quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Funcionário vítima de assalto em comércio de Teresina é preso após registrar BO

 No depoimento sobre o assalto, os policiais contataram um mandado de prisão por dívida de pensão

O funcionário de um comércio foi preso, nesta quarta-feira (15/01), no momento em que registrava um Boletim de Ocorrência após ter sido assalto juntamente com clientes dentro do estabelecimento, no bairro São João, zona Leste de Teresina. Durante o depoimento sobre o assalto, os policiais contataram um mandado de prisão por dívida de pensão alimentícia contra o denunciante.

Foto: ReproduçãoFuncionário vítima de assalto em comércio de Teresina é preso após registrar BO
Funcionário vítima de assalto em comércio de Teresina é preso após registrar BO

Segundo informações do 5º Departamento de Polícia de Civil, dois criminosos armados chegaram em um carro e adentraram no comércio anunciando o assalto. O funcionário do comércio e clientes que estavam no local foram rendidos e os suspeitos levaram uma quantia de dinheiro. Imagens de segurança registraram o momento do assalto e fuga dos criminosos.

Após o crime, o funcionário do estabelecimento alvo dos assaltantes procurou a delegacia para informar sobre o ocorrido e na intenção de registrar o Boletim de Ocorrência. Os agentes então consultaram o sistema e verificaram um débito de pensão alimentícia no valor entre 10 e 11 mil reais.

Diante do mandado por dívida, o funcionário recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Teresina, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis ao caso. Munidos das informações, os policiais agora buscam localizar o paradeiro dos assaltantes do comércio com o auxílio das imagens das câmeras de monitoramento.

fonte conectapiaui.com.br

Mulher morre após desabamento de muro enquanto limpava quintal em Parnaíba

 Uma mulher, identificada como Rosalina Pereira da Silva, de 52 anos, morreu nesta quarta-feira (15) após ter sido atingida por um muro que desabou no quintal da própria residência no bairro Piauí, em Parnaíba. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionado, mas a vítima não resistiu.

Segundo informações preliminares, a vítima estaria retirando o barro de uma construção que tinha no fundo do imóvel quando foi atingida pelo muro, que no momento desabou sobre ela. O SAMU foi acionado e chegou a tempo de prestar socorros à Rosalina, mas não resistiu e morreu.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Instituto Médico Legal (IML) também foi acionado para fazer a remoção do corpo.

fonte www.portalr10.com

Suspeito de assassinar empresário a tiros dentro da própria loja é preso no interior do Piauí

 As forças de segurança prenderam, na tarde dessa terça-feira (14), um dos suspeitos de participar do assassinato do comerciante Benedito Neto, de 24 anos, em São João do Arraial, no norte do Piauí. O crime aconteceu no início da manhã, dentro da loja de rações da vítima.

De acordo com a polícia, os autores do crime chegaram ao local em uma motocicleta. O homem que estava na garupa desceu, entrou na loja e efetuou quatro disparos contra Benedito Neto, que morreu no local. A dupla fugiu sem levar nada.

Foto: Divulgação/PM
Foto: Divulgação/PM

O suspeito preso foi localizado horas depois, na cidade de Porto (PI), a cerca de 40 km de São João do Arraial. Ele estava dentro de um ônibus que seguia em direção a Teresina. O delegado Saul, responsável pelas investigações, informou que o homem já possui passagens pela polícia em Timon, no Maranhão, por tráfico de drogas e roubo.

“O garupa, que atirou, foi capturado em Porto, dentro do ônibus. O outro suspeito, que pilotava a motocicleta, já foi identificado, e seguimos em diligências para prendê-lo”, afirmou o delegado.

O caso teve forte repercussão no município, onde Benedito Neto era conhecido por seu trabalho como comerciante. A investigação segue para esclarecer as motivações do crime e localizar o segundo envolvido.

O indivíduo preso, que não teve o nome divulgado pelas autoridades, foi levado à Delegacia de Matias Olímpio, para os procedimentos cabíveis ao caso.

Fonte: Revista Az

POLÍCIA Polícia prende último envolvido em matar homem por engano em Timon; crime contou com participação de 17 pessoas, diz PC

 Crime aconteceu em 2020. Segundo a polícia, a vítima foi assassinada por engano

Um homem identificado como Lenildo Reis Lima foi preso pela Polícia Civil do Maranhão (PCMA) na tarde desta quarta-feira (15), acusado de participar de um homicídio que aconteceu no ano de 2020, em Timon, mesma cidade onde aconteceu a prisão. Segundo informações da polícia, Lenildo é o ultimo dos 17 envolvidos no crime a ser preso. 

  

Polícia prende último envolvido em matar homem por engano em TimonReprodução

  


De acordo com apurações, a vítima do crime foi Vitor Emanuel, que teria sido executado por engano no bairro Boa Vista, em Timon. A polícia relatou ainda que Lenildo é líder da organização criminosa Bonde dos 40 e responsável por abastecer um local de venda de drogas com maconha.

Lenildo foi preso durante cumprimento de mandado de prisão e encaminhado para a delegacia na cidade de Timon. Ele foi condenado a 8 anos de prisão. 

Fonte: Portal A10+

"Nós queremos matar os 40... são lixos", dispara suspeito após ser capturado em Teresina; comparsas também foram presos

 Em entrevista à imprensa, adolescente alegou que ambos estavam em busca de rival faccionado para "acerto de contas". Assista!

Dois jovens foram presos e um adolescente foi apreendido na tarde desta quarta-feira (15) na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. Eles foram abordados após tentarem se esconder da viatura da Polícia Militar. O menor de idade, segundo a polícia, é foragido do Centro Educacional Masculino (CEM). Em entrevista à imprensa, ele fez ameaças e relatou que queria matar um rival da facção Bonde dos 40 (veja abaixo). 

  

Trio capturado pela polícia em TeresinaReprodução

   

“Em rondas, avistamos três pessoas em um motocicleta preta que tentaram se esconder atrás de um caminhão baú ao ver a viatura da PM. Isso levantou suspeitas e resolvemos abordar. Quando mandamos descer do veículo, eles logo confessaram que dois deles estavam armados”, disse o major Sousa Marques da Polícia Militar. 

À TV Antena 10, o major relatou ainda que a equipe recebeu informações que os criminosos estariam realizando assaltos na região. Registro de câmera de segurança mostrou o trio numa motocicleta. 

O menor negou as acusações [de assaltos] e afirmou que eles estariam atrás de um desafeto, de uma facção rival, para um 'acerto de contas'. "É os meninos do Parque Brasil, vamos dominar o Monte Verde. É o PCC. Estávamos assaltando não, estávamos atrás de matar 40 [Bonde dos 40]. Nós queremos matar os 40...", disse. Questionado sobre o motivo do assassinato, ele disparou: "porque são lixos, não servem", completou. 


Diante da ocorrência, os indivíduos foram levados para a Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis e ficarão à disposição da justiça. 

  

Duas armas caseiras foram apreendidasTV Antena 10

   

Fonte: Portal A10+

MPPI instaura procedimento preparatório para tratar de pouso de helicóptero realizado de forma irregular em Luís Correia

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), através do promotor de Justiça Antenor Filgueiras Lôbo Neto, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, instaurou um procedimento preparatório a fim de investigar a notícia de pouso de helicóptero realizado de forma irregular, no dia 22 de dezembro de 2024, em região próxima ao Complexo Barramares, localizado no Bairro Coqueiro, em Luís Correia.

De acordo com o promotor de Justiça, o pouso e a decolagem de helicópteros em todo o litoral piauiense, principalmente na região de Barra Grande, Barrinha e Cajueiro da Praia, sem qualquer fiscalização, têm sido constantes, principalmente no período da alta estação (dezembro, janeiro e julho), nos feriados e finais de semana.

Diante da situação, foi determinada a expedição de ofício direcionada à Agência Nacional de Aviação (ANAC), a fim de que, no prazo de 10 dias corridos, se manifeste sobre o fato noticiado, esclarecendo se o local do pouso do helicóptero era permitido e se já foram ou serão tomadas providências sobre o ocorrido.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI

MPPI obtém decisão liminar da Justiça que suspende eleição da Federação de Futebol do Piauí (FFP)

O Ministério Público do Piauí (MPPI) obteve liminar da Justiça para imediata suspensão da eleição interna da Federação de Futebol do Piauí (FFP), marcada para hoje, dia 15 de janeiro, até que sejam regularizadas as normas do edital de convocação, com a observância dos prazos previstos no Estatuto da FFP e na Lei nº 14.597/2023. A decisão é resultado de Ação Civil Pública, com pedido de tutela antecipada, ajuizada pelo promotor de Justiça José Reinaldo Leão Coelho, titular da 25ª Promotoria de Justiça de Teresina.

Na decisão, o juiz de direito da 3ª Vara Cível da Comarca de Teresina, Teófilo Rodrigues Ferreira, aponta que o Ministério Público instaurou Procedimento Administrativo para averiguar a convocação antecipada de pleito eleitoral das eleições internas na Federação de Futebol do Piauí (FFP) para o quadriênio 2027/2030, previsto para ocorrer em 15 de janeiro de 2025.

Ocorre que o órgão ministerial verificou indícios de violação ao Estatuto da Federação, uma vez que foi antecipado em dois anos em relação ao término do quadriênio vigente (2023/2026). O representante ministerial alegou que o processo eleitoral desrespeita as normas sobre a periodicidade, pois o próprio estatuto estabelece que as eleições, como regra, devem ocorrer no último ano do quadriênio em curso, admitindo-se, excepcionalmente, a antecipação em até um ano. Mas o quadriênio vigente teve início em 16 de janeiro de 2023, encerrando-se em 16 de janeiro de 2027. A antecipação do processo eleitoral para janeiro de 2025 implicaria, portanto, em uma antecipação de dois anos, o que contraria o Estatuto da entidade. Além disso, haveria inobservância do prazo mínimo de 10 dias, entre a publicação do edital de convocação da Assembleia Geral e a realização da eleição.

Diante dos fatos, o Ministério Público recomendou à Federação de Futebol do Piauí que suspendesse o processo eleitoral em curso, marcado para o dia 15 de janeiro de 2025, em razão da flagrante irregularidade e da afronta aos dispositivos ao art. 19-A e art. 32 do Estatuto da FFP, o que não foi seguido, nem efetuada qualquer medida para a regularização do pleito.

Segundo o promotor de Justiça, essas irregularidades poderiam resultar na eleição de uma chapa em 2025 para assumir apenas em 2027, violando os princípios da proporcionalidade e da gestão democrática, previstos na Lei nº 14.597/2023 (Lei Geral dos Esportes).

Em caso de descumprimento da decisão, o magistrado fixou multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por dia de atraso, a fluir a partir da notificação, independentemente de responsabilização administrativa, criminal e por improbidade de quem esta descumprir. Tal multa deverá ser revertida em favor de fundo previsto no art. 13 da Lei 7.347/85.

fonte 

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI

Defensoria Pública de Picos organiza campanha de doações para vítimas das chuvas

 Estão sendo arrecadas alimentos não perecíveis, roupas, cobertores e itens de higiene pessoal

A Defensoria Pública Regional de Picos lançou uma campanha de arrecadação para ajudar as famílias afetadas pelas fortes chuvas que têm causado estragos na cidade desde a última segunda-feira (13). A iniciativa busca mobilizar a população para apoiar as vítimas que enfrentam perdas materiais e a falta de moradia.

Foto: ReproduçãoChuva forte causa alagamento em Picos e deixa cidade em estado de alerta
Chuva forte causa alagamento em Picos e deixa cidade em estado de alerta

Estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, roupas, itens de higiene pessoal e materiais de limpeza. As doações podem ser entregues na sede da Defensoria em Picos, localizada na Avenida Senador Helvídio Nunes de Barros, nº 1782, no Centro Empresarial Premium, Sala 3-A, Bairro Catavento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O defensor público Leonardo Nascimento Bandeira, responsável pela 3ª Defensoria Pública Regional de Picos, destacou a importância da ação para minimizar os impactos da tragédia. “Muitas famílias perderam tudo e estão desabrigadas. Nossa campanha é uma tentativa de amenizar esse sofrimento. Montamos uma equipe para receber as doações, inclusive fora do horário regular, e contamos com a solidariedade de todos”, afirmou.

Em Teresina, as doações também podem ser feitas no edifício-sede da Defensoria Pública, situado na Rua Nogueira Tapety, 138, Bairro Noivos, das 8h às 14h.

Além disso, a organização Paramaçônica também está recebendo doações como alimentos, cobertores, roupas e colchões para as famílias afetadas. Quem não puder doar presencialmente e deseja ajudar de alguma forma, a organização disponibilizou uma chave pix para receber quantias simbólicas através do número: 09.043.330/0001-39

Para mais informações sobre a campanha, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail 3dpi@defensoria.pi.def.br ou pelo telefone (86) 9556-4661.

fonte www.portalaz.com.br

Justiça concede liberdade provisória a policiais militares envolvidos em morte de caminhoneiro

 Nesta quarta-feira, (15/01), o juiz Raimundo José de Macau, da Vara Militar do Piauí, decidiu conceder liberdade provisória aos policiais militares Clenilson Vieira de Oliveira, Carlos Alberto Vieira de Carvalho e Valdir Vieira da Costa.

O juiz acolheu o pedido da defesa dos policiais, que argumentou que não havia justificativas suficientes para manter a prisão cautelar, além de considerar o parecer favorável do Ministério Público.

Foto: Reprodução.

Eles são acusados de envolvimento na morte do caminhoneiro Francisco Pereira da Silva Neto, que foi atingido durante uma troca de tiros em uma perseguição policial no dia 11 de novembro de 2024, em Teresina.

O promotor Assuero Stevenson Pereira Oliveira destacou que a investigação não conseguiu determinar a origem do disparo que feriu Francisco, o que levanta incertezas sobre quem seria responsável pelo tiro.

Na sua decisão, o magistrado avaliou que os policiais não representam um risco à ordem pública, uma vez que têm empregos estáveis e residências fixas. Para garantir a cautela, foram impostas algumas restrições, como a proibição de contatar testemunhas, a exigência de informar à Justiça qualquer mudança de endereço e a imposição de recolhimento domiciliar durante a noite.

fonte 180graus.com

Polícia apreende adolescentes suspeitos envolvimento na morte de sargento em Teresina

 A Polícia Civil do Piauí, cumprindo decisão judicial, apreendeu nesta quarta-feira (15/01) dois adolescentes suspeitos de participação em um assalto que resultou em latrocínio em uma padaria na zona Sudeste de Teresina.

Foto: Reprodução

De acordo com o delegado responsável pela investigação, os jovens integravam um grupo que organizou o crime, cientes de que um dos integrantes portava uma arma. "Eles combinaram o assalto e sabiam dos possíveis desdobramentos, inclusive a possibilidade de morte. Não há como negar o envolvimento", declarou o delegado.

Após serem detidos, os adolescentes foram levados ao Complexo da Cidadania para a formalização de um ato infracional junto ao Ministério Público. Em seguida, foram encaminhados ao Centro de Internação Provisória (CIP), onde cumprirão medidas socioeducativas. Durante as investigações, foi apreendido um simulacro de arma de fogo.

Entenda o caso:

Na madrugada de 9 de dezembro, o sargento da Polícia Militar do Piauí (PMPI), Jurandir Pereira, foi alvejado durante uma tentativa de assalto no bairro Alto da Ressurreição, também na zona Sudeste de Teresina. Enquanto abria o porta-malas de seu carro em frente à padaria, o policial foi abordado por dois criminosos em uma motocicleta.

Câmeras de segurança registraram o momento em que outros quatro assaltantes chegaram em um carro para apoiar a ação. Durante o confronto, o sargento reagiu em legítima defesa. Um dos criminosos foi atingido e morreu no local, enquanto o policial foi baleado, levado à UPA e transferido para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde passou por cirurgia e está em recuperação.

fonte 180graus.com

Zé Henrique, prefeito de Nossa Senhora de Nazaré, é notificado em ação que pede cassação de seu mandato

O prefeito reeleito de Nossa Senhora de Nazaré, Zé Henrique, e seu vice, Marcílio Gomes, foram notificados na Ação Judicial de Investigação Eleitoral que tramita na 96ª ação zona eleitoral de Campo Maior. O processo pede a cassação dos gestores por abuso de poder político e econômico e envolve denúncias de transporte irregular de eleitores em veículo alugado pela prefeitura, doação irregular de tijolos de uma creche e uma escola para particulares, a utilização de servidores na campanha eleitoral e a realização da convenção em local de propriedade de um empresário contratado pelo município.


A ação de 23 páginas detalha cada uma das denúncias. Também são citadas a primeira-dama e então secretária de Saúde do município, Regiane Carla, a vereadora Patrícia Fortes e seu esposo, o secretário de Obras, Edvaldo dos Santos e o empresário Jean Leite.


No caso mais emblemático, os tijolos pertencentes ao poder público municipal foram retirados da creche Tia Eulina e da escola Filomena Braga nos dias 2 e 4 de setembro. Testemunhas afirmaram que o material de construção foi levado por famílias de apoiadores do prefeito para uso pessoal. Vídeos foram anexados na ação. O veículo utilizado para pegar o material era dirigido por um funcionário da Prefeitura.


O município


A cidade de Nossa Senhora de Nazaré fica a 112 quilômetros de distancia de Teresina e tem uma população de cerca de 5.228 habitantes. Na cidade, Zé Henrique, do PSD, obteve 86% dos votos, contra o segundo colocado, Lucas Oliveira, do PDT, que obteve 14% dos votos, e é o responsável pela ação.

A coluna tentou contato com o prefeito Zé Henrique, para ele comentar a ação, mas as ligações não foram atendidas. O espaço segue aberto para informações.

Prefeito Zé Henrique em solenidade de posse em 2025 - (Divulgação)Divulgação
Prefeito Zé Henrique em solenidade de posse em 2025

 fonte portalodia.com

Envenenamento em Parnaíba: delegado nega que prisão foi baseada em achismos

 Em vídeo nas redes sociais, o delegado Abimael Silva desmentiu informações que estão sendo divulgadas sobre as investigações que resultaram na prisão de Lucélia Maria da Conceição Silva.

delegado Abimael Silva, que preside o inquérito sobre o envenenamento de nove pessoas da mesma família em Parnaíba, usou as redes sociais para se manifestar sobre a recente reviravolta no caso. Ele negou que Lucélia Maria da Conceição Silva tenha sido presa com base em achismos e desmentiu informações que circulam pela mídia e pelas redes sociais sobre a investigação conduzida pela Polícia Civil.

Lucélia foi solta após a perícia do IML comprovar que os cajus que ela teria doado a João Miguel e Ulisses não estavam envenenados. Hoje (15), o delegado Abimael negou que as frutas foram coletadas da casa da então suspeita só três dias depois do envenenamento. Os cajus estavam em poder do IML desde o ocorrido, mas só foram periciados em dezembro, quando os reagentes usados para este tipo de teste chegaram a Teresina vindos de outros estados.

O delegado Abimael Silva desmentiu algumas informações que circulam sobre a investigação - (Reprodução/Instagram)Reprodução/Instagram
O delegado Abimael Silva desmentiu algumas informações que circulam sobre a investigação

Abimael Silva também afirmou que não foi ele quem pediu a prisão de dona Lucélia quando do envenenamento de João Miguel e Ulisses, ainda em agosto de 2024. Mas explicou que está fazendo novas diligências solicitadas pelo Ministério Público em relação a este caso depois que Lucélia foi solta e o padrasto das vítimas, Francisco de Assis Pereira, foi preso.

Disse o delegado Abimael: “É falso que eu pedi a prisão da dona Lucélia, porque eu não trabalhei no inquérito. A prisão não foi feita a meu pedido. A segunda informação falsa: a de que os cajus foram coletados três dias depois do fato. Isso também é falso. Dizem que a prisão foi pedida com base em achismos, o que também não é verdade. Estamos fazendo novas diligências solicitadas pelo Ministério Público no caso anterior”.

Delegado Abimael Silva - (Reprodução)Reprodução
Delegado Abimael Silva

O vídeo de Abimael Silva foi compartilhado pelo delegado Ayslan Magalhães no Instagram. Ayslan também participou das investigações sobre o envenenamento e estava na coletiva de imprensa que foi dada pela Polícia Civil em Parnaíba no dia em que Francisco de Assis foi preso.


O Portal tentou contato com o delegado Abimael e o delegado Ayslan, mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto para futuros esclarecimentos e manifestações.


fonte portalodia.com