terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Edição da Expoapi de 2024 comercializou mais de R$ 300 milhões

 A atual edição aumentou em 7% o número de expositores

O balanço de comercialização da 74ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) apontou que a feira comercializou mais de R$ 300 milhões de reais por meio de leilões e vendas diretas. Durante os oito dias do evento, foram registradas 165 exposições de animais, que registraram um aumento de 7% em relação ao ano anterior.

Exposição de animais na Expoapi 2024 - (Divulgação CCOM)Divulgação CCOM
Exposição de animais na Expoapi 2024

De acordo com dados da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), a Expoapi contou com expositores de dez estados. Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pará, Ceará, Sergipe e Alagoas marcaram presença no Piauí.


    O evento realizou a emissão de 682 Guias de Trânsito Animal (GTA), que é obrigatória para o trânsito de animais. Ela é emitida pelo estado e garante a qualidade da saúde do rebanho, evitando problemas sanitários para a população.


    “Nenhum animal pode viajar sem a GTA. Para que seja emitida, o criador tem que estar com as vacinas e exames exigidos para cada espécie em dia. Sem isso, a documentação não é emitida. Ainda assim, todos os animais passam por vistorias para identificação de alguma doença momentânea, sendo separado dos demais e dado retorno imediato, além da documentação ser rigorosamente auditada em busca de adulterações ou falsificações, preservando assim a saúde de todos”, explicou Wellington Coelho, coordenador da Unidade de Sanidade Animal e Vegetal Teresina.


    fonte portalodia.com

    Justiça nega pedido de prisão contra Lokinho e afirma que não foi imposta medida cautelar que o impedia de ir em evento festivo

     Decisão manteve a prisão de Stanlley Gabryell, namorado do influencer; ambos são envolvidos em acidente que matou duas mulheres em Teresina

    A Juiza de Direito da 2ª Vara do Tribunal Popular do Júri da Comarca de Teresina, Maria Zilnar Coutinho Leal, indeferiu, nesta terça-feira (17) o pedido de prisão preventiva contra Pedro Lopes Lima Neto, o influenciador “Lokinho”. Segundo a decisão, obtida pelo portal“o fundamento alegado pelo Promotor de Justiça para a sua decretação (participação em evento festivo), não constitui motivo legítimo para a decretação da prisão”.

    Ainda consta no documento a negativa em relação a reconsideração da decisão que indeferiu o pedido de revogação da prisão de Stanlley Gabryell Ferreira de Sousa, namorado de Lokinho. O jovem continua preso, segundo a decisão. Ambos são envolvidos no acidente que matou duas mulheres e deixou crianças feridas, entre elas, uma que até hoje enfrenta sequelas e precisa de doações. 

      

    MP pediu prisão preventiva de Lokinho em Teresina, que foi negada por juíza
    Reprodução

      

    "Indefiro o pedido de reconsideração da decisão proferida no Id de nº 67252029, em consequência, mantenho a prisão preventiva do acusado Stanlley Gabryell , o que faço com base nos arts. 312 e 313 do Código de Processo penal”, diz a juíza.

    Segundo a magistrada, o pedido de prisão de Lokinho proposto pelo MP não foi aceito porque não foi imposta medida cautelar de restrição quanto à sua participação em evento festivo.

    “Acrescento por fim, que ao acusado Pedro não foi imposta a medida cautelar de restrição quanto à participação em evento festivo, de forma que tendo ele participado ou não, de evento festivo após o cometimento dos delitos tratados nestes autos, não infringiu ele qualquer norma de conduta para o convívio em sociedade, via de consequência, não constitui motivo para a decretação da prisão requerida pelo Promotor de Justiça”, diz trecho da decisão. 

    Entenda

    Semana passada, o promotor de Justiça do Ministério Público do Piauí, Ubiraci Rocha, solicitou ao Poder Judiciário a prisão preventiva do Pedro Lopes Lima Neto, vulgo “Lokinho". Ele é envolvido no acidente que resultou nas mortes de Kassandra de Sousa Oliveira e Marly Ribeiro da Silva, no dia 6 de outubro deste ano. No crime, duas crianças também ficaram feridas e o carro dele era conduzido pelo então namorado Stanlley Gabryell Ferreira de Sousa, que já se encontra detido.

    Segundo o membro do MP, o indivíduo foi flagrado participando de festividades públicas, o que ele considera um "desrespeito às medidas cautelares anteriormente fixadas. Tal comportamento evidencia o desprezo pelas determinações judiciais e reforça os fundamentos da necessidade de sua prisão preventiva".

     

    Stanlley Gabryell seguirá preso após atropelar e matar duas mulheres em Teresina
    Reprodução

       

    O influencer Pedro Lopes Lima Neto, o “Lokinho", afirmou em uma nota de esclarecimento postada nesta sexta-feira (13) em conta reserva no Instagram, que não descumpriu medidas cautelares. O comunicado faz referência a um vídeo que circulou nas redes sociais do investigado em um momento de festa dançando, mas o pedido de prisão do Ministério Público do Piauí é pautado em seu flagrante em um evento público nos últimos dias. 

    Relembre o caso 

    Uma câmera de segurança registrou o exato momento em que o jovem Stanlley Gabryell, namorado do influencer Lokinho, atropela e mata duas pessoas na na BR-316, nas proximidades da Casa de Custódia. Nas imagens, é possível ver o grupo de pessoas às margens da rodovia quando são colhidas pelo veículo. As vítimas mortas foram identificadas como Kassandra e Marly Ribeiro. Segundo PRF, duas crianças de 2 e 11 anos também ficaram feridas e foram encaminhadas ao hospital. Após o acidente, uma terceira foi morta em decorrência de uma discussão.

      

    Criança vítima de acidente envolvendo lokinho e o namorado em Teresina precisa de ajuda para tratar sequelas
    TV Antena 10 / Reprodução

      

    Fonte: Portal A10+

    Presidente do TJ-PI destaca volta dos serviços da justiça à população de Joaquim Pires com instalação do Justo Acesso

     Nesta terça-feira (17), foi a vez da população de Joaquim Pires, Norte do estado, receber as instalações do Programa Justo Acesso. Até o momento, as unidades do Justo Acesso já foram instaladas nos municípios de Palmeirais, São Félix do Piauí, Eliseu Martins, Landri Sales, Santa Cruz do Piauí, Pimenteiras, Várzea Grande, Alto Longá, Paes Landim, Aroazes, Monte Alegre, Ipiranga do Piauí, Conceição do Canindé, Angical, Marcolândia, Beneditinos, Bertolínia, Arraial, Francisco Santos, Antônio Almeida, Cristalândia e Curimatá.

     

    Para o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), o momento é de felicidade com a entrega de mais uma obra, que significa um presente para a cidade. Ele explica que quando assumiu a Presidência, sua gestão teve essa preocupação com o apartheid digital e o Tribunal vinha de um processo de agregação de comarcas, em razão de uma determinação do CNJ. “Com isso, a população cobrava muito a reinstalação das comarcas. Então, nós encontramos, com o Justo Acesso, uma alternativa inteligente para devolver às pessoas destas comarcas os serviços da justiça. Uma forma criativa porque contempla não só os serviços jurídicos, mas diversos outros serviços públicos oferecidos pelo estado. Tudo graças às parcerias que firmamos para a prestação dos serviços de qualidade, concretizando uma justiça célere, eficiente e, acima de tudo, uma justiça humanizada.

     

    O prefeito de Joaquim Pires Genival Bezerra disse que a instalação do Justo Acesso é fruto de uma parceria do Tribunal de Justiça com o município de Joaquim Pires e com outros órgãos do Estado do Piauí. Ele reconhece que esta parceria vai oferecer importantes serviços para nossa população do município. “Nossa cidade está de parabéns por este programa e só quem tem a ganhar é o cidadão joaquimpirense. Aqui, terá acesso aos serviços da justiça e de outras instituições. De modo que agradecemos pela brilhante ideia do presidente Hilo de Almeida, que está levando este programa para várias cidades do Piauí e será fundamental para nosso município”.

     

    Conheça o Justo Acesso
    O Justo Acesso é uma iniciativa do TJ-PI que visa aproximar a sociedade dos serviços da Justiça, ao oferecer ao público serviços como o Balcão Virtual e a realização de audiências virtuais, além de serviços dos parceiros do programa, como os Tribunais Regionais Eleitoral e do Trabalho (TRE-PI e TRT-PI), Justiça Federal e Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI).

     

    O programa reúne, de forma integrada, os serviços do (TJ-PI) e de outros tribunais, órgãos governamentais, especialmente os que atuam prestando serviços de cidadania, em uma parceria para que as pessoas possam ser atendidas dentro das inúmeras possibilidades que a internet oferece.

     

    Confira a galeria de fotos do evento

     

    fonte www.tjpi.jus.br