07 de setembro é uma data comemorativa e feriado nacional, pois é o marco da Independência do Brasil, quando no ano de 1822, às margens do riacho Ipiranga, Dom Pedro proferiu o chamado Grito do Ipiranga, formalizando a independência.
Em 1º de dezembro, com 24 anos, o príncipe regente foi coroado Imperador e recebeu o título de dom Pedro I. O Brasil se tornava independente, com a manutenção da forma monárquica de governo. Na época do processo da independência, ele não foi aceito no país todo, algumas províncias, Bahia, Piauí, Grão-Pará, Maranhã e Província Cisplatina, o povo combateu militares fiéis a Portugal. Destacando Piauí, onde ocorreu uma guerra pela emancipação, que iniciou em Parnaíba, transcorreu por Oeiras, e regiões, tendo como o ápice na luta pela autonomia a Batalha do Jenipapo, em Campo Maior.
Após a consolidação da independência, era necessário o novo país possuir uma Constituição, a primeira Constituição do Brasil foi outorgada por D. Pedro I em 25 de março de 1824, com quatro poderes, Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador.
A Polícia Militar do Piauí, todos os anos realiza desfile em alusão ao 7 de Setembro, destacando o patriotismo, momento esse que é acompanhado com muita alegria pela sociedade, no entanto, devido o atual cenário de pandemia causada pela Covid-19, e conforme estabelecido pela Portaria nº 300-GCG/PMPI, de 18 de agosto de 2020 que regula a participação da PMPI nas atividades culturais e nos eventos comemorativos alusivos à celebração do 198º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil, na qual determina abstenção de atividades comemorativas.
Diante disso, a Polícia Militar do Piauí reafirma o compromisso de manutenção da segurança pública, sempre agindo em prol da sociedade, e diante do atual cenário, também atuando diretamente na manutenção da saúde pública, e destaca o compromisso e patriotismo de homens e mulheres que formam essa Instituição militar.
fonte www.pm.pi.gov.br
Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: Arquivo PMPI