por volta das 23h30 do domingo. "Eles perseguiram um estudante que estava na mesma festa que ele, quando a vítima estava próxima de casa, ele disparou três vezes, mas o estudante conseguiu escapar", afirmou.


Na manhã seguinte, o pai da vítima foi a delegacia prestar queixa e os policiais conseguiram encontrar o acusado em casa com a arma utilizada na tentativa de homicídio. Um revólver calibre 38.

"Ele também é o suspeito de ter atropelado mãe e filho há um mês. Os dois morreram dois dias após terem sido atingidos", acrescenta o chefe de investigação.


Samuel está preso e deve responder por tentativa de homicídio e também por duplo homicídio.

fonte cidadeverde.com

Governo lança Guia de Orientação à Cidadania LGBT nesta quarta


Governo lança Guia de Orientação à Cidadania LGBT nesta quarta

O governador Zé Filho lançará nesta quarta-feira (14), a partir das 12h, no Palácio de Karnak, a campanha Piauí sem Homofobia que tem como objetivo reiterar as possibilidades de superação das questões que vulnerabilizam lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais no Piauí. Na oportunidade, será apresentado ao público o Guia de Orientação à Cidadania LGBT, que servirá como uma ferramenta de auxílio e informação para o combate à discriminação, voltado não apenas para o público específico, como para toda a sociedade.

“Tanto o plano, como o guia têm como objetivo principal reforçar em cada um seu papel de cidadão presente na construção de um Piauí mais justo, solidário, humano e, sobretudo, ciente dos seus direitos”, ressalta Zé Filho.

O guia traz um histórico do movimento LGBT no Brasil e no Piauí, datando suas principais conquistas ao longo dos anos; principais conceitos utilizados; leis que garantem o direito à liberdade de expressão, independente da sexualidade; datas e telefones úteis.

A ação visa fortalecer a luta contra a discriminação e a defesa dos direitos do público LGBT através de ações educativas. Além disso, visa sensibilizar a comunidade em geral para os direitos do público LGBT. A campanha é alusiva ao dia mundial contra a homofobia, que é comemorado no próximo dia 17 de maio. 

fonte cidadeverde.com

Parnaíba: UFPI vai ofertar 40 vagas de Medicina ainda neste ano


Parnaíba: UFPI vai ofertar 40 vagas de Medicina ainda neste ano

Alunos poderão usar as notas do último Enem na próxima abertura de vagas da instituição.

O Ministério da Educação autorizou, nesta terça-feira (13), a criação do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no campus de Parnaíba, litoral do Estado. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. As primeiras 40 vagas já serão ofertadas no segundo semestre de 2014. Serão 80 vagas por ano. 

Wilson Filho/Arquivo Cidadeverde.com
Reitor da UFPI confirma vagas já no segundo semestre

A informação foi confirmada ao Cidadeverde.com pelo reitor da UFPI, José Arimateia Dantas Lopes. Ele explica que o aluno que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 poderá usar a mesma nota no Sistema de Seleção Unificada (SiSu) no segundo semestre. 

A expansão do curso de Medicina em Parnaíba deve ser um dos anúncios da visita da presidente Dilma Rousseff (PT) a cidade na próxima sexta-feira (16). 

A portaria autorizando as vagas foi publicada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. Foram confirmados cursos em oito instituições de ensino, a maioria no interior do Nordeste - três delas na Bahia. 

A UFPI deve utilizar o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) como hospital escola. De acordo com o reitor, as obras físicas no campus estão em andamento e o concurso para contratação de professores já foi aberto. "Parnaíba está com toda a estrutura encaminhada", confirmou. 

fonte cidadeverde.com

Zé Filho garante abrir Albertão para final entre River e Piauí

Zé Filho garante abrir Albertão para final entre River e Piauí

Final será disputada no domingo 25 de maio. De acordo com Zé Filho,jogo será realizado com portas abertas ao público.

O governador do Piauí, Antônio José de Moraes Filho, confirmou nesta terça-feria (13) que vai reabrir o Estádio Albertão para o jogo da final do Campeonato Piauiense 2014. O confronto será entre River e Piauí no próximo domingo, dia 18.

Fotos:Paulo Barros/Ccom


O chefe do executivo está neste momento fazendo visita ao Estádio junto com o comandante do Corpo de Bombeiros, Antonio da Cruz Oliveira, e o presidente do Federação de Futebol do Piauí (FFP), Cesarino Oliveira.


Fotos:Raoni Barbosa
Cesarino Oliveira.

“Estamos vendo os últimos preparativos com a nossa equipe e a ideia é que a final do Piauiense seja realizada com portões abertas. Tive informações dos Bombeiros e da Fundespi de que o Albertão está se preparando para o jogo”, revela o governador. 


A final será disputada em duas etapas. Zé Filho ressalta, ainda, que Teresina merece esse "presente" e que o Albertão será reaberto o mais rápido possível. "O maior estádio do Piauí está fechado pela burocracia do sistema. Estamos tentando desburocratizar, mas muita coisa fica parada por ordem judicial ou questões ambientais", disse. 

O último jogo que o Albertão abrigou foi entre Santos e Flamengo do Piauí em março de 2013 pela Copa do Brasil. O estádio tem capacidade para 55 mil torcedores, mas devido necessidades de adaptação só deve receber, a princípio, 40 mil pessoas.


O estádio foi fechado pela Justiça, a pedido do Ministério Público. O espaço foi interditado por falhas na acessibilidade e segurança.

A presidente da Fundespi, Janayna de Menezes Lima, revela que o projeto de acessibilidade está próximo da conclusão. “Foram feitas duas rampas, dois banheiros [um masculino e outro feminino] e área climatizada. Só está faltando a plataforma elevatória”, disse.

Foto: Yala Sena/Cidadeverde.com
Janayna Menezes, presidente da Fundespi

Ao todo, estão sendo investidos R$ 600 mil nas obras de adequação e segurança. O governador Zé Filho garante que vai estar presente no jogo.


“O clube não fará nenhum um empecilho por portões abertos. O governador está bastante empolgado e temos que enteder que estamos em festa e isso faz parte. Após 12 anos, uma final do Piauiense volta a ocorrer no Albertão", analisa o presidente do River Elizeu Aguiar. 



fonte cidadeverde.com