segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Posse Ministério Público empossa novos promotores para comarcas do interior do Piauí


Posse

Ministério Público empossa novos promotores para comarcas do interior do Piauí

Durante a solenidade, os empossados realizaram a assinatura do termo de posse e o juramento oficial.

A Procuradoria Geral de Justiça do Piauí (PGJ) realizou, nesta segunda-feira (20), a solenidade de posse dos promotores de Justiça substitutos Leonardo Monteiro, Fabrícia de Oliveira, Edgar Bandeira Filho e Gerson Pereira. Eles assumirão as comarcas de Bom Jesus, Uruçuí, Monte Alegre e Gilbués.
Imagem: DivulgaçãoMinistério Público empossa novos promotores para comarcas do interior do Piauí(Imagem:Divulgação)Ministério Público empossa novos promotores para comarcas do interior do Piauí
Durante a solenidade, que foi realizada na sede da PGJ e conduzida pelo procurador geral de Justiça em exercício, Luís Francisco Ribeiro, os empossados realizaram a assinatura do termo de posse e o juramento oficial. O novo promotor Gerson Pereira discursou representando os colegas.
Imagem: DivulgaçãoMinistério Público empossa novos promotores para comarcas do interior do Piauí(Imagem:Divulgação)Ministério Público empossa novos promotores para comarcas do interior do Piauí
“Escolhemos a importante missão de ser promotor porque não conseguimos viver com o desrespeito aos direitos básicos do cidadão. O cargo no qual agora tomamos posse não nos tira a condição de cidadão comum pertencente à sociedade e sensível aos problemas da comunidade, mas nos torna protagonistas da restauração da ordem”, destacou Gerson Pereira.
Imagem: DivulgaçãoMinistério Público empossa novos promotores para comarcas do interior do Piauí(Imagem:Divulgação)Ministério Público empossa novos promotores para comarcas do interior do Piauí
Após a solenidade, os novos promotores de Justiça participaram de uma palestra sobre o perfil do Ministério Público. O presidente da APMP, Paulo Rubens Parente Rebouças, ministrou a palestra, que faz parte do curso de adaptação realizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), com aulas até a próxima quinta-feira (23).
Imagem: DivulgaçãoMinistério Público empossa novos promotores para comarcas do interior do Piauí(Imagem:Divulgação)Ministério Público empossa novos promotores para comarcas do interior do Piauí
Durante a palestra, o Paulo Rubens destacou a necessidade de ações efetivas do MP para o combate da criminalidade. “O MP passou a ser um burocrata em processo penal. Não está correta a atuação de pegar um processo e passá-lo para frente. Precisamos de ações conjuntas que revertam o quadro de criminalidade em nosso país”, enfatizou o promotor.

fonte gp1

Citação Ex-prefeito de Uruçuí é intimado pelo TCE a apresentar defesa de ocorrências em prestação de contas


Citação

Ex-prefeito de Uruçuí é intimado pelo TCE a apresentar defesa de ocorrências em prestação de contas

O edital de citação foi publicado na edição desta terça-feira (21) no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal de Contas do Piauí.

O Tribunal de Contas do Estado intimou Sérvulo Carvalho de Sousa, ex-prefeito de Uruçuí, para que apresente defesa sobre as ocorrências apontadas na Prestação de Contas municipais referentes ao exercício de 2012.
Imagem: MeionorteEx-prefeito Sérvulo Carvalho de Sousa(Imagem:Meionorte)Ex-prefeito Sérvulo Carvalho de Sousa
O relator do processo, conselheiro substituto Alisson Felipe de Araújo, determinou que o ex-gestor responda à citação no prazo de 30 dias.

O edital de citação foi publicado na edição desta terça-feira (21) no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal de Contas do Piauí.

fonte gp1

Nível de barragens cai, chega a 18%, e racionamento piora em municípios


Nível de barragens cai, chega a 18%, e racionamento piora em municípios

Os níveis das barragens Bocaina e Piaus estão abaixo do esperado e o racionamento de água poderá piorar no semiárido. Os agricultores que dependem do armazenamento temem que se prolongue o período da seca. Bocaina, uma das maiores barragens do Estado, está com 18% da capacidade de armazenamento de água.
De acordo com o coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Aloísio Ferro Gomes, por conta da seca, foi definida em reunião com o comitê gestor do açude que decidiu por limitar a liberação de água dos reservatórios de Bocaina.
"Atualmente liberamos 150 mil litros por segundo, mas em outros períodos ele chegou a liberar até 400 mil litros. Estamos diminuindo e a expectativa é que em fevereiro tudo seja normalizado, mas dependemos das chuvas", pontuou o presidente.
O vereador Domingos Macedo (PP), da Comissão Gestora do Açude Bocaina, informou que se não chover até novembro a situação vai piorar. “Foi acordado que as comportas não seriam fechados totalmente e que ficará aberto com vazão de 150 mil litros por segundo. Nossa expectativa que o período chuvoso seja no final de novembro e final de dezembro”.
Ele informou que a barragem abastece irrigantes dos municípios de Bocaina, Sussuapara e Picos.
Já na barragens Piaus, o prefeito, José Neci, de São Julião, informou que o município corre o risco de ter problemas no fornecimento se não se regularizarem as chuvas até fevereiro.
"Já temos um programa de abastecimento com carros-pipa, mas já interrompemos até o abastecimento para os animais. Se não fosse o açude de Piaus, não sei como seria nossa situação. Até fevereiro temos abastecimento garantido graças a ele", acrescentou o prefeito.
A adutora Piaus foi inaugurada em 2010 e tem capacidade para armazenar 104,5 milhões de metros cúbicos de água e vai garantir, através de uma adutora, água tratada para cerca de 50 mil pessoas em cidades como São Julião, Fronteiras, Vila Nova, Alagoinha e Campo Grande do Piauí.

fonte cidadeverde.com


Homem morre ao proteger a própria filha durante assalto em Floriano


Homem morre ao proteger a própria filha durante assalto em Floriano

Gilmar Ferreira foi atingido com um tiro no peito e a PM pede ajuda da população para identificar os criminosos.

O motorista Gilmar Jorge Ferreira, de 42 anos, (foto ao lado) foi assassinado na noite deste domingo (19), ao defender a filha durante uma tentativa de assalto ocorrida em sua residência na Rua São Miguel, no bairro Pau Ferrado, em Floriano.
Segundo a Polícia Militar, Gilmar estava na cozinha da casa quando ouviu sua filha, que estava sentada na porta, gritar por socorro. A adolescente havia sido abordada por dois homens armados em uma motocicleta que já chegaram anunciando o assalto. Ao ouvir o chamado da filha, Gilmar foi em direção à porta da residência, mas acabou sendo atingido por um tiro no peito. Os bandidos fugiram sem levar nada.
Vizinhos que ouviram o ocorrido acionaram uma ambulância do SAMU, mas Gilmar não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital da cidade. O tenente-coronel Lisandro Honório, da PM de Floriano, fez um apelo à população pedindo ajuda para que os criminosos sejam identificados o Tenente Coronel Lisandro Honório, comandante do 3º BPM de Floriano, pediu ajuda da população para encontrar os meliantes.
“Tanto a Polícia Civil, como a Militar fizeram diligências, mas não encontraram nenhuma pista desse bandidos. Então nós pedimos que quem tiver conhecimento do paradeiro deles ou que saiba quem eles possam ser, que ligue para o 190 e dê informações que a polícia vai averiguar e fazer as diligências. Não precisa nem se identificar”, pede o coronel Lisandro Honório.
Fonte:portal o dia com informações Floriano News

Amiga é presa suspeita de mandar matar professora


Amiga é presa suspeita de mandar matar professora

Uma mulher de iniciais E.P.S foi presa, neste domingo (19), acusada de participação no homicídio da professora Cristiane Melo da Cunha, 31 anos, assassinada no último dia 17. A Polícia Civil ainda investiga a motivação para o crime, mas segundo o Delegado Regional Rodrigo Morais há fortes indícios de ligação da acusada com o jovem Emanuel Santos Soares, que foi preso ao ser reconhecido como o executor da vítima. 

Professora foi assassinada dentro do próprio comércio

Rodrigo Morais explica que representou pela prisão temporária da acusada, que era amiga da professora, como medida cautelar, para não atrapalhar as investigações.  A vítima e os dois suspeitos estariam passando por um processo de separação e a Polícia Civil não descarta a possibilidade de crime passional. 

"O Emanuel Santos é de Brasília e estava há poucos dias no Piauí. Ele mantinha uma relação amorosa com E.P.S que estaria bancando todas as suas despesas, até mesmo o hotel. A acusada era amiga da professora e um dia antes a morte teria apresentado o executor a vítima com o pretexto de alugar uma casa. Desde que ocorreu o crime, os dois estiveram ainda mais próximos. Não podemos confirmar ainda se ela seria a mandante, mas há indícios de que ela teria participado", explica Morais. 

A Polícia Civil também pediu a quebra do sigilo telefônico dos suspeitos. Rodrigo Morais acrescenta ainda que não descarta o envolvimento de outras pessoas no assassinato e que o ex-marido da vítima se apresentou, espontaneamente, na delegacia, na manhã desta segunda-feira (20).

"Os álibis apresentados pelos acusados são mentirosos e estão sendo descontituídos. Eles negam qualquer envolvimento e alegaram estar com outras pessoas no momento do homicídio. Porém, quando a polícia apura as circunstâncias descobre que eles não estiveram onde haviam dito. E.P.S está sendo investigada e pode ser a mandante ou a intermediária", reitera o delegado. 

A professora e comerciante foi morta a tiros na cabeça dentro do próprio comércio. A vítima não reagiu e entregou todo o dinheiro, o que levou a polícia a descartar a hipótese de latrocínio, roubo seguido de morte.

fonte cidadeverde.com


Estado deve cerca de R$ 10 milhões às empresas terceirizadas


Estado deve cerca de R$ 10 milhões às empresas terceirizadas

Empresários temem não conseguir pagar o 13º e atrasar salários.

Empresas que prestam serviço terceirizado ao Estado do Piauí se reuniram na manhã desta segunda-feira (20) com o secretário de Administração, João Henrique Sousa, para exigir o pagamento dos contratos atrasados. Segundo levantamento dos empresários da Emserluz, Clean Service, Piauí Serviços, Liserv e Servfaz o débito já soma cerca de R$ 10 milhões.
Os atrasos estariam prejudicando diretamente os trabalhadores que prestam serviços nas diversas secretarias do Estado. Algumas empresas já se endividaram com empréstimos e atrasaram salários. Outras temem não conseguir pagar o 13º ou a rescisão de alguns contratos.
Fotos: Jailson Soares/ODIA
Segundo Deuselita Teixeira, da Liserv, o débito do Estado com a empresa é superior a R$ 2 milhões, sendo R$ 1 milhão somente da SASC.  “Eram 81 trabalhadores que prestavam serviço como vigia, secretária, digitador e recepcionista para Sasc, mas o contrato foi repassado para outra empresa, sem que nós recebemos o dinheiro do Estado. Ainda temos 70 trabalhadores para acertar a rescisão”, disse a empresária.
De acordo com Daniela Cunha, da Servfaz, os salários dos seus trabalhadores não estão atrasados, mas ela teme que não haja dinheiro para pagar o 13º. “Nós prestamos serviço à Seduc, Fundespi, ADH e STR”, disse.
Os empresários já recorreram ao TCE e se dizem desesperados. “A gente é cobrado pelos pais de família que querem receber seus salários. Tem alguns órgãos que estão devendo às empresas o mês de outubro do ano passado, mas infelizmente alguns gestores dizem que está tudo em dia”, disse Deuselita, para quem o Estado deve a maior quantia.

Deuselita Teixeira, empresária da Liserv
O sócio da Piauí Serviços, César Everton, disse que os trabalhadores que prestam serviço na Seduc, cerca de 40, já ameaçam parar as atividades. “Eles ocupam cargos de vigilantes, merendeiras e serviços gerais. Se acontecer essa paralisação será um caos, porque as escolas ficarão sem segurança, sem limpeza e sem merenda”, disse César, que não tem repasse do Estado há cinco meses.
Além dos contratos atrasados, os empresários também exigem uma posição do governo sobre os próximos meses, que marcam o fim da gestão do governador Zé Filho (PMDB). Emanuel Campelo, da Emserluz, é quem fala sobre a regularização dos pagamentos. “Estamos há mais de quatro meses sem receber. O atraso é geral e dificulta honrar o compromisso com os funcionários”, lamenta Emanuel.

Secretário de Administração, João Henrique
Após a reunião, o secretário de Administração, João Henrique, disse que irá se reunir ainda hoje com o secretário de Fazenda, Neto Carvalho, e prometeu dar uma resposta aos cinco empresários até amanhã. “Todas as empresas sabiam dessa reunião. Portanto, quem não veio é porque não deve estar com muitos problemas. Quanto a essas que estiveram aqui, percebo que a situação é contornável. Os problemas são próprios dos Estados que passam por dificuldades financeiras, mas poderemos resolver”, garante o secretário.
Por conta dos atrasos do Estado, as empresas já começam a sofrer ações trabalhistas. Alguns funcionários estão com os salários de agosto e setembro pendentes.

fonte portal o dia

Baixo estoque de sangue no Hemopi pode cancelar cirurgias eletivas


Baixo estoque de sangue no Hemopi pode cancelar cirurgias eletivas

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), alerta que o estoque de sangue está abaixo do recomendado, o que pode ocasionar o cancelamento de cirurgias eletivas. O estoque hoje corresponde a 40% do ideal, que é de 500 bolsas. 
O diretor do Hemopi, Antônio Lages, disse que há 10 dias o estoque está em baixa. "O ideal é de aproximadaamente 500 bolsas, mais hoje estamos funcionando com um número variando entre 150 e 200 unidades, apenas 40% do que precisamos para atender a demanda dos hospitais".  
Por conta do estoque reduzido, pode haver o cancelamento das cirurgias eletivas. "Se o estoque chegar a um ponto crítico, nós podemos deixar de atender a demanda de cirurgias eletivas e fazer uma opção pelo Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Hospital Universitário (HU) e São Marcos", afirma Antônio Lages.  
Segundo o diretor, o momento eleitoral pelo qual passa o país tem influenciado no número de doações. "Muitas pessoas se deslocam para suas cidades por conta das eleições e deixam de doar sangue. Outro fator também que tem influenciado é que as doações de grupos para beneficiar pacientes com cirurgias marcadas, por exemplo, diminuiu.
fonte cidadeverde.com

UOL destaca piauiense que saiu de Miguel Alves e faz sucesso mundial


UOL destaca piauiense que saiu de Miguel Alves e faz sucesso mundial

Angel da Victoria's Secret, Laís Ribeiro celebra boa fase em sua carreira mundial

Aos 23 anos e prestes a subir novamente na passarela do glamouroso desfile anual da Victoria's Secret --que acontecerá em Londres, após 13 anos de evento nos Estados Unidos--, a top brasileira Laís Ribeiro só tem motivos para comemorar. Entre seus projetos mais recentes, ela marcou presença na Semana de Moda de Nova York, desfilando para nomes como Carolina Herrera, Diane Von Furstenberg e Jeremy Scott. A modelo também é o rosto da campanha de inverno da rede de luxo Neiman Marcus.
Não bastasse isso, ela figura entre as 25 modelos mais sexy, segundo o site Models.com. Mas para chegar nesse estágio de sua carreira, Laís precisou superar um de seus maiores obstáculos: a timidez --sobretudo nos trabalhos que envolviam lingerie. "Quando eu comecei a modelar, ficava sem graça. Não era muito comum para mim", lembra. "Mas eu sabia que a timidez era uma barreira que eu precisaria enfrentar. Hoje em dia, é algo que flui naturalmente."
Ela divide a correria profissional de capas de revistas, editoriais e desfiles com a tarefa de ser mãe. Morando atualmente em Nova York com seu filho, Alexandre, de 6 anos, Laís sentiu na pele a transição que envolveu sair da pequena Miguel Alves, no Piauí, para circular nos mais luxuosos eventos internacionais. Até por isso, a modelo afirma que o maior ensinamento que busca transmitir ao herdeiro é a valorização das raízes pessoais. "Falo para ele nunca se esquecer de onde veio, pois isso é a base de tudo."
Em entrevista ao UOL Mulher, a top fala sobre como superou a menina tímida de outrora, comenta a relação entre as modelos no backstage e revela as peças preferidas de seu guarda-roupa –além de destacar o bem-estar interior como o maior truque de beleza que uma mulher pode ter.
UOL Moda: Como é fazer parte do time de angels da Victoria's Secret? Sua autoestima vai lá para cima?
Laís Ribeiro: É um privilégio poder trabalhar com uma equipe extremamente competente e estrelar produções grandiosas. Sem dúvidas, rola uma sensação de reconhecimento. Fico muito feliz por estar neste time.
UOL Moda: Posar de lingerie é algo natural pra você ou, no início ficava, com um pouco de vergonha?
Laís: Quando eu comecei a modelar, ficava sem graça. Não era muito comum para mim. Mas eu sabia que a timidez era uma barreira que eu precisaria enfrentar. Hoje em dia, é algo que flui naturalmente. Afinal, não é muito diferente do que estar usando um biquíni na praia [risos]. É comum trabalharmos repetidas vezes com pessoas que já conhecemos, então acaba existindo uma cumplicidade.
lais ri.jpg
UOL Moda: Como é a convivência entre as angels? Você tem alguma amiga mais próxima? Geralmente, comentam que o clima é um pouco pesado.
Laís: Tenho muitas amigas ali, mas como em qualquer trabalho, existem perfis de todo tipo. Obviamente, não são todas as meninas que têm intimidade ou que constroem uma amizade, porque todas nós temos compromissos a cumprir e não estamos próximas o tempo todo. A maioria se encontra durante os trabalhos e, então, é uma festa. O clima é gostoso! Esta história de clima pesado não existe. Mas, de qualquer forma, nessa hora o foco é ser profissional.
lais ribei.jpg
UOL Moda: Os desfiles da VS são como grandes espetáculos e as modelos geralmente brincam mais com a sensualidade na passarela. Dá um nervoso diferente, se comparado a outros desfiles?
Laís: Cada trabalho é único, pede uma postura específica, tem um perfil de beleza, um jeito de caminhar... Por isso, todo desfile dá um friozinho na barriga [risos]. O da VS tem uma atitude mais sexy. Podemos interagir com o público, brincar, e isso é gostoso. Cria uma boa energia.
UOL Moda: Como é a preparação em termos de alimentação para as fotos e desfiles? Malha muito antes, tem algum segredo?
Laís: Na carreira de modelo, você precisa estar sempre pronta. Não adianta fazer uma preparação especial antes de algum trabalho. Uma modelo precisa estar pronta para um compromisso que pode surgir sem nenhuma antecedência. O segredo é ter uma rotina fixa de cuidados, que incluem boa alimentação, exercícios e muita água.
laisss.jpg
UOL Moda: Você saiu de uma cidade de 32 mil habitantes no Piauí e hoje vive uma outra realidade na moda. Como faz pra manter os pés no chão e permanecer centrada?
Laís: Encaro isso tudo como um trabalho normal. Acordo, me arrumo e vou ao trabalho.
UOL Moda: Qual o lado bom e o ruim de fazer parte do universo da moda?
Laís: Eu gosto de conhecer lugares diferentes e viajar pelo mundo, e este é um trabalho que me permite ter essa mobilidade. O lado ruim é estar distante da minha família.
UOL Moda: Qual experiência mais maluca pela qual você passou nas suas viagens e campanhas?
Laís: Em uma gravação da Victoria's Secret, eu precisei me equilibrar usando asas enormes em cima de uma plataforma que estava bem distante do chão. Eu não tenho medo de altura, e estava com todo o aparato de segurança, mas mesmo assim foi uma experiência que eu não esqueço [risos]!
liss.jpg
UOL Moda: Teve aquela história de Jean Paul Gaultier dizer que você teria uma carreira de sucesso, como a de Naomi Campbell. Existe alguma modelo na qual você se espelha? Por quê?
Laís: Eu tenho amigas que admiro, como a Adriana Lima. De qualquer forma, não procuro me espelhar em nenhuma modelo. Acredito que cada uma tem de ter seu próprio jeito, seu estilo. Não podemos ser cópias, então procuro me conhecer cada vez mais para poder ser apenas eu mesma.
lais ribeiro.jpg
UOL Moda: Quais as três peças preferidas do seu guarda-roupa? Daquelas que você não abre mão...
Laís: Eu gosto de peças clássicas e confortáveis. Não sigo moda passageira. Aposto em um vestido preto básico, uma calça de alfaiataria e uma jaqueta de couro.
UOL Moda: E dica de beleza? Tem alguma receita caseira e milagrosa?
Laís: Esteja bem por dentro, e seu corpo vai refletir isso tudo.
Fonte: 180graus.com com informações do UOL

Corpo de jogador do Parnahyba é encontrado no rio Igaraçu


Corpo de jogador do Parnahyba é encontrado no rio Igaraçu

O adolescente Paulo Sérgio, 17 anos, conhecido “Pulinho”, foi encontrado boiando no rio Igaraçu por volta das 17h deste domingo (19/10), nas proximidades do escritório regional do IBAMA, no Bairro do Carmo.
Segundo a polícia, ele saiu para se divertir com os amigos nas imediações da Beira Rio, onde acabou morrendo afogado por volta das 15h de sábado (18/10). Ele era da categoria de base do Parnahyba Sport Club, sendo o meia do time Sub-19. Santos morava na Rua Prudente de Morais, no Bairro Pindorama.
Uma equipe do IML de Parnaíba, tendo à frente o auxiliar de necropsia Robinson Castillo, fez a remoção do corpo para o Posto Avançado no Bairro Frei Higino.
paulo_morto.jpg
Fonte: 180graus.com com informações proparnaiba.com

Secretario de Educação Professor Genivaldo deixa sua mensagem aos Professores


Secretario de Educação Professor Genivaldo deixa sua mensagem aos Professores

Aconteceu na noite deste domingo (19) na Quadra de Esportes da Escola Municipal de Campo Largo do Piauí a grande festa dos professores e funcionários da Educação, aonde a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Ação Social e Secretaria de Administração com o apoio da Prefeitura Municipal realizaram sem sombra de duvidas a maior e mais bela festa dos Professores da historia de Campo Largo do Piauí.
Quem fez o uso da palavra foi o Secretario de Educação Professor Genivaldo que parabenizou a todos os Professores que ali estavam presente em mais um ano de uma super festa realizada com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Educação.
“Agradeço a Deus em primeiro lugar por tudo que tem nos feito e nos dado, em nome do Prefeito Rômulo Aécio parabenizo a todos os professores aqui presentes e dizer a todos que isso é o que queremos uma integração completa de todos os professores conosco que fazemos a gestão, aproveitem professores hoje a festa é nossa”. Disse o Secretario.
Quem ficou bastante emocionado e feliz com a super festa realizada que nunca na historia de Campo Largo do Piauí tinha acontecido uma super festa da maneira que foi realizada neste ano.

fonte 180graus.com

Secretaria municipal de saúde divulga cronograma de atendimento dos profissionais


Secretaria municipal de saúde divulga cronograma de atendimento dos profissionais

A secretaria municipal de saúde divulga o cronograma de atendimento dos profissionais que atuam no Município:
Segunda feira (20/10) no Horário da manhã no consultório da Secretaria municipal de saúde, atendimento com Dr. Orisvaldo e com a Dra. Ana Paula. No Posto de Saúde do Bairro Areias, o atendimento desta segunda feira (20/10) é com a Doutora Yamara.
A secretaria municipal de Saúde informa que em breve a Sede do “NASF” será transferida para outro local, mais espaçoso e mais confortável para os pacientes.
Informam: o CAPS está funcionado em um novo endereço; próximo ao Bairro Amarante Novo (Casa do Professor Afrânio Nunes) ao lado da “BR 343”.
Fonte: 180graus.com Com informações de Amarante Net

Homem tem o dedo decepado ao sofrer acidente na BR-402


Homem tem o dedo decepado ao sofrer acidente na BR-402

A policia rodoviária federal registrou um acidente de trânsito ocorrido por volta das 10hs 30 de ontem (19/10) na rotatória do anel viário na BR 402 em Parnaíba.
Uma motocicleta que seguia sentido Cefet ao povoado Olho Dágua colidiu na lateral de um automóvel modelo Cerato Kia, que na ocasião cruzava a BR pela rotatória do anel viário em direção a capital. O motociclista sofreu várias lesões e teve um dedo da mão quase decepado em consequência do acidente.

fonte 180graus.com

Julgamento Tribunal de Justiça vai julgar prefeito Moisés Augusto Leal


Julgamento

Tribunal de Justiça vai julgar prefeito Moisés Augusto Leal

O caso vai a julgamento na próxima quarta-feira (22) na 2ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça. O relator do feito é o desembargador Joaquim Dias de Santana Filho.

O prefeito de Capitão de Campos, Moisés Augusto Leal Barbosa, e o ex-vice-prefeito Francisco Medeiros de Carvalho Filho serão julgados na próxima quarta-feira (22) pela 2ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça. O gestor foi acusado pelo Ministério Público de pagar ao ex-vice-prefeito uma ajuda de custo no valor de R$ 1.800,00 (um mil e oitocentos reais) em clara afronta ao art.39 § 4° da Constituição Federal, que estabelece que os detentores de mandato são remunerados exclusivamente por subsídio, sendo vedado qualquer gratificação ou adicional. 
Imagem: DivulgaçãoPrefeito Moisés augusto(Imagem:Divulgação)Prefeito Moisés augusto
Narra a denúncia que o prefeito chegou a apresentar defesa no âmbito do Tribunal de Contas, no entanto, a alegações apresentadas pelo gestor que o vice-prefeito presta serviços de informática não foram convincentes já que não apresentou qualquer documento que comprovasse a realização dos serviços correspondentes as despesas. 

Moisés Augusto Leal Barbosa e Francisco Medeiros de Carvalho Filho foram denunciados com base no art.1°, inciso I, Decreto Lei 201/67 (apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio) com prevista de 2 a 12 anos de prisão e multa.

Na sessão de quarta-feira o tribunal decidirá se aceita a denúncia, decreta a prisão preventiva e se afasta o gestor do exercício do cargo durante a instrução criminal.

O relator do feito é o desembargador Joaquim Dias de Santana Filho.

fonte gp1

Disputa gera mal-estar entre Assembleia e TCE


Disputa gera mal-estar entre Assembleia e TCE

Deputados querem eleger novo conselheiro ainda este ano, enquanto órgão deve aguardar 2015

A vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE) aberta após a aposentadoria do conselheiro Anfrísio Neto Lobão é disputada por pelo menos três parlamentares na Assembleia Legislativa do Estado, que não conseguiram se reeleger na eleição deste ano. Os deputados Mauro Tapety (PMDB), Ismar Marques (PSB) e Antônio Félix (PSD) já iniciaram uma campanha tímida pelos corredores daquela Casa em busca de votos.
De acordo com a legislação que define as regras da eleição, a escolha do próximo conselheiro é da cota da Assembleia Legislativa e ocorre após votação no plenário da Casa, mas a demora do tribunal de anunciar o processo de vacância da vaga tem causado um mal -estar entre os dois órgãos. Os deputados estão insatisfeitos com a demora que pode levar à escolha para o próximo ano. O interesse da Casa é que a eleição ocorra até dezembro de 2014.
O deputado João Mádison (PMDB) (foto acima) confirma o nome de Mauro Tapety como o candidato do PMDB e afirma que se até novembro o TCE não informar a vacância do cargo à Assembleia, os parlamentares irão procurar meios judiciais de agilizar o processo. O legislativo estadual ameaça entrar com um mandato de segurança para obrigar o Tribunal a realizar o anúncio.
"Nós acreditamos na transparência do TCE-PI. É um órgão sério, formado de homens competentes. Mas essa demora não se justifica. O entendimento da Assembleia é que se até novembro nada for feito a atitude do Tribunal será vista como um desrespeito a esta Casa. Se chegar a esse ponto vamos procurar os meios legais para agilizar o processo e alguns deputados avaliam a possibilidade de entrar com um Mandato de Segurança”, declarou.

fonte portal o dia

Partidos anunciam punição a prefeitos que foram infiéis na campanha


Partidos anunciam punição a prefeitos que foram infiéis na campanha

Durante a campanha eleitoral, prefeitos e lideranças aderiram às candidaturas majoritárias desobedecendo à orientação da Executiva.

Os presidentes dos maiores partidos políticos do Piauí já estão anunciando reuniões a serem realizadas após o segundo turno da eleição presidencial para discutir qual será a punição para os prefeitos e lideranças políticas que foram infiéis durante a campanha eleitoral para escolha do novo governador do Estado, senador, deputados estaduais, federais e presidente da República.
Fotos: Divulgação

O prefeito de Conceiçao de Canindé, Adriano Veloso (PTB), no Centro, apoiou Zé Filho (PMDB)
Durante os três meses da campanha, vários prefeitos do PMDB, PSB e PSDB, siglas que estavam juntas na coligação para a reeleição do governador Zé Filho (PMDB), “Piauí no Coração”, aderiram à campanha do candidato da oposição, Wellington Dias (PT), da coligação “A Vitória com a Força do Povo”. No mesmo período, prefeitos e lideranças do PT, PTB e PP, unidos na coligação de Wellington, passaram a apoiar o nome de Zé Filho (PMDB).

Prefeitos do PT e do PTB declarando apoio a Zé Filho
Entre os diversos casos de infidelidade, estão os prefeitos de Conceição do Canindé, Adriano Veloso (PTB); de Cristalândia, Neemias Lemos (PTB); de Passagem Franca, Raislan Farias (PTB), mais conhecido como Lan; o ex-prefeito de Passagem Franca, Domingos Farias dos Santos, o Duzinho (PTB); de Sebastião Barros, Nivaldo Roberto Nogueira (PT). Nesse caso, todos apoiaram a candidatura de Zé Filho.

Wellington Dias com prefeito de Lagoa do São Francisco, Veridiano Melo (PSDB)
Já outros casos de infidelidade a Zé Filho e apoio a Wellington estão o prefeito de Ipiranga do Piauí, José Santos Rego, o Dr. José Maria (PSDB); de Sussuapara, Edvardo Antônio Rocha (PSDB) e o ex-prefeito do município, Miguel Rocha; de Nossa Senhora de Nazaré, José Henrique Oliveira (PCdoB); de Capitão de Campos, Moisés Barbosa (PSD); os ex-prefeitos de Picos, José Nery e Gil Paraibano (PMDB); de Cocal, Rubens Vieira (PSDB); de Piracuruca, Raimundo Alves (PSDB); de Lagoa do São Francisco, Veridiano Melo (PSB), de Cajueiro da Praia, Vânia Ribeiro (PSB); de Altos, Patrícia Leal (PSB).

O prefeito de Ipiranga do Piauí, Dr. José Maria (PSDB), apoiou Wellington Dias
Ouvidos por O DIA, os representantes do PT, PTB, PP, PSDB disseram que vão adotar alguma punição para os infiéis. O presidente do PMDB no Piauí, deputado federal Marcelo Castro, não foi localizado pela reportagem, mas O DIA apurou que a tendência do partido é ouvir cada caso para decidir. As lideranças do PSB também não foram localizadas.

fonte portal o dia