quinta-feira, 15 de julho de 2021
Comandante Geral recebe visita da Inteligência do Exército
MP-PI divulga recomendação à PMPI sobre atividade político-partidária
O Ministério Público do Estado do Piauí, por intermédio da 9ª Promotoria de Justiça de Teresina–PI e Promotoria Eleitoral da 97ª Zona, divulgou recomendação ao Comando da Polícia Militar do Piauí sobre procedimentos a serem adotados caso se verifique, no âmbito da Corporação, atividade político-partidária em desacordo com a legislação vigente ou filiação partidária de policiais militares da ativa.
fonte www.pm.pi.gov.br
Transporte alternativo intermunicipal é suspenso após decisão do STF
Foto: reprodução Facebook Coomitapi
O transporte alternativo intermunicipal, sem licitação, sairá de circulação devido a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o diretor de transportes da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), Vitorino Tavares, o Estado recorreu até a última instância com a justificativa de que a decisão causaria grave lesão à ordem e economia pública.
“Com a suspensão, boa parte da população, especialmente no interior, ficará sem meio de locomoção, o que impede o atendimento de várias necessidades básicas. Com isso, pode haver a superlotação dos outros meios de transporte, o que pode afetar no combate à pandemia. No entanto, a Setrans irá cumprir a decisão e eventuais pontos de suspensão de serviços serão supridos observando o que determina a legislação atinente ao tema”, explica Tavares.
De acordo com a determinação do STF, serão anuladas as permissões do transporte alternativo intermunicipal de passageiros expedidas sem licitação, após a publicação da Lei Estadual nº 5.860/09, que normatiza o Transporte Alternativo no Estado do Piauí.
Com a decisão, será realizado um processo licitatório para a contratação de transportadoras para servir ao Sistema de Transportes Intermunicipal do Piauí. Na tentativa de solucionar o impasse, a Setrans realiza estudos para a elaboração de um Plano Diretor de Transportes Intermunicipal de Passageiros, que servirá de base para a nova licitação.
“Uma das principais metas é ouvir o beneficiário, saber a sua opinião a respeito da funcionalidade do transporte alternativo e o que espera de melhorias. É com a participação popular que vamos definir um plano objetivo e que esteja de acordo com as reais necessidades dos piauienses”, disse Vitorino Tavares.
fonte cidadeverde.com
Cabeleireiro morre após ser atropelado por carreta na BR-316 em Teresina
Um jovem identificado como Allysson Bispo dos Santos, de 26 anos, morreu nesta quinta-feira (15/07), após ser atropelado por carreta na BR-316, Zona Sul de Teresina.
Cabeleireiro de Demerval Lobão/PI, a vítima conduzia uma motocicleta modelo XRE 300 quando perdeu controle ao colidir no meio fio, caiu e foi atropelado pela carreta Scania/G 470 A6X4 conduzido por um homem de 38 anos.
Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para fazer o levantamento de informações sobre o acidente.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou o óbito da vítima.
A área foi isolada e o Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para remover o corpo.
fonte 180graus.com
Idoso é achado morto às margens da BR-316 em cidade do Piauí
Um idoso identificado por José Genivaldo de Macedo, de 62 anos, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (15/07), às margens da BR-316, nas proximidades de Ipiranga do Piauí. As informações são do Tribuna em Foco.
Segundo o policial militar Cabo Cesário, não há nenhuma marca de agressão pelo corpo e tudo indica que ele teve morte por causas naturais.
O idoso é natural de Castelo do Piauí, filho de Wanderil Ricardo de Macedo e Francisca Alves Rocha.
Familiares da vítima podem entrar em contato com estes números (86) 99911-8355 ou (89) 99930-3589 para procedimentos legais.
fonte 180graus.com
Segunda mulher acusa advogado de estupro em Teresina; prisão preventiva decretada
O advogado Jefferson Moura Costa teve a prisão preventiva decretada após denúncia de estupro contra uma diarista em seu apartamento na Zona Leste de Teresina. Outra jovem procurou a polícia para denunciar que também foi abusada pelo advogado.
Em entrevista ao portal Cidade Verde, a delegada Vilma Alves, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher, fez um desabafo e defendeu a castração química. "Estou estarrecida, toda mulher que é vítima de estupro para mim é um impacto", afirmou.
Assista ao vídeo:
Na segunda denúncia, a mulher, de 26 anos, que tem uma loja de produtos naturais, informou que conheceu o advogado 'de vista' na igreja. Em dezembro de 2020 ele pediu uma encomenda em seu apartamento e ela foi entregar, acompanhada de uma colega, que ficou no carro na hora da entrega.
No apartamento, o homem recebeu a encomenda e a segurou com os dois braços, tentando beijá-la. Como a porta estava aberta, ela conseguiu se desvencilhar e fugiu, bastante abalada com a situação. Mesmo sem ter conjunção carnal, neste caso, o crime se caracteriza como estupro, explica a delegada.