Atendendo aos requisitos do Programa Brasil na Escola , no eixo inovação, a Escola Municipal Mário Faustino foi a única unidade de ensino do município de Teresina aprovada em um seleção muito concorrida. O programa tem por objetivo induzir inovações e estratégias para assegurar a permanência e aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, apoiando a execução das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O programa está estruturado em três eixos: apoio técnico e financeiro às escolas; valorização de boas práticas e inovação.
terça-feira, 16 de maio de 2023
MPPI promove palestras em alusão ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em São João do Piauí
Nos dias 17 a 19 de maio, o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, irá realizar um ciclo de palestras no município em alusão ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Conforme a promotora de Justiça Micheline Serejo, as palestras têm como objetivo orientar a população de São João do Piauí quanto às necessárias medidas de prevenção e combate à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.
O evento acontece em parceria com o Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria de Educação de São João do Piauí. Na oportunidade, serão realizadas palestras ministradas pela promotora de Justiça e representantes do CREAS e do Conselho Tutelar.
A realização do ciclo de palestras dá continuidade ao Projeto “Férias Seguras em Casa”, idealizado pela 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, que verificou uma grande quantidade de ocorrências envolvendo violência sexual contra menores no município e convocou os órgãos da assistência social municipal para, em conjunto, iniciarem atividades de conscientização do público geral.
Confira a programação:
17/5 – 17h às 19h
Local: Auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI) – campus São João do Piauí.
Participação da Rede Municipal de Educação de São João do Piauí.
18/5 – 9h
Local: Unidade Escolar Amadeus Carvalho, na comunidade Marrecas.
19/5 – 9h
Local: Unidade Escolar Raimundo Paulo Alves, na comunidade São José.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Evaldo Gomes chama Dr. Pessoa de ingrato e desrespeitoso
O deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) disse, nesta terça-feira (16), que o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) "cometeu uma ingratidão" ao exonerar Ênio Portela da Fundação Cultural Monsenhor Chaves.
"Ele cometeu uma ingratidão. A postura do Dr. Pessoa, do prefeito da cidade, nesses últimos dois anos e meio, é de ingratidão. É só conhecer o caso do [ex] presidente [da Alepi] Themístocles, que quando Dr. Pessoa perdeu a eleição de governador, que diga de passagem eu estava ao lado dele, renunciei meu espaço administrativo, na época eu pertencia à base do então governador Wellington Dias, e eu renunciei para estar ao lado dele, caminhando pela cidade de Teresina, pelo estado do Piauí, e ele perdeu a eleição. O presidente Themístocles contribuiu para que ele não ficasse desamparado, ajudou muito ele na Assembleia, na eleição de prefeito, igualmente eu ajudei, e tantos outros líderes. Na primeira oportunidade, ele chutou o presidente Themístocles, tirando todos os espaços administrativos e agora está fazendo com o Solidariedade de forma deselegante, desrespeitosa", desabafou.
Evaldo Gomes ainda completou: "Líderes políticos têm divergências, mas têm que respeitar, e ele não sabe respeitar os líderes políticos, nem sabe respeitar o povo de Teresina, porque a maior ingratidão do prefeito é com o povo de Teresina. Teresina está abandonada, digo isso sem medo de parecer revanchismo".
Por fim, o parlamentar destacou que Ênio Portela estava fazendo uma boa gestão à frente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves e disse que a exoneração dele do órgão foi uma "medida irresponsável e até grosseira do prefeito".
fonte www.portalr10.com
“Está criando cobra para picá-lo”, diz Fernanda Gomes sobre Dr. Pessoa
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
A vereadora Fernanda Gomes (Solidariedade) afirmou nesta terça-feira (16) ter ficado aliviada com o desembarque do partido da base do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos). A parlamentar, que elegeu-se pela primeira vez em 2020, esteve no grupo do chefe do Executivo nos últimos dois anos e, agora, inicia o caminho na oposição.
“Vou usar uma frase que o Dr. Pessoa gosta de usar bastante. Ele está 'criando cobra para picá-lo'. O sentimento que tenho hoje é de alívio e em um primeiro momento de gratidão por ter caminhado com ele, tanto que o nosso posicionamento era de ajudar a melhorar a cidade. Mas, hoje o sentimento que estou é de alívio, porque o nosso mandato a gente deve é ao povo de Teresina”, declarou.
O estopim para o rompimento entre o Solidariedade, presidido no Piauí pelo deputado Evaldo Gomes, aconteceu após a exoneração de Ênio Portella da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FMC). Segundo a parlamentar, a demissão foi uma surpresa.
“Ficamos surpresos com a decisão do prefeito. O Enio fez um exímio trabalho, na questão administrativa sempre correspondeu. De fato, essa decisão do prefeito foi política e acho que Teresina não merece por essa situação agora, política se faz só em 2024 […] A nossa postura se manterá a mesma aqui na Câmara, críticas construtivas e uma oposição de forma responsável”, declarou.
fonte cidadeverde.com
Moradores de quadra no bairro Jacinta Andrade reclamam de bueiro sem tampa
Os moradores da quadra 2 do bairro Jacinta Andrade, zona Norte de Teresina, reclamam de um bueiro sem tampa que oferece riscos à população, principalmente nos dias de chuva.
Luciano Andrade mora na região há mais de dez anos e disse que a Prefeitura de Teresina tem conhecimento do problema, mas nenhuma providência foi tomada até o momento. Segundo ele, parte da estrutura do bueiro foi quebrada após uma limpeza da CTA.
“Infelizmente no final de fevereiro desse ano, um trator da CTA veio fazer aqui a limpeza quebrou a estrutura e estar lá desde fevereiro até hoje e nunca vieram consertar e corre o risco de acontecer algum acidente, cair um animal e eu peço que seja feito alguma coisa antes que aconteça o pior”, disse Luciano.
Além dos riscos de acidentes, o acúmulo de lixo no bueiro é outra preocupação dos moradores da região que temem a proliferação de doenças como a dengue e o impedimento do escoamento adequado da água.
“O pessoal da comunidade joga lixo aqui e entope o buraco aqui e fica ruim de passar a água na galeria porque a galeria enche de sujeira e tinha que ter pelo menos um contêiner de ferro da Prefeitura para a gente depositar o lixo no lugar adequado”, destacou outro morador.
Por meio de nota, a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (Saad) Norte disse que já tomou conhecimento do problema enfrentado pelos moradores da quadra e informa que a gerência de obra enviará uma equipe técnica ao local para coletar mais detalhes do problema e encontrar uma solução.
O órgão também pede a colaboração da população enviando informações pelo WhatsApp através do número 9 9574-2730.
fonte cidadeverde.com