quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

MOBILIDADE URBANA Governo do Estado assina desapropriação de áreas na zona Sudeste de Teresina para ampliação do metrô

 O decreto desapropria a área de 2.235,58 m² e perímetro de 518,08 m entre a estação do Parque Ideal e a Estação do Renascença

O Governo do Piauí decretou a desapropriação de áreas no Parque Ideal e no Renascença, ambos na zona sudeste de Teresina. A medida foi publicada no Diário Oficial de terça-feira (03) e visa a requalificação e ampliação do metrô para outros pontos da Capital. 

O decreto desapropria a área de 2.235,58 m² e perímetro de 518,08 m entre a estação do Parque Ideal e a Estação do Renascença para a execução de obras de revitalização, modernização e melhorias do Metrô.

 

Metrô de Teresina
TV Antena 10

 


O documento considera a desapropriação como urgente, para efeito de imissão provisória do Estado na posse da área a ser expropriada. A Secretaria de Estado dos Transportes vai ficar responsável por desempossar as terras e cabe à Secretaria de Estado da Administração dar apoio técnico e logístico. 

A Procuradoria-Geral do Estado deve adotar as medidas necessárias à efetivação da desapropriação, por indenizados aos proprietários ou por meio judicial. 

Primeira etapa da ampliação

No dia 12 de novembro, o governador Rafael Fonteles inaugurou a nova estação no bairro Colorado, na zona sudeste da capitalNa solenidade, ele anunciou que o metrô de Teresina terá tarifa zero a partir de janeiro de 2025.

Com investimentos de R$ 9.469.015,14, a estação do Colorado faz parte da primeira etapa da expansão do Metrô de Teresina, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana na cidade. A nova linha, com 2,5 km de extensão, conecta a estação Colorado à Estação Boa Esperança, atendendo, especialmente, os moradores desses bairros e de outras regiões, como o Gurupi, São Sebastião e Renascença.

Fonte: Portal A10+

TJ-PI inaugura Programa Justo Acesso nas cidades de Cristalândia e Curimatá nos dias 05 e 06 de dezembro

As cidades de Cristalândia e Curimatá recebem, nos dias 05 e 06 de dezembro, as novas instalações do Justo Acesso. 


O programa reúne, de forma integrada, os serviços do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e de outros tribunais, órgãos governamentais, especialmente os que atuam prestando serviços de cidadania, em uma parceria para que as pessoas possam ser atendidas dentro das inúmeras possibilidades que a internet oferece.


O Justo Acesso é uma iniciativa do TJ-PI que visa aproximar a sociedade dos serviços da Justiça, ao oferecer ao público serviços como o Balcão Virtual e a realização de audiências virtuais, além de serviços dos parceiros do programa, como os Tribunais Regionais Eleitoral e do Trabalho (TRE-PI e TRT-PI), Justiça Federal e Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI).

Polícia 'Bibi Perigosa' é presa em Teresina por tráfico de drogas e integrar facção criminosa

 A prisão aconteceu durante um patrulhamento da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) na área

Carla Bianca, conhecida como "Bibi Perigosa", foi presa na Vila Jerusalém, zona Sul de Teresina, nesta terça-feira (03). Ela é suspeita de integrar uma facção, de envolvimento com tráfico de drogas e tinha uma mandado em aberto.

A prisão aconteceu durante um patrulhamento da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) na área. Após a prisão, "Bibi Perigosa" foi levada para a Central de Flagrantes de Teresina e permanece à disposição da Justiça.


Foto: PM


Fixa criminal 

Carla Bianca foi presa em 2022, suspeita de comandar o assassinato de Maria Camila Ferreira Silva, uma adolescente de 16 anos encontrada morta no dia 27 de abril de 2022, em uma região de mata no povoado Boquinha, próximo ao Rodoanel, na zona Sudeste da capital. O corpo da vítima tinha uma pancada na cabeça e queimaduras semelhantes às que são provocadas por cigarro.

Polícia PF desarticula esquema de fraudes em transferências de domicílio eleitoral

 Na ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Bocaina e Picos no Piauí

A Operação Sinais, deflagrada na manhã desta quarta-feira (04), visa combater de fraudes em transferências de domicílio eleitoral, praticados nas eleições municipais de 2024. Na ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Bocaina e Picos no Piauí. As ordens judiciais foram expedidas pelo IV Juízo das Garantias, em Picos.

Segundo as investigações um terceirizado do Cartório da 28ª Zona Eleitoral, em associação criminosa com pessoas ligadas a partido político, advogado e candidato a vereador, teria operacionalizado a transferência indevida de domicílio eleitoral de 73 eleitores para Bocaina, cidade piauiense com cerca de seis mil eleitores aptos a votar no pleito deste ano.


Foto: PF 


Os requerimentos de transferência de domicílio eleitoral (RAE), solicitados via internet ou de forma presencial, foram processados e deferidos. Após as análises constatou-se que não foram anexados documentos pessoais ou comprobatórios de vínculo entre o respectivo município e os eleitores, bem como não havia fotografias e assinaturas dos requerentes.

Além de Bocaina, a fraude ocorreu nos outros quatro municípios que compõem a 28ª Zona Eleitoral, totalizando cerca de 450 requerimentos fraudulentos. Todos os pedidos foram cancelados judicialmente e o atendente responsável, demitido.

Os investigados, inclusive os eleitores, poderão ser responsabilizados pelo cometimento dos crimes de alistamento fraudulento, falsidade ideológica para fins eleitorais, inserção de dados falsos em sistema de informação e associação criminosa.


fonte bandpiaui.com.br

Polícia Militar prende homem com arma e drogas em operação em Picos, Piauí

 Força Tática Águia flagra suspeito com revólver, munições e substância análoga a maconha

A Força Tática do 4º Batalhão da Polícia Militar do Piauí realizou, na manhã desta quarta-feira ),( a prisão de um homem identificado pelas iniciais P.H.S.L, em flagrante, no bairro Junco, em Picos. Durante a abordagem na Avenida Senador Helvídio Nunes, próximo ao Posto Bentivi, o suspeito foi encontrado portando um revólver calibre 32, uma cartela com 10 munições do mesmo calibre e uma porção de substância análoga a maconha.  

Foto: Reprodução/PMPIPorte ilegal de arma de fogo
Prisão em flagrante por porte ilegal de arma e posse de entorpecentes em Picos.

A ação da Força Tática, que integra o Comando de Policiamento do Semiárido, teve como base a repressão de crimes de porte ilegal de armas e posse de entorpecentes. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi autuado por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido (artigo 14 da Lei nº 10.826/2003), posse ilegal de munições (artigo 12 da mesma lei) e posse de drogas para consumo pessoal (artigo 28 da Lei nº 11.343/2006).

fonte www.portalaz.com.br

Líder de facção 'Cabeça' é preso com drogas em São Raimundo Nonato

Suspeito mantinha plantação de maconha e fugiu de operação policial em 2023

A Polícia Civil do Piauí prendeu, nesta quarta-feira (4), E. F. S. R., conhecido como ‘Cabeça’, no povoado Caboclinho, em São Raimundo Nonato. Apontado como líder local do Primeiro Comando da Capital (PCC), o suspeito é acusado de comandar o tráfico de drogas no bairro Alto do Cruzeiro. A captura foi conduzida pela 2ª Delegacia de Polícia Civil da cidade, após investigação iniciada durante a Operação Mudança, realizada em 2023, quando o acusado conseguiu escapar.  
Foto: Reprodução/Polícia Civilapreendidos
'Cabeça' tentou fugir para mata mas acabou sendo capturado pelos policiais.

Segundo os policiais, ‘Cabeça’ tentou fugir para uma área de mata ao perceber a presença das forças de segurança, mas foi interceptado. Na residência do suspeito, os agentes encontraram uma plantação de maconha, além de porções de crack e maconha prensada. Também foram apreendidos valores em dinheiro que seriam provenientes das atividades de tráfico.

fonte www.portalaz.com.br

"Eu matei ele. Ele merecia morrer": disse jovem após atirar em ex-namorado no Colégio CPI em THE

 A estudante de 17 anos, que disparou contra o ex-namorado dentro do Colégio CPI, em Teresina na manhã desta quarta-feira (04/12), fez uma declaração estarrecedora após o crime. Segundo o delegado Tales Gomes, a jovem saiu do local do ataque e entrou em uma farmácia próxima, onde confessou o ocorrido a um funcionário.

"Acabei de matar um colega meu do colégio. Chame a polícia!", afirmou a jovem.

Surpreso, o funcionário tentou acalmá-la, sugerindo que ela procurasse ajuda e informasse a escola, mas a adolescente insistiu:

"Não! Eu matei ele. Ele merecia morrer."

Foto: reproduçãoCPI












A frieza da confissão chocou não apenas os presentes, mas também as autoridades que investigam o caso. Logo após a declaração, a jovem deixou a farmácia e foi contida por pessoas próximas à região do 25º Batalhão de Caçadores (25 BC), até ser apreendida pela Polícia Militar.

Investigação aponta premeditação

O caso está sendo tratado como ato infracional análogo à tentativa de homicídio. A polícia apura a premeditação do crime, reforçada pelo fato de a jovem ter levado uma pistola 9mm e uma faca para a escola no dia do ataque.

O disparo atingiu o rosto do ex-namorado, de 16 anos, que foi socorrido e segue em recuperação no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Depoimento do pai

O pai da jovem, sargento da Polícia Militar, afirmou que guardava a pistola municiada em um armário fechado, mas a havia movido para outro local devido aos desentendimentos entre a filha e o ex-namorado. Segundo ele, a filha teria demonstrado tristeza sobre o fim do relacionamento na noite anterior ao crime.

"Eu guardo a arma municiada, mas trancada dentro do armário. Não sei como ela conseguiu pegar, talvez tenha usado outra chave. Só percebi que a arma estava faltando depois que soube da notícia", explicou o militar.

fonte 180graus.com

Filho é preso após tentar entregar maconha ao pai dentro de penitenciária em Altos

 O pai também foi conduzido para prestar esclarecimentos sobre o envio dos entorpecentes

O filho de um detento, identificado apenas como Jorge, foi preso na tarde desta quarta-feira (04/12), ao tentar entregar certa quantidade de drogas para o pai, dentro da penitenciária Major César, na cidade de Altos. O pai, identificado apenas como Jamilson, também foi conduzido para prestar esclarecimentos sobre o envio dos entorpecentes.

Foto: Repórter 12/Conecta PiauíFilho é preso ao tentar entregar maconha à pai dentro de penitenciária em Altos
Filho é preso ao tentar entregar maconha à pai dentro de penitenciária em Altos

Segundo informações da Polícia Penal, o filho do detendo foi visitar o pai no presídio, acompanhado da namorada, e no momento da abordagem, os agentes encontraram uma sacola com maconha dentro das vestimentas íntimas do indivíduo. O mesmo não possui passagens pela polícia e estaria aproveitando o dia de visitas para entregar o material ilícito ao pai.

Levantamentos das autoridades indicam que o presidiário estava cumprindo pena há cerca de dois meses na penitenciária Major César, pelo crime de roubo. O homem está alocado no pavilhão destinado para detentos membros de facções criminosas.

Diante dos fatos, o filho e o pai foram conduzidos para a Central de Flagrantes de Teresina, juntamente com a droga apreendida, onde foram realizados os procedimentos cabíveis ao caso. Na apresentação dos indivíduos, o detento chegou a debochar da equipe de reportagem.

O filho foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e o pai foi conduzido novamente para a penitenciária, onde deve continuar cumprindo a pena estabelecida pela Justiça do Piauí.

fonte conectapiaui.com.br