quarta-feira, 29 de março de 2017

Março concentra 25% das mortes de policias militares ocorridas desde 2016

Março concentra 25% das mortes de policias militares ocorridas desde 2016

Considerando apenas casos com policiais fora de serviço, soma das mortes em março é igual a quase metade dos casos 2016.

O mês de março se aproxima do fim e registra um recorde: com o assassinato do sargento Carlos Alberto Inácio, do BPM de Altos, já são três policiais militares assassinados. Todos os três casos ocorreram durante assaltos, e quando os policiais estavam fora de serviço.
O número de casos assusta em comparação ao ano passado: Nos doze meses de 2016, 9 policiais foram mortos, 7 deles quando os militares não estavam de serviço. Assim, o número de mortes de PMs ocorridas apenas em março de 2017 corresponde a um quarto das mortes ocorridas desde 2016. Considerando apenas os casos envolvendo policiais fora de serviço, as mortes desde mês somam quase metade dos assassinatos em todo ano de 2016. Ao todo 11 policiais militares morreram no Piauí no ano de 2016. Além dos 9 PMs assassinados, outros dois cometeram suicídio.

Entretanto, para a Polícia Militar, os casos não têm relação entre si. Dos PMs mortos em 2017, dois deles foram vítimas de latrocínio, e um foi morto quando tentou intervir em um assalto.
“Não podemos dar para a coisa a dimensão que não tem”, comentou o coronel John Feitosa, porta-voz da Polícia Militar. “Este foi o terceiro episódio que envolve militares nossos, e vitimados. Mas não podemos afirmar que existe uma organização para atingir policias militares, por que isso eu não posso comprovar. Não tem nada evidenciado que a ação foi voltada para assaltar um militar”, declarou o coronel.
Casos
No primeiro caso, ocorrido no dia 7 de março, o cabo da PM Valdir Vale (foto ao lado) foi baleado com dois tiros no peito após tentar intervir em um assalto, na avenida Jockey Club, zona Leste de Teresina. O policial presenciou o momento quando uma dupla de assaltantes abordou um carro, onde um funcionário de uma clínica ortopédica trazia um envelope contendo cerca de R$ 9 mil. Valdir trocou tiros com os assaltantes, e chegou a acertar um tiro na perna de um deles, mas não resistiu aos ferimentos.
No último dia 21, o major Mayron Moura Soares foi assassinado em um assalto, em uma parada de ônibus na zona Sudeste. O major era comandante do 1º Batalhão da PM, responsável pelo policiamento do centro da capital. Ele esperava a filha quando foi abordado por uma dupla em uma motocicleta. O acusado de ter baleado o major disse, após ser preso, que atirou quando viu a arma do policial.
O caso mais recente ocorreu na noite de ontem (28), na estrada que liga as cidades de Altos e Coivaras. O sargento reformado Carlos Alberto Inácio, que trabalhava no Batalhão de Altos, foi morto após ser atropelado por uma motocicleta. A morte foi entendida como um latrocínio, já que a arma de fogo que o policial carregava foi subtraída do corpo. Três homens, que pilotavam duas motocicletas, foram presos no mesmo dia.
Execuções
As mortes de policiais acompanham o número de execuções de pessoas suspeitas de assalto e de presidiários nos últimos meses. Foram dois homens baleados enquanto praticavam assaltos, e um assassinado por motoqueiros não identificados, pelas ruas de Teresina, além de duas execuções dentro das cadeias do Piauí.
O primeiro caso, ocorrido na noite do dia 23, o homem identifica como Michael Jackson foi abordado por dois homens em uma motocicleta e baleado no peito. Michael caminhava ao lado da mãe na avenida Nicanor Barreto, no bairro Vale Quem Tem, e morreu na hora. A dupla não foi identificada.
No último dia 24, um acusado de assalto foi baleado de raspão no braço, após trocar tiros com policiais militares, no bairro Monte Castelo. De acordo com a PM, o rapaz vinha praticando assaltos na região, e foi preso. Além dele, dois menores foram apreendidos.  
E ontem (28), um homem identificado como Kleiton Francisco Castro, de 20 anos, foi morto após supostamente assaltar uma mulher, no centro de Teresina. O autor dos disparos foi um motoqueiro não identificado.
Nas penitenciárias, dois homens foram assassinados. O primeiro, ocorrido no dia 7 de março, Reinaldo Lopes Moura, foi encontrado pendurado na grade de uma cela, na Penitenciária de Picos. O corpo apresentava sinais de espancamento. Contra ele pesavam acusações de extorsão seguida de violência doméstica.
O caos mais recente ocorreu no último domingo (26): Lenilson Pereira da Silva (foto ao lado), de 27 anos, foi teve o pescoço quebrado e o corpo jogado em um tambor de lixo, na Casa de Custódia, em Teresina. O corpo de Lenilson trazia marcas de agressão, mostrando que ele teria lutado pela vida. 

fonte http://www.portalodia.com

Manifestantes se concentram no Fórum em ato contra reforma trabalhista

Manifestantes se concentram no Fórum em ato contra reforma trabalhista

Está sendo articulada outra manifestação contra a reforma trabalhista para o dia 07 de abril, que acontecerá na OAB

Na manhã desta quarta-feira (29) diversas instituições se concentraram em frente ao Fórum do Ministério do Trabalho, na avenida Miguel Rosa, para protestar contra a reforma do sistema trabalhista, que está sendo discutida na câmara dos deputados, e contra os ataques à justiça do trabalho.
De acordo com o presidente da Comissão de Direito da OAB, Elmano Lacerda, a manifestação foi uma solicitação dos advogados e busca além da protesto propriamente dito, esclarecer os diversos pontos defendidos na reforma. “Não é que somos contra a reforma trabalhista ou de terceirização, é a forma que está sendo implantada”, esclareceu Elmano Lacerda.
Várias entidades discutem pautas da reforma da trabalhista e terceirização em protesto em frente fórum do Ministério do Trabalho (Foto: Moura Alves/ODIA)
Para o membro da Comissão de Direito do Trabalho OAB,Kauer Castro, essa manifestação que se inicia hoje é uma nota de repúdio contra a reforma trabalhista que está sendo discutida no Congresso Nacional. "Do jeito que está sendo elaborada, vem para massacrar o trabalhador, assolapar direitos trabalhistas conquistados ao longo de década e décadas” pondera. 
Entre as pautas discutidas, destacou-se também o projeto de terceirização das atividades trabalhistas. Diversas entidades presentes declararam a insatisfação com o projeto da terceirização e se juntaram com os demais manifestantes. “A precarização existe. Só de terceirizados no Piauí são mais de vinte mil, queremos nosso direitos respeitados, estamos inconformados com essas implantações de reformas e estamos aqui apoiando esse ato contra a terceirização”, afirma Maria José, presidente do sindicato de SEEACEP (Sindicato dos Empregos em Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Piauí.
O ato foi organizado pela Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PI, Ministério Público do Trabalho, Associação dos Magistrados Trabalhistas, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Piauí e contou com a participação de representantes de Sindicatos e Profissionais de diversas áreas.
Está sendo articulada outra manifestação contra a reforma trabalhista para o dia 07 de abril, que acontecerá na OAB

fonte portal o dia

Desembargador mantém julgamento de acusado de assassinar deputado

Desembargador mantém julgamento de acusado de assassinar deputado

Segundo o desembargador, a decisão de suspender a liminar se dá pela proximidade da prescrição do processo, no dia 27 de maio deste ano.


Resultado de imagem para desembargador Sebastião Martins

O desembargador Sebastião Martins revogou na manhã de hoje (29) a liminar que suspendia o julgamento do advogado Virgílio Bacelar, voltando a ser realizado amanhã (30). Segundo o desembargador, a decisão de suspender a liminar se dá pela proximidade da prescrição do processo, no dia 27 de maio deste ano.
Segundo o desembargador a informação sobre a prescrição do processo não constava no habeas corpus apresentado pela defesa, e a proximidade com a data de prescrição poderia prejudicar a possível punição ao réu. “Ocorre que surgiu um fato novo, extremamente relevante, para o exame dos argumentos do impetrante [o acusado], qual seja: a possibilidade da extinção da punibilidade do réu, pela prescrição”, diz o documento.
O julgamento do advogado Virgílio Bacelar de Carvalho, acusado de ser o mandante do assassinato do deputado Abraão Gomes, em 29 de agosto de 1989, havia sido suspenso pelo desembargador Sebastião Martins no dia de ontem (28). O julgamento, pelo Tribunal do Júri, havia sido adiado porque o acusado teria entrado com um habeas corpus junto ao Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI) alegando irregularidades no processo.
Em entrevista ao Portal O Dia, o desembargador Sebastião Martins afirmou que a suspensão do julgamento havia se dado por conta de uma liminar parcial para averiguar se as alegações do habeas corpus eram procedentes ou não. Entre as alegações, o acusado argumenta que o promotor teria arrolado testemunhas fora do prazo legal, de cinco dias. Além disso, o acusado também alega não ter sido intimado pessoalmente para comparecer à sessão do júri. 
Entenda o caso
O deputado Abraão Gomes de Oliveira foi assassinado com um tiro de escopeta na porta de casa, no bairro Planalto Ininga, zona Leste de Teresina, no final da tarde do dia 29 de agosto de 1989, ao retornar da Assembleia Legislativa do Piauí. 
De acordo com a denúncia, o advogado Virgílio Bacelar teria sido o mandante do assassinato e negociado com dois executores. O crime teria motivações políticas, pois as famílias da vítima e do acusado são do município de Porto, na região Norte do estado, e possuíam interesses políticos contrários

fonte http://www.portalodia.com

Comandante geral da Polícia Militar descarta ataques orquestrados contra PM

Comandante geral da Polícia Militar descarta ataques orquestrados contra PM


O comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Carlos Augusto Gomes de Souza, descartou nesta quarta-feira (29) a existência de um grupo criminoso que esteja matando de forma orquestrada policiais no Estado. Para o comandante geral, todos os casos foram rapidamente solucionados com a ajuda da Polícia e informou que mais de 600 policiais no Brasil foram mortos combatendo o crime.
"Nós descartamos essa possibilidade de um ataque orquestrado até porquê em todos os crimes as pessoas foram presas. Nenhum dos criminosos estão soltos. Todos eles foram presos e nós esperamos e confiamos na Justiça do nosso Estado", declarou o comandante.
Segundo o comandante, o momento é de reflexão e a Polícia do Piauí continuará com a sua missão. "Ontem foi a missa de sétimo dia do major Mayron. Não nos recuperamos nem desse momento ainda. Se é que se recupera de um momento marcante como esse. O fato é que nós temos uma missão a ser cumprida. Nós somos a porta de entrada de uma ocorrência, seja ela de médio ou de grande porte e nós vamos continuar", completou.
Durante entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (29), o comandante declarou que irá colocar em prática medidas como a internação compulsória para usuários de drogas. "A maioria dos crimes cometidos no Piauí está ligado ao consumo, ou ao tráfico de drogas. Medidas como essa nós temos trabalhado e buscado junto ao Governo do Estado. Essa missão da segurança pública não é só nossa, mas nós fazemos parte de um sistema que certamente não tem que ser repensado mas precisa ser levado a fazer um trabalho com maior eficiência", concluiu.

fonte cidadeverde.com

Polícia acredita que trio suspeito de matar sargento tentou forjar acidente

Polícia acredita que trio suspeito de matar sargento tentou forjar acidente

A Polícia Civil vai investigar se os suspeitos de participação na morte do Sargento Inácio forjaram o acidente para roubar a arma do militar. De acordo com informações da 3ª Companhia do 8º Batalhão da PM, o revólver calibre 38 da vítima só foi localizado duas horas após o ocorrido e a cerca de 10 metros do local onde ele foi atropelado. 
"Após o ocorrido, três viaturas fizeram buscas no local e não encontraram a arma, que estava dentro de uma pochete. Já à noite, uma guarnição voltou lá e encontrou a bolsa com a arma e o celular do sargento. A pochete estava presa ao corpo do militar e não tinha como ter sido lançada tão longe. Acreditamos que alguém tenha ido lá e colocado a bolsa depois de tudo que aconteceu para dar a impressão de que foi um acidente", disse um militar lotado na mesma companhia que a vítima. 
O comandante da PM de Altos, capitão José Manoel de Negreiros, explica que está sendo avaliado se as lesões no corpo da vítima são compatíveis com o acidente ou agressão. Há informações de que após o atropelamento um dos suspeitos ainda passou com o veículo em cima da vítima. A família acredita em latrocínio: roubo seguido de morte. 
Fotos: Graciane Sousa/Cidadeverde.com
Comandante da Polícia Militar de Altos
"Esperamos justiça, estamos chorando e lamentando a perda de um trabalhador e esperamos que amanhã ou depois eles não estejam soltos novamente cometendo mais crimes. Para a família, foi um latrocínio. Tinha tanta gente caminhando lá, porque atropelar logo ele?", interroga John Wesley, genro da vítima. 
John Wesley, genro da vítima
Da pochete do militar, foi subtraída apenas a quantia de R$ 300. Bastante abalada, a viúva do PM clama por justiça. 
"Era um bom esposo, avô, vizinho e muito preocupado com a saúde. Quando não estava trabalhando, sempre fazia caminhadas. Era uma pessoa saudável. O sentimento é de revolta", disse Maria Solange Ferreira de Abreu, que aguarda a liberação do corpo juntamente com outros familiares. 
Familiares da vítima
O crime
Carlos Alberto Inácio de Abreu foi atropelado por volta das 16h50 de ontem, enquanto fazia cooper entre as cidades de Altos e Coivaras.
Ele chegou a ser socorrido com vida, foi encaminhado ao Hospital de Altos, sofreu duas paradas cardíacas e foi levado ainda vivo ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Ele teria sofrido fraturas nas duas pernas e traumatismo craniano. O PM morreu no hospital. 
Os suspeitos, identificados como Maycon Fontenele da Silva, 22 anos, Witalo Antônio Alves Lima, 18 anos, e Laércio Ferreira de Oliveira, 18 anos, foram presos em Altos horas após o crime e autuados na Central de Flagrantes de Teresina por roubo qualificado. A polícia também apreendeu as duas motocicletas usadas na ação. Os veículos estavam sem placa. 

fonte cidadeverde.com

Viúva de policial militar morto em Altos desabafa no IML: 'Revolta'

Viúva de policial militar morto em Altos desabafa no IML: 'Revolta'


"Revolta", essa foi a única palavra usada por Solange, viúva do sargento,  Carlos Alberto Inácio de Abreu, de 55 anos, para descrever o seu sentimento. O 3º sargento morreu durante a madrugada de hoje no Hospital de Urgência de Teresina. Ele foi atropelado por uma moto ontem a tarde enquanto fazia caminhada no município de Altos. Solange perdeu de forma violenta o companheiro de 39 anos de união.
"Eu estava lavando o banheiro quando ele saiu e disse assim - tô indo pra caminhar. Eu disse - Vá com Deus. Ele voltou, não sei o que ele esqueceu e disse - agora eu vou e saiu de novo", contou Solange.
O militar fraturou as duas pernas teve traumatismo craniano e não resistiu. Familiares acreditam que a batida foi intensional, com objetivo de roubar a pochete onde o militar carregava o revólver.
O genro que costumava acompanhar a vítima. Ontem faltou ao cooper. "Infelizmente ontem eu não fui porquê concerteza se eu tivesse ido isso não teria acontecido ou eu seria mais uma vítima porquê eles estavam de olho na arma dele", disse o genro John Wesley dos Santos.
Três suspeitos foram presos logo depois, são Laércio Ferreira de Oliveira, Maicon Fontenele da Silva e Witalo Antônio Alves da Silva, que se feriu na ação e teve o braço enfaixado. Duas motocicletas sem placa foram apreendidas. Aqui na Central de Flagrantes, os suspeitos, orientados por um advogado trataram o ocorrido como um acidente de trânsito, mas nos depoimentos houveram contradições e os três terminaram autuados por roubo qualificado.
Agora com a morte do militar a tendência é que sejam enquadrados em latrocínio, roubo seguido de morte,onde a pena chega a 30 anos de reclusão.
Um fato intriga a Polícia, segundo o comandante da PM em Altos, José Negreiros. A pochete com a arma do militar foi encontrada horas após o fato. Na hora do socorro ao Sargento Inácio ela não estava lá. "A informação que me chegou dos policiais de serviço é que fizeram uma varredura no primeiro momento e nada foi encontrado, mas que em contato com os suspeitos surgiu a necessidade de ir até o local novamente e para a surpresa da guarnição, teriam subtraído uma quantia da pochete e a arma se encontrava no local", descreveu.
O comandante lamenta ainda a morte do sargento. "Eu não estou falando de um policial qualquer. Eu falo de um policial que após trinta anos na carreira ativa ainda prestava serviço a Polícia. É uma grande perca para a Polícia Militar", descreveu.
O sargento Inácio era do núcleo voluntário da reserva. Tinha se aposentado há dois anos  e retornou para prestar serviços administrativos na sede da 3ª companhia do 8º BPM em Altos. Ele deixa a esposa e três filhos.
"A gente espera justiça porquê já são três assassinatos de policiais no Piauí e até agora nada", concluiu o genro do policial.

fonte cidadeverde.com

PREFEITO DE CAMPO MAIOR MOSTRA DESINTERESSE EM RESOLVER PROBLEMAS DE LITÍGIO E FALTA REUNIÃO COM A CETE

PREFEITO DE CAMPO MAIOR MOSTRA DESINTERESSE EM RESOLVER PROBLEMAS DE LITÍGIO E FALTA REUNIÃO COM A CETE

A Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (CETE) reuniu na manhã de hoje prefeitos e presidentes de câmaras de 5 municípios da região dos carnaubais. A reunião foi comandada pelo deputado estadual e presidente da comissão, Antônio Félix (PSD).


Foram convocados os municípios de Campo Maior, Jatobá do Piauí, Milton Brandão, Nossa Senhora de Nazaré, Novo Santo Antônio e Sigefredo Pacheco, porém, dentre os convocados, o município de Campo Maior não se fez presente, impossibilitando assim o acordo com os outros municípios convocados.
O prefeito do município de Mílton Brandão, Expedito Rodrigues de Souza (PT) assinou o acordo com representantes da cidade de Sigefredo Pacheco onde havia algumas áreas de litígio, além disso, o deputado Antônio Félix anunciou uma visita ao município de Mílton Brandão ainda no mês de maio, juntamente com representantes da Comissão de Estudos Territoriais (CETE) e o secretário de turismo Flávio Nogueira Jr (PDT).
“A reunião de hoje foi bastante produtiva. Assim como prevíamos, o ano de 2017 será de grande avanço em relação às áreas de litígios no estado do Piauí, visto que, diferentemente do ano de 2016, não teremos período eleitoral e os gestores poderão se dedicar 100% aos assuntos que contribuem com o desenvolvimento dos mesmos.” Comemorou o presidente da comissão.
O parlamentar ressaltou ainda a importância da presença dos municípios nas reuniões. “Hoje tivemos a ausência do município de Campo Maior que acarretou na falta de acordo com todos os outros municípios presentes, este tipo de acontecimento acaba prejudicando todos os envolvidos.” Finalizou Antônio Félix.

fonte http://www.portaldeolho.com


Detran-PI realiza leilão de 129 veículos nesta sexta-feira (31)

Detran-PI realiza leilão de 129 veículos nesta sexta-feira (31)

Do total de veículos, 113 são motocicletas e 16 são automóveis.

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) realiza, nesta sexta-feira (31), o 6º leilão 2017 de veículos. Serão 129 lotes disponíveis a arremate, os quais já se encontram abertos à visitação desde quinta-feira (23). O leilão será no pátio da Vip Leilões, localizado na avenida Dr. Josué de Moura Santos, 1111, Bairro Pedra Mole, com inicio a partir das 10h.
Do total de veículos a arremate, 113 são motocicletas e 16 são automóveis, todos em bom estado de conservação e em condições de circulação. Qualquer pessoa física ou jurídica, portadora de documento de identidade, CPF ou CNPJ e que não possua restrição judicial, está apta a participar do leilão. Os documentos deverão ser apresentados em cópia e original ao leiloeiro para confronto e autenticação.
Os veículos leiloados foram apreendidos em blitzen de fiscalização e estão há mais de 60 dias no pátio do Detran. Todos serão entregues aos compradores livres de multas e as taxas de licenciamento relativas a anos anteriores são anistiadas pelo órgão.
O interessado em participar do leilão deverá fazer inscrição prévia, caucionando um cheque assinado em branco e nominal ao leiloeiro ou nota promissória devidamente preenchida e assinada. Para os arremates online, será enviado imediatamente após a arrematação um e-mail com os dados para pagamento do lote e com o respectivo valor a ser creditado. A inscrição online pode ser realizada pelo endereço eletrônico www.vipleiloes.com.br.
Os arrematantes terão um prazo de até 30 dias para proceder a transferência do mesmo para a sua propriedade, sendo condicionada a entrega, feito o emplacamento/transferência de propriedade junto ao órgão de trânsito, no caso o Detran-PI, correndo por sua conta as despesas com seguro e taxa de transferência.
Após o pagamento, o condutor deve abrir um processo no posto do órgão para solicitar a retirada. Apenas o proprietário ou representante legal, por meio de procuração pública, podem fazê-la.

fonte http://www.piauiemfoco.com.br

Prefeitura é multada por barrar água que abastece a Lagoa do Portinho

Prefeitura é multada por barrar água que abastece a Lagoa do Portinho

Barragem irregular foi feita pela Prefeitura

Uma barragem irregular feita pela Prefeitura de Bom Princípio do Piauí pode ser uma causa de danos ambientais à lago do Portinho, que segue sem muita água em seu leito, apesar das chuvas intensas ocorridas na região da Planície Litorânea.
Por conta disso, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Semar) aplicou uma multa de R$100 mil, em face do que considerou uma ação irregular da Prefeitura Municipal de Bom Principio.
Auditores ambientais atenderam queixas de cidadãos dos municípios da microbacia do rio Portinho, fiscalizando uma estrada vicinal daquele município, na qual constataram o barramento de cursos d'água que levam água para o espelho d’água da Lagoa do Portinho.
Cabe recurso administrativo da multa aplicada à Prefeitura, mas para isso, “o município deverá demonstrar o regular licenciamento da obra, bem como as medidas de recuperação ambiental quanto aos danos causados”, explica a Diretora da Fiscalização Ambiental e auditora fiscal ambiental, Danielle Melo.
Ela acrescenta que a Superintendência de Meio Ambiente já está elaborando Relatório Ambiental de Apuração de Danos Ambientais na região da Microbacia do Portinho. “Também estamos trabalhando no diagnóstico georreferenciado quanto ao seu uso e ocupações, para fins de planejamento e adoção de medidas efetivas para contribuir com sua revitalização.
Além disso, em atendimento a requisições do Ministério Público Estadual, a Semar encaminhará todos os dados já levantados, cópias dos procedimentos de autuação, bem como os dados construídos pelo levantamento georreferenciado, previsto para o mês de abril do corrente ano”, ressalta o Superintendente de Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé.
Serviço
A equipe de auditores fiscais que estão atuando naquela região é formada por Danielle Melo,Waneska Vasconcelos, Tânia Noleto e Maria Teresa Costa. Eles atuam com base nas denúncias formalizadas juntos a Semar, através dos números 86 3216-2038/ 9.9981-3273.

fonte www.portalaz.com.br

Guarda Municipal já fez mais de 200 apreensões de drogas em parques de Teresina

Guarda Municipal já fez mais de 200 apreensões de drogas em parques de Teresina

Lagoas do Norte lidera o número de apreensões

Um levantamento divulgado pela Guarda Municipal nesta quarta-feira (29) aponta que em cerca de três meses, foram realizadas 31 ações de apreensão de drogas em parques da capital. Segundo o relatório, mais de 200 envelopes com cocaína, maconha e crack foram apreendidos. A Guarda foi implantada no último dia 24 de janeiro e hoje foi divulgado o primeiro relatório dos primeiros 100 dias de atividades.
Guarda Municipal de Teresina
Guarda Municipal de Teresina
O documento contém informações baseadas nos registros diários da Guarda Municipal e deve ajudar a mapear as áreas e nortear o planejamento estratégico de prevenção e proteção.
Segundo o secretário municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Samuel Silveira, os resultados apresentados pela Guarda são bastante positivos, tendo em vista o curto tempo de atuação.
“A Guarda tem se mostrado muito atuante naquilo que ela se propõe a fazer: proteger a comunidade e o patrimônio público, com atividade exemplar no combate ao uso de drogas e até mesmo na prevenção, através de abordagens educativas e de advertência. Nós pretendemos, cada vez mais, fortalecer o combate às drogas com educação e cidadania”, afirma Samuel Silveira.
Durante o período de 25 de janeiro a 22 de março, foram realizadas 31 operações em que foram apreendidas 255 invólucros de substâncias entorpecentes nos cinco parques onde a Guarda atua: Parque da Cidadania, Parque Ambiental Lagoas do Norte, Complexo Esportivo José Ponce Filho, o “Parentão” e os Centros de Esportes Unificados (CEU) Norte e Sul.
Dos 255 invólucros apreendidos, 128 foram de cocaína, 104 de maconha, 21 de crack e duas de loló.
O Parque Lagoas do Norte lidera o número de entorpecentes apreendidos (202), tendo se destacado a cocaína como a droga mais comumente apreendida (123). Já no Parque da Cidadania, foram apreendidas 43 invólucros de drogas, com destaque para a maconha (41).
Apreensões de armas
Também foram apreendidas 10 armas brancas e dois simulacros de armas de fogo nos parques Lagoas do Norte, da Cidadania, CEU Sul e “Parentão”.
Conduções à central de flagrantes
Foram realizadas seis conduções à Central de Flagrantes. Duas sob a imputação de tráfico de drogas; uma por roubo armado; uma por porte de arma de fogo; uma por ameaça aos Guardas Civis e uma por ameaça e agressão contra mulher.
Ações ambientais
A Guarda Municipal realizou duas operações de resgate de animais silvestres. Foi apreendida uma cotia, no Parque da Cidadania, e, após denúncia, foram resgatados vários pássaros silvestres que estariam sendo comercializados no centro da cidade.

fonte www.portalaz.com.br

Acidente Resultou na Morte Imediata de um Jovem na PI-112

Acidente Resultou na Morte Imediata de um Jovem na PI-112



Um suposto acidente resultou na morte imediata do jovem popularmente conhecido na cidade de Porto como “Sapim”. O corpo da vítima foi encontrado ao lado de uma motocicleta num trecho da PI-112, que liga à Campo Largo do Piauí, nas imediações do “galpão do gaúcho”, na tarde desta quarta-feira (29).


Mais informações a qualquer momento...

fonte http://emanuelsousamatiasolimpio.blogspot.com.br

Criminosos invadem casa de idoso, o espancam e ainda levam 12 mil reais da vítima no Piauí

Criminosos invadem casa de idoso, o espancam e ainda levam 12 mil reais da vítima no Piauí

A polícia acredita que a ação delituosa foi planejada e que o idoso já vinha sendo monitorado pelos os bandidos que sabiam de toda a quantia que o idoso guardava em casa.

Dois homens estão sendo procurados pela polícia após terem invadido uma residência e tomando de assalto cerca de 12 mil reais de um idoso no início da noite desta terça-feira (28) no Bairro São João, zona urbana de Sigefredo Pacheco. A vítima identificado por João Francisco de Oliveira, 88 anos, mas conhecido como João Novo – “Puba”, ainda foi espancado e forçado a entregar todo dinheiro que guardava em seu bolso no momento da ação dos criminosos.
De acordo com a neta da vítima, os assaltantes entraram pelo fundo da cerca da residência, invadiram a casa e esperaram João Novo entrar para anunciar o assalto- ” No momento que eles invadiram meu avô estava só em casa e sentado na porta. Eles se esconderam dentro do quarto dele, e  tiraram a lâmpada do bocal para meu avô não acender a luz” contou Thais Ximenes que revelou que seu avô ainda foi agredido com socos no rosto até que contasse aonde estaria o dinheiro.
A polícia acredita que a ação delituosa foi planejada e que o idoso já vinha sendo monitorado pelos os bandidos que sabiam de toda a quantia que João Novo guardava em casa. De acordo com Cabo Hagson, Comandando do GPM de Sigefredo, uma linha de investigação aponta identificação de alguns suspeitos – ” Passamos a noite em diligência seguindo os rastros dos bandidos. Em cima das informações já colhemos indícios suficientes que possam levar a identificação dos criminoso. disse.

fonte http://www.piauiemfoco.com.br/ com informações Portal De Olho


Sargento da Polícia Militar é atropelado e morto durante tentativa de assalto

Sargento da Polícia Militar é atropelado e morto durante tentativa de assalto

Mesmo sem reagir, o PM foi atropelado e não resistiu aos ferimentos

O Sargento Carlos Alberto Inácio de Abreu foi morto depois de ser atropelado por bandidos na estrada entre Altos e Coivaras na noite da última terça-feira (28).
Sargento Carlos Alberto Inácio de Abreu
Sargento Carlos Alberto Inácio de Abreu
De acordo com o tenente-coronel John Feitosa, relações públicas da Polícia Militar do Piauí, três homens abordaram o PM e anunciaram assalto. “O sargento foi atropelado e depois descobrimos que o objetivo desses elementos era roubar a arma de uso pessoal dele”, disse.
Mesmo sem reagir, o PM foi atropelado e teve fratura exposta na perna direita. Além disso, o sargento Carlos Alberto foi encontrado com sinais de forte pancada na cabeça. O sargento chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas não resistiu aos ferimentos, falecendo por volta das 3h desta quarta-feira (29).
“Hoje de manhã recebemos a notícia de que ele infelizmente não resistiu aos ferimentos. Ele chegou a passar por cirurgia, mas não sobreviveu”, lamentou o tenente-coronel.
Prisões
Mayron Fontinele da Silva, de 22 anos; Italo Antônio Alves Lima, 18 e Laercio Ferreira de Oliveira, de 18 anos, foram presos pela morte do Sargento Carlos Alberto. A informação foi confirmada pelo tenente-coronel John Feitosa.
Segundo ele, a arma do PM foi encontrada com os suspeitos. “Eles foram presos ainda ontem a noite pelos policiais de Altos e conseguimos recuperar a arma que estava com um dos suspeitos”, afirmou.
A morte do Sargento Carlos Alberto aconteceu uma semana depois do comandante do 1° Batalhão de Polícia Militar de Teresina, Major Mayron, morto também vítima de assalto. 

fonte /www.portalaz.com.br