sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Luzilândia - PIEm Luzilândia, Polícia Militar recebe novas motocicletas para fortalecer o policiamento

 A Polícia Militar do Piauí (PMPI) realizou, nesta sexta-feira (02.ago), a entrega de motocicletas para a 3ª Companhia do 25º Batalhão de Luzilândia, no Norte do Estado. Os novos veículos reforçarão o policiamento urbano e rural na região.

Em Luzilândia, Polícia Militar recebe novas motocicletas para fortalecer o policiamento

De acordo com o coronel Scheiwann Lopes, Comandante-Geral da PMPI, essa é mais uma ação de investimento do Governo do Estado para intensificar o policiamento preventivo e repressivo. “Investimento da Polícia Militar, com apoio do nosso governador Rafael Fonteles e do secretário de Segurança, Chico Lucas, para cada vez mais levar a segurança e reforço no policiamento preventivo e repressivo no nosso estado, tudo com a missão de levar a paz e tranquilidade ao nosso povo”, disse.

Para o coronel Erisvaldo Viana, comandante de Policiamento Litoral Meio-Norte, responsável pela Planície Litorânea piauiense, as motocicletas ajudarão nas operações realizadas em Luzilândia. “Isso vem para melhorar cada vez mais as operações aqui na área do Comando do Policiamento Litoral Meio-Norte, especificamente na região de Luzilândia, onde, com essas motocicletas, vamos melhorar cada vez mais o patrulhamento urbano, não só na cidade, como também no interior”, finaliza.

Em Luzilândia, Polícia Militar recebe novas motocicletas para fortalecer o policiamento

fonte revistaaz.com.br

16ª Procissão das Sanfonas leva música e fé ao centro de Teresina

 Edição 2024 celebrou a memória de Luiz Gonzaga, Padre Cícero e João do Vale


16º Procissão das Sanfonas (Foto: Pedro Pires)

O Centro de Teresina recebeu uma trilha sonora especial durante a realização da 16ª Procissão das Sanfonas, o evento ocorreu na tarde desta sexta-feira (2). Em 2024, o cortejo relembrou os 35 anos de morte de Luiz Gonzaga, 180 anos de nascimento de Padre Cícero e 90 anos do nascimento do músico maranhense João do Vale.

Vindo de Angical do Piauí, o sanfoneiro Bonifácio dos Santos, com 86 anos, diz que participa da procissão desde o primeiro ano. Empolgado com o cortejo, ele, que aprender a tocar sanfona aos 12 anos, afirma que Luiz Gonzaga é uma figura importante da música nordestina e que todo mundo devia aprender a tocar sanfona.


Sanfoneiro seu Bonifácio, 86 anos, (Foto: Pedro Pires)

“Hoje é dia de festa e eu quero que todo mundo aqui, esteja feliz, como eu estou”.

A procissão iniciou-se na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Conselheiro Saraiva, com a benção das sanfonas, realizada pelo padre Antônio Cruz, em seguida, o cortejo de sanfoneiros seguiu pelas ruas do centro até o Museu do Piauí – Casa Odilon Nunes.

Benção das sanfonas na 16º Procissão das Sanfonas (Foto: Pedro Pires)




Padre Antônio Cruz, (Foto: Pedro Pires)

“Hoje é dia de homenagear a toda uma tradição nordestina, da cultura, da fé, de brasilidade. Eu não sei dançar, eu não sei cantar, mas quando eu escuto e quando eu vejo o povo dançar, eu me identifico como nordestino, como piauiense, fazendo parte dessa nossa, raiz.  Participo de todas as edições, desde a primeira”, disse o padre Antônio da Cruz.

Antônia Karoline tem dez anos, já toca sanfona e aprendeu a gostar com pai. “É muito legal saber tocar sanfona. Eu comecei a ouvir as músicas do Luiz Gonzaga e depois passei a tocar, aprendi porque meu pai gostava.” A mãe, Marileide Pereira, ressalta a satisfação em ver o amor da filha pelo instrumento. “Desde os três anos ela começava a tocar as primeiras músicas sozinha. Agora colocamos ela nas aulas para aprender mais sobre a sanfona”.


Antônia é sanfoneira e tem o incentivo dos pais (Foto: Pedro Pires)

Promovida pela Colônia Gonzaguiana do Piauí, a Procissão conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Museu do Piauí, e apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC).

“Chegamos a 16º edição das Sanfonas, que começou acanhada e hoje estamos vendo aqui, a Igreja lotada, a procissão cada vez mais se solidificando, uma das maiores manifestações da boa música e de Luiz Gonzaga e do seu legado”, disse o professor Wilson Seraine, idealizador do evento.

fonte portalclubenews.com

Polícia Polícia conduz 11 pessoas que não devolveram celulares roubados em Teresina

 Durante a operação, foram recuperados 11 celulares, e as pessoas envolvidas foram encaminhadas para responder pelo crime de receptação

A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), conduziu 11 pessoas, que estavam em posse de aparelhos roubados, para realizar a devolução dos celulares nesta sexta-feira (02), em Teresina. 

De acordo com o superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, as pessoas conduzidas foram anteriormente intimadas e não compareceram na sede da SSP para fazer a devolução dos aparelhos.

“Durante essa ação fizemos a apreensão dos celulares e conduzimos as pessoas que  estavam em posse dos mesmos para a realização dos procedimentos legais, ou seja, para serem atuadas pelo crime de receptação. Pedimos a população que compareça a SSP caso sejam intimados para evitar receber a visita das Forças de Segurança Pública”, pontuou o superintendente.

A ação resultou na condução de 11 indivíduos que haviam sido intimados anteriormente para devolver os aparelhos e não compareceram à sede da SSP. Durante a operação, foram recuperados 11 celulares, e as pessoas envolvidas foram encaminhadas para responder pelo crime de receptação. Foram registrados autos de prisão em flagrante e Termos Circunstanciados de Ocorrência.

Matheus Zanatta ainda destacou que a busca ativa é um viés do Projeto de Recuperação de Celulares que visa combater a comercialização de aparelhos celulares roubados no Estado do Piauí.

fonte bandpiaui.com.br

Pré-candidato da oposição acusa prefeito de Boa Hora de agressão, e furto de celular

 As eleições no município de Boa Hora, no norte do estado do Piauí, estão esquentando com a crescente tensão entre os grupos da situação e da oposição.

Nesta sexta-feira (02), o pré-candidato da oposição, professor Dominguinhos, fez uma grave denúncia contra o prefeito Francieudo Canuto. Segundo o professor, o prefeito o agrediu fisicamente e furtou seu celular.

Pré-candidato da oposição acusa prefeito de Boa Hora de agressão, e furto de celular

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o professor Dominguinhos, ao lado de seus apoiadores, confirmando a agressão e informando que se dirigiria à delegacia da cidade para registrar um Boletim de Ocorrência.

Em resposta ao incidente, os apoiadores e simpatizantes do grupo de oposição emitiram uma nota de repúdio condenando a atitude do prefeito.

A disputa pela prefeitura de Boa Hora envolve as forças políticas do PT e PP. 

fonte www.portalr10.com

OPERAÇÃO SALUBRIDADE Mais de 200 imóveis abandonados são notificados pela SSP em operação no Centro de Teresina

 A interdição e fiscalização de imóveis são medidas essenciais para prevenir riscos sociais e estruturais, destaca Secretaria

Secretaria de Segurança Pública do Piauí deflagrou a Operação Salubridade, na manhã desta sexta-feira (02), com o objetivo de notificar imóveis abandonados no Centro de Teresina. Durante a ação, 10 equipes formadas pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros realizam a notificação dos imóveis abandonados com riscos sociais e estruturais.

  

Secretaria de Segurança deflagra operação para notificar mais de 200 imóveis no Centro de Teresina
Divulgação/SSP

  


A meta é notificar 217 de imóveis nos próximos dias na região central da capital. “Estamos comprometidos com a segurança e o bem-estar da população de Teresina. A interdição e fiscalização de imóveis abandonados no Centro da cidade são medidas essenciais para prevenir riscos sociais e estruturais, proteger a comunidade e garantir que todos os espaços urbanos cumpram sua função social”, explicou o secretário de Segurança, Chico Lucas.

A SSP aponta que o Centro de Teresina enfrenta sérios desafios relacionados a imóveis desocupados, o que impacta negativamente a economia e a segurança da região. Segundo pesquisadores do Curso de Ciência Política da Universidade Federal do Piauí, em junho de 2024, havia aproximadamente 1.209 imóveis comerciais desocupados em uma área de menos de 100 quarteirões, resultando em perda de empregos e receitas fiscais.

  

A interdição e fiscalização de imóveis abandonados no Centro da cidade são medidas essenciais
Divulgação/SSP

   

“Observamos que essa desertificação também tem contribuído para o aumento da insegurança, com muitos imóveis abandonados sendo ocupados por pessoas em situação de rua e utilizados para práticas criminosas. Esta situação afeta a circulação de consumidores e comerciantes, que se sentem inseguros, agravando ainda mais o esvaziamento da região”, concluiu o secretário.

Fonte: Portal A10+

PROCESSO SELETIVO ICMBio anuncia processo para vagas no Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí; confira o edital

 As inscrições poderão ser realizadas a partir desta segunda-feira (05)

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou a abertura de um processo seletivo para preencher 12 vagas para o cargo de Agente Temporário Ambiental, para atuar no Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato. As inscrições iniciam na segunda-feira (05).

A inscrição é gratuita e deve ser realizada até o dia 08 de agosto de forma presencial no escritório do Parque Nacional da Serra da Capivara, na rua Dr. Luiz Paixão, 188 – Bairro Milonga – São Raimundo Nonato/PI n. O candidato deve ter pelo menos o ensino fundamental incompleto. 

  

Parque Nacional Serra da Capivara
Foto: Thiago Amaral

   


A remuneração é de 1 salário mínimo + auxílios legais. O processo de seleção será realizado por meio de análise curricular, que deve considerar cursos, tempo de trabalho, formação acadêmica entre outros. Será impedido de participar da seleção, o candidato que tenha sido desligado por justa causa de contratos anteriores no âmbito do ICMBio, IBAMA ou órgãos Estaduais de Meio Ambiente (OEMAs). 

De acordo com o Edital, os aprovados devem ser convocados entre os dias 23 a 28 de agosto de 2024. A validade do processo seletivo ICMBio será de um ano. Esse prazo poderá ser prorrogado por mais 12 meses se for conveniente para a Administração.

Fonte: Portal A10+