quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

SEDUC Gestores traçam estratégias para reduzir o analfabetismo

A proposta se trabalhada no programa Educar Piauí.



Na manhã desta quinta-feira (16), o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, reuniu-se com o governador Wellington Dias e representantes da Fundação Lemann, da Associação Bem Comum e do Instituo Natura. A reunião aconteceu no Palácio de Karnak e teve como objetivo de traçar estratégias para reduzir o analfabetismo no Piauí.
“O projeto do governador é reduzir ainda mais o índice de analfabetismo entre de jovens e adultos a partir dos 15 anos e fortalecer a alfabetização das crianças por meio de um projeto de colaboração com as prefeituras. Essa é uma proposta que está no programa Educar Piauí. Por meio da parceria com instituições como a Bem Comum, o Instituto Natura e a Fundação Lemann vamos fazer um projeto de formação e qualificação de professores da nossa rede estadual e das redes municipais”, explica Ellen Gera.
A Associação Bem Comum trabalha oferecendo processos educativos, tendo como meta o desenvolvimento humano e integral das pessoas. De acordo com o diretor presidente da associação, Veveu Arruda, a ideia é focar na alfabetização, já que as avaliações mostram que cerca de 80% das crianças que estão na 2ª série do Ensino Fundamental do Estado ainda são analfabetas.
“Quando olhamos os resultados do Ideb do Piauí, verificamos que o Piauí está entre os três estados da federação que mais cresceu nesse índice, o que demonstra que há uma energia positiva a uma política que vem olhando de um modo especial para a educação. Queremos agora construir uma política de regime de colaboração com os municípios para ajudá-los a construir uma solução para esse problema e isso faz com que o governo passe a enxergar a rede pública como sendo uma única rede de responsabilidade de todos”, afirma.
“Ouvimos experiências de sucesso e agora estamos trabalhando para que, junto com a Secretaria de Educação possamos resolver o grande problema que é o analfabetismo. O Estado quer ser parceiro do município e buscar as condições de premiar os bons resultados e melhorar os indicadores de educação do Piauí”, afirma o governador Wellington Dias.

fonte www.pi.gov.br

GOVERNO Governador tem reunião sobre investimentos com representantes do grupo Votorantim



Grupo tem ações sociais no estado e já investe em energias renováveis com pretensões de ampliação.
O governador Wellington Dias se reuniu no Palácio de Karnak, na manhã desta quinta-feira (16), com os diretores da Votorantim Energia, Fábio Zanfelice, Cesar Conservani, Rômulo Marcal e representantes da Vice-Governadoria, das secretarias de Planejamento, Assistência Social e Mineração, a fim de discutir a expansão do projeto Ventos do Piauí, um empreendimento da Votorantim Energia na área de produção de energia eólica no Estado. Também foram debatidas as iniciativas atuais da empresa como projetos sociais que beneficiam centenas de piauienses.
O Piauí, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) está entre os maiores produtores de energia limpa do Brasil, com 60 parques eólicos em operação. O estado aparece, em 2019, na terceira colocação na produção de energia, com 676,5 Megawatts (MW) médios, considerando o período de janeiro a agosto de 2019.
Segundo o gerente geral da Votorantim Energia, Rômulo Marcal, o projeto de expansão do projeto Ventos do Piauí é algo que a empresa almeja, analisando o potencial de geração de energia limpa do Estado. “Nosso projeto já está presente na cidade de Simões, Curral Novo do Piauí e Betânia e estamos com projetos de expansão, pois a região tem um potencial de geração eólica muito significativo. O Governo do Estado do Piauí tem se demonstrado um grande entusiasta do desenvolvimento de energia limpa para aquela região impulsionando nosso projeto de implantação de uma plataforma de energia limpa no Brasil”.
Entre os benefícios para o meio ambiente, a implantação dos parques eólicos impulsionou o desenvolvimento econômico e social das regiões onde foram implantados, afetando diretamente diversos setores sociais.
“Temos dois programas através do Instituto Votorantim para a capacitação da comunidade local com 64 associados que têm uma produção familiar e conseguem gerar uma renda consistente para a sua subsistência sem a necessidade de abandonar a região. Nosso conjunto de programas sociais impactam mais de 30 mil pessoas, seja pelo impacto que a gente gera na gestão pública dos municípios locais elevando a capacidade de reinvestimento e de gestão dos recursos financeiros do município como na própria região seja através da evolução da educação básica impactando os alunos e suas famílias”, destacou Rômulo Marcal.
O governador Wellington Dias destacou a importância do grupo Votorantim como grande investidor no Brasil e no Piauí. “Eles trabalham com energia eólica com um primeiro projeto na região da Serra do Inácio e agora prosseguem com investimentos na divisa com Pernambuco, próximo a Curral Novo. Esses investimentos têm uma novidade que me entusiasmou muito: um projeto votado para energia eólica integrada com energia solar, na mesa base”, descreveu.
O chefe do executivo estadual explicou que os representantes da empresa devem voltar ao Piauí nos próximos dias para concretizar o projeto e há perspectivas de um volume significativo de investimentos. “Esta é uma oportunidade que pode gerar muitos empregos e isso é tudo o que queremos: trabalhar para atrair investimentos sobretudo numa região que precisa muito. A Votorantim tem um trabalho de destaque voltado para a parte da alimentação, abastecimento de água, preocupação com a cultura e, principalmente com a educação”, avaliou Wellington Dias. O governador apresentou ainda propostas de parceria através do programa Ativos Verdes, na área da compensação ambiental, e com viés na área social com enfoque e prioridade para a educação.

fonte www.pi.gov.br

A pedido do MPPI, Justiça determina à prefeitura de Esperantina a apresentação de plano de reparos no teatro "Diniz Chaves"

FOto da fachada do Teatro

A prefeitura de Esperantina tem 45 dias para apresentar um projeto de reparo e manutenção para o teatro municipal “Diniz Chaves”, localizado na região central da cidade. Além disso, a administração municipal deve isolar de forma imediata a passagem de pessoas no lado oeste da fachada do prédio, isso porque há o risco de queda do revestimento que fica desse lado do teatro. A determinação judicial acata os pedidos feitos pelo Ministério Público do Piauí em ação movida contra a prefeitura de Esperantina por conta da situação precária do teatro. Em caso de descumprimento dos itens acima, fixo multa diária de R$1.000,00, até o limite de 90 dias. A decisão saiu na manhã da ultima quarta-feira (14).

Na ação civil pública, o promotor de Justiça Adriano Fontenele explica que “atualmente o imóvel encontra-se em ruínas, oferecendo risco à população esperantinense, vez que seu teto e estruturas ameaçam desabar. Ademais, o teatro tem funcionado como verdadeiro combustível às práticas criminosas, quais sejam: dano ao patrimônio público (dano propriamente dito e conspurcação), tráfico e uso de drogas, acúmulo de resíduos sólidos (entulho), ocupação por moradores de rua e infestação de pombos”, diz o representante do Ministério Público do Piauí.

A decisão liminar, que cabe recursos, foi proferida pelo juiz Markus Calado Schultz, titular da Vara Única de Esperantina.

Foto da fachada do teatro

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Firmino Filho e agência francesa discutem ações de desenvolvimento sustentável para Teresina



Renato Bezerra
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN) se reuniu, na última quarta-feira (15), com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Esteve na pauta a discussão sobre a realização de diversas ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável nas zonas urbana e rural da capital piauiense através do Programa Teresina 2030.
O investimento previsto é de 45 milhões de euros, sendo 36 milhões financiados pela AFD e 9 milhões de contrapartida da Prefeitura de Teresina. O programa irá desenvolver uma série de intervenções visando a promoção do acesso à energia limpa, o saneamento básico, comunidades sustentáveis, eficiência e transparência na gestão pública e o combate às mudanças climáticas.
O prefeito Firmino Filho vê essa parceria como um incentivo no desenvolvimento estrutural e de valorização de Teresina. “Estamos estudando os projetos e avaliando a operacionalidade de cada ponto. Os recursos do financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento poderão ser aplicados em diferentes ações relacionadas com a sustentabilidade, mobilidade urbana, drenagem, meio ambiente e saneamento. Com certeza são investimentos que ajudarão a melhorar a qualidade de vida dos teresinenses”, declarou o prefeito.
Durante toda esta semana estão sendo realizadas reuniões e visitas sobre as várias ações que serão realizadas, como a instalação de banheiros e fossas ecológicas na zona rural; realização de melhorias em 3 mil unidades habitacionais para famílias de baixa renda; criação de parques ambientais e melhorias nos parques já existentes; e fomento à participação popular na gestão pública, entre outras.
De acordo com Aurélie Ghueldre, chefe de projeto da AFD Paris, esta poderá ser uma parceria fundamental e prioritária para a capital do Piauí e servir de exemplo para o resto do país. “Teresina é uma cidade com diversas qualidades. É uma questão prioritária para a AFD implementarmos um projeto piloto de melhorias habitacionais para os bairros, criação de novos parques e corredores verdes, obtendo a participação dos cidadãos e garantindo o uso dos projetos para a comunidade que sofre bastante com as altas temperaturas. Queremos a melhoria na área dessas ilhas de calor, beneficiando essas comunidades com o conforto térmico nos bairros e procurando soluções inovadoras para implantar em diversas cidades do Brasil”, explica Aurélie.

fonte pmt.pi.gov.br

Workshop de Orientação Profissional acontece na segunda (20)



Direcionado para quem deseja se preparar gratuitamente para os concorridos processos seletivos das empresas, a Prefeitura de Teresina, através do Projeto Balcão do Trabalhador da Fundação Wall Ferraz, realiza o primeiro Workshop de Orientação Profissional de 2020 na próxima segunda-feira (20). O Workshop do Currículo à Seleção, ocorrerá ás 09h, no Auditório da Casa da Cultura, localizado na Praça Saraiva, no Centro da capital.
De acordo com Scheyvan Lima, presidente da Fundação Wall Ferraz, durante o Workshop serão abordados vários aspectos do processo de admissão, tais como: elaborar um currículo atrativo, marketing pessoal, como se comportar em uma entrevista de emprego e também serão discutidas as perguntas mais frequentes feitas pelos recrutadores.
“Além disso, os participantes também vão receber informações de como utilizar a internet e as mídias digitais em busca de oportunidades de emprego”, afirma Scheyvan, enfatizando ainda que no final do processo, os participantes terão seus perfis profissionais cadastrados no banco de dados ficando à disposição das empresas que precisam de mão de obra.
“Com o Workshop a gente busca diminuir as inseguranças dos candidatos que buscam colocação no mercado de trabalho. O ideal é que o candidato seja o mais claro e objetivo possível tanto na construção do currículo como na hora da entrevista. Nada de mentir, falar de cursos que nunca fez, inventar experiências. Quando você tenta enganar o selecionador com informações inverídicas já está dizendo que não é uma pessoa confiável. Tudo isso é discutido durante o workshop justamente para preparar os candidatos para todas as etapas de seleção”, afirmou Átila Araújo, psicólogo e coordenador do Projeto Balcão do Trabalhador.
Para se inscrever, basta o interessado se dirigir até a sede do Balcão do Trabalhador, localizada na Rua Firmino Pires, número 379, sala 138, no Edifício Saraiva Center (IPMT), Centro Sul de Teresina. As inscrições iniciam nesta quinta-feira e seguem até amanha sexta-feira (17), das 07h30 às 13h30, ou na segunda-feira no local do Workshop.

 fonte pmt.pi.gov.br

Strans facilita expedição dos cartões de estacionamento para vagas especiais



A população agora tem mais agilidade na expedição dos cartões de estacionamento para vagas especiais. A pessoa com deficiência, que antes tinha que comparecer em algum Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da capital, agora pode apresentar o laudo médico atualizado na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).
Para a renovação e retirada do cartão pela primeira vez, os interessados precisam se cadastrar junto à Strans com a cópia da identidade, CPF, comprovante de residência atualizado e o laudo do médico atualizado com o Código de Identificação da Doença (CID).
O cartão de estacionamento especial para idoso e pessoa com deficiência foi elaborado em conformidade com as Leis Federais de Nº 9503/1997 e 10.741/2003 e a Lei Municipal Nº 3.488/2006, por esse motivo o cartão é válido em todo o território nacional.
Pessoas idosas, com deficiência e dificuldades de locomoção têm direito de estacionar nas vagas especiais em vias públicas, estabelecimentos públicos ou privados e de uso coletivo (art.24, VI CTB), nos shoppings e estabelecimentos comerciais. O cartão é emitido gratuitamente pela Strans.
Lilia Campelo, mãe do pequeno João Marcelo de cinco anos, se diz satisfeita com a facilidade para a expedição do cartão. “O procedimento sendo feito todo na sede da Strans e a aquisição do cartão na hora facilitou muito. Bastou eu apresentar um laudo médico atualizado comprovando a deficiência do meu filho e os demais documentos. Estou bastante satisfeita”, relatou a mãe.
O gerente de operação e fiscalização da Strans, Denis Lima, explica que essas vagas só podem ser usadas mediante o uso do Cartão de Estacionamento Vaga Especial, que deve ficar no painel do veículo, em local visível. “Ao estacionar, o condutor deve colocar o cartão no painel, para que seja visível em uma possível comprovação. O uso indevido dessas vagas é uma infração gravíssima e sujeita o veículo à multa no valor de R$ 293,47 e remoção do veículo conforme o art.181, XX do Código de Trânsito Brasileiro”, pontua o gerente.

fonte pmt.pi.gov.br

Laboratório do HUT realizou 415.526 mil exames em 2019



Ascom/HUT
O laboratório de análises clínicas do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou, somente em 2019, 415.526 mil exames. Comparado com 2018, que contou com 403.867 exames realizados, houve um aumento de 2,8%. Equipado com aparelhos automatizados e interfaceados, o laboratório do HUT disponibiliza 54 tipos exames que cobrem as especialidades da hematologia, urinálise, bioquímica, coagulação, imunologia, marcadores cardíacos e gasometrias.
Dentre os exames mais realizados estão o hemograma, com uma média de 4.500 por mês, a dosagem de ureia, com 3.600, e a dosagem de creatinina, com 3.500 exames por mês. De acordo com o gerente do laboratório, Giancarlo Marques, todos os exames realizados no HUT são revisados em lâmina no microscópio pelo farmacêutico-bioquímico de plantão.
“Fazemos a revisão de todas as lâminas e o controle diário dos testes de todos os aparelhos automatizados, garantindo a qualidade dos exames realizados”, explica.
Para casos mais específicos como, por exemplo, suspeita de infarto do miocárdio ou outra lesão cardíaca, o HUT realiza a dosagem da troponina, um marcador cardíaco importante para este tipo de diagnóstico. “Esse exame é realizado em um aparelho automatizado usando a técnica de eletroquimioluminescência, que apresenta alta sensibilidade analítica”, destaca.
Giancarlo acrescentou ainda que a rotina do laboratório inicia diariamente às 5h30 da manhã. “Os técnicos do plantão noturno deixam todos os exames das UTI’s coletados para os bioquímicos processarem o material logo cedo. As urgências são atendidas a todo momento, de acordo com o chamado de cada setor. Temos um sistema de chamada que o profissional do setor aciona quando há necessidade. Temos ainda as rondas para os postos às 9h30 e às 15h30. Com isso, conseguimos suprir todas as demandas do Hospital”, disse.
O laboratório do HUT funciona 24 horas por dia e dispõe de três bioquímicos e um digitador em cada plantão de 12 horas. Além disso, o HUT conta com sete técnicos de laboratório no plantão diurno e cinco técnicos de laboratório no plantão noturno. Por mês, o Hospital atende uma média de cinco mil pessoas e realiza mais de 1.100 cirurgias.

fonte pmt.pi.gov.br

PMT inicia asfaltamento dos bairros Dirceu I e II



Ascom/Semduh
A Prefeitura de Teresina iniciou, na manhã desta quinta-feira (16), o asfaltamento dos bairros Dirceu I e II, zona Sudeste da capital. Ao todo, serão investidos R$ 8,6 milhões na pavimentação asfáltica de 84 vias. A obra tem previsão para ser concluída nos próximos 45 dias.O coordenador de asfaltamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Habitação (Semduh), Daniel Pereira, explica que essa é a segunda etapa da obra de asfaltamento de todas as ruas do Dirceu.“Em 2019, fizemos a primeira etapa da obra, asfaltando 80% das ruas do Dirceu e agora voltamos para concluir os outros 20%. São 18 ruas do Dirceu I e 66 ruas do Dirceu II, totalizando 3,1 Km de vias”, destaca Daniel Pereira.Além do Dirceu I e II, a prefeitura também possui equipes atuando no asfaltamento das ruas do Planalto Uruguai, zona Leste, ruas do Promorar, zona Sul, Novo Residencial no Parque Brasil, zona Norte e na Operação Tapa-Buracos, realizando reparos emergenciais em diversas vias da capital.

fonte pmt.pi.gov.br

Piauí MPC entra com representação contra vereador Jeová Alencar no TCE

Segundo o parlamentar, a Câmara de Teresina foi notificada e a pendência já foi resolvida e informada ao órgão ministerial.

O Ministério Público de Contas do Piauí, através do procurador Márcio André Madeira de Vasconcelos, propôs no dia 1º de novembro de 2019 uma representação em face do vereador Jeová Barbosa de Carvalho Alencar e presidente da Câmara Municipal de Teresina ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).
De acordo com o órgão ministerial, ao realizar rotineira averiguação dos sites eletrônicos mantidos pelas municipalidades piauienses, constatou que o sítio eletrônico da Câmara Municipal de Teresina (http://www.teresina.pi.leq.britransparencia) encontra-se bastante deficiente e desatualizado na disponibilização e divulgação das informações de interesse público, principalmente no que se refere ao seu Portal da Transparência, não cumprindo, assim, com a transparência que a Administração Pública deveria se revestir.
  • Foto: Hélio Alef/ViagoraJeová Alencar (PSDB).Jeová Alencar (PSDB).
Segundo o MPC, a análise do check-list anexado permite “aferir de forma específica e detalhada as falhas constatadas no site deste ente legislativo, segundo parâmetros de fiscalização impostos pela Instrução Normativa n°01/2019 desta Corte de Contas”.Conforme o órgão ministerial, os fatos relatados revelam situação irregular, ensejando a intervenção do Ministério Público de Contas no sentido de responsabilizar os envolvidos.
“Análise realizada nos dias 26 e 27 de setembro, e reiterada no dia 01 do mês de outubro de 2019, verificou-se que a Câmara Municipal de Teresina não disponibilizou na internet as informações, em tempo real e de modo satisfatório, que não se limitam às receitas e às despesas exigidas no parágrafo único, II, do art. 48, da LRF, alcançando outras áreas de gestão, tais como os registros de repasses e transferências financeiras, licitações, contratos celebrados, programas, ações e projetos, dentre outros, que consequentemente, não estão sendo observadas, de modo efetivo, pela Câmara Legislativa”.
Diante disso, o MPC entende que o portal da Câmara está completamente deficiente de informações, e as poucas que se encontram estão desatualizadas, chegando a ter déficit de mais um ano, como no caso das informações relacionadas a remuneração dos servidores em que a última atualização consta de maio de 2018.
“A omissão em cumprir este novo dever legal poderá, em tese, configurar Ato de Improbidade Administrativa que atenta contra os princípios da Administração Pública, notadamente o da publicidade e da legalidade, conforme esclarece o art. 40 da IN n° 05/2012 deste Tribunal”.
Dos pedidos
O MPC requisitou à Corte de Contas os seguintes pedidos: O recebimento da presente Representação, para que essa tenha imediato prosseguimento, independente da futura autuação do Processo de Prestação de Contas do município/ente fiscalizado; O prosseguimento, independente da futura autuação do Processo de Prestação de Contas do município/ente fiscalizado; A procedência da presente Representação, com a aplicação da multa, ao responsável, no valor de 1.800 UFR-Pl, prevista no artigo 79, inciso 1, da Lei n° 5.888109 dc art. 206, II, do Regimento Interno TCE/PI e a expedição de determinação ao “Presidente da Câmara, Sr. Jeová Barbosa de Carvalho Alencar, para que, no prazo de 15 (quinze) dias, promova alterações no sítio eletrônico do árgão, de forma a adequar e atualizar a referida página na Internet ao que disciplina a Lei Complementar n° 101/2000 (mormente o artigo 48, caput, do referido diploma), Lei n° 12.527/2011 (artigo 80) e Instrução Normativa n° 01/2019, sob pena de nova multa além de outras medidas cabíveis”.
Outro lado
Procurado pelo portal, o presidente da Câmara de Teresina informou que foi notificado e que a pendência já foi resolvida. " Tivemos um problema com a migração das informações para o novo site, mas já foi tudo resolvido e comunicado ao Tribunal de Contas", explicou Jeová Alencar.

fonte www.viagora.com.br

Política Lula quer que o PT se afaste do senador Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira estaria focado em se tornar o próximo governador do Piauí, e para isso, pediu licença de suas funções no Senado para percorrer o estado.

O ex-presidente Lula quer que o Partido dos Trabalhadores (PT) se afaste do senador Ciro Nogueira (Progressistas) que pretende lançar candidatura própria em 2022 ao governo do estado, segundo informações do site O Antagonista.
  • Foto: AscomCiro Nogueira e Wellington DiasCiro Nogueira e Wellington Dias
De acordo com o site, o senador Ciro Nogueira estaria focado em se tornar o próximo governador do Piauí, e para isso, pediu licença de suas funções no Senado para percorrer o estado durante as eleições municipais deste ano.
Segundo O Antagonista, Ciro que e réu no STF, está em campanha desde o ano passado, e teria gasto R$ 111.760,44 da cota parlamentar em combustível para abastecer seu jatinho e percorrer o Piauí.
Em contrapartida, o ex-presidente Lula não quer que Ciro assuma a gestão do estado, já que o nome mais cotado para representar o PT nas próximas eleições é o da ex-senadora e atual vice-governadora, Regina Sousa.
Ainda de acordo com o site, Ciro Nogueira estaria tentando manter uma relação estreita com o Palácio do Planalto, para quebrar a hegemonia petista no estado.
fonte www.viagora.com.br/Com informações do Antagonista.

Polícia Mulher é presa com 10 kg de cocaína na zona Leste de Teresina

De acordo com informações da Delegacia de Proteção e Repressão a Entorpecentes, a mulher que não teve o nome revelado, usava um comércio de fachada para vender as drogas.

Na manhã desta quinta-feira (16), uma mulher foi presa com mais de 10 kg de cocaína em seu comércio no bairro Satélite, na zona Leste de Teresina.
  • Foto: DivulgaçãoMulher é presa com 10 kg de cocaína na zona Leste da capitalMulher é presa com 10 kg de cocaína na zona Leste da capital
De acordo com informações da Delegacia de Proteção e Repressão a Entorpecentes (Depre), a mulher que não teve o nome revelado, usava um comércio de fachada para vender as drogas. Junto com ela, foram apreendidos no local um carro, joias, dois revolveres calibre 38 com munição, e mais de 10 kg de cocaína.
Ainda segundo a Depre, a mulher e seu companheiro são associados com o tráfico de drogas, e fazem parte de um grupo que está sendo investigado. Ação faz parte do desdobramento da operação realizada pela polícia. 

fonte www.viagora.com.br

Instituto de Medicina Legal de Teresina fica quatro meses sem coleta de lixo

O lixo tomou de conta da área onde estão os prédios do Instituto de Medicina Legal e o Instituto de Criminalística do Piauí, na Zona Sul de Teresina.
O lixo ficou pelo menos quatro meses sem ser recolhido e vários sacos de lixo se acumularam nas dependências dos institutos.

    Reprodução TV Clube
Como mostrou matéria da TV Clube, funcionários reclamam da presença de ratos e insetos no local, problemas com goteiras, ar-condicionados e falta de estrutura.
Somente após a divulgação do caso, é que um caminhão de uma empresa privada recolheu o lixo que estava no local, muitos deles descartados de forma irregular.
O falta de coleta de lixo se deu após a Prefeitura de Teresina deixar de fazer esse tipo de coleta, que passou a ser responsabilidade do Estado, que não providenciou a coleta com tempo anteriormente.


 fonte 180graus.com

Oposição aguarda escolha de Firmino "de porrete na mão", diz Kleber

O secretário de Educação do município, Kleber Montezuma, dá razão ao prefeito Firmino Filho em deixar apenas para março o anúncio do pré-candidato a prefeito do grupo da atual gestão. Afinal, diz Kleber, a pressa da oposição não passa de estratégia.

“Há uma ansiedade danada para que o prefeito apresente o nome. A oposição eu até entendo, porque ela quer que o prefeito apresente o nome para eles começarem a bater logo agora. Tudo de porrete na mão querendo que o Firmino diga quem é o nome”, comentou em entrevista à TV Cidade Verde.
Por outro lado, diz Kleber, “estamos tranquilos”. Dentro da base do prefeito, o nome do secretário é um dos cotados para a disputa. Mas ele garante que, independente da escolha do prefeito, o grupo estará unido em defesa do atual modelo de gestão.
“Na hora que o prefeito achar que é adequado a gente fazer política, para as eleições, nós vamos pra frente”, reforça.

fonte 180graus.com

Péssimo atendimento no Espaço Cidadania, no Shopping Rio Poty, é alvo de reclamações

O Espaço Cidadania, localizado no Shopping Rio Poty, há muito tempo é alvo de reclamações de usuários que precisam utilizar serviços em diversos órgãos que ali são disponibilizados.
Uma matéria da TV Clube mostrou o local lotado, sem espaço sequer para as pessoas sentarem. Muitos chegam cedo ao shopping, mas precisam esperar muito tempo pelo atendimento.
Muitos usuários aguardam o dia inteiro para serem atendidos e muitas vezes precisam sentar no chão.

    Reprodução TV Clube
O Espaço Cidadania foi retirado de um prédio na avenida João XXIII, que abrigava esse tipo de serviço desde o governo de Hugo Napoleão, e transferido para o Shopping Rio Poty, mudança rejeitada pelos usuários.
No shopping, o Espaço Cidadania fica localizado no penúltimo andar do prédio, o que dificulta ainda mais o acesso.
"É uma falta de vergonha, a gente chega cedo para ser atendido, e as escadas rolantes estão todas desligadas, os elevadores não funcionam, é um descaso muito grande, a gente pergunta aos funcionários, e fazem pouco da nossa cara. Fui com meu pai, que é idoso, e não tem condições de subir esse monte de escada", disse revoltado um usuário ao portal.
A mudança para o shopping Rio Poty veio com a promessa de que haveria mais comodidade e ampliação no horário de atendimento, mas o que se vê hoje é muita fila e insatisfação.

fonte 180graus.com

Usuários denunciam paralisação do Transporte Eficiente em Teresina

O serviço de transporte público municipal voltado para pessoas com deficiência parou de funcionar nesta quinta-feira após deflagração da greve dos motoristas.


Os motoristas do Transporte Eficiente, serviço de transporte público municipal voltado para pessoas com deficiência, decidiram deflagrar greve na manhã desta quinta-feira (16). A categoria se reuniu em assembleia extraordinária no último 10 de janeiro  e decidiu pela paralisação das atividades até que suas reivindicações sejam atendidas.
De acordo com um ofício assinado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro/PI), Fernando Feijão, entre as reivindicações estão: o descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho; contratação irregular de trabalhadores; não pagamento de horas extras; entre outros pontos.
Veículos do Transporte Eficiente. (Foto: Divulgação/Strans)
Segundo Wilson Gomes, presidente da Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina (Ascamte), os usuários foram surpreendidos na manhã de hoje pelo bloqueio na garagem da Empresa Santa Cruz, responsável pelo transporte. 
"Vários cadeirantes entrando comigo, que tem consultas marcadas, exames para fazer, colégio, trabalho, todos esses serviços prejudicados por conta de uma greve que nem parcial está sendo. Está impedindo que o Transporte Eficiente possa funcionar com o mínimo possível para atender essas pessoas com deficiência. Estamos em pânico, sem saber o que fazer", denuncia.
Contraponto
Em nota, a Empresa Santa Cruz informou ao O DIA que tentou por diversas vezes marcar com o Sintetro uma reunião na Delegacia Regional do Trabalho e Emprego do Piauí (DRT) para tratar das pautas impostas pelos trabalhadores. 
Segundo a empresa, no último dia 10, o Sintetro realizou uma assembleia geral para tratar do assunto, onde só houve o comparecimento de 1 colaborador da Santa Cruz no turno da manhã e outra no turno da tarde. Para a empresa, a greve foi deflagrada arbitrariamente.
"Alegam que temos pessoas contratadas como horista e banco de horas, o que de fato temos são contratos por tempo parcial e contrato de compensação de horas com adesão opcional da maioria dos funcionários. A Empresa Santa Cruz segue todas as Cláusulas da Convenção Coletiva, bem como a CLT, que rege sobre todos os aspectos trabalhistas. Esclarecemos ainda que a Convenção Coletiva é Soberana nos temas abordados por ela( desde que não fira os direitos da CLT) e nos outros temas a CLT é plena e soberana", informou em nota.

fonte www.portalodia.com

Evaldo nega conversas com PL e descarta rompimento com Firmino



Partidos começam a ser assediados por postulantes a candidaturas majoritárias e os diálogos devem ser intensificados até o período das convenções;


presidente estadual do Solidariedadedeputado Evaldo Gomes, negou que esteja mantendo diálogos com o grupo do PL e o interesse em emplacar o candidato a vice na chapa que será encabeçada por Fábio Abreu, nas eleições do próximo mês de outubro. 
De acordo com Evaldo, não existe qualquer possibilidade de rompimento com o grupo do prefeito Firmino Filho, independente das cenário que será construído para a disputa pela sucessão municipal. 

O presidente do Solidariedade luta para o partido indicar o espaço de vice na chapa da situação. (Foto: Elias Fontenele/O DIA)
“Não teve nenhum tipo de conversa. O nosso compromisso é com o grupo do prefeito Firmino Filho, como já deixamos bem claro”, ressaltou Evaldo. 
O presidente do Solidariedade também ressalta que a sigla mantém o interesse em fazer parte da chapa majoritária indicada pelo Palácio da Cidade para as eleições de outubro. 
Segundo ele, o assunto ainda vem sendo tratado com o prefeito Firmino Filho e o senador Ciro Nogueira. 
“A formação da chapa majoritária vai ser tratada no momento oportuno. Estamos trabalhando para isso [indicar o vice], mas não vamos fazer cavalo de batalha para desestabilizar base. O prefeito é o condutor desse processo e ele que vai decidir”, pontuou.

fonte www.portalodia.com

Juiz alega periculosidade e mantém prisão de Pablo Henrique

Ele é acusado acusado de assassinar a jovem Vanessa Carvalho e lesionar a ex-namorada Anuxa Kelly na saída de uma festa


A Justiça negou o pedido de liberdade de Pablo Henrique Campos Santos, acusado de assassinar a jovem Vanessa Carvalho e lesionar a ex-namorada Anuxa Kelly na saída de uma festa na zona Leste de Teresina. Ele se encontra preso desde o dia 29 de setembro de 2019, data dos crimes, quando foi detido em flagrante.

A decisão é do juiz do da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri de TeresinaAntônio Nollêto. O magistrado argumentou entre outros motivos o menosprezo à condição de mulher das vítimas, o que caracteriza o crime de feminicídio, para manter a prisão do acusado (Leia a decisão na íntegra)
“[...]a manutenção da prisão opera-se de maneira justificada tendo em vista a gravidade concreta do crime e circunstâncias do fato, evidenciadas pela motivação e modus operandi do delito, que demonstram a periculosidade do agente, bem como a existência de risco à ordem pública”, acrescentou o juiz Antônio Nollêto nas justificativas.
No despacho constam ainda  citação a outros duas ações penais que Pablo Henrique responde desde antes o crime de setembro do ano passado. Um deles, datado de 2016, corresponde a crime de trânsito, e o segundo de violência doméstica praticada em 2017 contra uma ex-companheira.
O juiz expôs ainda que o acusado possui condições favoráveis como réu primário, bons antecedentes, ocupação lícita e residência fixa, mas essas não são suficientes para a soltura devido a gravidade da acusação.
Foto: Divulgação / PM
Juiz pede laudo
Na mesma decisão, o juiz do Tribunal Popular do Júri cobrou as oitivas das testemunhas Letícia Lacerda Marques, Ayrton Henrique Queiroz Silva Bárbara de Oliveira Saraiva que estão morando nos estados de Alagoas e Pará, e que serão realizadas através de carta precatória. O magistrado também ordenou que no prazo de 48h o Instituto de Criminalística envie o laudo da perícia realizada no carro utilizado pelo acusado na prática dos crimes.
O crime
Pablo Henrique participava de uma festa em uma casa de show no Bairro Planalto Ininga, zona Leste de Teresina, na companhia da então namorada Anuxa Leite e da amiga Vanessa Chaves. Na saída, após uma discussão do casal, o acusado acelerou o carro contra as duas mulheres. Vanessa teve morte no local e Anuxa sofreu lesões graves. Pablo Henrique fugiu, mas acabou preso enquanto dormia. 

fonte www.portalodia.com

Motociclista morre em acidente grave na Avenida das Hortas

A equipe de paramédicos do Samu tentou reanimar a vítima por vários minutos, mas este não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.


Um homem identificado apenas como Marcos veio a óbito na manhã desta quinta-feira (16), após sofrer um acidente grave na Avenida Noé Mendes, popularmente conhecida como Avenida das Hortasregião do Grande Dirceu.
Segundo informações do capitão Monteiro, comandante da Guarda Municipal de Teresina, o acidente ocorreu por volta das 8h desta quinta. "A informação que eu tenho é que ele estava passando, foi atropelado por um carro e morreu. A guarnição acionou o Samu, mas ele não resistiu", informou.
Paramédicos tentam reanimar vítima. (Foto: Reprodução)
Já de acordo com o relato de populares, o motociclista bateu no retrovisor de um carro e colidiu com um poste em seguida. A equipe de paramédicos do Samu tentou reanimar a vítima por vários minutos, mas este não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda no local. O homem era casado e deixa dois filhos.
A perícia da Polícia Civil esteve no local para averiguar as causas do acidente. O IML também foi acionado e removeu o corpo do local.

fonte www.portalodia.com

Prefeito de Bertolínia vai usar tornozeleira eletrônica



O desembargador proibiu ainda o prefeito de manter contato com agentes políticos, servidores e terceirizados de Bertolínia para que não prejudique no andamento das investigações.


prefeito afastado de BertolíniaLuciano Fonseca, vai usar tornozeleira eletrônica depois que ganhou liberdade nessa quarta-feira (15) com uma liminar proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Tofolli.
Na sua decisão, o presidente do STF autorizou o Tribunal de Justiça do Piauí a soltar Luciano Fonseca, contudo, recomendou que fossem aplicadas medidas cautelares. Nesta quinta (16), o desembargador Edvaldo Moura determinou uma série de medidas ao político suspeito de entregar uma ambulância do município para quitar dívida pessoal
Ao todo, são seis medidas cautelares impostas. A principal delas é o uso de tornozeleira eletrônica, que deve ser mantida por tempo integral. O prefeito também se recolherá a seu domicílio entre 22h e 6h e não poderá se ausentar sem prévia comunicação à Justiça.
Foto: Reprodução
O desembargador proibiu ainda o prefeito de manter contato com agentes políticos, servidores e terceirizados de Bertolínia para que não haja influência e prejudique no andamento das investigações. Está vedada até mesmo a presença de Luciano Fonseca nos órgãos públicos do município.
As medidas devem ser cumpridas até o final da instrução do processo. Edvaldo Moura alertou que o descumprimento de uma dessas determinações acarretará na prisão preventiva do prefeito.
Luciano Fonseca foi preso no âmbito da Operação Bacuri em dezembro de 2019. As investigações do Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Piauí apontou que o então prefeito praticou os crimes de lavagem de dinheiro através empresas fantasmas e fraude em licitações.

fonte www.portalodia.com