terça-feira, 31 de maio de 2022

Caso Marcos Vitor: Justiça ouve testemunhas de acusação e defesa

 Na última sexta-feira (27), foi realizada uma audiência na 6ª Vara Criminal de Teresina. Marcos Vitor Aguiar é acusado de estupro.

Na última sexta-feira (27), foi realizada na 6ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, uma audiência em que foram ouvidas as testemunha de defesa, acusação e uma das vítimas do suspeito Marcos Vitor Aguiar Dantas, acusado de estuprar três crianças da própria família em Teresina. A informação foi confirmada por Priscila Karine Coelho, estudante de medicina, advogada e mãe de uma das garotas.

O crime foi descoberto por uma das mães das vítimas em julho do ano passado. O acusado Marcos Vitor está foragido há mais de sete meses desde que teve a prisão preventiva decretada em 7 de outubro.

O estudante de medicina foi indiciado pelo crime de estupro contra as irmãs de 3 e 9 anos e a prima de 12 anos de idade, após conclusão do inquérito no mesmo mês.

Foto: DivulgaçãoMarcos Vitor Aguiar Dantas Pereira.
Marcos Vitor Aguiar Dantas Pereira.

Conforme a Polícia Civil, o acusado teria que prestar depoimentos sobre a acusação na mesma data em que foi decretada sua prisão preventiva, porém Marcos Vitor não compareceu a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, como foi acordado pela defesa.

A mãe de uma das vítimas, Priscila Karine, informou que as investigações do caso continuam transcorrendo mesmo com o acusado foragido da justiça. 

fonte www.viagora.com.br

Governadora diz que Piauí tem perdido para o tráfico e anuncia reforma de 27 delegacias

 Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 


A governadora Regina Sousa (PT) fez um discurso na manhã desta terça-feira (31) para delegados e policiais da capital e demonstrou preocupação com o avanço do tráfico de drogas e facções no Piauí. A fala aconteceu durante a inauguração da nova sede da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre), no Parque Ideal, zona Sudeste de Teresina. 

Regina avaliou que o Piauí tem perdido a batalha que tem travado contra o tráfico de drogas. Para a governadora, é preciso aprofundar-se e chegar até o primeiro escalão de criminosos que comandam este tipo de negócio ilegal.

“São pessoas que passam a maior parte da vida aqui [na delegacia] e está equipe, principalmente, o tráfico sempre desafiando e a gente sempre perdendo para ele. Precisamos ao menos empatar com o tráfico, porque quando chegamos na primeira ou no segundo, tem aquele que é o mais alto, que são os verdadeiros donos do negócio. É preciso atingir esse negócio para diminuir a violência nesse país. Precisamos estar preparados”, destacou.

Reforma em delegacias  

Regina Sousa ainda acrescentou que pretende reformar as 27 delegacias do estado até o final deste ano. O recurso já foi, inclusive, liberado. A exemplo do que foi feito com a nova sede da DEPRE que ganhou estrutura para um novo canil com cinco baias, um gabinete para cada um dos delegados, novos alojamentos, área de convivência, cozinha, sala de contenção e investigação.

Anteriormente, conforme apurado pela reportagem, os delegados e escrivães ficavam todos em uma única sala. A ampliação dará melhores condições para a realização de investigações.

Para Regina Sousa, apesar de se tratar de uma reforma, a obra representa um grande investimento para a segurança do estado. A governadora ainda revelou que se comprometeu em utilizar a fatia maior do orçamento estadual nesta área.

“É importante que olhemos para essas delegacias também, no que depender de mim, estarei tentando fazer abrir o caixa da Secretária de Fazenda para que possamos fazer essas coisas. Tem uma tendência de priorizar grande obras de asfalto e calçamento, que aliás nunca falta. Mas, para mim, isso aqui é uma grande obra, pois vai dar condições de trabalho para pessoas que passam boa parte da vida aqui”, disse.

“Não quero ninguém se arriscando para matar ou morrer”

Regina Sousa ainda orientou os delegados e policiais a não agirem de forma para “matar ou morrer”. A governadora relembrou as ações integradas que tem ocorrido entre forças de segurança em Parnaíba e elogiou o trabalho de inteligência desenvolvido na região. Para ela, o avanço da criminalidade da área é uma problemática “muito séria”, no qual é necessário que se chegue na ponta para ser combatido.

“Sei que não é fácil, não quero que ninguém se arrisque, é para fazer o que tem que ser feito, investigar, prender. Não quero ninguém se arriscando para matar ou morrer. É preciso que a gente consiga estrutura para ir além daquele pequeno consumidor. Se a gente não chegar na ponta do verdadeiro dono do tráfico a gente vai continuar perdendo. Tenho acompanhado o trabalho da PF e PRF na região Norte, onde estamos com um problema sério. É muito sério aquilo ali”, disse.

fonte cidadeverde.com

Polícial é baleado em bar no Lourival parente; vídeo mostra fuga dos criminosos

 Fotos: Breno Moreno

Um policial civil, identificado como Cláudio Marcelo Melo do Nascimento, 53 anos, foi baleado com dois disparos de arma de fogo no abdômen no começo da tarde desta terça-feira (31), em um bar localizado no bairro Lourival Parente, na zona Sul de Teresina.

“Um indivíduo chegou em uma motocicleta de grande porte, desceu e foi diretamente ao policial civil. Depois de uma pequena discussão, ele efetuou dois disparos no policial”, disse o Capitão Fábio Soares, da Força Tática.

O policial, que é lotado no 21 Distrito Policial e tem 33 anos de serviços prestados à corporação, foi socorrido com vida por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Em nota, a Delegacia Geral de Polícia Civil designou em caráter especial o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para investigar a tentativa de homicídio contra o policial.

"O crime praticado na tarde desta terça-feira, 31 de maio, em Teresina será apurado por aquela unidade. As diligências para elucidação do caso já foram iniciadas e serão desenvolvidas com o rigor técnico que o caso requer", informou a DG.

portal teve acesso a um vídeo que mostra os suspeitos do atentado em fuga.

2º atentado em maio

Este é o segundo atentado conta um policial civil em menos de um mês na capital e na mesma situação, em um bar. No último dia 07 de maio, José Valdeck Mello, 63 anos, foi baleado após um assalto no bairro Mocambinho. Ele morreu 17 dias depois em um hospital particular de Teresina.

Valdeck Melo estava há 32 anos na carreira de Policial Civil e era lotado do 12º Distrito Policial.

Uma equipe do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) foi ao local do crime, onde coletou informações com testemunhas que presenciaram toda a ação. 

“As investigações prosseguirão no sentido de elucidar essa tentativa de homicídio. A vítima foi atingida com dois disparos de arma de fogo. Informações de testemunhas dão conta que a arma de fogo que ele portava foi subtraída”, disse o delegado Divanilson Sena.

fonte cidadeverde.com

Justiça determina que bilhetagem eletrônica dos ônibus permaneça com Setut

 Foto: arquivo Cidadeverde.com


O juiz Francisco das Chagas Ferreira, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina, determinou que o Setut (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina) continue com os serviços de bilhetagem eletrônica dos ônibus. 

Com a decisão, o magistrado está proibindo a prefeitura de Teresina de transferir a bilhetagem eletrônica – que é o pagamento das passagens através de créditos– para a Eturb (Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano).

O argumento dos empresários de ônibus é que a prefeitura descumpriu o contrato, já que existiu uma licitação que ainda está em vigor. 

Em março, o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) sancionou a lei aprovada na Câmara que fez alterações no sistema de bilhetagem e na estrutura da Eturb. A prefeitura chegou a anunciar que iria fazer uma licitação para escolher uma nova empresa que iria administrar o sistema. 

O procurador geral do Município, Aurélio Lobão, informou ao portal Cidadeverde.com que já recorreu da decisão. O procurador destacou que existe um acordo judicial firmando em 2011 para que a prefeitura assuma o serviço de bilhetagem.

“O juiz desconhece o histórico processual, vamos recorrer e informar que existe um acordo judicial anterior que autoriza a prefeitura a administrar a bilhetagem eletrônica e o juiz pode voltar atrás na decisão”, disse o procurador.  

fonte cidadeverde.com

Francisco Limma destaca a necessidade de melhoria na formação de policiais

 O deputado estadual Francisco Limma (PT) usou a tribuna, na sessão plenária desta terça-feira (31/05) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), para tratar sobre abordagem policial, tendo como motivação a ação de policiais rodoviários federais no Estado de Sergipe, que resultou na morte de Genivaldo Santos.

O parlamentar enfatizou que deve-se ter cuidado no treinamento de policiais, pois, “de acordo com a portaria ministerial n. 4.226/2010, o uso da força dos agentes de segurança pública deverá se pautar nos documentos e nos tratados internacionais de proteção aos direitos humanos e deverá obedecer aos princípios da legalidade, da necessidade e da proporcionalidade, moderação e, sobretudo, conveniência”.

Francisco Limma disse que quando se fala em força de segurança, é preciso também que sejam observadas as medidas de controle de segurança. “Temos consciência da necessidade, às vezes, do uso de táticas mais ostensivas, quando necessário. E quão complexo é fazer com que segurança e tranquilidade andem lado a lado com o estresse e a força”, analisou.

O parlamentar relembrou que, recentemente, uma pessoa foi abordada em Teresina e assassinada “pelo despreparo de policiais”. “A instituição precisa rever os métodos de preparo de seus agentes para que esse tipo de coisa não se repita”, afirmou.

Francisco Limma tem dois projetos que tratam de segurança pública. O primeiro, protocolado na Alepi, propõe a instalação de câmeras de vigilância em viaturas policiais. O segundo trata sobre a colocação de câmeras de monitoramento no próprio fardamento dos policiais. “Eu até acho isso mais invasivo, acho que às vezes tira a privacidade. Mas, diante de tantos casos, precisamos ter mais um instrumento que dê à sociedade as garantias mínimas de que, se alguém abusar da sua autoridade, da sua estrutura, possa de fato ser punido, inclusive para proteger os que não abusaram e que foram provocados”, finaliza.

fonte 180graus.com

Jovem morto em Teresina sofreu tentativa de execução há dois meses

 Irlan Alves Bezerra, 22 anos, foi executado com pelo menos cinco disparos de arma de fogo, na noite de ontem (31/05), na feirinha do bairro Promorar, Zona Sul de Teresina, havia sido baleado na perna no último dia (03) de março deste ano.

De acordo com o RP 50, a vítima estava na porta da casa de um mecânico identificado como Igor da Silva de Sousa, 28 anos, que naquela noite foi assassinado por quatro atiradores encapuzados que surgiram na rua Afonso Pena, desceram de um veículo vermelho e efetuaram os disparos. Igor morreu no local e Irlan foi encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), na ocasião.

Ontem, Irlan estava na praça quando foi surpreendido por um suspeito que se aproximou de bicicleta, efetuou os tiros e fugiu na sequência. A vítima foi alvejada na cabeça, pescoço e braço. Os dois crimes seguem sob investigação do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Até o momento, nenhum suspeito ou motivação foi apontada.

fonte 180graus.com

PRF apreende 50 Kg de maconha transportada em carro de família no Sul do Piauí

 Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal prendeu, na noite da última segunda-feira (30/06), um homem de 39 anos e uma mulher de 24 anos acusados do crime de Tráfico de Drogas, Associação para o tráfico e Porte ilegal de arma de fogo. O flagrante aconteceu na BR-343, em Floriano, no Sul do Piauí.

    PRF

Agentes abordaram um veículo de passeio que vinha Dourado/MS com destino a Iguatu/CE. Durante ronda ostensiva na BR-343, a equipe visualizou o veículo estacionado próximo a um restaurante, em local pouco iluminado. Na ocasião, a equipe percebeu se tratar de uma família e decidiu por averiguar se estariam precisando de algum auxílio. O veículo era ocupado por um homem de 39 anos, uma mulher de 24 anos e seus três filhos.

Durante a abordagem a equipe percebeu histórias inconsistentes entre ambos, além disso, do interior do veículo exalava-se um forte odor característico de substância entorpecente análoga a maconha. Ao ser questionado sobre tal odor, o homem informou ser usuário da referida substância.

Diante disso, os policiais realizaram uma vistoria no veículo e encontraram 62 tabletes de maconha, escondidas em compartimentos ocultos no veículo, totalizando 50,0 Kg da droga.

Estima-se que o crime organizado deixou de lucrar aproximadamente R$ 108.420 mil.

Ainda no veículo, os policiais encontraram uma Pistola cal. 9mm e dois carregadores com 34 munições não deflagradas.

Diante dos fatos, a droga, a família e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Floriano para os procedimentos necessários. Eles responderão pelos crimes de Tráfico de drogas, Associação para o tráfico e Porte ilegal de arma de fogo.

fonte 180graus.com