O Secretário de Segurança do Piauí, Fábio Abreu (PTB), foi considerado por 29,6% dos teresinenses o melhor nome da equipe de governo montada por Wellington Dias (PT), segundo pesquisa realizada pelo Instituto BrVox no dia 21 de julho, ouvindo 500 pessoas. No levantamento, em segundo lugar está a Secretária de Educação, Dona Rejane (PT), com percentual de 8,8%.
Os dois secretários que lideram o levantamento são apostas do governador Wellington Dias na área de gestão. No caso de Abreu, sua formação é militar. O capitão ficou conhecido por sua atuação no comando das Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais e nas eleições de 2014 conseguiu obter apoio popular levantando bandeira pela segurança. Apesar dos índices não serem ainda animadores para a capital - tanto que em relação às últimas pesquisas Abreu perdeu percentual em aprovação - o secretário ainda aproveita e muito da imagem de homem da polícia.
“REFLEXO DA APROVAÇÃO DO GOVERNADOR”
O secretário Fábio Abreu comentou o resultado da pesquisa e disse que esse reconhecimento não é apenas fruto de seu trabalho individual, mas sim de toda a equipe, em especial, da aprovação do governador Wellington Dias.
“Eu agradeço a toda a população que lembrou do meu nome e do trabalho que nós temos desenvolvido. Mas, na verdade, isso reflete toda a equipe. Reflete a aprovação que o governador possui”, declarou Abreu.
NOVO MODELO NA EDUCAÇÃO
Já no caso de Rejane Dias, o grande desafio foi convencer o restante da equipe de que a ex-secretária de Assistência Social do Estado, com experiência no trabalho com pessoas portadoras de deficiência, podia ser também uma boa gestora na área de educação, mesmo sem nenhuma formação na área. Seu trabalho de modernização da rede estadual, aliado à restruturação das unidades escolares vem surtindo resultado.
E foi justamente a combinação educação e segurança um dos pontos de maior sucesso da gestão de Rejane, com a implantação das escolas militares.
MAIS NÚMEROS
Em terceiro lugar no levantamento feito em Teresina ficou o Secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, com 4,4%. O gestor das contas públicas do Estado enfrenta dificuldades com a queda das receitas e repasses federais. Para driblar a situação ele optou por campanhas que incentivem a arrecadação fiscal, com programas de recuperação de crédito, além da já famosa Nota Piauiense, e agora, a reativação da Loteria Estadual.
No levantamento seguem os nomes de Henrique Rebelo, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, com 2,6% da preferência dos teresinenses, e do Secretário da Cultura, Fábio Novo com 2,0%.
OUTROS SECRETÁRIOS DA EQUIPEO secretário Franzé, da Administração, foi citado por 1,8% dos pesquisados, seguido pelo secretário de Justiça, Daniel Oliveira, com 1,4%. Francisco Limma, do Desenvolvimento Rural, teve 1,2%, enquanto que Flávio Nogueira Júnior, do Turismo, obteve 0,8%.
O secretário de Planejamento, Antônio Neto, Pastor Gessivaldo, da Setre, Jannaína Marques, da Infraestrutura e Merlong Solano, da secretaria de Governo, foram citados por 0,6% do eleitorado.
Francisco Costa e Maurinho Cardoso, respectivamente da Saúde e da Inclusão da Pessoa com Deficiência, tiveram 0,4% da escolha dos eleitores e o secretário das Cidades, Fábio Xavier, juntamente com Hélio Isaías, da Defesa Civil e Ziza Carvalho, do Meio Ambiente, foram mencionados por 0,2% do público entrevistado.
OS ESQUECIDOSDos 21 secretários do governo petista, apenas 3 não foram citados de forma alguma pela população. São eles: Guilhermano Pires (Secretário dos Transportes), Nerinho (Secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico) e Luís Coelho (Secretário de Mineração).
Os pesquisados que não sabem ou não opinaram foram 27,6% e aqueles que declararam Nenhum, Nulo ou Branco foram 16%.
PERCENTUAIS DIMINUÍRAMAs colocações dos dois primeiros secretários são as mesmas da últimas duas pesquisas realizadas pelo BrVox, mas os números deles, no geral, diminuíram. Em pesquisa de 27 e 28 de outubro de 2015, Fábio Abreu obteve 36,8% e Dona Rejane, 9,6%. Já em outra pesquisa realizada em 12 e 13 de junho de 2015, em Teresina, o secretário de Segurança e a secretária de Educação pontuaram, respectivamente, 35,6% e 7,0%.
O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, que nas últimas pesquisas também ficou em 3º lugar, teve um crescimento, tendo sido citado por 1,8% na pesquisa de outubro do ano passado e 1,4% em junho do mesmo ano.
fonte 180graus.com