segunda-feira, 15 de maio de 2017

PMPI realiza Patrulhamento Comunitário Rural com apoio da Secretaria de Segurança Pública

PMPI realiza Patrulhamento Comunitário Rural com apoio da Secretaria de Segurança Pública


O Coordenador do Patrulhamento Comunitário Rural, Capitão Mota (Comandante da Companhia RONE), apresentou ao Secretário de Segurança Pública do Piauí, Capitão Fábio Abreu, e ao Comandante Geral da PMPI, Coronel Carlos Augusto, relatório contendo dados estatísticos, referentes ao primeiro trimestre de 2017, das atividades do Policiamento Ostensivo Comunitário Rural na Região Metropolitana de Teresina, que foi realizado por meio de Termo de Cooperação firmado entre Secretaria de Segurança e a Polícia Militar do Piauí.

patrulhamento rural
patrulhamento ruralpatrulhamento ruralA operação está sendo realizada nas comunidades da zona rural de Teresina, promovendo ações de segurança pública nas zonas Norte, Leste, Sudeste e Sul, atuando de forma estratégica para atender os mais de 100 povoados situados na região metropolitana da capital.

O patrulhamento é desenvolvido pelas seguintes unidades: Batalhão Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), Batalhão Tático Aéreo Policial (BTAP), Esquadrão Independente de Policiamento Montado (EIPMONT), Companhia Independente de Policiamento de Transito (CIPTRAN) e Coordenadoria de Gerenciamento de Crises e Direitos Humanos (CGCDH).

O Termo de Cooperação visa atender aos anseios das Comunidades representadas pela FEC Rural, garantir a tranquilidade da população, dos comerciantes, escolas e postos de saúde, preservando a ordem pública nas localidades a que as unidades de policiamento ostensivo ordinário da capital têm dificuldades de atender, com o intuito de reduzir os efeitos da mancha criminal nesses locais.

Para isso, a Polícia Militar tem intensificado sua presença nas zonas rurais da Grande Teresina, com patrulhamento motorizado e atividades de fiscalização, utilizando ações de presença, barreiras policiais, blitzes policiais e abordagens a pessoas e veículos. Em contrapartida, a Secretaria de Segurança Pública promove o custeio do Patrulhamento Rural por meio das Operações Planejadas. 

O  objetivo dessa iniciativa é atender às reivindicações dos líderes comunitários nessas regiões e, principalmente, coibir as ações delituosas de roubos, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, bem como realizar prisões de foragidos da justiça e apreensões de veículos em situação irregular, furtados ou roubados.

A operacionalização do efetivo empregado no Patrulhamento Comunitário Rural baseia-se na compatibilização da região metropolitana da Grande Teresina e das cidades fronteiriças, sob a coordenação de oficiais do BPRONE.


Resultados do Patrulhamento Rural no 1º trimestre de 2017
patrulhamento ruralpatrulhamento rural

Nos primeiros meses deste ano, a operação tem apresentado resultados positivos, com mais de 3.600 veículos abordados, dentre carros e motocicletas, e mais de 1.000 pedestres e ciclistas abordados, além da identificação de mais de 1.500 condutores sem CNH. No total, mais de 5.600 pessoas passaram pelas averiguações da PM.

Das ações policiais, resultaram 19 conduções de pessoas à Central de Flagrantes e 04 veículos foram recuperados (um carro e três motos). Com relação a entorpecentes, foram apreendidos 500 g e mais 14 trouxas de crack. Também foram apreendidas seis armas de fogo (dentre revólveres calibre 32 e 38, garrucha e rifle calibre 38) e um simulacro.



Texto: Cabo Larissa
Fotos: BPRONE



fonte http://www.pm.pi.gov.br


“Máfia das Licitações” tenta fechar o Diário Oficial dos Municípios

“Máfia das Licitações” tenta fechar o Diário Oficial dos Municípios

Ex-Juiz de Direito, afastado da Magistratura Maranhense, patrocina ação que favorece a corrupção no Piauí

A Ação de nº 0801394.09.2017, que tramita na 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Teresina contra o Diário Oficial dos Municípios e que objetiva, na prática, o seu fechamento, tem como patrocinador nada mais, nada menos, que o advogado Marlon Jacinto Reis que se apresenta como o idealizador da “ficha limpa”. 
Juiz afastado teria sido contratado pela “Máfa das Licitações” 
Juiz afastado teria sido contratado pela “Máfa das Licitações” 
Marlon Jacinto, que é ex-Juiz de Direito do Estado do Maranhão, afastado que foi do exercício da Magistratura, em decorrência de incompatibilidade prevista no Art 28, II da Lei 8.906/94, embora tendo sido apenas um dos redatores do projeto de iniciativa popular recepcionado e aprovado pelo Congresso Nacional que deu origem à chamada Lei da “ficha limpa”, gosta de apresentar-se como o seu idealizador e autor intelectual, usando isso como forma de tentar influenciar Juizes, Desembargadores e Conselheiros de Tribunais de Contas em favor de seus clientes.  
O Diário Oficial dos Municípios, que, na opinião do Promotor Ruszel Lima Verde, então Coordenador do CACOP “... é o mais importante auxiliar do Ministério Público na Fiscalização da gestão municipal”, vem se constituindo no maior empecilho para que a “Máfia das Licitações” possa instalar- -se também no Piauí, na medida em que permite uma efetiva vigilância das administrações municipais, por parte das autoridades que compõem a REDE DE CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA, de que fazem parte, entre outras, instituições como TCE, GAECO, PF, MPE, MPF, possibilitando-lhes um efetivo e permanente acompanhamento das publicações legais nele realizadas, na condição de órgão sobre o qual o Tribunal de Contas exerce o mais rígido e efetivo controle, inclusive com o permanente acompanhamento de suas edições diárias, arquivadas na sala-cofre daquela Corte de Contas, ao longo das últimas duas décadas. 
Tal excelência de qualidade, uniformemente apresentada durante toda uma história de bons serviços prestados à transparência da gestão pública municipal, tem atraído, como não poderia deixar de ser, a insatisfação de maus empresários e maus gestores que vêem seus interesses contrariados, principalmente no que diz respeito ao superfaturamento de bens e serviços, forma mais corriqueira de desvios de recursos públicos, atualmente em prática na maioria dos Municípios brasileiros. 
Assim é que chegou ao nosso conhecimento que, numa ação articulada entre maus empresários dos ramos de merenda escolar e medicamentos e maus gestores municipais, foi contratado um ex-juiz afastado da Magistratura Maranhense, que atende pelo nome de Marlon Jacinto Reis, para, através de uma ONG por ele mesmo criada e por ele mesmo dirigida, ingressar com uma Ação Civil Pública contra o Diário Oficial dos Municípios, na qual, envolveu também o Tribunal de Contas do Estado; em parte, por retaliação, em virtude da lisura com que age a respeitada Corte de Contas na fiscalização da gestão pública do Piaui; e, em parte, com objetivos intimidatórios, pois, imediatamente após o ajuizamento de tal ACP, procurou o TCE propondo a retirada do nome da instituição daquilo que poderia vir a transformar- -se em uma desgastante demanda; desde que, para isso a Corte de Contas, acovardada como se algo de mau tivesse praticado, declarasse a nulidade de todos os Contratos mantidos pelo Diário Oficial dos Municípios com as Prefeituras do Estado, abrindo, com isso, a possibilidade da participação em certame licitatório a qualquer empresa sem a suficiente idoneidade e a “notória especialização” desejáveis: verdadeira chantagem, a que não se submeteu o Tribunal e que obteve, de imediato, o repúdio de todos quantos formam a Egrégia Corte de Contas do Estado. Não contava o advogado detentor de procedimentos tão pouco recomendáveis, com a firmeza do Presidente Olavo Rebelo - firmeza essa, advinda de uma história de vida pública ilibada e inatacável; nem, tampouco, também, contava o Juiz Afastado, com a integridade dos demais Conselheiros, que, juntamente com Auditores Fiscais e todos quantos formam o corpo técnico de nossa Egrégia Corte de Contas, que, repudiaram de imediato e de forma incisiva, a vil chantagem que lhes tentava ser impingida.
fonte www.portalaz.com.br

Justiça determina exoneração de 14 servidores da P.M. de Itaueira

Justiça determina exoneração de 14 servidores da P.M. de Itaueira
Pela decisão, 11 candidatos prejudicados no concurso público de 1997 devem ser nomeados após 20 anos de espera.

O juiz da Vara Única de Itaueira-PI, Ronaldo Paiva Nunes Marreiros, determinou que   o prefeito Quirino Avelino (PTB) cumpra a decisão tomada no âmbito do Processo 0000049-90.2003.8.18.0056 e mantida na íntegra pela 3ª Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça do Piauí na Apelação Cível Nº 2011.0001.002701-5.

    
Tribunal de Justiça do Piauí determina que Prefeitura de Itaueira nomeie concursados de 1997    


    
A sentença determina a nomeação de 11 candidatos de um concurso público promovido em 1997 e a imediata exoneração de 14 servidores públicos que foram nomeados ilegalmente e fora do prazo de validade do referido certame.  

Devem ser nomeados no prazo de 24h após a ciência da decisão, Aurélia da Costa Sousa e Sebastião Pedro da Luz, para o cargo de agente administrativo; Francisco Pedro da Luz, Dirceu José de Araújo, Joaquim Vitor de Carvalho, Maria Aparecida Pereira da Silva, Francisca Vieira Lima e Elton Jonh Lopes Feitosa para o cargo de auxiliar administrativo; Francisco Cipriano Saraiva e Maria Lúcia de Brito para o cargo de auxiliar de serviços gerais e Adelmar Luz Araújo para o cargo de vigia.

Pela sentença, o município deve exonerar, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00, os seguintes servidores, que segundo a justiça foram nomeados ilegalmente: Angelúcia Soares do Nascimento, Edna Rodrigues dos Santos, Elizabete Pereira dos Santos Lima, Francisco das Chagas Feitosa, Ismenha Francisca Gomes Ferreira, Maria da Paz Oliveira de Lima, Maria das Mercês Silva Oliveira, Maria do Socorro da Costa Rodrigues, Maria Hilda Beserra de Sousa, Maria José da Silva Feitosa, Marinete Ana da Luz, Moisés Beserra Lima Filho, Raimunda Nonata da Silva e Rosana Ramos da Costa.

A decisão é do dia 29 de março, mas foi publicada somente nesta segunda-feira (15). O Mandado (0000269-97.2017.8.18.0056.0004) será entregue na prefeitura pelo oficial de justiça Joaquim Pedro da Luz, conforme sorteio realizado hoje (15), provavelmente até quinta-feira (18). O prazo para manifestação será de 30 dias.

Os candidatos prejudicados no concurso são representados no processo pelo advogado Adriano Bezerra Coelho. Confira a decisão abaixo:

 fonte http://acessepiaui.com.br

Vítima de disparos de arma de fogo durante festa de reggae em Regeneração morre em Teresina

Vítima de disparos de arma de fogo durante festa de reggae em Regeneração morre em Teresina
O crime está relacionado ao desaparecimento de um homem ocorrido há mais de um mês em Regeneração. Para muitos, Lourinho era tido como o principal suspeito pelo desaparecimento.

Vítima de disparos de arma de fogo durante festa de reggae em Regeneração morre em Teresina

Faleceu no início da tarde desta segunda-feira (15) Adomar Lopes de Sousa, também conhecido por Lourinho em Teresina.  A informação foi confirmada pela Polícia Militar de Regeneração. O mesmo foi alvejado por tiros de arma de fogo durante a madrugada em uma festa de reggae na cidade de Regeneração e se encontrava internado no pronto socorro do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). No momento em que foi internado, o médico que fez o atendimento informou que as chances de vida da vítimas eram bastante resumida, tendo em vista que um dos tiros atingiu a cabeça.

O principal suspeito de ter efetuado os disparos foi identificado como Elvis da Cruz de Sousa da cidade de Regeneração que se encontra foragido. Foram pelo menos três disparos de arma de fogo.

O crime está relacionado ao desaparecimento de um homem ocorrido há mais de um mês em Regeneração. Para muitos, Lourinho era tido como o principal suspeito pelo desaparecimento.


Entenda

Um tiroteio durante uma festa de reggae na madrugada desta segunda-feira (15) na cidade de Regeneração, região do Médio Parnaíba, deixou uma pessoa ferida em estado grave. A vítima é um usuário de drogas identificada como Adomar Lopes de Sousa, também conhecido como Lourinho que reside na cidade de Barra d’Alcântara e frequentemente é visto em Regeneração possivelmente para adquirir drogas. O tiroteio aconteceu por volta da 1h da manhã.

A vítima foi socorrida e levadas às pressas para o pronto socorro do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e seu estado de saúde é bastante delicado.

O principal suspeito de efetuar os disparos é um filho do homem desaparecido e até o momento o mesmo não foi localizado pela polícia.

Segundo o cabo Giordânio, a informação repassada por um dos médicos que atendeu a vítima, as chances de vida são poucas, tendo em vista que um dos disparos acertou a cabeça.

Ainda segundo o policial militar, e conforme noticiado aqui no Canal 121, na tarde do último dia 09 de maio, Lorinho foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Amarante para prestar esclarecimentos sobre o caso. Naquele momento, o mesmo foi ouvido pelo delegado e liberado em seguida, ocasião em negou qualquer relação de envolvimento com o desaparecimento.

fonte http://www.canal121.com.br

ELEIÇÕES 2018 ESSE GOVERNO É UMA MÃE

ELEIÇÕES 2018

ESSE GOVERNO É UMA MÃE

CHAMA ATENÇÃO O GRANDE NÚMERO DE SECRETÁRIOS DE WELLINGTON DIAS QUE DEVEM DEIXAR O GOVERNO PARA SEREM CANDIDATOS EM 2018

Governo de Wellington Dias acomoda secretários que devem concorrer à reeleição em 2018 (Foto: JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

Não seria exagero afirmar que no Piauí não existe uma mãe mais generosa para políticos que o governo de Wellington Dias (PT). E não é difícil explicar o motivo. Wellington tem feito um esforço poucas vezes visto para acomodar aliados -- todos com pretensões eleitorais para 2018 -- que buscam espaços no governo para fortalecer seus grupos políticos
A convocação de 15 suplentes na Assembleia Legislativa é um bom exemplo dessa generosidade do governo. W. Dias mudou metade do resultado das urnas para formatar uma Assembleia mais conveniente. Mas não se limita a isso. Outro número chama muito mais atenção: a quantidade de secretários e demais membros do governo que pretendem sair candidatos na eleição do próximo ano.
É possível ter uma dimensão desse número observando as 21 secretarias do primeiro escalão do governo de Wellington Dias (PT). Até o momento, 14 dessas pastas são comandadas por secretários com a pretensão de serem candidatos a algum cargo público na eleição de 2018. Isso significa que mais da metade dos secretários da linha de frente da administração do petista terá que se ausentar para se dedicar às campanhas.
São pré-candidatos que possuem nas mãos o comando das secretarias mais fundamentais do estado. Em muitos casos, essas secretarias possibilitam ao comandante um contato direto com prefeitos e lideranças do interior em negociação direta por interesse de determinadas cidades.
Como uma mãe generosa, Wellington não economiza nem mesmo na criação de novos cargos para acomodar o maior número de aliados possível. Prova disso são as recentes coordenadorias criadas. O PMDB foi o principal beneficiado com a reforma administrativa. Praticamente todos os parlamentares da sigla foram beneficiados de forma direta ou indireta com algum nova pasta.
O difícil é encontrar um partido que não faça parte da base aliada do governador Wellington Dias. Dos poucos que ainda se intitulam oposição, o petista não mede esforços para selar parcerias com lideranças de forma individual. É o caso do prefeito Firmino Filho (PSDB). Há quem aposte que ele irá indicar a esposa, Lucy Silveira (PP), para ser vice de Wellington em 2018.
LEGISLAÇÃO ELEITORAL
Tamanha generosidade poderá render alguns problemas para o governador. De acordo com a legislação eleitoral, os secretários que de fato forem disputar cargos na eleição do próximo ano terão que se afastar dos cargos em abril de 2018.
Se somente os 14 do primeiro escalão de fato saírem candidatos já será uma dor de cabeça a mais para o petistas. O desafio será manter a máquina funcionando quando tanta gente estará voltada para as campanhas, inclusive o próprio Wellington que buscará a reeleição.
A reportagem tentou ouvir o governo sobre o assunto, mas não obteve retorno.
POSSÍVEIS CANDIDATOS
O secretário de Administração e Previdência Franzé Silva é a aposta do PT para 2018. O nome dele é considerado como favorito para uma vaga na Assembleia Legislativa. O PT busca formar uma estratégia que alcance resultados melhores que os de 2014. Franzé é considerado um dos homens mais importantes do governo.
Também no PT, o deputado estadual Fábio Novo deve deixar o cargo em abril para ser candidato à reeleição na Assembleia Legislativa. Ele é secretário de Cultura de Wellington.
Outro petista que comanda secretaria e deve ser candidato é o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Francisco Limma. Ele é uma liderança forte da região Norte do Piauí.
Na Sasc, o deputado estadual José Santana (PMDB) deve concorrer à reeleição em 2018. Ele assumiu o comando da secretaria após o PMDB ingressar oficialmente no governo de Wellington Dias. O partido é um dos principais beneficiados com a reforma administrativa do governador.
Hélio Isaias (PP) é secretário da Defesa Civil desde o início do terceiro governo de Wellington Dias. Ele deve retornar à Assembleia em abril para concorrer à reeleição. O deputado é bem votado na região de São Raimundo Nonato.
Rejane Dias é secretária de Educação.  Ela comanda uma das pastas mais importantes da administração de Wellington Dias (PT). Esposa do petista, ela foi a deputada federal mais bem votada na eleição de 2014. A reeleição dela é dada como certa pelo PT.
A deputada estadual Janaína Marques é uma importante liderança da região Norte do Estado. Ela é atualmente secretária de Infraestrutura e deve buscar a reeleição no próximo ano.
O secretário de Segurança Fábio Abreu também é mais um secretário pré-candidato a reeleição em 2018. Atualmente no PTB, ele deve mudar de partido para disputara reeleição como deputado federal. O novo destino político do secretário deve ser o PR.
E por falar no PR, o presidente estadual da sigla e deputado estadual Fábio Xavier vai disputar a reeleição no próximo ano. Ele é atualmente secretário de Cidades e está no cargo desde o início do terceiro mandato de Wellington Dias (PT).
Na secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, o deputado estadual Nerinho é pré-candidato à reeleição. Ele é atualmente do PTB, mas também há a possibilidade de mudar de partido até lá. Fiel a Wellington Dias, o secretário faz parte da administração estadual desde o início do governo. 
O petista Merlong Solano ocupa a secretaria de Governo, considerada a mais polivalente da administração de Wellington Dias (PT). Ele é suplente na Câmara Federal e chegou a assumir o mandato por poucos dias. Deve ser candidato a uma vaga na Câmara Federal. 
A secretária de Meio Ambiente também é comandada por um pré-candidato. O deputado estadual Ziza Carvalho do PROS. Ele deve concorrer a reeleição por uma vaga Assembleia Legislativa do Estado.
O deputado estadual Gessivaldo Isaías (PRB) é secretário do Trabalho e deputado estadual. Ele é considerado pré-candidato à reeleição por uma vaga na Assembleia.
O deputado estadual Flávio Júnior (PDT) deve concorrer a reeleição de deputado estadual.  Ele é secretário de Turismo de Wellington Dias,  cargo que já foi de seu pai,  Flávio Nogueira. Este vai buscar eleição de  Federal. 
Pablo Santos foi beneficiado com a reforma administrativa que resultou na criação de novas pastas. O deputado estadual ficou com o comando da Fundação Hospitalar que tem status de secretaria. Com a pasta, ele vai comandar seis hospital, entre eles o de Picos, cidade onde ele é bem votado. 
NO SEGUNDO ESCALÃO
Os possíveis candidatos em 2018 estão presentes também no segundo escalão do governo de Wellington Dias (PT).  Algumas das coordenadorias recém criadas acomodam lideranças com interesses de serem candidatos no próximo ano. 
É o caso do ex-prefeito de Novo Oriente,  Marcus Vinícius. Ele é a aposta do PTC para concorrer uma vaga de deputado federal. Marcus assumiu o comando da Coordenadoria do Programa de Modernização e Qualificação de Empreendimentos Públicos.
Outro coordenador cotado para ser candidato no próximo ano é Marllos Sampaio. Ele é irmão do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Themístocles Filho (PMDB). Marllos já foi deputado federal e não conseguiu se reeleger. Agora é coordenador do Programa Mais Vida com Cidadania para o Idoso.
O ex-prefeito de Campo Maior Paulo Martins (PT) também encontrou espaço dentro do generoso governo de Wellington Dias. O petista assumiu recentemente o comando da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi). Ele é apontado como candidato a deputado federal.

fonte http://www.politicadinamica.com

Dois acidentes envolvendo secretários de Redenção do Gurgueia

Dois acidentes envolvendo secretários de Redenção do Gurgueia

Ambos aconteceram na BR-135.
Dois acidentes envolvendo secretários de Redenção do Gurgueia

Na madrugada deste domingo (14/05), o Sr. Jorge Leandro Sena, secretário municipal e irmão do prefeito, sofreu um acidente quando retornava de Monte Alegre para Redenção do Gurgueia. O veículo, por sinal, tombou algumas vezes. Felizmente, o jovem secretário passa bem, tendo apenas um corte no braço.
Já na manhã de hoje, segunda-feira (15/05), um outro acidente próximo ao Posto Amorim Parente, desta vez envolvendo o Sr. Roberto, secretário municipal e primo do prefeito, que felizmente também passa bem.

fonte http://www.portalb1.com

Propina da Odebrecht em obra do Porto de Luís Correia ganha repercussão nacional

Propina da Odebrecht em obra do Porto de Luís Correia ganha repercussão nacional

A Construtora Queiroz Galvão afirmou que não comenta investigações em andamento

O caso do suposto recebimento de propina da Odebrecht para a obra do Porto de Luís Correia foi lembrado nesta segunda-feira (15) em uma reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo. Segundo a reportagem, produtores e comerciantes são os principais prejudicados com o fato, já que precisa se deslocar para longe para poder exportas seus produtos.
Geddel Vieira Lima e Henrique Eduardo Alves
Geddel Vieira Lima e Henrique Eduardo Alves
O fato é investigado desde o início do ano quando quatro delatores, Ariel Parente Costa, João Antônio Pacífico Ferreira, Cláudio Melo Filho e Paulo Falcão Corrêa Lima Filho, denunciaram os deputados Geddel Vieira Lima e Henrique Eduardo Alves de receberem propinas para o Porto, e ainda para a obra dos Tabuleiros Litorâneos, projeto de irrigação no Piauí.
Os trechos desses depoimentos foram liberados pelo ministro Edson Fachin, no Supremo Tribunal Federal (STF) em abril passado.
Para a reportagem, o Governo do Piauí afirmou que a ideia é transformar o atracador em um pequeno terminal turístico e pesqueiro, e o que o novo projeto para o Porto precisa de um investimento maior do Governo Federal, algo em torno de R$ 1 bilhão.
Geddel foi ministro da Integração Nacional no governo Lula quando houve a licitação da obra. Já Henrique Eduardo Alves foi presidente da Câmara dos Deputados entre 2013 e 2015. Ambos serão investigados pela Procuradoria da República no Piauí.
Procurado, Geddel Vieira Lima afirmou que não era ministro quando a segunda etapa dos tabuleiros litorâneos foi licitada, e classificou de “desavergonhada mentira” a acusação de pagamento.
A defesa do ex-deputado Henrique Eduardo Alves, através de nota, disse que só vai se manifestar sobre os fatos depois de ter acesso ao inquérito, mas afirmou que seu cliente jamais teve qualquer relação com obras no estado do Piauí.
Já a Odebrecht afirmou em nota entender que é de responsabilidade da Justiça a avaliação dos relatos feitos por seus executivos. A construtora disse também que está colaborando com a Justiça do Brasil e dos países que atua.
A Construtora Queiroz Galvão afirmou que não comenta investigações em andamento.

fonte www.portalaz.com.br

Exclusivo: Adolescente desaparecida deixou carta dizendo aos pais que ia fugir de casa

Exclusivo: Adolescente desaparecida deixou carta dizendo aos pais que ia fugir de casa

A adolescente deixou carta afirmando que ia fugir de casa.

Jovem desaparecida: Carta aos pais

A adolescente Maria Luíza Macedo, 14 anos, Malu como é carinhosamente chamada pelos pais, que está desaparecida desde a última sexta-feira, deixou uma carta aos pais Aluísio Macedo e Dona Alicélia, dizendo que ia fugir de casa. A carta foi encontrada pelo pai na última sexta-feira à noite, e segundo ele, seu teor deixa claro a intenção premeditada da adolescente, que é muito querida na comunidade onde mora na Rua 20, Vila do Sapo, próximo à sede da Secretaria de Agricultura, em Timon.
Segundo o pai da adolescente, em entrevista exclusiva ao blogdoribinha, na carta, Malu reclama da falta de compreensão do pais e por eles não aceitarem suas amizades e diz ainda que “é presa em casa”, relatou Aluísio afirmando que sua mulher iria entregar a carta à polícia hoje pela manhã.
O pai da garota disse que ultimamente Malu estava andando em companhia de pessoas que a família não recomendava. Na última quinta-feira, de acordo com o pai, ela deixou de ir ao colégio e por isso, além de conselhos, Malu teve que “pegar um corretivo” e foi proibida de usar seu celular que passou a ser de toda família e não somente dela, afirmou.
Aluízio e Alicélia passaram o dia das mães em aflição em busca de notícias da adolescente, mas até o fechamento desta edição nenhuma notícia sobre seu paradeiro tinha chegado ao conhecimento dos pais.
Professor diz que Malu era aluno exemplar
Maria Luiza Macedo ingressou no curso de informática básica na Fundacam, na Câmara Municipal de Timon, no dia 24 de abril deste ano. Segundo o Professor Fernando ela era uma boa aluna e na última sexta-feira, dia em que desapareceu, ficou um pouco além do horário, e como não tinha mais disciplina foi liberada para acessar as redes sociais.
Segundo ainda o professor Fernando, a aluna não aparentava mudança de comportamento, mas alguns alunos notaram que sua mochila apresentava um volume maior que o normal o que poderia ser algumas peças de roupas, presume-se.
O blog fez uma pesquisa e no perfil que poderia ser da adolescente todos os dados foram apagados.
A esperança dos pais, que estão aflitos, é que a adolescente envie notícias e apareça, pois segundo seu Aluísio, do jeito que o mundo está todos temem por sua segurança.

fonte www.portalaz.com.br

Wesley Safadão: jovem é assaltado e espancado durante show em THE

Wesley Safadão: jovem é assaltado e espancado durante show em THE

page.png

O show do cantor Wesley Safadão em comemoração aos 20 anos do Teresina Shopping terminou em aflição para a família do jovem Alysson Kevin, de 25 anos, que foi assaltado, espancado e teve o corpo perfurado com uma barra de ferro dentro da festa neste domingo (14/05).
O 'Bloco Vai Safadão' aconteceu no espaço que fica ao lado do shopping e reuniu milhares de pessoas. Os shows iniciaram após as 16h e contou também com a participação de Léo Santana e Banda Eva. Segundo amigos de Alysson, o rapaz tirava fotos e gravava vídeos próximo ao trio elétrico que Wesley Safadão se apresentava, quando um grupo de aproximou dele para roubar o celular.
O rapaz levou um soco, caiu no chão quase desacordado e foi espancado, após ter todos os seus pertences levados. Um homem ainda perfurou o tórax de Alysson com um ferro.
Seguranças conseguiram conter a confusão e o rapaz foi imediatamente socorrido e encaminhado de ambulância para o Hospital de Urgência de Teresina, onde recebeu os primeiros socorros e depois foi transferido para um hospital particular.
A organização do show havia informado que todas as medidas de segurança foram tomadas, com a presença de policiais, além da contratação de seguranças, que agiram imediatamente. Ainda não há informações sobre suspeitos da ação.

fonte 180graus.com

Taxistas fazem lotação em pontos de ônibus em protesto contra o Uber

Taxistas fazem lotação em pontos de ônibus em protesto contra o Uber

Categoria pede reunião com prefeito para cobrar combate ao Uber

Como forma de protesto contra o aplicativo Uber, taxistas de Teresina decidiram fazer lotação: param os táxis em pontos de ônibus e anunciam que vão para determinando ponto da cidade, cobrando o mesmo preço da passagem de ônibus (R$ 3,30 – três reais e trinta centavos) de cada passageiro.
Nesta segunda-feira (15/05), cerca de cem profissionais da categoria se reuniram na praça principal do bairro Monte Castelo, zona sul de Teresina, e de lá saíram direto para os pontos de ônibus.
“Queremos uma reunião com o prefeito Firmino Filho para que ele combate de vez o Uber, que é uma pratica ilegal, mas que vem funcionando normalmente em Teresina e desempregando os taxistas”, disse Genário França Carvalho, que há 11 anos trabalha como taxista e hoje tem tentado mudar de profissão, mas a única coisa que aprendeu foi ser taxista.
“Nossa situação é muito delicada. Temos colegas que trabalham o dia inteiro para chegar em casa no final do expediente com R$ 20,00. Temos colegas vendendo o carro. Eu procurei um emprego e não encontrei. Minha energia está cortada em casa, onde deixo a esposa e os filhos. Não sabemos mais o que fazer”, diz Genário.
Os taxistas manifestantes quererem é que a lei do transporte de passageiros seja cumprida em Teresina. Hoje, existem 2.040 taxistas na capital, o movimento de lotação nas paradas de ônibus, aos poucos vem ganhando mais adeptos.
Desde que o Uber começou a circular em Teresina, as corridas de táxis diminuíram em cerca de 40 por cento. Os taxistas dizem que estão fazendo lotação como forma de sobrevivência deles.
“Precisamos chamar a atenção das autoridades para que seja combatido o Uber. O mercado de Teresina é pequeno, não suporta. Na cidade já existem os alvarás de taxis, mototaxis, em quantidade suportável. Tudo isso é regulamentado. O Uber é ilegal. Se não adotarem providencia, para o cumprimento legal, o negócio vai esculhambar de vez”, grita João Pereira dos Anjos, taxista há 16 anos.

fonte www.portalaz.com.br

Justiça Eleitoral do Piauí passa a usar Processo Judicial Eletrônico a partir de junho

Justiça Eleitoral do Piauí passa a usar Processo Judicial Eletrônico a partir de junho



A Justiça Eleitoral do Piauí vai aderir, a partir de 12 de junho, ao uso do Processo Judicial Eletrônico – PJe. O sistema substitui a tramitação física de processos judiciais pela eletrônica e foi criado a partir de um projeto da Justiça Federal.

A partir da data, o PJe deverá ser obrigatório nas classes originárias: Ação Cautelar (AC), Habeas Corpus (HC), Habeas Data (HD), Mandado de Injunção (MI), Mandado de Segurança (MS), Processo Administrativo (PA), Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), Ação Rescisória (AR), Conflito de Competência (CC), Consulta (Cta), Criação de Zona Eleitoral ou Remanejamento (CZER), Exceção (EXC), Instrução (Inst), Petição (Pet), Prestação de Contas (PC), Propaganda Partidária (PP), Reclamação (Rcl), Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED), Registro de Partido Político (RPP), Representação (Rp), Suspensão da Segurança (SS), Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), Coincidências (CO), Direitos Políticos (DP) e Regularização da Situação do Eleitor (RS).
Na quinta-feira (11), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) iniciou a capacitação das equipes de testes e servidores que utilizarão o sistema no estado. Após a implantação em Teresina, o Processo Eletrônico-PJe será levado para as Zonas Eleitorais. 
O Comitê Gestor responsável pela implantação do PJe no TRE é presidido pelo juiz Agrimar Araújo. “O PJe vai garantir celeridade e produtividade na prestação jurisdicional”, diz o tribunal em nota.
Advogados e o público em geral já podem acessar as informações sobre o PJe no site do TRE na aba Área Jurídica, pasta Serviços Judiciais, ou diretamente no link http://www.tre-pi.jus.br/servicos-judiciais/processo-judicial-eletronico-pje/processo-judicial-eletronico-pje
Desde 24 de novembro de 2015, o uso do PJe é obrigatório no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Piauí, o primeiro tribunal a usar o PJe foi o Tribunal de Justiça (TJ-PI). No dia 6 de novembro de 2015 começou a tramitar na justiça estadual o primeiro processo totalmente em meio eletrônico.
Já usam o processo eletrônico as comarcas de Esperantina, Castelo do Piauí, Altos, União, José de Freitas, Demerval Lobão, Monsenhor Gil, além de Campo Maior, cidade piloto do projeto. Com isso, toda a 2ª Vara Cível e a 3ª Vara estão trabalhando integralmente com o sistema.

fonte cidadeverde.com

Família procura jovem de 14 anos desaparecida em Timon

Família procura jovem de 14 anos desaparecida em Timon

A jovem, conhecida como Malu, saiu para um curso de informática, e não retornou para a casa, localizada no Planalto Boa Esperança, em Timon.

A estudante Maria Luiza Silva de Macêdo, de 14 anos, está desaparecida desde a última sexta-feira (12). Os familiares da jovem estão em busca de qualquer informação que possa indicar o seu paradeiro. A jovem, conhecida como Malu, saiu para um curso de informática, e não retornou para a casa, localizada no Planalto Boa Esperança, em Timon. 
Segundo a mãe, Elicélia Lopes da Silva, a jovem deveria retornar por volta de meio dia, e depois ir para a escola, como costumava fazer todas as segundas, quartas e sextas-feiras. No entanto, ao chegar do trabalho, no fim do dia, a mãe se deu conta do sumiço da filha. 
A mãe afirma que a jovem não possui nenhum problema psicológico. Contudo, na quinta-feira, Malu não foi à escola, porque teria saído com algumas amigas, um comportamento considerado incomum pela mãe.
"Ela é uma menina que fica o tempo todo dentro de casa, cuidando dos cinco irmãos e nunca falta na aula. Mas na quinta-feira, a diretora me ligou para saber porque ela não tinha ido para a escola, e quando fui perguntar para a Malu, ela disse que estava com essas amigas", conta a mãe. 
Malu foi vista pela última vez vestindo uma bermuda jeans e uma camiseta regada verde com o nome Puma. A família pede que quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro da jovem, entre em contato pelos números (86) 988627951 ou (86) 8825-2377.

fonte portal o dia


Jovem é morto com uma facada no pescoço, e padrasto é suspeito

Jovem é morto com uma facada no pescoço, e padrasto é suspeito

Segundo a PM, vítima e acusado tinham uma desavença antiga. Antes do crime, ambos teriam ingerido bebidas alcoólicas, segundo testemunhas.


Um jovem identificado como Wellington de Sousa Pereira, 20 anos, foi morto na noite deste sábado (13) com uma facada no pescoço. O crime ocorreu no povoado Boa Hora e, segundo a Polícia Militar, o principal suspeito de ter cometido o crime é o padrasto do jovem.
Conforme informações fornecidas por testemunhas, os dois teriam ingerido bebidas alcoólicas e discutiram em frente à casa onde moravam. Após cometer o crime, o suspeito fugiu do local e até o momento não foi capturado pela Polícia.
Segundo o tenente Elivaldo, do 13º Batalhão, Wellington já tinha passagens pela Polícia, e costumava "provocar" o padrasto.
O jovem faleceu antes da chegada de socorro médico. 

fonte portal o dia

Prefeito Mão Santa admite que vai disputar presidência da República

Prefeito Mão Santa admite que vai disputar presidência da República

O prefeito Mão Santa (SD), de Parnaíba, confirmou que será candidato à presidente da República em 2018. Recentemente ele chegou a ser cogitado para compor chapa ao lado do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), mas recusou o convite. Em junho, o prefeito piauiense terá sua indicação confirmada durante congresso nacional do Solidariedade, que acontecerá em Belo Horizonte (MG).
"Me preparei para ser presidente da República", disse em entrevista concedida ao 180graus.
Mão Santa diz que já recebeu vários convites para concorrer ao Planalto, e que no passado líderes de grandes partidos sofreram pressão ao tentarem indicar seu nome, por ser do Nordeste.
"Escolhi o Solidariedade, pois eu fui abençoado pelo Papa João Paulo II, que lutava pela Polônia, quando seu país estava em guerra com a Rússia, ajudou um líder cujo o sindicato tinha o nome Solidariedade. Dona Ruth [Cardoso] fez um grande programa de nome Solidariedade, que ajudava o povo e eu participei, pois meu foco é ajudar o povo", explica.
O convite para a candidatura em 2018 foi feita pelo presidente do partido, deputado federal Paulinho da Força. A campanha será independente do Planalto e contra o Partido dos Trabalhadores e seus aliados, no mesmo tom dos discursos de Mão Santa que o levaram à prefeitura de Parnaíba.
- Foto: Tribuna de Parnaíbamaol.png
fonte 180graus.com