terça-feira, 24 de junho de 2014

Polícia desocupa terreno e população denuncia truculência


Polícia desocupa terreno e população denuncia truculência

20 policiais militares participaram da ação no Residencial Parque Sul.

A desocupação do terreno no Residencial Parque Sul, bairro Vamos Ver o Sol, zona Sul de Teresina, está sendo efetuada desde a madrugada desta terça-feira (24) por 20 policiais militares. Segundo as famílias que ocupavam a área, a ação foi truculenta e desumana.
Fotos: Marcela Pachêco/ODIA
Valdirene Araújo, que tem uma irmã na ocupação, conta que a polícia chegou tocando fogo em pneus. “Não deu tempo nem da população reagir. Eles queimaram móveis, colchão, madeira. Tentaram prender algumas pessoas. Ainda chegaram a algemar”, disse Valdirene. Há ainda relatos de que a PM tenha usado arma de fogo para ameaçar os moradores e de que tratores da prefeitura derrubaram os barracos com gente dentro.
Após a desocupação, uma equipe da SDU está fazendo a limpeza da área e os próprios fiscais da prefeitura montam guarda para evitar que os moradores ocupem o terreno novamente.
Cristiana Moura, uma das mulheres que estava na ocupação e que teve o barraco destruído, disse que está há nove anos tentando ganhar uma casa pelo projeto Minha Casa Minha Vida.
Segundo o major Amorim, que comandou a operação de desocupação, não foi a polícia quem queimou pneus e objetos. “Nós apreendemos alguns materiais e agora estamos limpando o terreno”, conta o policial, argumentando que a área é patrimônio público e que não pode ser ocupada.

fonte portal o dia

Confusão e denúncias nos últimos dias de cadastro do Minha Casa, Minha Vida


Confusão e denúncias nos últimos dias de cadastro do Minha Casa, Minha Vida

De acordo com a coordenadora de Habitação da PMT, Rogéria Sousa, não foi vislumbrada ainda nenhuma possibilidade de prorrogação de prazo.

Dados da coordenação de Habitação e Regularização Fundiária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), aproximadamente 28 mil já efetivaram cadastro no Programa Minha Casa, Minha Vida em Teresina. As inscrições se encerram amanhã (25). No posto da zona sul da capital, o tumulto se repetiu durante esta segunda (23).
Na manhã de ontem, assim como no domingo, a confusão se repetiu no posto de inscrições instalado na sede da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU Sul). Quem esteve ocupando uma posição na fila, relatou que teve a vaga ocupada por terceiros que não estiveram presentes momentos antes da entrega das senhas, às 7h30min.
“Moro no Residencial Mestre Dezinho, estou desde às 18h de domingo e pouco tempo antes de entregarem as senhas entraram três pessoas na minha frente, mas que nunca estiveram na fila desde quando eu cheguei”, disse Juliana Batista.
De acordo com informações dos populares um grupo de aproximadamente 15 pessoas pratica o comércio ilegal de vagas na fila de inscrição do programa habitacional do governo federal. “À noite, por volta das 19h, os vendedores de senhas pegam as listas, fazem as chamadas e colocam quem eles querem na frente. À tarde, eles voltam novamente para ocupar lugar na fila”, frisou Valéria Moura.
Foto: Marcela Pachêco/O Dia
Algumas pessoas chegaram à SDU Sul ainda na noite de domingo (22) para garantir os primeiros lugares na fila
No domingo, O DIA esteve no local e verificou que o comércio ilegal é feito por um grupo de pessoas que chegaram a armar redes na Rua Firmino Pires, aos fundos da SDU Sul, onde se localiza o portão de entrada dos interessados em efetivar a inscrição. Os populares voltaram a cobrar que servidores do órgão façam a organização da fila, distribuindo senhas válidas para o próximo dia, inibindo a prática ilegal.
Gardene Silva, gestante com quatro meses, chegou ao local às 9h de domingo, ocupava a oitava posição na fila, mas não recebeu uma das 15 senhas destinadas ao atendimento prioritário. Ela teve que passar mais uma noite dormindo na calçada da superintendência a espera de atendimento para esta terça-feira (24).
Desde a última sexta-feira (20) na fila em frente a SDU Sul, Renata Braga ocupava a posição 147 na lista elaborada por populares. “Dormi na fila todos os dias e vim conversar com a assistente social para resolver um meu problema, pois não é justo o que estamos passando e não sei se vou conseguir ser atendida até quartafeira”, relatou.

fonte portal o dia

Silvio toma café da manhã com Marcelo Castro e pretende conseguir seu apoio


Silvio toma café da manhã com Marcelo Castro e pretende conseguir seu apoio

Missão teria sido repassada por Zé Filho, que quer aliança com Marcelo Castro.

Logo após ser oficializado como candidato a vice na chapa governista, o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB), recebeu do governador Zé Filho a missão de conseguir convencer o deputado Marcelo Castro (PMDB) a esquecer das mágoas do recente passado e anunciar apoio a Zé Filho. Antes de participar de evento do PMDB na manhã de hoje, quando foi oficializado como candidato a vice, Sílvio recebeu Marcelo na sua residência para um café da manhã.
Foto Ilustrativa
Zé Filho quer chegar à convenção com um PMDB unido, mesmo que isso seja considerado impossível até mesmo por lideranças do próprio partido. Após se reunir com Sílvio Mendes, Marcelo Castro esteve reunido com lideranças políticas. A expectativa de Zé Filho é que até o dia da convenção, que ocorre no dia 27, Marcelo anuncie apoio a sua reeleição.
Sílvio Mendes revelou que antes de declarar apoio a Zé Filho se reuniu com Marcelo Castro. “Só passei a admirar ainda mais o deputado Marcelo Castro. Nós já nos conhecemos há 40 anos, mas ele se mostrou um homem que não é rancoroso, depreendido e muito compreensível. Apresentamos nossas razões e ele compreendeu”, explicou.
As pretensões do governador encontram resistência na mágoa ainda sentida por Marcelo. Em entrevista ao jornal O DIA, o deputado chegou a afirmar que não recebeu um tratamento leal e atribuiu exclusivamente ao PMDB e a Zé Filho o fracasso da sua pré-candidatura. “Eu estou magoado. Se não tivesse não seria humano. Sempre tratei as pessoas com lealdade e respeito e não recebi esse mesmo tratamento por parte do PMDB”, disse.
Marcelo Castro (PMDB) foi obrigado a desistir da pré-candidatura após não conseguir o apoio do PMDB, que se encontrava dividido entre ele e o apoio a reeleição do governador Zé Filho. O PMDB escolheu Zé Filho e, sem condições de enfrentar o governador em uma convenção, Marcelo foi obrigado a desistir da pré-campanha. Sílvio que era vice do peemedebista chegou a se lançar candidato ao governo, mas sem apoio também desistiu. 
fonte portal o dia

Noé Fortes e as denúncias do CRM: "Situação prejudica Teresina"


Noé Fortes e as denúncias do CRM: "Situação prejudica Teresina"

O Conselho notificou várias cidades e pediu interdição de hospitais.

O secretário municipal de Saúde, Noé Fortes, considera que a situação denunciada pelo Conselho Regional de Medicina sobre os hospitais do interior do Estado acaba atrapalhando a eficiência da saúde em Teresina.

 

O CRM/PI notificou hospitais de várias cidades do Estado e pediu, inclusive, a interdição do hospital de Canto do Buriti, por irregularidades e falta de estrutura para atender a população.

"Essa situação prejudica Teresina. As pessoas são enviadas para cá e depois voltam para continuar o tratamento porque no interior não há condições. Mais de 32% do orçamento de Teresina vai para a Saúde e ainda estamos como estamos porque a demanda é muito grande", argumentou Noé Fortes, em entrevista ao Jornal do Piauí desta terça-feira (24).

O secretário acrescentou que tem entrado em contato com as autoridades estaduais, para trabalhar de forma conjunta. 

Além dos pacientes do interior do Piauí, Teresina recebe também pessoas do leste do Maranhão, já que a capital piauiense é mais próxima do que São Luís, capital do Estado vizinho. 

Noé Fortes ressaltou que a compensação para o tratamento de pacientes com câncer vindos do Maranhão ainda não foi paga. O fato gerou polêmica no início deste ano, quando a prefeitura de Teresina suspendeu atendimento a esses pacientes, mas retomou os serviços após o Ministério da Saúde garantir o pagamento do repasse.

"As parcelas de abril, maio e junho não foram quitadas, mas tivemos um novo entendimento e ficou certo que tudo será pago a partir de agosto. O valor é de R$ 7,5 milhões. Além disso, teremos o aumento do teto (R$ 500 mil/mês) para o tratamento de câncer", finalizou.

fonte cidadeverde.com

PI pode romper contrato e devolver porto de Luís Correia para a União


PI pode romper contrato e devolver porto de Luís Correia para a União

Governador Zé Filho fez desabafo sobre a obra e criticou o Governo Federal.

O governador Antônio José de Moraes Souza Filho (PMDB) confirmou nesta terça-feira (24) que estuda rescindir o contrato com a União para concessão do porto de Luís Correia. 


De acordo com Zé Filho, o cancelamento está sendo estudado pela Procuradoria do Estado. "Já que ele (Governo Federal) quer fazer, que ele fique com a responsabilidade", declarou em entrevista no Jornal do Piauí. 

O cancelamento da concessão é mais um capítulo do rompimento do governador pmdebista com a presidente Dilma Rousseff (PT), criticada pelo gestor por não dar tratamento devido ao Estado. 


De acordo com o governador, depois de todos os projetos terem sido feitos, o Governo Federal teria informado que não há dinheiro para repassar ao Piauí para execução da obra. 

"Quando chega agora, a gente estava com tudo bacana, prontinho, eles não têm dinheiro. Então fique com seu problema pra lá", desabafou o governador. 


"O estado jamais vai ter dinheiro para concluir o porto. Eu não faço milagre", acrescentou Zé Filho. 

fonte cidadeverde.com

Gerente da Caixa é ferido após sofrer tentativa de homicídio


Gerente da Caixa é ferido após sofrer tentativa de homicídio

A polícia mobilizou três batalhões para realizar diligências em busca dos suspeitos que fugiram após disparos.

O gerente da agência da Caixa localizada na Avenida José Santos e Silva, centro Sul de Teresina, Henrique de Lucena Martins Lima, foi vítima de tentativa de homicídio na tarde desta terça-feira, 24. Por volta das 16h, dois homens em uma moto dispararam contra o gerente que estava saindo do expediente. Um dos tiros atingiu o braço da vítima, que foi encaminhado para um hospital particular da capital.  


Segundo informações do Tenente Coronel Raimundo Sousa, que atendeu a ocorrência, foram disparados seis tiros contra o carro do gerente, uma picape S-10 preta, que após os disparos teria corrido para dentro da agência. "Não temos dúvidas que foi uma tentativa de homicídio", afirmou o policial. 



De acordo com Raimundo Sousa, a vítima teria dito que não houve nenhum contato verbal, pois os suspeitos já chegaram atirando. Policiais do Serviço de Inteligencia da PM foram até o hospital colher informações que possam ajudar a descobrir a motivação que levou ao crime. 


A placa da moto, modelo CG 125 FAN, cor preta, foi investigada pela PM, que não quis divulgar o número, mas afirmou que não se trata de um veículo roubado. Toda a ação dos suspeitos pode ter sido gravada pelo guardião eletrônico instalado na avenida. O vídeo pode ajudar na identificação dos suspeitos. 



fonte cidadeverde.com

Assalto Bando aborda caminhoneiro e leva pneus avaliados em quase R$ 100 mil


Assalto

Bando aborda caminhoneiro e leva pneus avaliados em quase R$ 100 mil

"A vítima estava dormindo e os bandidos chegaram em dois caminhões, quebraram o vidro do carro e abordaram a vítima", explicou o inspetor da PRF.

Na madrugada de domingo (22), o caminhoneiro identificado como, Alexandre Damasceno, foi feito refém ao estacionar a carreta em um posto de combustível na BR-230, em Floriano, o motorista estava dormindo quando os bandidos chegaram em outros dois caminhões. 
Imagem: ReproduçãoCaminhão tem os pneus levados(Imagem:Reprodução)Caminhão tem os pneus levados
Após, os bandidos renderem o caminhoneiro eles o levaram para uma estrada vicinal, na comunidade Rio Branco, zona rural do município, lá eles roubaram os 36 pneus do caminhão, que estão avaliados em R$ 100 mil reais. 
Imagem: ReproduçãoO caminhoneiro transportava uma carga de cimento(Imagem:Reprodução)O caminhoneiro transportava uma carga de cimento

De acordo com o inspetor B.Oliveira, do posto da Polícia Rodoviária Federal de Floriano, imagens das câmeras de segurança do posto de combustíveis mostram que os bandidos chegaram em duas carretas.

"A vítima estava dormindo e os bandidos chegaram em dois caminhões, quebraram o vidro do carro e abordaram a vítima. Em seguida, as duas carretas seguiram e o caminhão de Alexandre Damasceno foi em seguida, com ele e cerca de três bandidos na cabine", explica o inspetor.
Imagem: ReproduçãoA carreta foi abandonada(Imagem:Reprodução)A carreta foi abandonada após o roubo

A vítima transportava sacos de cimentos, que não foram levados pelo bando. Pertences pessoais da vítima, como aparelho celular e TV de cabine, foram subtraídos.

Ainda não há pistas sobre os acusados e o caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Floriano. "O caso não é muito comum, mas recentemente, ocorreu um registro em Uruçuí com o mesmo de operação. Os bandidos podem ser os mesmos e a intenção é vender os pneus, avaliados em mais de R$ 80 mil", finaliza o inspetor B. Oliveira.

O caminhão foi encontrado na manhã de hoje (24).

fonte Com informações do portal Mural da Vila


Família Claudino está dividida e retira avião que era utilizado por Wellington Dias


Família Claudino está dividida e retira avião que era utilizado por Wellington Dias

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wellington Dias(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wellington Dias
A família Claudino está dividida quando o assunto é sucessão para o Governo do Estado e os membros estão divididos entre os nomes do governador Zé Filho e do senador Wellington Dias. Porém, para manter uma certa neutralidade e não ocorrer envolvimento político-partidário foi decidido pelo clã retirar o avião de propriedade do Grupo Claudino que era usualmente utilizado por Wellington Dias . 

fonnte gp1

Vereador de Teresina "Só depende de Deus e de mim", diz Antonio José Lira sobre candidatura para deputado


Vereador de Teresina

"Só depende de Deus e de mim", diz Antonio José Lira sobre candidatura para deputado

O vereador informou ainda que tanto a direção nacional como a estadual lhe deu liberdade para comandar a coligação proporcional do partido.

Antonio José Lira (DEM)(Imagem:Foto: Divulgação)
Antonio José Lira (DEM)

“Só depende de Deus e de mim”. A afirmativa partiu do vereador de Teresina, Antonio José Lira (DEM), a respeito da possibilidade de disputar uma das 30 cadeiras da Assembleia Legislativa do Piauí. 

Ele explicou ao portal que já esteve reunido com o presidente regional do DEM, Gustavo Medeiros, que deu carta branca e deixou a decisão a cargo do vereador.

“Tive uma reunião com o presidente Gustavo e mediante pesquisa em Teresina nosso nome foi cotado. Pedi um tempo pra pensar. Tanto o DEM nacional como o estadual me deu liberdade, caso eu decida ser candidato a deputado, inclusive pra comandar os rumos da coligação proporcional do DEM. Só depende de Deus e de mim”, informou Lira que acrescentou também que deve ter um posicionamento a respeito do assunto em até 48h.

O parlamentar atribuiu ao desempenho de seu mandato o fato de estar sendo cotado pelo pela direção do partido. “Tenho um mandato de resultados. Em menos de um ano e meio, além das cobranças cotidianas eu já levei cinco asfaltos que há 30 anos o povo sonhava e a Prefeitura não fazia”, comemorou.

fonte gp1

Vereador de Teresina Paulo Roberto não descarta disputar cargo na Assembleia Legislativa


Vereador de Teresina

Paulo Roberto não descarta disputar cargo na Assembleia Legislativa

"Realmente existe essa possibilidade, mas ainda não tomei nenhuma decisão. Posso adiantar que fico bastante satisfeito por ter sido lembrado", comemorou.

O vereador de Teresina Paulo Roberto da Iluminação (PTB) confirmou a possibilidade de ser candidato a deputado estadual em substituição ao ex-prefeito e agora pré-candidato ao Senado Federal, Elmano Férrer (PTB). 
Imagem: Germana Chaves / GP1Vereador Paulo Roberto da Iluminação (Imagem:Germana Chaves / GP1)Vereador Paulo Roberto da Iluminação

Paulo Roberto informou que ainda não possui um posicionamento fechado a respeito do assunto, no entanto, disse que fica satisfeito por ter sido lembrado pelos aliados para concorrer ao cargo. 

“Realmente existe essa possibilidade, mas ainda não tomei nenhuma decisão. Posso adiantar que fico bastante satisfeito por ter sido lembrado”, comemorou.

A questão passou a ser cogitada depois que Elmano Férrer deixou a pré-candidatura para Assembleia Legislativa para compor a chapa majoritária de Wellington Dias, pré-candidato ao Governo, na disputa pelo Senado. 

fonte gp1

Denúncia Ministério Público investiga prefeito Gustavo Medeiros

Denúncia

Ministério Público investiga prefeito Gustavo Medeiros

O Ministério Público, instaurou inquérito para apurar uma suposta omissão por parte da prefeitura de União, na fiscalização das vias públicas do centro da cidade.

O Ministério Público, através da Promotora, Gianny Vieira de Carvalho, instaurou inquérito para apurar uma suposta omissão por parte do município de União, quanto a fiscalização das vias públicas do centro da cidade, principalmente nas calçadas por onde circulam os pedestres diariamente.
Imagem: GP1Gustavo Medeiros, prefeito de União(Imagem:Amanda Nolêto/ GP1)Gustavo Medeiros, prefeito de União

Acontece que as reclamações dos pedestres tem sido constantes, eles alegam que as calçadas são tomadas diariamente pelos comércios, e vendedores ambulantes do centro da cidade, e não conseguem transitar de forma livre por essas vias. 

Os cadeirantes são os que se sentem mais prejudicados, pois com as calçadas tomadas por mercadorias dos comerciantes, e ainda dos ambulantes, eles se veem obrigados a arriscarem a própria vida ao terem que trafegar pelas avenidas da cidade.

O MP irá investigar essa omissão por parte do município em face do prefeito, Gustavo Medeiros (DEM). Pois, entende que ele tem o dever de fiscalizar para que seja cumprido o Código de Postura Municipal no que lhe cabe na esfera administrativa. 

O prefeito deverá prestar esclarecimentos à respeito do problema, além disso, O MP solicitou ao Secretário Municipal de Administração, que forneça uma relação com todos os dados dos fiscais responsáveis por esse tipo de fiscalização. A Portaria foi assinada no dia 11 de Junho de 2014, pela Promotora, Gianny Vieira de Carvalho.

fonte gp1