segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Personalidades piauienses recebem Mérito Renascença nesta quarta (19) na capital

Personalidades piauienses recebem Mérito Renascença nesta quarta (19) na capital

No aniversário de independência do Piauí, a solenidade vai condecorar agentes sociais destaques do ano.


Em alusão a uma das datas decisivas no processo da independência do Piauí, o Governo do Estado promove a solenidade de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí. O evento reconhece oficialmente a contribuição de dezenas de piauienses para o progresso do Estado e condecora os escolhidos por meio de comendas. Em Teresina a cerimônia será realizada nesta quarta-feira (19), às 19h, no Complexo Cultural Theatro 4 de Setembro, centro da capital.
A solenidade de outorga tradicionalmente conta com a presença do chefe do poder executivo do Estado, além de membros representantes do Conselho da Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí. Em 2016, dentre as personalidades que serão agraciadas com a Medalha do Mérito Renascença está o produtor cultural e artista piauiense Francisco das Chagas Júnior, do Coletivo Salve a Rainha, o jovem faleceu em uma colisão de veículos em junho deste ano e será representado pelo seu pai, Francisco das Chagas.
Nome das personalidades que receberam às comendas em Teresina:
Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí

Cavaleiro
João Ribeiro Sobrinho
Leôncio Batista de Andrade
Rafael Pereira da Silva
Samara Cristina Brito da Silva
Oficial – Primeira Entrada
Alcides Valeriano de Oliveira
Alessandra Marinheiro
Clécio Antônio Campodônio Eloy
Eufrazina Gomes Aurélio
Francisco das Chagas Bezerra do Vale
Francisco das Chagas de Araújo Costa Júnior  (Post Mortem) Representando por seu pai
Francisco das Chagas.
Fundação Maria Carvalho Santos: Representada por seu presidente, Doutor Luiz Ayrton
Santos Júnior.
Giuliano Martins Ramos: 
Oficial Segunda Entrada
José Ferreira Neto
José Valter Evangelista Lima
Josué Machado Costa
Lyzangela Nunes Brandão
Luciano Tadeu Silva Ramos
Sayonara Holanda Costa
Sofia Meirose:
Téofilo Rodrigues Ferreira:
Comendador
Antônio Francisco dos Santos Cruz
Emília Pereira da Silva Nunes
Fábia Lopes
Flávia Gomes Cordeiro
Manoel Vera Cruz da Silva Filho
Plínio Valente Ramos Neto
Raimundo Dutra de Araújo
Grande Oficial
Carlos Augusto Pires Brandão
(Clique AQUI e veja a lista com mais informações sobre os homenageados)

fonte http://www.piaui.pi.gov.br

Secretário pede mais equipamentos para combater os incêndios no Piauí

Secretário pede mais equipamentos para combater os incêndios no Piauí

O secretário de Segurança Fábio Abreu já solicitou ao Governo do Estado e à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o apoio para aquisição de novos equipamentos de combate a incêndios, no Piauí.
Além do apoio com carros-pipa, Abreu articula aquisição das chamadas mochilas anti-incêndio (bomba costal), e batedores, que auxiliaria no trabalho de voluntários da defesa civil. O Estado quer ainda adquirir mais kits para picapes, que conseguem ter acesso a áreas onde as viaturas maiores não chegam.
O principal reforço no combate às chamas tem sido uso de aeronaves. Uma delas (helicóptero) foi cedida pelo governo do Ceará. A outra é locada, e despeja até 3 mil litros de água.
abreu_fabio.png
Hoje a Secretaria de Segurança transferiu seu gabinete para ao Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, mais próximo dos pontos críticos de incêndio, onde ainda há focos persistentes. Uma força tarefa foi montada para o planejamento de ações, reunindo Semar, Defesa Civil, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e o Exército.
Atualmente os trabalhos estão concentrados na região de José de Freitas e ainda em Altos e União.

fonte 180graus.com

Chegada de hostel em Teresina gera opção econômica e divertida de hospedagem

Chegada de hostel em Teresina gera opção econômica e divertida de hospedagem

Meio de hospedagem muito explorado no exterior, os Hostels proporcionam ao viajante uma opção de estadia de baixo custo e com uma experiência completamente diferente, onde o hóspede tem a possibilidade de trocar vivências com viajantes de diferentes lugares. No Brasil, esse mercado tem registrado crescimento expressivo, onde o destino está entre os 15 países com o maior número de hostels no mundo, de acordo com dados da HI – Hostelling International Brasil.
Em Teresina, o grupo Arrey Hotels saiu na frente com essa novidade na cidade lançando recentemente o Hostel Aruba, com localização privilegiada na zona leste. O público mais atraído neste empreendimento é composto de jovens, que preferem essa hospedagem com baixo custo, praticidade, interação e diversão.
A novidade conta com 24 leitos divididos em quartos compartilhados com 4 ou 6 camas (sendo todas beliches) e valores a partir de R$35 reais por cama. De acordo com o diretor operacional Esdra Márcio, o hostel possui alguns espaços bastante atrativos. “Entre os diferenciais estão: áreas comuns com cozinha disponível, sala de estar com videogame e mesas de jogos, área de piscina e terraço com vista para a cidade”, disse Esdra.
16.png
Os jovens, em sua maioria, preferem se hospedar em hostels, seja pelo preço abaixo do praticado pelos tradicionais hotéis ou pelo ambiente, que proporciona mais contato com pessoas de outras culturas. O hostel é uma excelente opção também para hospedagem corporativa, quando empresas desejam economizar ao enviar grande volume de hóspedes diminuindo os valores das despesas.
1.png
22.png

Fonte: 180graus.com

Acidente na Avenida Frei Serafim deixa um ferido e causa congestionamento

Acidente na Avenida Frei Serafim deixa um ferido e causa congestionamento

Um Fiat Bravo colidiu violentamente com a traseira de um Fiat Palio.

Um acidente no cruzamento da Avenida Frei Serafim com a Rua Goiás deixou uma pessoa ferida e provocou congestionamento nas duas vias, por volta das 13 horas desta segunda-feira (17).
Acidente ocorreu no início da tarde (Fotos: Elias Fontinele / O DIA)
Um Fiat Bravo colidiu violentamente com a traseira de um Fiat Palio.
Segundo a Polícia Militar, um ocupante do Palio precisou ser receber atendimento médico. Ele relatava dores na coluna cervical e no abdômen, e foi levado por uma ambulância do Corpo de Bombeiros para um hospital da rede particular.
"Havia um ocupante em cada veículo. O ocupante do Bravo branco é um rapaz e não se machucou devido aos airbags. Já a condutora do Palio estava consciente e orientada, mas referia muitas dores na cervical e no abdômen. a equipe dos bombeiros imobilizou a vítima ainda sentada, sob suspeita de fratura na coluna", detalha o sargento Marcone, que está de férias e mesmo assim ajudou no resgate.
fonte portal o dia

100 presos da Casa de Custódia fazem motim e força tática é acionada

100 presos da Casa de Custódia fazem motim e força tática é acionada

Calor, superlotação e proximidade do recesso do judiciário deixam ânimos acirrados.

Mais de 100 detentos da Casa de Custódia, em Teresina, fizeram um motim durante o fim da tarde de ontem. Os presos do pavilhão G arrebentaram cadeados com vergalhões de ferro arrancados das paredes e tentaram abrir uma passagem para o corredor central da penitenciária.
(Foto: Divulgação/ Sinpoljuspi)
Ainda durante a manhã, a Casa de Custódia foi bombardeada com uma chuva de celulares, pilhas e baterias, arremessadas de fora para dentro do presídio. Kleiton Holanda, vice-presidente do Sinpoljuspi (Sindicato de Policiais e servidores da Secretaria de Justiça), suspeita que essas pessoas frequentem a penitenciária, como visitantes, pois conhecem a forma dos pavilhões por dentro.
“Haviam pessoas estranhas nos fundos da unidade, arremessando objetos para o interior. São pessoas que frequentam a Casa de Custódia, visitantes, que conhecem como os pavilhões são por dentro. Vão para o fundo, calculam a distância e arremessam baterias. Há uma tela de proteção nos pavilhões, mas as baterias são pequenas e passam.”
O motim iniciou por volta das 16 horas e foi controlado depois das 18h, com a ação do grupo de intervenção formado pelos agentes penitenciários e com o apoio da Força Tática da Polícia Militar, usando munição de borracha. “Não dá para entrar de outro jeito”, argumenta Kleiton. Segundo ele, três presos ficaram feridos.
(Foto: Divulgação/ Sinpoljuspi)
O vice-presidente do Sinpoljuspi comenta que o aumento do calor e a proximidade do recesso do judiciário deixam os presos mais agitados, além da superlotação. “Com um clima desses, bastante quente, os ânimos tendem a se acirrar. Qualquer esbarrão de ombros é suficiente para começar uma confusão”.
A Casa de Custódia, maior presídio do estado, possui 333 vagas e abriga, no momento, 980 detentos, entre sentenciados e provisórios.
Fuga na Major César
No sábado (15), quatro presos cerraram grades e fugiram da Colônia Agrícola Major César, localizada na BR 343. Segundo Kleiton Holanda, os detentos fugiram com tranquilidade, e foram flagrados por uma viatura da Polícia Militar caminhando pelo acostamento da rodovia. "Os policiais identificaram atitude suspeita e abordaram os quatro. Quando procuraram por eles no sistema, descobriram que eram foragidos", relata Kleiton. 

fonte portal o dia

Arrombamentos assustam moradores do Loteamento Manoel Evangelista

Arrombamentos assustam moradores do Loteamento Manoel Evangelista

Preocupados com a segurança de suas casas, a população que mora no loteamento pede mais segurança.

“Não vou abandonar minha casa por causa de vagabundos”. A declaração é de Adeilza de Carvalho, moradora do loteamento Manoel Evangelista, zona Sudeste de Teresina, que já teve a casa arrombada cinco vezes nos últimos dois anos. Por conta da ação dos criminosos, portas e janelas precisaram ser trocadas, causando danos à estrutura da casa, e gerando uma sensação de insegurança constante na vizinhança. 
“Eles sempre aproveitam os horários que não tem ninguém em casa para tentar fazer esses arrombamentos. Na última vez que aconteceu, eles derrubaram a porta da minha cozinha, bagunçaram tudo dentro de casa, e levaram o notebook da minha filha e uns celulares”, relata a moradora, que foi surpreendida com o arrombamento, ao chegar em casa no final da tarde. 
Uma das primeiras moradoras da região, Adeilza acredita que a maior presença da polícia militar é um dos fatores que poderia inibir a ocorrência de crimes na região Sudeste da capital (Foto: Moura Alves/ O Dia)
De acordo com Adeilza, o policiamento ostensivo é deficiente na região do loteamento Manoel Evangelista. “Na minha rua, raramente passa uma viatura. A gente pede, implora por segurança, mas até agora nenhuma medida foi tomada”, destaca a moradora, que acredita que a maior presença da polícia militar seria um dos fatores que poderia inibir a ocorrência de crimes na região. 
Apesar de ter sido vítima da ação criminosa por cinco vezes, a aposentada ainda tenta manter a sua rotina normal de atividades, e, ao contrário de outros moradores, não pensa em ir embora da região. “Ainda saio de casa, faço minhas atividades. Sou uma das primeiras moradoras dessa região e não vou abandonar minha casa por causa de vagabundos. O que eu quero é mais segurança”, desabafa a moradora. 
Além dos arrombamentos, os moradores do loteamento Manoel Evangelista também enfrentam uma problemática dos assaltos à mão armada, comum a boa parte dos bairros da zona Sudeste de Teresina. Na maioria dos casos, a abordagem é feita por homens em motocicletas que levam objetos pessoais dos moradores, como relógios, carteiras e celulares. 
“Quem depende de ônibus para ir ao trabalho corre riscos, diariamente, de ser assaltado. Quando as áreas têm pouco movimento, como pela manhã e a noite, eles aproveitam para fazer verdadeiros arrastões aqui nas ruas do loteamento”, conta um dos moradores do local, que prefere não ser identificado, com medo de represálias por parte dos criminosos.

fonte portal o dia

Motorista supostamente bêbado teria agredido taxista após colisão

Motorista supostamente bêbado teria agredido taxista após colisão

Taxista Wesley Machado disse que foi perseguido por condutor embriagado após batida frontal no centro de Teresina

Dois veículos se envolveram num acidente, na rua 1º de maio, centro de Teresina, na manhã desta segunda-feira (17). Um carro modelo Gol, placa ODY-7394, entrou na contramão e colidiu de frente com o táxi, modelo Corsa Sedan. Com a batida, o para-choque dianteiro do táxi ficou parcialmente destruído.
Conforme relatos do taxista Wesley Machado, o condutor do outro veículo o agrediu e tentou fuga após o acidente. “Ele veio da Rua Eliseu Martins, colidiu de frente comigo e quis me agredir. Tentou sair no carro, mas não deixaram. Ele estava bêbado e só não fugiu porque não achou a chave do carro”, informou.  
Após ser submetido a exames de corpo delito no Instituto de Medicina Legal (IML), o condutor do Gol foi conduzido por Policiais Militares à Central de Flagrantes. 

fonte portal o dia