terça-feira, 3 de abril de 2018

Anatel mantém chamadas gratuitas no Piauí a partir de orelhões da Oi

Anatel mantém chamadas gratuitas no Piauí a partir de orelhões da Oi

As chamadas para telefones fixos e celulares não serão cobradas durante os próximos seis meses

Consumidores do Piauí continuarão a fazer ligações locais e de longa distância nacionais de forma gratuita a partir de orelhões da Oi. As chamadas para telefones fixos e celulares não serão cobradas durante os próximos seis meses, ou seja, até 30 de setembro.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
A medida é continuidade de uma punição aplicada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) à Oi em outubro de 2017, após uma fiscalização realizada em agosto do mesmo ano pela agência reguladora que verificou aqui e em mais 11 estados, que o nível de orelhões em condições de operação não atingiu os patamares estabelecidos pela agência reguladora.
Na ocasião, a Anatel determinou a liberação das ligações locais e nacionais de longa distância em 15 estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e Sergipe. A punição começou a valer no dia 1º de outubro e seguiu em vigor até 30 de março.
A liberação para as ligações permanecerá nesses estados, à exceção dos estados do Espírito Santo, de Santa Catarina e de Sergipe. Nestas unidades, desde ontem (1°), as chamadas originadas de orelhões podem ser cobradas pela prestadora, uma vez que a Oi alcançou o patamar mínimo de aparelhos em operação exigidos pela Anatel.
Segundo a regulamentação, a disponibilidade dos orelhões deve ser de, no mínimo 90%, em todos os estados, e de, no mínimo, 95%, nas localidades atendidas somente por orelhões. A punição adotada considerou os percentuais de disponibilidade de orelhões da Oi avaliados pela Anatel no final de fevereiro.
“A agência também estabeleceu que uma nova aferição das condições de disponibilidade dos aparelhos deve ocorrer em 31/08. A nova medição indicará os estados em condição de gratuidade para o período de 01/10/2018 a 31/03/2019”, disse a Anatel.
Esta não é a primeira vez que a Oi é punida pela Anatel a não cobrar pelas ligações feitas a partir de seus orelhões. A operadora já chegou a ser punida em 2015 por não ter alcançados os patamares mínimos de operações exigidos pela agência reguladora.

fonte www.portalaz.com.br

Homem morre em grave acidente entre carro e moto na BR-135

Homem morre em grave acidente entre carro e moto na BR-135

Na tarde desta segunda-feira (02/04) um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro deixou um homem morto na BR-135.

De acordo com informações divulgadas pelo Mural da Vila, a Polícia Militar relatou que o piloto da motocicleta, modelo Biz, saiu de uma estrada carroçal e invadiu a BR no momento em que o Fiat Uno passava e foi colhido pelo veículo.

O motorista do veículo identificado por João Barros Rufo, sofreu ferimentos, já o motociclista ainda não identificado, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município de Cristalândia do Piauí e levado para o hospital da cidade de Corrente, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.


Fonte: 180graus.com/Com informações de Mural da Vila

Mulher acusada de participar da morte de PM é agredida após suspeita de roubo

Mulher acusada de participar da morte de PM é agredida após suspeita de roubo

Thais Monait Meris

Respondendo em liberdade pela morte do cabo do Bope Claudemir de Paulo Sousa, Thais Monait Meris, 26 anos, foi espancada por populares após tentar realizar um roubo na Zona Leste de Teresina, nesta segunda-feira (02/04).
Segundo a Polícia Militar informou para a TV Meio Norte, Thais foi agredida por populares ao ser flagrada roubando um salão de beleza. A polícia foi acionada e ela voltou a ser presa.
Ela e outros envolvidos no crime do policial foram soltos em janeiro deste ano, após o juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri, Antonio Reis de Jesus Noleto, decidir que eles responderiam em liberdade.
Policial assassinado
Policial assassinado 
O cabo Claudemir Sousa foi assassinado na noite do dia 6 de dezembro de 2016 no bairro Saci, Zona Sul de Teresina. Dois homens chegaram em um veículo e ‘descarregaram’ uma arma no peito da vítima, que morreu no local. Após investigações, a polícia descobriu que havia uma verdadeira quadrilha por trás do crime, que incluías sua noiva e o amante dela.


Fonte: 180graus.com/Com informações da Tv Meio Norte

SDU Centro/Norte realiza monitoramento das áreas próximas de lagoas

SDU Centro/Norte realiza monitoramento das áreas próximas de lagoas

O monitoramento do nível das águas está sendo realizado diariamente para evitar alagamentos

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte tem realizado monitoramento das áreas de lagoas da zona Norte no período chuvoso. Nesta segunda-feira (02), o superintendente da SDU Centro/Norte, Weldon Bandeira, e a superintendente executiva, Márcia Muniz, realizaram visita à Estação de Boa Esperança e região.
    Créditos: Ascom
Na Estação Boa Esperança, quatro bombas estão funcionando durante 48 horas e o nível das águas, tanto do lado da lagoa quanto do lado do rio Parnaíba, está 70 centímetros mais baixo do que durante o período do feriado da Semana Santa.
Segundo Weldon Bandeira, o monitoramento do nível das águas está sendo realizado pela SDU de forma sistemática, diariamente, para evitar alagamentos no local.
“As bombas ligadas há mais de 48 horas ajudam a diminuir o nível das águas das lagoas da região dos bairros Olarias e Mafrense, por exemplo. Além dessa área ter uma série de lagoas, o problema acaba sendo agravado em virtude de ação reiterada de aterro, construção irregular e ocupação de leito de lagoas”, explica o superintendente.

Fonte: 180graus.com/Com informações da PMT

15 homens fortemente armados explodem BB e Caixa de Piracuruca

15 homens fortemente armados explodem BB e Caixa de Piracuruca

ando fugiu em direção à cidade de Parnaíba e as polícias dos Estados vizinhos já foram acionadas

A população de Piracuruca, a 208 Km de Teresina, viveu momentos de terror na madrugada desta terça-feira (03), quando uma quadrilha fortemente armada invadiu a cidade e explodiu caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica da cidade. O bando era formado por pelo menos 15 homens munidos de pistolas e armas longas. A informação é do coronel Raimundo Sousa, comandante de policiamento do Meio Norte do Piauí.

Foto: Piracuruca
“Os populares nos informaram que eles estavam em uma caminhonete e em outros dois veículos que davam apoio. O grupo se dividiu em dois e a metade foi para o Banco do Brasil, enquanto os outros seguiram para a Caixa e os ataques foram praticamente simultâneos. Nós já acionamos as viaturas do RONE e da Força Tática de Piripiri, que estão dando apoio nas diligências, e já contatamos também a polícia do Ceará e estados vizinhos, que já entraram em alerta sobre a possibilidade de fuga do bando”, relatou o coronel.
Os criminosos fugiram pela BR-343, com destino a Parnaíba e Buriti dos Lopes e o destino para onde eles seguiram ainda é desconhecido pela polícia, uma vez que aquela região possui várias opções de saída. A Polícia Civil e a Polícia Federal já foram acionadas para dar início às investigações e até que a situação seja completamente normalizada, a população de Piracuruca ficará sem atendimento bancários nas agências.

fonte www.portalodia.com

Militares reivindicam reajuste e ameaçam greve caso não haja acordo

Militares reivindicam reajuste e ameaçam greve caso não haja acordo

Categoria pede um aumento de 22% no piso, alegando que nos últimos quatro anos não houve aumento. Comando da PM diz que proposta de reajuste será encaminhada à Alepi.


Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (03), policiais militares encontram-se concentrados em frente ao Palácio de Karnak, em protesto por reajuste salarial de 22%. Segundo a Associação dos Militares do Piauí (Amepi), nos últimos quatro anos o piso salarial dos militares se manteve o mesmo e ainda não houve manifestação para diálogo por parte do Governo do Estado.
“O piso atual de militar no Piauí é R$ 2.300 e já se encontra defasado se levarmos em conta os cálculos da inflação e o aumento dos preços dos produtos e serviços. A categoria não está reivindicando reforma estrutural nem nada relacionado a efetivo no momento, estamos apenas querendo que se discuta a questão salarial e um plano de carreira”, é o que afirma o major Diego, presidente da Amepi.

Foto: Divulgação/Amepi
O oficial afirma ainda que há possibilidades de a categoria deflagrar movimento grevista caso não haja nenhum acordo com o Governo do Estado e o Comando da Corporação. Este é um dos pontos que serão discutidos na assembleia que a categoria vai realizar ainda hoje para decidir a agenda de protestos.
O Portal O Dia procurou a Secretaria de Administração e Previdência Social do Estado (Seadprev) e foi informada pela sua assessoria que somente o Comando da Polícia Militar poderia se manifestar a respeito. Procurado, o coronel Lindomar Castilho, comandante da Corporação, informou que ainda ontem (02), na solenidade de posse dos novos secretários, o governador Wellington Dias anunciou que estaria encaminhando, até o final da semana, uma mensagem com a proposta de reajuste à Assembleia Legislativa. O coronel não soube informar o valor do reajuste proposto no texto.
Além dos policiais militares, também participam do ato em frente ao Karnak peritos e escrivães da Polícia Civil. Esta última deverá lançar um edital de concurso para delegados, peritos e agentes, totalizando 350 vagas para formação de  cadastro reserva.

fonte www.portalodia.com