terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Solidão faz procura pelo CVV aumentar 30% no Natal e Ano Novo

As pessoas podem conversar com os voluntários do CVV através do site oficial do centro ou através do número 188.


O período de final de ano, com o Natal e o Ano Novo, é um momento de comunhão entre familiares e amigos. É comum que nas confraternizações se compartilhem, além de presentesafetos gratidão pelos momentos vividos ao longo do ano. No entanto, para algumas pessoas, as festividades de fim de ano podem trazer gatilhos emocionais que despertam sensações de desamparo, tristeza e solidão.

As festividades de fim de ano podem trazer gatilhos emocionais que despertam sensações de desamparo, tristeza e solidão. (Foto: Folhapress)
Muitas dessas pessoas acabam por procurar o Centro de Valorização da Vida (CVV) para compartilhar essa dor e conseguir desabafar os seus sentimentos. Nesse período, a procura por apoio emocional cresce cerca de 30% através do número 188, destinado exclusivamente para as pessoas que querem e precisam conversar.
Segundo o Coordenador de Comunicação do CVV no Piauí, Eyder Mendes, as pessoas que procuram o centro não têm com quem comemorar as datas festivas e muitas vezes sequer conseguem pensar em motivos para celebrar o início de um novo ciclo.
Coordenador de Comunicação do CVV no Piauí, Eyder Mendes. (Foto: Jailson Soares/O Dia)
Entre os motivos que podem ser elencados para o despertar desses gatilhos estão perdas de entes queridos, perdas materiais, o isolamento de familiares e amigos e, em especial, doenças físicas ou psiquiátricas, como a depressão
“Eles querem às vezes compartilhar essa dor, é quando todo mundo está junto em família e eles estão sem ninguém, ou se sentem sem ninguém. São pessoas que têm a dor da solidão e querem compartilhar com a gente, desabafar, às vezes querem ser só ouvidos”, relata.
As pessoas podem entrar em contato com os voluntários do CVV através do site oficial ou através do número 188. As ligações são gratuitas para todo o Brasil, inclusive municípios do interior, e são sigilosas.
“Não precisa se identificar, dizer o nome e nem de onde é. O que ela conversar com os nossos voluntários vai ter a garantia do sigilo, não estamos aqui para criticar, para julgar, estamos aqui para acolher as pessoas que ligam pra gente”, finaliza Eyder, acrescentando que ao todo o CVV possui 118 postos para atendimento todos os dias do ano e 24 horas por dia.

fonte www.portalodia.com

Juiz antecipa saída de 100 presos devido as más condições da Major César

Foto: Roberta Aline

O juiz de execuções penais, José Vidal, confirmou ao Cidadeverde.com que antecipou a saída de cerca de 100 presos devido as más condições e a superlotação da Major César, presídio semiaberto do estado. 
Os presos iriam migrar do semiaberto para o aberto - regime domiciliar - somente em 2020, mas o benefício foi antecipado.
"A medida é em razão da deficiência estrutural da Major César e a superlotação. O presídio está há 20 anos sem reforma e os presos que iriam sair até fevereiro de 2020 tiveram a antecipação da mudança de regime para o aberto", disse o juiz. 
Ele ressalta que os detentos que foram beneficiados têm bom comportamento e se voltarem a cometerem crime irão para o regime fechado.
A Major César tem capacidade para 290 presos e abriga 600 detentos. 
A Defensoria Pública do Estado ingressou com pedido de habeas corpus coletivo solicitando a soltura dos presos do semiaberto, devido a superlotação e falta de estrutura. 
A defensora Irani Albuquerque alerta para a possibilidade de novas rebeliões e informou que o habeas corpus coletivo está no Tribunal de Justiça aguardando manifestações de juízes criminais. 
"A antecipação de presos para o regime domiciliar é um resultado do habeas corpus da Defensoria que pressionou para uma medida", disse Irani Albuquerque. 
Regime aberto
O regime aberto é para pessoas condenadas até quatro anos sem que tenha reincidência de crime. O detento deve trabalhar, frequentar cursos ou exercer qualquer outra atividade autorizada durante o dia e recolher-se à noite em casa de albergado ou na própria casa. 

fonte cidadeverde.com

Empresário compra ambulância de presente de Natal para resgate gratuito de animais



ONGs que salvam vidas de cães e gatos abandonados em Teresina ganharam um presentão neste Natal. O jovem empresário Victor Linhares doou uma ambulância para resgate gratuito de animais de rua.

O veículo foi adquirido pelo próprio empresário que desde a adolescência dedica a vida a salvar bichos abandonados. A ambulância para resgate pet é a primeira no Piauí com serviço gratuito para ONGs e começará a funcionar no fim de janeiro de 2020. 
"São várias as ONGs, instituições e pessoas que cuidam, respeitam, trabalham e amam os animais. É uma luta diária, cara, árdua e nem sempre é uma luta ganha. Muitas vezes, perdemos essa luta para a violência, o desinteresse, a falta de informação e, principalmente, para a falta de estrutura", disse o jovem empresário que também é idealizador do projeto Quatro Mãos Quatro Patas que atua no resgate de animais e em ações em prol dos cães e gatos que vivem nas ruas. 

fonte cidadeverde.com



Dupla rende funcionário e rouba mais de 40 celulares das Lojas Americanas



Dois assaltantes roubaram mais de 40 aparelhos celulares das Lojas Americanas, na manhã desta terça-feira (24/12), no bairro de Fátima, na zona Leste da capital.
Os suspeitos ainda não identificados entraram na loja e renderam um gerente e anunciaram o assalto.
A dupla andava em uma motocicleta e levou aparelhos das marcas da Samsung e Motorola que estavam na vitrine da loja.
A Polícia Militar foi acionada e realiza diligências para tentar localizar os suspeitos e recuperar as mercadorias. 

fonte 180graus.com

Suspeito de matar ex-sogra com um tiro na cabeça é preso no Sul do Piauí

O suspeito de matar a ex-sogra Rita Aparecida de Sousa na cidade de João Costa, no Piauí, foi preso pela Polícia Militar nesta terça-feira (24/12). O suspeito se entregou a polícia após advogado informar seu paradeiro.
Segundo a PM, Alex Gomes Santana, mais conhecido como ‘Alex Brown’, invadiu a casa da sua ex-mulher para matá-la, mas a mãe da jovem tentou impedir o crime e acabou atingida com um tiro na cabeça no último domingo (22/12).
A mulher morreu no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) após ser socorrida em estado grave de saúde.
Ele já tinha um mandado de prisão expedido pela Justiça.
O suspeito foi transferido para o presídio da cidade de São Raimundo Nonato, Sul do Piauí.

fonte 180graus.com