Nesta segunda-feira (03), o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e a Ouvidoria do MPPI divulgaram o balanço das ações realizadas durante o primeiro semestre de 2023. As atividades correspondem aos programas Ouvidoria Itinerante e Rede Procon.

Nesses seis meses, o Procon visitou diversas promotorias que integram a Rede de Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor, em decorrência do Projeto PGA 2022/2023. O coordenador técnico do Procon, Edivar Carvalho foi o responsável por mediar as visitas.

Nos dias 26 e 27 de junho, a Promotoria de Justiça de Floriano foi a última a ser visitada no primeiro semestre do ano. No município, a PJ recebeu auxílio e orientações para impulsos em dez procedimentos extrajudiciais instaurados que trataram sobre combustíveis (gasolina, etanol e diesel) e gás de cozinha (GLP), assim como a observância adequada quanto à classificação taxonômica dentro do SIMP – Área: Rede Procon, em conformidade o Ato Conjunto PGJ/Procon nº 04/2020.

Nos procedimentos em tramitação na Promotoria, o Procon destaca que, em aproximadamente, 70% destes, foram firmados Termos de Transação Administrativa, inclusive com boletos gerados no próprio sistema SIMP, visando o encaminhamento à Junta Recursal do Procon/MPPI para reexame e respectiva homologação.

O coordenador técnico do Procon, Edivar Carvalho, disse que após as visitas realizadas para o acompanhamento do Projeto, foi possível perceber o saldo positivo dos esforços empreendidos. “Nas nove Regionais de Promotorias de Justiça, foram instaurados 845 procedimentos extrajudiciais no SIMP, dos quais 599 estão vinculados às cinco Regionais das Promotorias de Justiça visitadas”, pontuou.

Já na Ouvidoria do MPPI, foram 298 atendimentos protocolados. A Ouvidoria do MPPI é um canal direto de comunicação à disposição da sociedade, permitindo o diálogo entre o cidadão, usuário do serviço público e o poder público, o que permite mudanças e melhorias na qualidade dos respectivos serviços públicos e no atendimento às necessidades da sociedade.

Por meio do programa Ouvidoria Itinerante, o órgão quer ampliar o acesso das pessoas aos serviços prestados pela instituição e também coletar as principais demandas dos cidadãos.