segunda-feira, 7 de setembro de 2020

7 de Setembro marco da Independência do Brasil

 

07 de setembro é uma data comemorativa e feriado nacional, pois é o marco da Independência do Brasil, quando no ano de 1822, às margens do riacho Ipiranga, Dom Pedro proferiu o chamado Grito do Ipiranga, formalizando a independência. 

Foto_07092020_110942
Em 1º de dezembro, com 24 anos, o príncipe regente foi coroado Imperador e recebeu o título de dom Pedro I. O Brasil se tornava independente, com a manutenção da forma monárquica de governo. Na época do processo da independência, ele não foi aceito no país todo, algumas províncias, Bahia, Piauí, Grão-Pará, Maranhã e Província Cisplatina, o povo combateu militares fiéis a Portugal. Destacando Piauí, onde ocorreu uma guerra pela emancipação, que iniciou em Parnaíba, transcorreu por Oeiras, e regiões, tendo como o ápice na luta pela autonomia a Batalha do Jenipapo, em Campo Maior. 

Foto_07092020_110942
Após a consolidação da independência, era necessário o novo país possuir uma Constituição, a primeira Constituição do Brasil foi outorgada por D. Pedro I em 25 de março de 1824, com quatro poderes, Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador. 

Foto_07092020_110942
A Polícia Militar do Piauí, todos os anos realiza desfile em alusão ao 7 de Setembro, destacando o patriotismo, momento esse que é acompanhado com muita alegria pela sociedade, no entanto, devido o atual cenário de pandemia causada pela Covid-19, e conforme estabelecido pela Portaria nº 300-GCG/PMPI, de 18 de agosto de 2020 que regula a participação da PMPI nas atividades culturais e nos eventos comemorativos alusivos à celebração do 198º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil, na qual determina abstenção de atividades comemorativas. 
Foto_07092020_110947

Foto_07092020_110942
Diante disso, a Polícia Militar do Piauí reafirma o compromisso de manutenção da segurança pública, sempre agindo em prol da sociedade, e diante do atual cenário, também atuando diretamente na manutenção da saúde pública, e destaca o compromisso e patriotismo de homens e mulheres que formam essa Instituição militar.

Foto_07092020_110942

Foto_07092020_110942























































































fonte www.pm.pi.gov.br

Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: Arquivo PMPI 

Mulher de 35 anos morre após grave acidente na BR-343 em Teresina

 Um acidente tipo saída de pista matou uma mulher de 35 anos na manhã desta segunda-feira (07/09), na BR-343, em Teresina. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a mulher foi lançada para fora do veículo devido ao capotamento, após a condutora perder o controle da direção do Fiat/Siena  na saída de uma curva.

As diligências ainda estão sendo realizadas no sentido de identificar as possíveis causas do acidente.

A Polícia Civil e a perícia criminal foram acionados para os procedimentos que o caso requer.

    Divulgação / PRF
    Divulgação / PRF

 fonte 180graus.com

Adolescente de 14 anos morre afogada dentro de rio no interior do Piauí

Uma adolescente identificada como Bárbara de Sousa Félix, de 14 anos, morreu afogada durante um banho no Rio Canindé, na tarde desta segunda-feira (07/09), em Conceição do Canindé/PI. As informações são do Cidades em Foco.

A adolescente estava banhando acompanhada de outras colegas, quando caiu no 'Poço do Lilico', nas proximidades do povoado Santo Antônio, e se afogou. As colegas foram até o povoado buscar ajuda, mas retornando ao local da tragédia já encontrou a adolescente sem vida.

A morte da menor, que morava povoado Santo Antônio, comoveu a população do município piauiense.

Adolescente morre afogada no Rio Canindé
Adolescente morre afogada no Rio Canindé    Reprodução

 fonte 180graus.com

Policial é baleado durante troca de tiros com bandidos em União

 De acordo com informações, a polícia estava perseguindo os assaltantes quando houve troca de tiros e o PM foi atingido.

Na noite de domingo, 06 de setembro, por volta das 23h, um policial militar identificado como Paulo Neto foi baleado na perna por criminosos durante uma ocorrência no bairro São João, na cidade de União. As informações são do Clique União.

De acordo com informações, a polícia estava perseguindo os assaltantes quando houve troca de tiros e o PM foi atingido. Em um áudio no Whatsapp, o PM baleado pediu socorro e reforço policial, ele confirma que está ferido com bala na perna. “Pessoal, soldado Paulo de União, eu estou baleado na perna”, fala ele gritando de dor.

Policial foi atingido na perna durante tiroteio


O SAMU não conseguiu ser contactado e o soldado, que estava escondido no cemitério, foi socorrido por populares e por outros policiais até o hospital.

Após a ação, a Polícia Militar e a Polícia Civil realizaram diligências no sentido de localizar os acusados. Segundo o policial civil de União, Roberto, os criminosos envolvidos chegaram recentemente na cidade e um deles estava usando tornozeleira eletrônica.

Três suspeitos de participação na ação foram presos e encaminhados para a delegacia da cidade.

Suspeitos de participação no crime foram presos

Suspeito de participação no crime foi preso

fonte www.meionorte.com

Firmino Filho vai a Campo Maior e fica contra candidato a prefeito do PSDB

 O prefeito de Teresina quebrou os protocolos da pandemia e viajou neste final de semana para participar de diversas convenções de partidos e lançamento de candidaturas no interior do Piauí.

Firmino chega a ficar contra o seu próprio partido no interior do Estado. Em Campo Maior, cidade distante 83 quilômetros da capital, ele declarou apoio à candidatura de João Félix (MDB) e ficou contra o jovem e competente advogado  e auditor fiscal, Wilson Spíndola, que milita pelo PSDB na terra da batalha do jenipapo. 

Em transmissão pelas redes sociais, Firmino não teve nenhuma cerimônia de defender uma candidatura contra seus próprios colegas de partido. O comportamento do gestor de Teresina é visto por muitos com de um coadjuvante do senador Ciro Nogueira. 

Firmino viajou neste final de semana ao lado de Ciro, Iracema Portella, Júlio Arcoverde, Margarete Coelho, Marden Menezes e Luciano Nunes. Com um detalhe: O PSDB ficando sempre em segundo plano. 

Contra a vontade de Firmino Filho, o advogado Wilson Spíndola, 33 anos, deve mesmo carregar o PSDB nas costas para disputar a prefeitura de Campo Maior, pela primeira vez. 

O jovem já presidiu a OAB do município e aposta agora na renovação política para vencer Ribinha e Jãozinho Felix.


 fonte cartapiaui.com.br

Justiça concede liberdade a mulher acusada de ter assassinado a comerciante Silvana Oliveira

 

Silvana Oliveira Lima - vítima

A justiça concedeu liberdade provisória à detenta M.S.C.F de 49 anos.

Em reportagem exclusiva o jornalista Felipe Reis confirmou com representantes do sistema prisional do Piauí a decisão judicial que coloca novamente em liberdade a mulher acusada de assassinar com golpes de tesoura a jovem comerciante Silvana Oliveira Lima de 35 anos.

O crime que chocou foi no dia 30 de julho deste ano e aconteceu dentro de uma loja no Centro de Teresina.

Em entrevista exclusiva ao repórter Felipe Reis o esposo da vítima Ronivon Ferreira, que conviveu com Silvana durante 17 anos, disse que ele e todos os familiares e amigos estão revoltados com a decisão da justiça.

Segundo os familiares da comerciante assassinada à defesa da suspeita teria alegado problemas de saúde e por isso conseguiu a liberdade sob medidas restritivas ainda não divulgadas oficialmente.

VEJA A ENTREVISTA EXCLUSIVA PARA O JORNALISTA FELIPE REIS:

Ronivon Ferreira - Marido da vítima

A suspeita que foi presa em flagrante  foi indiciada por homicídio qualificado.

O Núcleo de Feminicídio investiga o assassinato e ouviu familiares da vítima, testemunhas e a acusada.

A suspeita que trabalhava com a vítima a atacou com uma tesoura dentro do local de trabalho. 

Silvana chegou a ser socorrida e ficou internada no HUT-Hospital de Urgência de Teresina, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Antes do homicídio a acusada escreveu um bilhete relatando porque cometeu o homicídio e não deixou clara a motivação.

A Polícia Civil teve acesso ao bilhete que foi anexado só inquérito.

Os familiares também informaram que vão contratar um advogado para acompanhar o caso.

fonte cartapiaui.com.br