quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Atendendo a requerimento do MPPI, Poder Judiciário anula decreto que invalidou concurso público em Barras

Atendendo a requerimento do MPPI, Poder Judiciário anula decreto que invalidou concurso público em Barras

Casa Rosada, sede da Prefeitura Municipal de Barras

Casa Rosada, sede da Prefeitura Municipal de Barras


Nesta quarta-feira (29), o Juiz de Direito da Vara Única de Barras, Danilo Melo de Sousa, concedeu liminar requerida pelo Ministério Público do Estado do Piauí para anulação de decreto que invalidou concurso público realizado pela prefeitura daquele município. Em setembro, a 2ª Promotoria de Justiça de Barras ajuizou ação civil pública, questionando a legalidade e a constitucionalidade do Decreto Municipal n˚ 12/2017, que invalidou o concurso regido pelo Edital n˚ 01/2016, destinado ao provimento de cargos públicos municipais em diversas áreas. A atual gestão do Poder Executivo, valendo-se da capacidade de autotutela da Administração Pública, havia instituído grupo de trabalho com o objetivo de apurar a legalidade dos atos relativos ao certame instaurado pela administração anterior.

Concluídos os trabalhos da Comissão Técnica, o Prefeito Municipal de Barras, por meio de decreto editado em junho, anulou o concurso público, alegando descumprimento, por parte do antigo gestor, dos dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal relativos às Leis Orçamentárias e aos excessivos gastos com pessoal.

Diante da situação, o Ministério Público instaurou o Inquérito Civil Público n° 19/2017, com objetivo de averiguar a base jurídica do Decreto n°12/2017. O Promotor de Justiça Glécio Paulino Setúbal expediu a Recomendação Administrativa n° 08/2017-2ªPJB, requerendo ao Prefeito de Barras a imediata anulação do disposto. Contudo, apesar de tomar conhecimento do conteúdo da recomendação do Ministério Público, o gestor municipal não apresentou manifestação dentro do prazo fornecido, informando posteriormente o não atendimento da recomendação expedida, o que tornou necessário o ajuizamento da ação.

“Esse decreto vem gerando situações esdrúxulas de flagrante atentado aos princípios da legalidade, eficiência e moralidade administrativa, pois, além do Decreto n° 12/2017 apresentar vícios quanto à forma, finalidade e motivo, a situação vem causando prejuízos às pessoas aprovadas no certame público, já que até então aguardam nomeação, deixando, também, o Município réu de bem e eficientemente prestar seus serviços públicos através daqueles melhor qualificados para tanto, selecionados via concurso público”, frisou Glécio Setúbal.

Em sua decisão, o Juiz também considerou a análise conduzida pelo Tribunal de Contas do Estado, segundo o qual “o decreto n.° 12/2017, que anulou o Concurso Público 001/2017 da Prefeitura de Barras, possui vícios quanto ao motivo, à finalidade e à forma, tendo em vista não se coadunar com os princípios da economicidade, da eficiência administrativa e do devido processo legal”. O relatório de auditoria do TCE endossou os argumentos do Ministério Público.

Foi fixado o prazo de cinco dias para que a Administração Municipal comprove o cumprimento da decisão, com aplicação de multa diária de R$ 1 mil, incidente sobre o patrimônio pessoal do gestor, em caso de inobservância.

fonte http://www.mppi.mp.br

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Convite para o Lançamento da Operação Natal e Ano Novo Seguro.

Convite para o Lançamento da Operação Natal e Ano Novo Seguro.


http://www.pm.pi.gov.br

Polícia Civil deflagra a operação 'Catena' em Piripiri e prende cinco pessoas

Polícia Civil deflagra a operação 'Catena' em Piripiri e prende cinco pessoas

A Polícia Civil do Piauí deflagrou na manhã desta quinta-feira (30/11) a “Operação Catena” visando dar cumprimento a diversos mandados de prisão após investigações da Polícia Civil e de condenações criminais do Poder Judiciário.
Foram cumpridos mandados referentes a roubo com emprego de arma de fogo, estupro e outros crimes. Nesta manhã cinco pessoas foram detidas, dois deles por mandado de prisão preventiva.
Essas operações da Polícia Civil fazem parte da programação de final de ano, que através de cumprimento de mandados, a população se sinta mais segura.
- Fotos: Divulgação/Polícia Civil
Antes da ação desta quinta-feira, outras duas pessoas já haviam sido detidas por condenação de estupro e descumprimento de medidas protetivas.
A operação contou com a participação de equipes do 1º Distrito Policial, 2º Distrito Policial e da Delegacia da Mulher da cidade de Piripiri, sob o comando dos delegados Jorge Terceiro, Ricardo Oliveira e Lucivania Vidal
O nome da operação 'Catena', vem do latim e significa cadeia.

fonte 180graus.com

Empresário é preso por atrasar pagamento de pensão alimentícia para filho

Empresário é preso por atrasar pagamento de pensão alimentícia para filho

O montante total da dívida não foi informado porque o processo corre em segredo de justiça, mas delegado afirma que é um "valor considerável".


O empresário Franly Lima, dono do Centro de Convenções Atlantic City, foi preso por volta das 10 horas desta quinta-feira (30), por conta de uma dívida de natureza alimentar.
Franly estava em seu escritório no Atlantic City quando foi preso por uma equipe da Divisão de Capturas (Dicap) da Secretaria de Segurança Pública do Estado. 
O empresário Franly Lima 
Segundo o delegado Odilo Sena, da Dicap, o empresário está devendo vários meses da pensão alimentícia de um filho de nove anos.
O montante total da dívida não foi informado porque o processo corre em segredo de justiça, mas o delegado afirma que é um "valor considerável".
Além do Centro de Convenções Atlantic City, o empresário Franly é dono de veículos de comunicação, de clubes e de uma rede de motéis e hotéis no Piauí.
O delegado Odilo Sena explica que, para conseguir a liberdade, basta que o empresário pague o valor acumulado da dívida de natureza alimentar.
O Portal O DIA ligou para o escritório de Franly para tentar contato com sua assessoria jurídica, mas a secretária do empresário informou que a advogada não estava no prédio no momento, e disse que não poderia informar o número do seu telefone.

fonte http://www.portalodia.com

Pintor morre após levar choque e cair de andaime de 8 metros de altura

Pintor morre após levar choque e cair de andaime de 8 metros de altura

Fotos: Romero Holanda/ TV Cidade Verde
Um pintor identificado apenas como Dagoberto morreu após sofrer uma descarga elétrica e cair de uma altura aproximada de oito metros. O caso ocorreu por volta das 11h, desta quinta-feira (29).
A vítima estaria fazendo o reparo no letreiro de uma revendedora de veículos e não usava nenhum equipamento de segurança. Uma haste de alumínio usada na pintura teria tocado a fiação elétrica e Dagoberto caiu com o impacto do choque. 
Testemunhas relataram que o Samu demorou cerca de 10 minutos, mas  a vítima já estava sem vida.
Dagoberto havia sido contratado para fazer o serviço há apenas quatro dias e ganharia o valor de R$ 2.500. 
A loja fica localizada na avenida Higino Cunha, via que dá acesso a Ponte Wall Ferraz. 
Fotos: Romero Holanda/ TV Cidade Verde
Fotos: Romero Holanda/ TV Cidade Verde
Fotos: Romero Holanda/ TV Cidade Verde

fonte cidadeverde.com

Mais de 500 aprovados em concursos farão curso de formação em janeiro

Mais de 500 aprovados em concursos farão curso de formação em janeiro


Os cursos de formação de novos soldados e agentes penitenciários terão início no dia 3 de janeiro de 2018. A informação foi confirmada pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que também revelou a quantidade de candidatos que será convocada: 367 soldados e 150 agentes penitenciários.
No caso dos agentes, 150 aprovados serão chamados para a academia e o curso terá duração de quase quatro meses.
 
“Temos a necessidade de repor agentes penitenciários e, ao mesmo tempo, garantir as condições de funcionamento do novo presídio que deve ser inaugurado por volta de maio ou junho do próximo ano, que é a Cadeia Pública de Altos. Temos em andamento a construção de duas outras unidades que ensejará o chamamento desses que estão no cadastro de reserva”, explicou o governador.
O secretário da Justiça, Daniel Oliveira, completa que as aulas serão ministradas na Escola Penitenciária e a prática será nos presídios.
A intenção declarada pelo governador é nomear 75 aprovados logo após a conclusão. Os outros 75 seriam chamados após a conclusão da Cadeia Pública de Altos, cujas obras estão em andamento, com 40% já executado. "A nomeação dependerá do equilíbrio financeiro do Estado, mas há um compromisso de logo garantir que isso aconteça, junto com obras em andamento”, ressaltou Daniel Oliveira
PM
Quanto aos policiais militares, serão convocados para o curso de formação 331 aprovados no último concurso para soldado, além de 36 candidatos respaldados por ordens judiciais. O curso será distribuído em três centros, nas cidades de Teresina, Parnaíba e Picos e terá duração entre 5 e 6 meses.
"No segundo semestre de 2018, devemos ter esse efetivo à disposição da segurança do nosso estado”, disse o secretário de Estado da Segurança, Fábio Abreu.
Na mesma audiência, o governador Wellington Dias autorizou a promoção de 12 delegados, 48 agentes, 16 escrivães e 33 peritos da Polícia Civil.

fonte cidadeverde.com