sábado, 13 de novembro de 2021

Piauí Chuva de granizo e ventos fortes causam estragos em Picos

 De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a forte chuva atingiu o município na tarde dessa sexta-feira (12).

Na tarde dessa sexta-feira (12), uma chuva de granizo com fortes ventos provocaram estragos em estabelecimentos locais e residências no município de Picos.

Segundo informações repassadas ao Viagora pelo sargento Bezerra do Corpo de Bombeiros da cidade, com a forte chuva, algumas árvores caíram dentro de residências e estabelecimentos locais. A queda de alguns telhados e de energia na região estão entre os prejuízos causados a população.

  • Foto: Divulgação/WhatsappEstabelecimento comercial impactado por forte chuva em Picos.Estabelecimento comercial impactado por forte chuva em Picos.

O sargento afirmou que o Corpo de Bombeiros local foi acionado para realizar vistoria em árvores caídas que podem causar riscos a segurança dos moradores.

Na manhã deste sábado (13), a equipe do Corpo de Bombeiros do município deu inicio a operação para realizar cortes de árvores que caíram em um estabelecimento comercial com o impacto da forte chuva.

“Houve uma chuva forte com ventania no período da tarde, por volta de 17h:00 e 18h:00, que ocasionou alguns danos como queda de árvores, queda de telhados de alguns estabelecimentos. Nós fomos chamados para vistoriar algumas árvores que caíram no interior de residências ocasionando risco para a residência e para o estabelecimento comercial. Agora nós estamos em operação fazendo cortes de árvores que cairam em cima de um estabelecimento comercial”, afirma o sargento.

fonte www.viagora.com.br

Polícia prende acusado de assassinar ex-funcionário da REFESA em Campo Maior (PI)

 Essa é a segunda vez que o acusado é preso pela Polícia Militar de Campo Maior.


Um homem de iniciais M.P.C.S, de 31 anos, foi preso na noite dessa sexta-feira (12/11) na cidade de Campo Maior, a 82 km ao norte de Teresina. Ele é o principal acusado de ter assassinado o mototaxista Antonio Francisco de Oliveira, de 69 anos, crime ocorrido no dia 11 de setembro, no Bairro Cidade Nova em Campo Maior.

Segundo o major Etevaldo Alves, foi a segunda vez que o homem foi preso pela suspeita de ser o autor do crime. No mesmo dia do crime, a Polícia Militar havia chegado até o suspeito, após relatos de testemunhas, e efetuado a prisão, mas ele foi liberado em seguida pela ausência de provas.

Dessa vez o suspeito foi preso novamente através de um mandado de prisão, expedido pela 1ª Vara da Comarca de Campo Maior e foi cumprida por policiais do motopatrulhamento do 15° Batalhão da Polícia Militar, com apoio da Força Tática.

Segundo Etevaldo, com a prisão do principal suspeito, a polícia acredita que os outros envolvidos no crime também deverão ser presos.

O CRIME

Antonio Francisco funcionário aposentado da REFESA ((Rede Ferroviária Federal S/A)) e fazia corridas de motos. Ele foi encontro morto em um terreno de um loteamento na manhã do dia 11 de setembro, com ferimentos na cabeça, que segundo a polícia, foram provocados por uma pedra que estava suja de sangue ao lado do corpo. A motocicleta da vítima foi levada.

Durante à tarde, no mesmo dia 11, a Polícia Militar chegou ao home de iniciais M. P. C. S., após relato de testemunhas que disseram ter cisto os dois juntos na noite anterior.

“Testemunhas disseram que o suspeito foi visto pedido dinheiro à vítima no Completo Valdir Fortes, onde ele fazia ponto de corrida de moto. Este teria se negado a dá dinheiro. Pouco mais tarde, ele saiu para uma corrida e foi novamente vista ao lado do suspeito”, disse Etevaldo ao Em Foco no dia da prisão.

fonte www.campomaioremfoco.com.br

Decreto autoriza retorno do transporte alternativo intermunicipal no Piauí

 Foto: Yala Sena

A governadora em exercício, Regina Sousa, autorizou, por meio de decreto, o retorno do funcionamento do transporte alternativo intermunicipal. A Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans) já pode credenciar e expedir as autorizações de operações, bem como as ordens de serviço para que os veículos voltem a rodar. O transporte feito por vans e microônibus estava suspenso desde julho deste ano.

“Onde eu ando as pessoas cobram, porque as vans é que vão buscar a pessoa lá na porta de casa. Muitos ônibus, dependendo da estrada, nem querem ir naquele município mais longe. Eles ficam nas cidades-polo e de lá quem andam são as vans. Estava prejudicando também a população”, explicou a governadora.

O transporte alternativo intermunicipal foi suspenso por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que questionou a falta de licitação das linhas para explorar o serviço. Segundo a Setrans, o último processo licitatório ocorreu em 2009. Houve outras tentativas de lá pra cá, mas os processos não foram concluídos. A saída foi expedir autorizações para que os transportes continuassem a funcionar, mesmo sem licitação.

De acordo com o texto do decreto, a autorização visa a permanência dos itinerários e horários dos trabalhadores autônomos, que participaram da concorrência pública realizada em 1999, pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Poderão atuar aqueles que permaneceram em operação na data da publicação do Decreto nº 18.148, de 8 de março de 2019. A medida não afeta outros contratos de permissão expedidos pelo Estado.

O decreto estabelece ainda a necessidade de um estudo de viabilidade técnica e econômica, para extinção ou manutenção das linhas, e a regularização do sistema de transporte intermunicipal de passageiros na modalidade alternativa, bem como a realização de licitação para os serviços de transporte intermunicipal de passageiros na referida modalidade.

A autorização de operação do transporte alternativo intermunicipal tem validade de seis meses. A intenção da governadora Regina Sousa é resolver definitivamente o impasse. “Eles rodam seis meses. Se por acaso não tiver chegado a licitação, a gente prorroga a permissão deles rodarem. Até a licitação eles tem o direito de continuar rodando”, finalizou Sousa.

fonte cidadeverde.com

Homem morre e mulher sai ferida em acidente na Avenida das Hortas em Teresina

 Um homem identificado apenas como Anderson morreu em um acidente de trânsito por volta das 7h30 deste sábado (13/11), envolvendo duas motocicletas na avenida Noé Mendes, popularmente chamada Avenida das Hortas, no trecho entre um posto de combustível e a UPA do Renascença na Zona Sudeste de Teresina. Uma mulher ficou ferida.

Informações iniciais apontam que a vítima tentou desviar de um ciclista, supostamente alcoolizado e ao fazer a manobra, colidiu com outra moto que seguia sentido contrário ao seu. A batida envolveu, portanto, uma Pop 100, cor branca e uma Honda Titan, cor azul. 

A mulher, não identificada até o momento, foi socorrida pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada a um hospital. Já Anderson foi removido à sede do Instituto Médico Legal (IML). 

Assista ao vídeo:

fonte 180graus.com