terça-feira, 17 de outubro de 2023

CGJ-PI realiza Correição de Ajuda no juizado da zona leste da capital

 Nesta segunda-feira (16), o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI), Thiago Brandão de Almeida, realizou a abertura de uma Correição de Ajuda no Juizado Especial Cível e Criminal-JECC da Comarca de Teresina (Zona Leste I). Na ocasião, o magistrado explicou as mudanças promovidas pelo novo sistema de Correição desenvolvido pela Corregedoria, bem como o detalhamento das orientações destinadas à unidade.

 

Para o desembargador Olímpio Galvão, corregedor-geral da Justiça do Piauí, a correição é um processo de aprimoramento do sistema judicial: “A Correição é um instrumento essencial para garantir a qualidade e eficiência da prestação jurisdicional em nosso estado. Estamos comprometidos em promover a justiça acessível e de qualidade para todos os piauienses. A CGJ-PI continuará trabalhando incansavelmente para aperfeiçoar nosso sistema de justiça e atender às necessidades da sociedade”, destaca o corregedor-geral da justiça.Durante a abertura da Correição, o juiz auxiliar da Corregedoria, Thiago Brandão de Almeida, destacou que o Painel de Correição tem sido um importante quadro de referência a ser acompanhado nas unidades sob Correição de Ajuda, que fornece novos indicadores com foco na produtividade e desempenho, e auxilia no mapeamento de cada unidade. “O intuito deste procedimento aqui no JECC da Zona Leste I, foi exatamente este: mapear e sanar as problemáticas que estão influenciando diretamente nos índices da unidade, orientando e levantando as necessidades em colaboração com o magistrado e os servidores, visando um melhor retorno jurisdicional à sociedade”, disse o juiz auxiliar.Na ocasião, o juiz da unidade, Kelson Carvalho Lopes da Silva, agradeceu e comprometeu-se com as orientações da CGJ-PI que somarão forças ao trabalho de todos na unidade.


fonte www.tjpi.jus.br

Antônio José Lira chama Gustavo de Carvalho de traidor

 O líder do prefeito Dr. Pessoa na Câmara Municipal, vereador  Antônio José Lira (Republicanos) chamou o vereador Gustavo de Carvalho (PSDB) de traidor durante sessão plenária na manhã desta terça-feira (17).

De acordo com Lira, faltou o voto de Gustavo para a Casa conseguir aprovar requerimento de urgência especial para o projeto da prefeitura que autoriza a permanência de ambulantes em espaços públicos da capital. 

Antônio José Lira chama Gustavo de Carvalho de traidor

“Faltou de um traidor, Gustavo de Carvalho. Tem tudo na prefeitura, tem em Saad, tem em cargo em comissão, tem tudo o que eu sei imaginar. Mas na hora de votar, trai Teresina, trai o prefeito, trai inclusive companheiras.

Lira acusou ainda Gustavo de ser “um dos culpados da vereadora Pollyana sair, que era da base, foi ele, inclusive avançou nos cargos dela e foi dizer que era a orientação do líder para o prefeito Dr. Pessoa”.

fonte www.portalr10.com

Tribunal de Justiça do Piauí exonera advogado acusado de agredir ex-namorada

 O advogado Danilo Belo da Silva Melo, acusado de agredir fisicamente sua ex-namorada, foi exonerado pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). A decisão, previamente anunciada pelo órgão pela manhã, foi oficializada em publicação no Diário Oficial da Justiça no início da noite desta terça-feira (17).

Danilo ocupava um cargo comissionado de oficial de gabinete do desembargador Aderson Antônio Brito Nogueira, como consta na portaria do órgão. O caso que levou a sua exoneração envolve a enfermeira Carlene Nobre, de 28 anos, que registrou um Boletim de Ocorrência na última segunda-feira (16), alegando agressão física por parte do advogado. 

Reprodução
Reprodução

A portaria que determina a exoneração de Danilo Belo da Silva Melo, faz referência ao Art. 87, do Regimento Interno. "As unidades e subunidades definidas neste Regimento nortearão suas atividades pelos princípios da racionalização do trabalho, da economicidade e da ética no serviço público". O caso teve uma grande repercussão na comunidade jurídica e na sociedade piauiense. 

Entenda o caso

A enfermeira Carlene Nobre, de 28 anos, registrou nesta segunda (16) um Boletim de Ocorrência na Central de Flagrantes de Teresina, denunciando que foi agredida pelo ex-namorado Danilo Bello, servidor do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). O servidor teria dado socos eno rosto de Carlene, por não aceitar o fim do relacionamento de dois anos. O caso aconteceu na zona leste de Teresina, após os dois voltarem de uma viajem para São Raimundo Nonato.

Em seu Instagram, Carlene fez um desabafo sobre as agressões sofridas:

“Jamais romantizem agressão! O que pensei que fosse amor na verdade era dor. O que pensei que era carinho era espinho. O que eu pensei que era seguro era imaturo. Você fica entre: amor ou razão? Mulher sendo sexo frágil opta por amar. Eu esqueci de me amar acima de tudo. Amei quem não devia. Dediquei tempo a quem não merecia. E hoje estou nessa situação por “PURO “amor. Por insistir em um relacionamento toxico. Não aceite. Não confie no tempo. Denuncie.”

fonte www.portalr10.com

LUZILÂNDIA - PI Foragido da justiça do Amapá é preso na cidade de Luzilândia, no Piauí

 Um homem de 45 anos, identificado pelas iniciais F.R.S.S., foi preso na tarde desta terça-feira (17.out), no centro da cidade de Luzilândia, após ação conjunta entre Polícia Civil e BEPI da Polícia Militar.

O delegado titular de Luzilândia, Antônio Alves, informou ao portal que o indivíduo era foragido da Justiça do Amapá, sendo que em desfavor do mesmo existiam três mandados de prisão preventiva, em razão da prática do crime de roubo e de crimes do estatuto do desarmamento.

O homem foi conduzido para a delegacia, para os procedimentos necessário, onde ficará sob tutela da Justiça.

fonte revistaaz.com.br

Adolescente de 15 anos ataca mãe e provoca incêndio na residência da família no Piauí

 Uma jovem de 15 anos, após um conflito com a mãe, provocou um incêndio na residência da família localizada no bairro São Vicente, no município de Picos, no último sábado (14/10). Atualmente, a adolescente encontra-se sob custódia no Complexo de Defesa da Cidadania Picos.

FOTO: REPRODUÇÃO

De acordo com o relato de Dona Girlene, sua filha enfrenta problemas com o uso de substâncias entorpecentes e estava exibindo comportamento agressivo. A mãe explicou que na sexta-feira, a jovem exigiu dinheiro, o qual ela não possuía, resultando em um episódio de violência por parte da adolescente.

Aterrorizada, Dona Girlene buscou abrigo na casa de uma irmã, localizada na zona rural de Picos. Ela compartilhou: "Desde os 13 anos, ela começou a usar drogas, passou a me insultar e agredir, abandonou os estudos e, nos últimos sete meses, a situação piorou. Eu estava suportando em silêncio. Na sexta-feira, ela me pressionou para que eu desse coisas que eu não podia fornecer e chegou a me agredir com o cabo do carregador, o que me levou a procurar abrigo na casa da minha irmã".

Por volta das 9h30 do sábado, a adolescente ligou para a tia ameaçando incendiar a casa e, em seguida, enviou vídeos demonstrando que estava incendiando a residência e ameaçando a mãe.

FOTO: REPRODUÇÃO

Dona Girlene, que estava a 30 km da área urbana de Picos, dirigiu-se imediatamente à Central de Flagrantes para registrar um boletim de ocorrência. Os vizinhos acionaram o Corpo de Bombeiros, enquanto o proprietário da propriedade, que estava alugada, notificou a Polícia Militar, que procedeu com a apreensão da adolescente.

A delegada Francineide Fontes informou que a jovem está aguardando uma audiência de custódia, a ser conduzida pelo Poder Judiciário. O boletim de ocorrência indica que a jovem teve de ser algemada pelas autoridades policiais, devido ao seu estado de agitação.

"A Delegacia da Mulher de Picos, que também é responsável por investigar atos infracionais, está aguardando o laudo da perícia do local do crime para dar prosseguimento às investigações", disse a delegada.

Veja o vídeo:

 

Jovem de 16 anos perde a vida após acidente de moto no interior do Piauí

 Uma tragédia abala a cidade de Corrente, no extremo sul do Piauí, com a notícia do falecimento de Nicole Apolônio Vieira da Silva Santos, uma jovem de apenas 16 anos. O acidente fatal aconteceu na PI-255, a estrada que liga os municípios de Corrente a Parnaguá.

O trágico acidente ocorreu quando Nicole e sua amiga, Jassinária, estavam a bordo de uma motocicleta Honda Biz, seguindo em direção a Corrente. Em uma curva antes de chegar à comunidade rural "Fazenda de Cima", perderam o controle da moto, resultando em um grave acidente.

FOTO: REPRODUÇÃO

Nicole foi levada às pressas ao Hospital Estadual Tibério Nunes, na cidade de Floriano, com um diagnóstico de traumatismo craniano. Após passar por uma cirurgia, inicialmente parecia que seu estado estava estável. No entanto, lamentavelmente, devido a outros ferimentos decorrentes do acidente, Nicole não resistiu e veio a óbito. Jassinária, a segunda ocupante da moto, permanece internada, lutando pela sua recuperação.

A notícia do falecimento da jovem causou uma onda de comoção profunda entre familiares, amigos e a comunidade local. A tristeza pela perda prematura de uma vida tão jovem e promissora é compartilhada por todos que conheciam Nicole.

fonte 180graus.com

Tragédia: acidente no interior do Piauí deixa três vítimas fatais, entre elas pai e filho

 Na tarde desta terça-feira (17/10), um trágico acidente de trânsito chocou a cidade de Jaicós, quando um caminhão carregado de frutas e verduras, se envolveu em um acidente a cerca de 3 km da cidade, no sentido ao município de Patos do Piauí. O veículo, um caminhão Mercedes-Benz de placa LFH 6E93, vindo de Petrolina-PE, teria perdido o controle após um dos pneus estourar.

FOTO: CIDADES NA NET

Três pessoas estavam no veículo no momento do acidente. Anfrísio Carvalho, o motorista do caminhão, foi socorrido com vida pelo SAMU, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no hospital Florisa Silva, para onde foi encaminhado. As outras duas vítimas, Clodoaldo e Dexter, pai e filho, respectivamente, ficaram presos às ferragens e infelizmente faleceram no local do acidente.

FOTO: CIDADES NA NET

Clodoaldo era conhecido na cidade por ser proprietário de uma banca de frutas no Centro de Jaicós, enquanto seu filho, Dexter, trabalhava com locação de brinquedos infantis. A comunidade está em choque com a perda dessas duas vidas tão queridas na cidade. 

Neste momento, equipes da Polícia Militar e Polícia Civil estão no local do acidente, investigando as circunstâncias do ocorrido e prestando todo o suporte necessário às famílias das vítimas. 

Clodoaldo e Dexter são pai e filho. Clodoaldo é proprietário de uma banca de frutas que fica instalada no Centro de Jaicós. Seu filho, também atuava com locação de brinquedos infantis. Já Anfrísio, é comerciante do município de Jaicós e tem origens familiares no povoado Várzea Queimada.

FOTO: CIDADES NA NET

Fonte:180graus.com/ com informações Cidades na Net

TCE proíbe que Strans realize qualquer contrato para a compra de 80 ônibus seminovos

 Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Yala Sena

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Kleber Eulálio, determinou que a Prefeitura de Teresina não realize nenhuma despesa ou contrato para a compra de cerca de 80 ônibus seminovos. 

A Strans (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito) anunciou a compra dos veículos seminovos para reforçar a frota em Teresina, que vive uma crise no transporte coletivo. O Setut (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina) acionou o TCE por não concordar com a compra dos ônibus. 

Kleber Eulálio explicou ao portal Cidadeverde.com que a liminar não proíbe a licitação, mas suspende a realização de contrato relacionado a compra dos veículos. O gasto é de R$ 50 milhões. 

“A decisão definitiva só será tomada após ouvir a prefeitura e o Ministério Público. Queriam que eu suspendesse tudo, eu não suspendi a licitação. Com a liminar, a prefeitura não pode fazer nenhuma despesa, assinar nenhum contrato baseado na licitação até que nos informe qual a razão, objetivo, o que ela pretende com esses ônibus e de posse dessas informações o Tribunal tomará uma decisão definitiva”, disse o conselheiro. 

O Setut alega na denúncia ao TCE que a obrigação de colocar frota ideal em circulação é das empresas vencedoras da licitação e não do município.

“No contrato que tem com o Setut, o município não pode  colocar ônibus. A prefeitura tem que exigir é o cumprimento do acordo junto as empresas”. 

Segundo Kleber Eulálio, ainda há dúvida sobre a destinação dos ônibus e por isso foi solicitado novas informações. 

“O que a prefeitura pretende? O que ela deseja? Após a prefeitura nos passar as informações vamos analisar para fazer o julgamento”. 

Além dos ônibus seminovos, a Strans também está adquirindo veículos novos. Mas, a decisão de hoje é relacionada apenas aos seminovos. 

O conselheiro informou que o setor de engenharia do TCE está realizando um levantamento sobre o transporte urbano de Teresina e deverá ser concluído este mês.  Com os dados em mãos, o Tribunal deverá convocar audiência pública. 

fonte cidadeverde.com

Inauguração do CIAC em Picos Facilita Emissão de RG

 Nesta segunda-feira, dia 16, Picos celebrou a inauguração do novo espaço do setor de identificação, tornando mais acessível e acolhedor o processo de emissão e recebimento do RG digital. Agora, os serviços são oferecidos no auditório do CIAC (Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão), situado no Piauí shopping nas margens da Br-316.


Essa iniciativa partiu de uma orientação do Secretário de Segurança, Chico Lucas, em conjunto com Marcelo Mascarenhas, coordenador do Instituto de Identificação Félix Pacheco, que, em parceria com a SEAD (Secretaria de Administração e Previdência), entendeu que um ambiente mais humanizado aprimoraria o atendimento aos clientes do Instituto Essa providência foi implementada na semana anterior e já entrou em funcionamento pleno a partir dessa segunda. A ampliação do espaço visa prestar um serviço de maior qualidade à comunidade e aos contribuintes.

O Piauí é um dos três estados brasileiros a contar com um sistema informatizado tão moderno, juntamente com Santa Catarina e Paraná, e pretende aproveitar essa tecnologia para estabelecer parcerias com outros órgãos públicos. Para emitir a primeira ou segunda via do documento de identidade, é necessário apresentar uma cópia ou o documento original da certidão de nascimento ou casamento atualizada, CPF e comprovante de residência. Além disso, é possível acrescentar outros documentos ao RG digital, como o cartão nacional do SUS, título de eleitor, PIS/Pasep e outros.

Funcionamento

O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.

fonte cidadeverde.com